Ana Chata - via Lixeiros + Cap. Caverna - São Bento do Sapucaí/SP

Photo ofAna Chata - via Lixeiros + Cap. Caverna - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofAna Chata - via Lixeiros + Cap. Caverna - São Bento do Sapucaí/SP Photo ofAna Chata - via Lixeiros + Cap. Caverna - São Bento do Sapucaí/SP

May 1, 2023
April 2023

near Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

Ana Chata - via Lixeiros + Cap. Caverna - São Bento do Sapucaí/SP

Saímos eu, Carol e Eric "Speed Climber para subir a "Lixeiros", na Ana Chata em São Bento do Sapucaí.

Essa é uma via que já havíamos feito (link abaixo), mas como a Carol tinha artificializado o crux e eu passado com dificuldades, ficamos de fazer de novo agora que estamos mais experientes e "fortes" rsrsrs.

Deixamos o carro no estacionamento "Chico Bento" e fomos subindo para a trilha da Ana Chata, cortando caminho por algumas trilhas mais estreitas que chegam direto até o pé da pedra (a trilha chega nos pés da Peter Pan, a Lixeiros fica alguns metros à direita.)

Carol saiu guiando a primeira cordada e, como estávamos em 3, ela deu seg para eu guiar a 2º (crux) e depois para o Eric guiar também!

Crux vencido com sucesso por todos, fizemos a tranquila terceira cordada até a parada. Daqui, decidimos tomar a variante "Capitão Caverna", um 6º grau.

Tivemos bastante dificuldade de passar pelo crux da 1º enfiada da Capitão, mas depois ficamos sabendo pelo Fernandão que ali existia agarras que se quebraram; então a dica é contornar a chapa pela esquerda e colocar uma peça móvel. Realmente havia marcas de magnésio, mas a chapa seguindo reto nos fez tentar seguir a linha original. A dica está dada!

Fizemos a última cordada da Capitão (também não é de "graça") e chegamos ao cume. Fotos, lanche, descemos de volta ao carro pela trilha!

SUCESSO TOTAL!

OBS: Esqueci de desligar o log no estacionamento, desliguei na estrada já....

Vias de 29/04/2023 (Com Carol e Eric)
- Lixeiros (3º V E2 - /guiando)
- Capitão Caverna (4º VIsup E2)

Escalada anterior: https://pt.wikiloc.com/trilhas-escalada-na-rocha/ana-chata-via-lixeiros-sao-bento-do-sapucai-sp-105819963

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella May 3, 2023

Eu estava devendo o crux da Lixeiros e finalmente paguei. Mas daí já arrumei outra "dívida" kkkkkkkkkkk o crux da capitão caverna não é pra qualquer um e ainda subimos sem o beta de contornar devido a agarra quebrada kkkkkkkkkkk