Pedra do Pantano - via Nirvana - Andradas/MG

Photo ofPedra do Pantano - via Nirvana - Andradas/MG Photo ofPedra do Pantano - via Nirvana - Andradas/MG Photo ofPedra do Pantano - via Nirvana - Andradas/MG

55 minutes
March 18, 2024
March 2024

near Campestrinho, Minas Gerais (Brazil)

Pedra do Pantano - via Nirvana - Andradas/MG

A pedra do Pantano é uma das pedras mais duras de Andradas (apesar que lá também fica o Campo Escola), sendo que a Nirvana é uma das mais acessíveis para alcançar o cume. Está graduada como 4° Vsup, mas o lance de travessia chega, na minha opinião, a VI ou VIsup.

Nessa via aconteceu o fatídico acidente com o Davi Marsk em 2014, quando o mesmo fazia uma rapel pela via Gaia e foi atacado por abelhas.

A orientação hoje é manter silêncio e fazer o rapel em diagonal pela própria Nirvana, evitando o platô da Gaia onde ocorreu o ataque.

*** A escalada ***

Saímos eu, Carol, Alex, Sebastian e Lea em um belo (e quente) sábado para subir a Nirvana, na pedra do Pantano, em Andradas/MG. Deixamos os carros na igreja pontualmente às 8:30, e andamos algumas dezenas de metros pela estrada de terra até a porteira do pasto. Ali, iniciamos a subida rumo à pedra. No caminho, entramos na florestinha por uma trilha bem demarcada que chega até o Campo Escola.

No Campo escola, pegamos à direita margeando a pedra por alguns metros e seguimos por uma trilha que faz um zig zag até encontrar a pedra novamente. Ali, 4 vias nos aguardam, sendo que as mais da esquerda são mais fáceis.

Subimos pela via "Não Pise na Grama" até o plato, nos posicionado na parada mais da direita. Ali inicia a Nirvana, por uma fenda que cabem camalos #4 e #3. A partir há mistos de proteção móvel e fixa, até a P1.

VÍDEO P1: https://www.instagram.com/reel/C4k3jCPOXdT/?igsh=MWNxeXU2bHE0N3J5

Depois da P1, a via sobe em linha reta com proteção fixa, com lances não muito diferentes dos encontrados nos Lobos e Elefante. Há 2 pontos para peças móveis - microfirends ou nuts, mas que não dão tanta segurança. o Ideal é ir indo levemente pra a esquerda, rumo a uma chapa. Nessa chapa, faz-se uma travessia para a esquerda, que é o crux da via. Poucas mãos e pés praticamente em aderência. Logo após a travessia, vê-se a parada em um platô.

VÍDEO P2: https://www.instagram.com/reel/C4k--Kyu63L/?igsh=b3JucXk5aW96bms3

A ultima cordada é relativamente curta, mas a mais exposta de todas. Há uma chapa uns 2m após a saída e vai-se totalmente para a direita, pisando em uma saliência mas sem mãos. Ali, avista-se a outra chapa. Havia uma laca que fazia a proteção desse lance, mas ela quebrou (comigo - vaca de 20m) ano passado. De qualquer modo, o lugar da laca ficou boa para os pés. Passado esse lance, a via vira um rampão de 3º grau, mas sem proteção nenhuma até a parada.

VÍDEO P3: https://www.instagram.com/reel/C4lHL0-uLNt/?igsh=MXN1cWo3Mnp6NnlwZA==

ATENÇÃO: RAPEL DEVE SER FEITO PELA PRÓPRIA NIRVANA, AO CONTRÁRIO DO QUE INDICA O GUIA DE ANDRADAS.

OBS: A ideia era fixar, com autorização do Pedro Zanetti, uma chapa próximo à laca quebrada. Subimos com esse intuito, mas, apesar do céu sem nuvens como visto nas fotos, por volta das 12hs uma grande nuvem nos alcançou no cume e voltamos encharcados!!! Vai ficar para uma próxima (espero que em breve)!

Estacionamento

Estacionar próximo à Igreja

Passar pela cerca e subir o pasto.

Termina o pasto, pegar trilha na florestinha

Chegando no campo escola (pé da pedra), pegar à direita e seguir a trilha que afasta alguns metros da pedra, até retornar a ela.

P3 da Nirvana.

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Mar 19, 2024

Via desafiadora e linda! Vale muito a pena. Atenção com os cuidados necessários e verifique sobre a presença de abelhas. Converse com os escaladores da região antes de iniciar a empreitada.