via Normal do Baú com Cresta + Normal do Bauzinho - São Bento do Sapucaí/SP

Photo ofvia Normal do Baú com Cresta + Normal do Bauzinho - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofvia Normal do Baú com Cresta + Normal do Bauzinho - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofvia Normal do Baú com Cresta + Normal do Bauzinho - São Bento do Sapucaí/SP

April 28, 2024
April 2024

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

via Normal do Baú com Cresta + Normal do Bauzinho - São Bento do Sapucaí/SP

Último sábado de abril (e no dia da Festa da Montanha do Eliseu), eu, Carol, Lea e Pig e também Albert, Saka e Diogo fomos nos divertir na via Normal do Baú. Eu havia feito 15dias antes sem e Carol e ela queria repetir também. Essa é uma via que sempre vale, apesar do baixo grau de dificuldade é linda demais!

Subimos de carro até o estacionamento do Bauzinho (MoNa Pedra do Baú) e lá estacionamos no estacionamento baixo (custo de R$18 por pessoa).

A dica é estacionar no estacionamento mais do fundo e subir uma trilha que corta caminho até a estrada pavimentada do estacionamento alto (exclusivo PCD, 60+, etc). Ali nos reunimos com Lea e Pig e partimos para cima.

Ao chegar no estacionamento alto, pegamos o caminho para a pedra do Baú e após uns 700m há uma bifurcação. Nesse ponto, pegar à direita até a escada amarela para o Col.

Passamos o col desencordados até o ultimo lance, aonde fizemos uma proteção na arvore e com peças móveis. Daí, chega-se à chapa da Cresta. Recomendo levar um camalo 4 para duplicar a proteção.

Dali, guiei a Cresta seguido por Pig que também guiou. Na P1 visualizamos o grupo do Albert, Diogo e Saka no Col.

Partimos P2, dessa vez Carol guiando esse 3º sem proteção e Pig continuou sua guiada.

Da P2 para cima, voltei a guiar novamente seguido pelo Pig guiando a cordada deles.

Quando cheguei, emprestei minha corda para uma dupla descer o rapel (estavam com 1 de 70m - que é arriscado demais para os 35m de rapel) e ficamos aguardando o Pig e Lea que logo chegaram.

Enquanto lanchávamos, o Albert chegou e trouxe de participante o Saka e Diogo. Novamente emendamos corda e descemos todos.

Passamos pela base da Cresta encordados até de volta à árvore. Dali, decidimos não descer a escada do col e sim subir a encosta do Bauzinho até a Normal do Bauzinho.

É uma trilha ruim, com 2 lances de escalaminhada que recomendo fazer encordado. No primeiro, a árvore ajuda. No 2º, pegar beeem à esquerda e fazer 1 lance.

Chegando na base, é um platô grande com 1 chapa. A via faz um S e é possível ver a p1 (opcional). Albert e os 2, com 1 só corda, fizeram a parada lá enquanto eu e Carol com uma corda de 70m passamos direto (no final dá arrasto mesmo com costuras longas). Pig e Lea fizeram o mesmo com a de 60m.

Chegamos no cume e nos despedimos; cada grupo partiu para seu abrigo para nos reunirmos a noite na Festa da Montanha do Eliseu 2024!

Aqui a trilha que corta caminho começa

Aqui só PCD, 60+, crianças etc

Pegar a trilha a direita para col

Escada do Col

Aqui começa a brincadeira

Teto da Pedra do Baú

Chegada da Normal do Baú Na foto, a parada para rapel

Passar pela árvore. Logo acima ponto de escalaminhada (bem à esquerda)

Albert na P1 do Bauzinho. Eu passei direto.

Cume Bauzinho

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella May 3, 2024

Essa via é sempre uma excelente opção em São Bento. a pedra do Baú é um espetáculo