← Part of Serra do Ibitiraquire; mapeamento

Pico Paraná (PP) conquista a partir do acampamento 1 (A1)

Photo ofPico Paraná (PP) conquista a partir do acampamento 1 (A1) Photo ofPico Paraná (PP) conquista a partir do acampamento 1 (A1) Photo ofPico Paraná (PP) conquista a partir do acampamento 1 (A1)

February 12, 2016
February 2016

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

For english please scroll down all the way to the end.

Localização: Serra do Ibitiraquire.
Melhor época para fazer a trilha: de abril a agosto.

Essa trilha faz parte de um grupo de 5 trilhas chamado: Serra do Ibitiraquire; mapeamento. Para ver os marcos/pontos relevantes (waypoints) dessa trilha e outras 4 trilhas da região por favor acesse o link desse grupo de trilhas no topo dessa pagina ou clique aqui.

Conquista do Pico Paraná (PP) pico mais alto do sul do Brasil, partindo do A1 passando pela bifurcação para o Pico dos Camelos e acampamento 2 (A2) pela trilha que leva aos Picos Tupipiá, União e Ibitirati.

Além do PP essa trilha é usada como acesso aos Picos Ibitirati, União Tupipiá e Camelos e ao acampamento A2. Há apenas uma bica nessa região. Abaixo está a relação das 3 bifurcações:

• 1ª Sem placas e bem sutil cuidado para não passar direto se quiser ir ao Picos dos Camelos. Quem estiver subindo e tomar a trilha da esquerda (continuar reto) irá aos PP, Tupipiá, União, Ibitirati e o A2 e a bica quem tomar a trilha da direita irá aos Picos dos Camelos.

• 2ª Sem placas essa é a região do A2 ao passar pela casa de pedra quem estiver subindo e continuar reto deixando a casa de pedras passar a sua esquerda irá aos Picos Paraná, Tupipiá, União e Ibitirati. Quem for até a casa de pedras e tomar a trilha que passa a direta e por traz da casa irá para única bica dessa trilha. Essa bica tem a reputação de as vezes estar seca.

• 3ª Sem placas quem estiver subindo e tomar a trilha da esquerda irá aos Picos União e Ibitirati. Quem tomar a trilha da direita irá ao Picos PP e Tupipiá.

Médias da precipitação na região por mês:

Médias das temperaturas altas e baixas na região por mês:

Em caso de emergência: No A1, no cume do Pico do Taipabuçu e Caratuva há sinal de celular e 3G é possível enviar mensagens de texto e ate mesmo de whatApp, logicamente que isso pode ser influenciado por fatores climáticos. Ligue 193 ou (41) 3226-7685 (numero direto) para chamar o Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná (GOST).

Se testemunhar crime ambiental por favor faça a denúncia junto ao Instituto Ambiental do Paraná IAP.

Relato do mapeamento dessa trilha: Após pernoitar no A1 (conhecido historicamente como "Pouso da Sorte") começamos nosso trajeto rumo ao cume do Pico Paraná. Acordamos com algumas nuvens e seu azul sem chuva mas ao chegar ao cume começou a chover com trovões e relâmpagos. Antes do Acampamento 2 encontra-se um paredão com corda e grampos. Cuidado cair aqui pode ser fatal. Levei uma corda de 15 metros para nos ajudar com as mochilas cargueiras, a qual foi muito util para não termos que descer com as mochilas nas costa e correr o risco de nos desequilibramos. Esse Paredão é a parte mais difícil de toda trilha ate o PP desde a fazenda PP. Após esse paredão ha outros lances com grampos e até uma corrente mas são todos tranquilos de sere ultrapassados. Na retorno do cume infelizmente a bateria do meu celular acabou na bifurcação do trilha para o Itapiroca. Tenho outras trilhas aqui que mapeam o trajeto que falta com waypoints e fotos. Peço desculpas por não ter incluído waypoints nessa trilha para o PP mas devido a pressa na ida de chega logo eu resolvi que mapearia no volta o que não ocorreu devido as condições climáticas. Já perdi um celular devido a água logo tirar esse da mochila de baixo de um temporal nem pensar.

Obrigado por visualizar o meu mapeamento da trilha espero que tenha gostado e que seja muito util a você. Desde já agradeço se você puder avaliar essa trilha com comentários, criticas construtivas e nos informando se você já fez essa trilha e se fez o download dela ou não. Caso tenha informações história que possa acrescentar seria ótimo.

Estou constantemente aprimorando minhas trilhas com textos, fotos e videos a medida que acumulo esse conhecimento e tiver tempo. Retorne frequentemente para ver essas atualizações. Caso queria mais detalhes sobre alguma parte da trilha me envie uma mensagem ou um comentário.

This trail leads to the summit of Peak Paraná (called locally PP, the highest summit in southern Brazil) located in the Ibitiraquire Mountain range in the state of Paraná, Brazil. The trail begins at the 1st base camp to PP called locally A1 & historically called "Pouso da Sorte" (Lucky Rest). This trail is also an access trail to several other summits in this mountain range (Peaks Tupipiá, União, Ibitirati & Camelos) as well as the 2nd base camp to PP (called A2). This is a tough trail.

• Photo of Rodrigo Prado
    Rodrigo Prado Jan 1, 2017

Legal, pretendo fazer esta trilha, mas nunca fiz algo parecido estou pesquisando para ver se vou este ano, suas informações vão fazer parte da minha preparação. muito obrigado !

• Photo of Felipe Ikuemán
    Felipe Ikuemán Apr 24, 2019

Que bom Rodrigo. Fico feliz em poder lhe ajudar. Espero que já tenho conseguido fazer essa trilha. Desculpe e demora em lhe responder. Peço apenas que ao seguir as minhas trilhas adote os 7 princípios de mínimo impacto.

• Photo of Priscila Brito
    Priscila Brito Jul 3, 2022

Oi Felipe! Quero subir o Pico Paraná no fim do mês e preciso de um guia. Conheces alguém para indicar?