Sintra - Mula - Rocha - Pedra Amarela - Pontes - Monge - Malveira - Peninha - Monge

Very difficult
January 4, 2015
January 2015

near Penha Longa, Lisboa (Portugal)

Atenção que o Suunto deu D+1700m ao invés dos 1300.
Início na Barragem do Rio da Mula (alt 160m) por um trilho single track acentuado e técnico de 1300m D+200m e descida muito ingreme até à barragem. Segue-se nova subida, desta vez em estradão, até ao Miradouro Pedra Amarela até aos 410m de altitude e com uma vista panorâmica da serra de Sintra. Descida em estradão e, assim que se atravessa a estrada, segue-se por um trilho à esq em descida acentuada até encontrar um novo estradão e corta-se à dta e segue-se em direção à Peninha uns 300m. À dta do estrdão vai haver uma entrada de trilho single track que leva até ao Alto do Monge. Antes de completar a subida desce-se pelo Trilho das Pontes até à Barragem do Rio da Mula. Cuidado trilho técnico com raízes e pedras soltas!
Novamente na Barragem, é hora de subir até à Parede de Escalada por um single track pouco desbravado e numa zona mais seca da serra. A vista da parede de escalada é sublime. Da parede de escalada segue-se por estradão até ao Alto do Monge (490m. Do monge corta-se por o trilho single track bem técnico "Kamikaze" até à encontrar um trilho mais aberto que nos leva à Malveira (240m). Da Malveira até à Peninha faz-se em single track começando pouco técnico e numa zona seca da serra e torna-se cada vez mais duro e mais húmido até à estrada que nos liga à Peninha. Pausa para respirar e apreciar a vista de Cascais à Serra no Miradouro da Peninha (468m). Da Peninha desce-se em single track muito técnico até encontrar um estradão que nos leva novamente à estrada para a Peninha. À falta de descobrir um trilho de volta ao Monge seguimos pelo estradão e, uma vez no cume, terminamos novamente com o Trilho das Pontes!