Rio Cávado - Praia Fluvial de Adaúfe para montante

Photo ofRio Cávado - Praia Fluvial de Adaúfe para montante Photo ofRio Cávado - Praia Fluvial de Adaúfe para montante Photo ofRio Cávado - Praia Fluvial de Adaúfe para montante

1992
August 22, 2023
August 2023

near Ribeira, Braga (Portugal)

Começando junto ao parque de estacionamento da Praia Fluvial de Adaúfe, este percursos leva-nos calmamente pelo Rio Cávado acima passando por vários açudes, e permitindo observar os múltiplos blocos massivos de granito que a erosão das águas esculpiu com formas incríveis. Retorno pelo mesmo caminho.

Classificação de Moderado pois além de ter em atenção os blocos de granito que em alguns casos chegam à superfície (no dia que fizemos não foi problema de maior visto a visibilidade da água do rio ser de mais de 2 metros), a travessia dos açudes depende das capacidades de cada um.

Primeiro açude fácil de ultrapassar pela margem esquerda do rio, junto ao engenho do Moinho de Água de Adaúfe.

Segundo açude, novamente fácil e pela margem esquerda, na Praia Fluvial de Navarra.

Terceiro açude, que pode depender das condições do rio, foi mesmo no meio do rio onde há duas pequenas zonas com areia do lado de baixo do açude, aí ao lado de uma curiosa construção em pedra há uns degraus que dão acesso fácil ao lado de cima do açude.

Ao chegarmos ao açude da Praia Fluvial da Ombra já tínhamos a nossa conta de travessias e decidimos voltar para trás, mas não vimos nenhum impedimento de maior na continuação da progressão rio acima.

Nota: na trilha a partida está acima do Moinho de Água de Adaúfe porque me esqueci de iniciar a gravação antes. Por isto também, a trilha é na realidade de ida-e-volta e não de mão única como o sistema automaticamente determinou.