Serra do Ibitiraquire; mapeamento

October 20, 2015

This is a group of trails :

For english please scroll down all the way to the end: mapping the Ibitiraquire Mountain range in Paraná, Brazil one trail at a time & summiting as many mountains as possible.

Mapeamento da Serra do Ibitiraquire:
Esse projeto já contém 8 trilhas, 6 cumes e múltiplos marcos/pontos relevantes (waypoints).
Ainda falta muito para completar esse projeto mas aos poucos acumularei mais trilhas, cumes e pontos relevantes.

Essa mapeamento contem 8 trilhas que chamei de:

Lista de cumes alcançados nesse mapeamento até agora:

Lista de cumes da Serra do Ibitiraquire:

• Ibirocaí 1508m

• Ibitiguira 1213m

• Ibitipaú 1054m

Lista de estradas de acesso:

Médias da precipitação na região por mês:

Médias das temperaturas altas e baixas na região por mês:

As informações aqui contidas são fruto de evidencias empiricas assim como as seguintes referencias online:

• Posts do Parofes no www.summitpost.org e http://parofess.blogspot.com.br/

• A disertação do engenheiro Florestal Alvaro de Paola Tramujas: A VEGETAÇÃO DE CAMPOS DE ALTITUDE
    (ÁREAS DE REFÚGIO) NO MACIÇO IBITIRAQUIRI
    - SERRA DO MAR NO ESTADO DO PARANÁ -

• Os colunistas do: Altamontanha.com

• Os posts do participantes do site mochileiros.com

Obrigado por visualizar o meu mapeamento da trilha espero que tenha gostado e que seja muito util a você. Desde já agradeço se você puder avaliar essa trilha com comentários, criticas construtivas e nos informando se você já fez essa trilha e se fez o download dela ou não. Caso tenha informações históricas que possa acrescentar seria ótimo.

Estou constantemente aprimorando minhas trilhas com textos, fotos e videos a medida que acumulo esse conhecimento e tiver tempo. Retorne frequentemente para ver essas atualizações. Caso queria mais detalhes sobre alguma parte da trilha me envie uma mensagem ou um comentário.

I'd like to apologize for not having a description of the trail in english yet. I will soon be updating the trail description so please revisit or save as a favorite to get the latest updates.

1° Córrego com bica após bifurcação PP - Caratuva

1° Córrego com bica após bifurcação PP - Caratuva Com estrutura feita pelo homem cano e área concretada para acumular água. Área ampla para descansar, almoçar ou lanchar enquanto se reabastece de água na sombra. Água cristalina e pela minha experiência há água o ano inteiro nessa bica. Essa é a melhor opção para se abastecer de água. A qualidade da água é excelente a melhor de toda a região.

Pequeno córrego / riacho 2ª fonte de água nome desconhecido

Pequeno córrego / riacho Apesar de ser denominada como bica pela comunidade de trilheiros não há um estrutura construída pelo homem como na primeira bica.

PictographRisk Altitude 5,101 ft
Photo ofEscadinha entre as bifurcações PP / Caratuva e PP / Itapiroca Photo ofEscadinha entre as bifurcações PP / Caratuva e PP / Itapiroca

Escadinha entre as bifurcações PP / Caratuva e PP / Itapiroca

Escadinha de aproximadamente uns 8m de altura. Utilizamos uma corda para elevar e baixar nossas mochilas que pesavam 12kg e 16kg isso facilita subir sem o peso nas costas que poderia te desequilibrar e assim evitar um acidente grave. Pessoalmente tenho medo de altura mas encarar essa escadinha foi possível.

Photo of2° Mirante ( Mirante da Pedra) na trilha para o topo Getulio Photo of2° Mirante ( Mirante da Pedra) na trilha para o topo Getulio Photo of2° Mirante ( Mirante da Pedra) na trilha para o topo Getulio

2° Mirante ( Mirante da Pedra) na trilha para o topo Getulio

2° Mirante ( Mirante da Pedra) na trilha para o topo Getulio. Área ampla mas não há sombra. No calor há brisa ao se subir na rocha mas não há alivio do sol. Tem que subir na rocha para ver a vista:

Para o sul:
a cidade de Curitiba.
Para o oeste:
a represa do Capavari.
Para o norte:
o pico Guaricana 1540m.

