Pedra do Itacolomi - Ipuiúna/MG

41 minutes
August 20, 2022
August 2022

near Ribeirão Fundo, Minas Gerais (Brazil)

Pedra do Itacolomi - Ipuiúna/MG

VIDEO: https://www.instagram.com/reel/ChkecxDlmD3/?igshid=MDJmNzVkMjY=

A Pedra do Itacolomi encontra-se em área rural, próximo à cidade de Ipuiúna/MG e Santa Rita de Caldas.

Vias tradicionais!

**** A Trilha ****

Deixamos eu, Carol e Silas o carro na estradinha junto à plantação (de milho em agosto/2022) e passar pela cerca. Indo reto.

Bem no início da florestinha tem-se as vias de escaladas. Dessa vez, optamos pela "The Wall", um 4º grau com crux de Vsup. O cruz é bem na saída, até a 2° chapa, por ser bem liso e poucas agarras (vai por aderência).

A partir daí, como a grande maioria das pedras na da região, há boas agarras. São 6 paradas, com distância de quase 60m entre a 1º e 2° bem como 3º e 4º, aonde tocamos direto (levar 15 costuras assim). Da 5° para a 6° é bem curtinha.

O interessante é que há uma boa área para camping “selvagem”. Em abril/21 subimos pela Cissa (3º IV) e dormimos aí.

Mais uma vez descemos pela trilha. Boa para subir, com alguns pontos de escalaminhada.

Vide croqui nas fotos anexas.

Vias de 20/08/2022 (com Carol, Silas):
- The Wall (D1 4° Vsup E1 – 210m /guiando);

Início da via The Wall

PictographCampsite Altitude 5,025 ft

Já pernoitamos aqui no passado. Dessa vez foi só um café para esquentar o corpo em uma tarde fria de agosto!

Pico

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Sep 12, 2022

Eu adorei a via! Em comparação a minha primeira ida, achei que dessa vez meio desempenho na escalada foi muito melhor. Curti demais o trajeto inteiro. Amei.

• Satoru Ken Jan 27, 2024

Você subiu até o topo da montanha amigo?

• Photo of VaTrilhar (mv_mao)
    VaTrilhar (mv_mao) Jan 27, 2024

Bom dia!!!! Sim, até o cume por uma via de escalada (corda, procedimentos, etc)

Se não for escalador, ainda sim dá para subir, mas seguindo o log ao contrário, já que descemos por trilha....

• Satoru Ken Jan 28, 2024

Eu fui com minha esposa e somos escalador. Mas ficamos sabendo que tem uma trilha que dá pra subir até em cima do topo. Mas não achamos