Cresta + Normal Baú (São Bento Sapucaí/SP)

Photo ofCresta + Normal Baú (São Bento Sapucaí/SP) Photo ofCresta + Normal Baú (São Bento Sapucaí/SP) Photo ofCresta + Normal Baú (São Bento Sapucaí/SP)

13 minutes
June 14, 2021
June 2021

•   4.3 1 review

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

Cresta + Normal Baú (São Bento Sapucaí/SP)

------------------------------------------------

Climb eu e Carol com nosso guia Jogão Azeite em uma das 50 vias clássicas - Normald o Baú com Cresta - em SBS/SP

Após uma tentativa abortada de chegar à base do Baú e da Cresta, contratamos o João Marcos, vulgo "Azeite" como guia (011 95305-2506). Chegamos antes das 8 no na portaria do MoNA do Bauzinho (lembrando mais uma vez que exige agendamento prévio e R$10 por pessoa) e subimos direto de carro ao estacionamento alto. De lá, descemos para a trilha Baú-Ana Chata munidos de nossos equipos e 2 cordas. Logo desviamos em uma trilha a direita que termina na escada para o colo. Da escada, seguimos a esquerda com muito trepa pedra e aderência. Nos trechos mais expostos, João ia na frente e fazia segurança com corda. Descobri que a via estava a poucos metros de onde havíamos abortado nossa tentativa 3 dias antes.

Desta vez, com um guia que conhece a região na palma da mão, partimos para cima. João guiando a Cresta e eu saindo após ele. Um crux já na saída, um pé alto com um mão em um pequeno balcão para "aquecer o esqueleto". Depois, um trecho quase sem mão até a primeira parada. Tomei um ar "frio" dessa manhã gelada até a Carol chegar também. Da primeira para a segunda, um rampão até chegar na parada da Normal do Baú. Aí, talvez uma das vistas mais bonitas que já vi: o teto do Baú acima e uma vista de quase 360° dessa belíssima região da Mantiqueira. Esse trecho da Normal não apresenta muita dificuldade técnica, o que permite se deliciar com a vista, o momento, a região de modo ímpar.

Chegando na parada final, ficamos um tempinho embaixo do teto aguardando outros grupos liberarem o caminho (não subimos até o cume pela pequena trilha pelo avançar da hora). Com 2 cordas, fizemos o rapel de quase 40m até de volta a base da via da Normal. Outro momento de tirar o fôlego!

Atenção: para rapel, necessário 2 cordas ou uma de 80m.

Vias de 14/06/2021 (com João Azeite e Carol)
- Cresta (D1 3° V E2 - 45m)

Acima da escada do colo

O teto

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Jun 15, 2021

Via clássica! Visual incrível! A última cordada é de tirar o fôlego. O rapel no negativo da um bom frio na barriga kkkkkkkkkk amei essa via!