3º Mirante na trilha para o topo Getúlio

3º Mirante na trilha para o topo Getulio. Ao norte dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. Além do Rio Ribeirão Grande ao norte no talvegue está o Rio Raposa (fluindo do SE para o NO) que é um tributário do Rio Ribeirão Grande. Ao sul dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Itacuri com 1344 metros de altitude.

Pedra do Grito e 4° mirante na trilha para topo Getulio. Área ampla para fazer uma parada para lanchar, descansar e tirar uma fotos com a pedra e os amigos. Essa rocha fica em um patamar em numa curva da trilha. Ao norte dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. Ao sul dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande.

PictographLake Altitude 4,347 ft

Lago Morto

Lago Morto; segundo relatos na internet não se deve consumir a água do lago morto. Adjacent ao lago há espaço para campar pelo menos umas ou duas barras no entanto relatos na internet indicam que é uma área que contem carrapatos. Além do mais por ser ao lado de um lago essa região dever provavelmente ser rica em anfíbios o que significa maior incidência de cobras. Redobre a atenção.

Bifurcação PP / Caratuva Área ampla ao redor da placa boa para descansar na sombra. Se tiver chovido é uma área de um atoleiro. Vindo do morro Getulio a esquerda fica a trilha para o Taipabaçu e Caratuva cuidado pois há duas aberturas a esquerda; a correta fica mais ao alto e é menos aberta e tem inclinação subindo levemente, a opção errada fica mais esta mais baixa e tem maior abertura e desce levemente. Vindo do morro do Getulio (a direta da placa) a frente subindo virando para direita esta a trilha que leva ao Itapiroca e PP.

1º Mirante na trilha para o topo Getulio. Ao norte dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. Ao sul dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Itacuri com 1344 metros de altitude.

1° Mini mirante da encosta noroeste do Caratuva

1° Mini mirante da encosta noroeste do Caratuva com vista para o Mirante do Morro do Getúlio.

PictographRisk Altitude 5,132 ft

Buraco na encosta noroeste do Caratuva

Corda subindo o Caratuva

Corda obstáculo facil e divertido.

Córrego da encosta do Caratuva.

Ultima água para quem está subindo o Caratuva. Pessoalmente prefiro pegar água desse local do que abaixo na bifurcação Taipabuçu (Taipa) / Caratuva.

PictographRisk Altitude 4,810 ft

Galões de cinco litros com água não potável originaria da própria bica proximo de onde estão localizados. Fazem parte de um estoque de água para combater incêndios florestais no Caratuva e arredores com o intuito facilitar o combate e assim evitar grande danos a Mata Atlantica como o incêndio que ocorreu em Setembro de 2007 nesta região.

Photo ofCórrego e bifurcação para os Picos Taipabuçu (Taipa) / Caratuva Photo ofCórrego e bifurcação para os Picos Taipabuçu (Taipa) / Caratuva Photo ofCórrego e bifurcação para os Picos Taipabuçu (Taipa) / Caratuva

Córrego e bifurcação para os Picos Taipabuçu (Taipa) / Caratuva

Córrego Ribeirão Grande onde se encontra a bifurcação para os Picos Taipabuçu (Taipa) / Caratuva. Durante certas épocas do ano nesse ponto o Ribeirão Grande estará seco pela infiltração da água. Subindo rumo ao Caratuva talvez você consiga encontrar água antes que ela se infiltre. Não há placa alguma indicando a bifurcação. Para ir aoPico Taipabuçu: siga reto cursando o córrego proximo ao cano, dando a volta pelo lado direito da fitas zebrada de preto e amarelo você encontrará fitas azuis com listras amarelas ou apenas azuis essa é a "trilha por baixo" para o Taipabuçu. Para ir ao Pico Caratuva: cruze o córrego e suba um pouco, passando pelo proximo marco "Estoque de água para combate a incêndios florestais na montanha do Caratuva e arredores", deixando esse marco pelo seu lado esquerdo e com o leito do córrego a sua direita. Seguindo o fluxo desse córrego montanha acima. Para quem vai ao Taipa essa é a sua ultima fonte de água até o cume. Depois do Taipa há uma fonte de água entre o Taipa e Ferraria. Não é fácil chegar a ela pois é necessário escalar um paredão de uns 20 metros sem auxilio de cordas ou grampos entre os cumes do Taipabuçu para então poder iniciar a descida até essa fonte de água, a qual não há garantia de ter água. Veja as fotos anexadas a esse marco para compreender melhor a entrada da trilha para o Taipabuçu.

