Photo ofOffroad 85: Caminho Pé da Rocha (Achada do Furtado do Barrinho, Achada Lameiros, Fajã dos Vinháticos, Ach. Judeus, Achadinha) Photo ofOffroad 85: Caminho Pé da Rocha (Achada do Furtado do Barrinho, Achada Lameiros, Fajã dos Vinháticos, Ach. Judeus, Achadinha) Photo ofOffroad 85: Caminho Pé da Rocha (Achada do Furtado do Barrinho, Achada Lameiros, Fajã dos Vinháticos, Ach. Judeus, Achadinha)

24 minutes
27 minutes
September 4, 2021
September 2021

near São Vicente, Madeira (Portugal)

Atenção à subida no km 0.8: é bastante inclinada (com curvas por isso não dá para ir depressa com balanço) com pedras e terra solta, sem proteção para o lado de baixo e tem uma curva apertada no fim com pouca visibilidade. Esse troço pode ser considerado difícil mesmo em seco. Subi em primeira com redutoras mas mesmo assim resvalou um pouco no fim na curva apertada.

O problema desta subida não é até a dificuldade em subir mas sim o facto que a coisa pode correr bem mal se por algum motivo não conseguir subir. Se não conseguir subir e tiver de descer em marcha atrás é preciso mesmo muito cuidado para não cair pela ribanceira abaixo. Percorra a subida a pé antes de passar com o carro (retire as pedras maiores do caminho) e apenas suba se assegurar que o consegue. Na dúvida, não suba. Se estiver enlameado então é mesmo para esquecer.

O restante é fácil/moderado. Mas coloquei o nível de dificuldade difícil para chamar à atenção desta subida.

Pode optar por um percurso mais curto mas menos perigoso: ir apenas da Fajã dos Vinháticos até à Achadinha. Nâo faz portanto a parte inicial deste trilho. O restante é fácil/moderado.

• Photo of Ricardo_Pestana
    Ricardo_Pestana May 9, 2022

Refiz o percurso no dia 08/05/2022 e a subida perigosa em curva no início já não me parece tão perigosa pois agora a berma está um pouco mais elevada o que dá uma maior sensação de segurança.

Ricardo_Pestana Aug 31, 2022

Tentei fazer o percurso em Julho de 2022 e na subida bastante inclinada subi mesmo à rasca, apenas à 3ª tentativa. O piso tinha muita terra e pedras (mas estava a usar os pneus de estrada). Depois apanhei bastante vegetação pelo caminho (em demasia para o meu gosto) e acabei por descer pela estrada na Fajã dos Vinháticos e não fiz o resto do percurso.