Serra do Lopo (com livro) - Extrema/MG

Photo ofSerra do Lopo (com livro) - Extrema/MG Photo ofSerra do Lopo (com livro) - Extrema/MG Photo ofSerra do Lopo (com livro) - Extrema/MG

November 27, 2021
November 2021

near Extrema, Minas Gerais (Brazil)

Serra do Lopo (com livro) - Extrema/MG

SIGA A GENTE NO INSTAGRAN @VaTrilhar

Subimos eu, Carol, Tauane e Nicolas a Serra do Lopo com dois objetivos: fazer a primeira trilha deles e, para nós, assinar o livro do cume, já que por 2 vezes havíamos visitado a pedra mas não éramos ainda escaladores....

O engraçado é que quando vi a pedra das outras vezes achei que era coisa para gente muito avançada. Que eu nunca subiria ali. Hoje vi que é uma via de 3° ou 4° grau com 2 chapeletas.... fácil fácil....

*** A trilha ****

Mais uma vez, deixamos o carro na pousada Céu da Mantiqueira, que cobra R$20 por pessoa. Dá direito a uso de redes, da piscina e banheiros.

A trilha inicia com uma subida para "aquecer o corpo", mas logo fica suave. A estradinha de terra vai ficando cada vez mais estreita até que se entra de vez na mata, fechada e bem conservada.

No caminho, há alguns mirantes como a Pedra dos Cabritos e das Flores. Há também um riozinho (entre as duas), ótimo para recarregar a garrafinha (sempre filtrar/tratar).

Há no caminho 2 boas áreas para camping selvagem. Tenho vontade de ali pernoitar em uma próxima oportunidade...

Após a Pedra das Flores, a dificuldade então "fácil" passa para moderada, em especial bem próximo ao cume. Nesse ponto, os afloramentos rochosos são abundantes e o terreno fica irregular e até um trecho de escalaminhada. Não é difícil, mas um pouco exposto, o que exige atenção.

Chegando ao cume, há dois. Um com acesso fácil caminhando e o cume da pedra com o livro, que exige equipamentos e experiência em escalada em rocha.

Como eu disse, uma via fácil com 2 chapas e parada com malha rápida. Uma corda de 20m é suficiente.

Escalei com sapatilhas, assinei o livro e, como todo o restante do grupo estava de botas, subiram "de batman", tiblocando em outra corda.

O engraçado é que haviam mais 3 casais no cume e aproveitaram os equipamentos (e minha seg) para subir também! Pelo menos mais 2 pessoas foram picadas pelo "mosquitinho da escalada".

Voltamos pelo mesmo caminho de volta à pousada. Essa é uma trilha que sempre temos o prazer de retornar!

Subidinha início da trilha

PictographCampsite Altitude 5,307 ft

PictographRisk Altitude 5,417 ft

A direita (exposição)

Photo ofPicos (acesso andando /outro escalando) Photo ofPicos (acesso andando /outro escalando) Photo ofPicos (acesso andando /outro escalando)

Picos (acesso andando /outro escalando)

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Nov 27, 2021

Essa trilha é muito gostosa de fazer. Visual lindo, bem demarcada e sinalizada. Recomendo pra iniciantes e tb pra pessoas mais experientes. É sempre muito divertido.

• Photo of Jasi Cristina
    Jasi Cristina Jan 24, 2022

Lugar lindo!!!! Fácil acesso e dificuldade moderada.

VaTrilhar (mv_mao) Jan 24, 2022

Que bom que gostou! Subiu a pedra do livro?

• Photo of fransmuniz
    fransmuniz Apr 21, 2022

Trilha bem tranquila de se realizar apesar que não aconselho a subida ao cume sem equipamento apropriado.

VaTrilhar (mv_mao) Apr 21, 2022

Que bom que gostou! Sim, também recomendo o livro do cume com equipos de escalada!

• Photo of Marcio Salvatti
    Marcio Salvatti Apr 21, 2023

Boa noite! Poderia me informar sobre a estrada? Muitos buracos, judia muito de carro urbano?

• Photo of Gabriel Dorador
    Gabriel Dorador Jul 29, 2023

Valeu Marcos! Trilha top. Fui com minha namorada e um amigo e de quebra conheci o autor da trilha 😁

VaTrilhar (mv_mao) Jul 29, 2023

Fala Gabriel! Prazer foi meu te encontrar! Já estou te seguindo!