1° Mirante da encosta / crista sudeste do Cataruva. Esse mirante faz parte da histórica "Trilha da Conquista".

Bambus e arbustos na trilha que é pouco usada logo a passagem por essa parte da trilha alem de ser bem fechada tem alguns riscos; arranhões ao corpo, arranhas e risco de tropeços e danos a equipamento e roupas. Recomendo uso de óculos para protejer os olhos especialmente se estiver companhia andando a sua frente.

Fim do mar de caratuva ("Jardim da Tempestade") desde o cume do Pico Caratuva. As caratuvas retornam mas afrente no sentido descendo do Pico Caratuva para acampamento 1. Isso ocorre algumas vezes.

PictographCampsite Altitude 6,076 ft

Área de camping do Pico Caratuva

Área de camping do Pico Caratuva há varias áreas para se acampar no cume do Caratuva. Algumas dessas áreas são mais próximas as antenas, no cume, e outras ficam mais abaixo na face leste descendo em direção ao PP. Todas essas áreas tem vista para o PP. A área mais baixa e a esquerda ao se descer (NE) é a cabeça da trilha que desce o Caratuva para o A1 seguindo uma crista. Essa trilha é bem fechada por não ser muito usada, mas tem boas marcações com fitas amarelas.

Cume do Pico Caratuva

Cume do Pico Caratuva (1850m) segundo pico mais alto do sul d Brasil.

Área aberta e abrigada antes do cume do Caratuva.

2° Mini mirante da encosta noroeste do Caratuva

Pequeno Córrego entre as bifurcações PP / Caratuva e Caratuva / Taipabuçu

2° Mirante (mini mirante) na trilha para o topo Piolhos No contraforte ao norte dessa trilha encontra-se o cume do Ibirocaí com 1477 metros de altitude. Ao norte dessa trilha, seguindo paralelo a ela, está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Amarilis com 1619 metros de altitude. Ao sul dessa trilha, seguindo paralelo a ela, está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande.

1° Mirante (mini mirante) na trilha para o topo Piolhos. No contraforte ao norte dessa trilha encontra-se o cume do Ibirocaí com 1477 metros de altitude. Ao norte dessa trilha, seguindo paralelo a ela, está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Amarilis com 1619 metros de altitude. Ao sul dessa trilha, seguindo paralelo a ela, está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande.

PictographCampsite Altitude 3,200 ft

Fazenda Pico Paraná

Atoleiro antes do A1

PictographCampsite Altitude 5,177 ft

Acampamento 1.2

2ª área de camping do acampamento 1(A1). Além das rochas visíveis esse solo arenoso tem pouca profundidade para estacas e quando chove tende a alagar. Devidas precauções devem ser tomadas para quem planejar acampar aqui.

PictographCampsite Altitude 5,193 ft

Acampamento 1.1

Acampamento 1.1 Primeira area de camping do acampamento 1 Além das rochas visíveis esse solo arenoso tem pouca profundidade para estacas e quando chove tende a alagar. Devidas precauções devem ser tomadas para quem planejar acampar aqui.

Transição de caratuvas para arbustos

Fim de caratuvas começo de arbustos

4° Mirante da encosta / crista sudeste do Caratuva. Mirante com formação rochosa da encosta.

Photo of3° Mirante da encosta / crista sudeste do Caratuva. Photo of3° Mirante da encosta / crista sudeste do Caratuva. Photo of3° Mirante da encosta / crista sudeste do Caratuva.

3° Mirante da encosta / crista sudeste do Caratuva.

