Vias Cafezal em Flora + Lobo Mau - Pedra dos Lobos Andradas/MG

Photo ofVias Cafezal em Flora + Lobo Mau - Pedra dos Lobos Andradas/MG Photo ofVias Cafezal em Flora + Lobo Mau - Pedra dos Lobos Andradas/MG Photo ofVias Cafezal em Flora + Lobo Mau - Pedra dos Lobos Andradas/MG

34 minutes
March 27, 2023
March 2023

near Campestrinho, Minas Gerais (Brazil)

Vias Cafezal em Flora + Lobo Mau - Pedra dos Lobos Andradas/MG

VÍDEO: https://www.instagram.com/reel/CqVKuZqJuFo/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

VÍDEO (do canal dos Wikiloucos): https://youtu.be/csi_baHBBH8

Partimos eu, Carol, Tatá e Lu (@Wikiloucos) em uma belo e quente domingo de março para abrir a temporada 2023 de montanhas no Brasil.

A pedra dos Lobos fica em Andradas, entre as famosas Pedra do Elefante e Pedra do Pantano (e também do Boi).

Por ser mais baixa, as vias costumam ter até 3 cordadas. Há livro de cume no topo.

O horário ideal para subir o Lobos é depois do almoço, já que a face escalável é a leste. Até fomos sábado a tarde, mas o tempo fechou e uma chuva de verão nos alcançou no pé da pedra – voltamos bem molhados e fizemos então no domingo de manhã. 😊

**** A Escalada ****

Paramos o carro na rua mesmo, sem atrapalhar o tráfego. Iniciamos a subida pelo pasto até a trilha. Pular a porteira do terreno do Sr. José Vicente e ir subindo pela trilha, sempre abrindo e fechando as demais porteiras.

O famoso cão “chorão” nos recepcionou na rua e como sempre nos acompanhou por todo o percurso. Ele vai pastoreando as vacas, tirando as mesmas da trilha 😉. Muito dócil.

Uma vez no pé da pedra subimos em móvel pela Cafezal em Flora. Uma via fácil, de 3º IV grau, aonde usamos alguns nuts e 2 friends pequenos.

Do platô, fomos para a esquerda e iniciamos a subida da “Lobo Mau”. A primeira chapa é bem distante e é o crux de Vsup. O croqui indica 60m, mas, diferente da “Deixa que eu Bato”, o croqui está equivocado e ela é maior de 60m, não permitindo emendar direto até o cume. Mas é possível ir direto para a P2 com corda de 70m.

No cume, fotos e livro assinado, além de belos vídeos com o drone dos Wikiloucos

Rapel pela “Deixa que eu bato” + “Cafezal em Flora”. Aqui um alerta: Se for fazer com corda de 60m recomendo o rapel pela Lobisomen.

Lá no pé da pedra nos aguardando estava o “Chorão”. Nos acompanhou de volta até o carro!

Vias de 26/13/2023 (com Carol – Tatá e Lu na “Deixa que eu bato”)
- Cafezal em Flora - 3º IV E2 30m (/guiando);
- Lobo Mau - 5º Vsup E2 70m (/guiando)

Obs: Parei o log só no caminho do Abrigo de Montanha do Sr. Paulo, o qual recomendo ficar para aproveitar as escaladas e trilhas de Andradas.

CLIMB NOV/22: https://pt.wikiloc.com/trilhas-escalada-na-rocha/vias-cafezal-em-flora-deixa-que-eu-bato-pedra-dos-lobos-andradas-mg-119677014

CLIMB MAI/22: (não gravei log)

CLIMB JAN/22: https://www.wikiloc.com/rock-climbing-trails/pedra-dos-lobos-andradas-mg-93369430

Porteira Sr. José Vicente

Direita para Lobos

Subir zigzag pelo pasto

Cume!

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Mar 27, 2023

Eu adoro subir esta pedra! Visual incrível! O calor arrebentou a gente kkkkkkkkkkk o melhor horário é a tarde, realmente. Pois aí escalamos na sombra. Mas valeu demais!

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Apr 25, 2023

Infelizmente, apesar de nossos mais profundos desejos, o Silas nos deixou em 23/04/2023 :(