Bauzinho - via V de Vingança - São Bento do Sapucaí/SP

Photo ofBauzinho - via V de Vingança - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofBauzinho - via V de Vingança - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofBauzinho - via V de Vingança - São Bento do Sapucaí/SP

August 14, 2023
August 2023

•   3.7 1 review

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

Bauzinho - via V de Vingança - São Bento do Sapucaí/SP

OBS: Não tem 21km de trilha - eu só parei o log no Chalé São Felix, que recomendo demais!

Saímos 7am de segunda eu e Henrique para fazermos uma escalada na "V de Vingança" na pedra do Bauzinho. Como Carol estava trabalhando e o cruz de 7a é ardido, fui com meu amigo e Guia de SBS Henrique (19) 99783-3492. Havia previsão de chuva para o início da tarde....

Nos dirigimos para o estacionamento do MoNA, no Bauzinho. É cobrado uma taxa de R$18,00 por pessoa. O estacionamento alto está reservado para pessoas com necessidades especiais, então a dica é estacionar no último estacionamento , já que vamos pegar uma trilha que corta caminho (vide início do log).

A trilha é escondidinha mas seguindo o log não é difícil achar. Ela chega na estrada principal, aonde devemos avançar até o estacionamento alto. Aqui, pegar outra trilha imediatamente atrás das lixeiras à direita - é uma abertura na cerca.

Descer por uma trilha íngreme (alguns pontos com cordas fixas) até uma bifurcação, aonde uma placa apagada indica "vias". Outra forma de ver é um grande boulder à esquerda no início dessa trilha.

Uns 50m para frente inicia-se as vias da face Norte do Bauzinho, aonde a Galba é a primeira da esquerda. Passando mais uns 50m a frente vemos o grande diedro da "V de Vingança". Combinei com Henrique que ele guiaria tudo e eu iria curtindo de participante.

A via tem 6 cordadas, com proteções mistas (fixa + móveis grandes). Apesar do Croqui indicar VIsup, o cruz da 2º cordada é um 7a segundo o consenso dos escaladores. Regletes tipo "cartão de crédito" sem pés.

Para ganhar tempo, emendamos a 3º com 4º cordadas, mas necessita corda de 70m.

A chegada é no guarda corpo do Bauzinho, bem aonde a maioria dos turistas ficam. É engraçado ver a cara de espanto da maioria deles quando surgimos do "abismo".

De lá descemos imediatamente para a pousada depois de 3h31' exatas de escalada.
No fim nem choveu naquele dia....

Vias de 14/08/2023 (Com Henrique)
-V de Vingança (4º VIsup E2 - 250m)

Estacionar o carro e seguir pela trilha para cortar caminho

Aqui pegar a trilha atrás das lixeiras e descer para a base do Bauzinho

Pegar a esquerda passando por baixo do "boulder"

A primeira cordada da V é esse bonito diedro.