3° Mirante da encosta / crista sudeste do Caratuva. Melhor mirante área aberta.

2° Mirante da encosta / crista sudeste do Caratuva. Esse mirante faz parte da histórica "Trilha da Conquista".

PictographRisk Altitude 3,901 ft

Erosão da trilha por falta de manejo apropriado. Risco de acidentes; quedas. Serpente e tarantula avistadas nessas região.

Córrego entre o mirante e a área de camping do topo Piolhos No contraforte ao norte dessa trilha encontra-se o cume do Ibirocaí com 1477 metros de altitude. Ao norte dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Amarilis com 1619 metros de altitude. Ao sul dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande.

Bifurcação PP / Itapiroca Trilha para o Itapiroca a direita subindo. Trilha para o PP enfrente descendo. Área ampla para descanso como sol e sombra. Com chuva fica alagada e se torna um atoleiro. Vegetação: Xaxim

Rocha entre a bifurcação PP / Itapiroca e o A1

Vista para o Pico Paraná entre a bifurcação PP / Itapiroca e o A1. A noite desse ponto em diante se ver as luzes do litoral Paranaense.

Corda entre a bifurcação PP / Itapiroca e o A1 Obstaculo fácil e divertido de ultrapassar a noite é sensacional.

Córrego entre a bifurcação PP / Itapiroca e o A1

1° Mirante entre a bifurcação PP / Itapiroca e o A1

2° Mirante entre a bifurcação PP / Itapiroca e o A1

Riacho antes do A1

Richo antes do A1 tem sempre bastante água. Água avermelhada taninos e possível presença de ferro. Já consumi essa água muitas vezes sem problema algum (tratando á) mas dizem que se deve evitar essa água mesmo com tratamento.

Área aberta que serve para descansar e se abrigar de tempestades não é um lugar ideal para acampar mais é possível.

Matemática viva! Raiz quadrada.

Grampo na subida para o Pico Itapiroca

Apenas um grampo em uma rocha pequena. Esse obstáculo é super tranquilo de ultrapassar. O grampo está lá para evitar que as pessoas tomem rotas alternativas que contribua para o impacto ambiental / erosão da trilha.

Abertura da mata para mar de caratuvas com vista para o Pico Caratuva.

PictographCampsite Altitude 5,801 ft

Área de camping no Pico Itapiroca

Área de camping no Pico Itapiroca.

Mirante da Pedra antes da caixa de cume do Itapiroca

Caixa de cume Itapiroca

PictographCampsite Altitude 5,878 ft

Possível acampar com uma barraca. O espaço é limitado e dentro da mata com arvores relativamente protegido do vento e balança as arvores ao redor.

Dessa pedra deve ser possível avistar a cidade de Curitiba, os Picos Tucum e Campuã o morro do Getulio e a represa do Caparari. Infelizmente quando chegamos nesse ponto o tempo estava encoberto.

Cume do Itapiroca. Quando cheguei la parecia um tunnel de vento. Vento de uns 30 knots com rajadas de 35.

bifurcação com falsa trilhas descendo do lado esquerdo e trilhas correta direitas.

Trilha falsa a esquerda descendo

Trilha falsa a esquerda descendo trilha correta a direita, marcada com fitas vermelhas.

Trilha falsa a direita subindo e atoleiro

Photo ofVerdadeiro Getulio 1234m / área aberta e plana ao lado direito da trilha para quem está subindo Photo ofVerdadeiro Getulio 1234m / área aberta e plana ao lado direito da trilha para quem está subindo

Verdadeiro Getulio 1234m / área aberta e plana ao lado direito da trilha para quem subindo a trilha. Abrigada do sol. Não é uma área de camping mas é uma área onde pode~se descansar ou aguardar um socorro.

Trilha falsa a esquerda desendo

PictographCampsite Altitude 4,874 ft

Área de camping do topo Piolhos. Existem áreas pequenas junto a trilha e uma área bem ampla no topo to Morro. No contraforte ao norte dessa trilha encontra-se o cume do Ibirocaí com 1477 metros de altitude. Ao norte dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Amarilis com 1619 metros de altitude. Ao sul dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande.

1° Córrego na trilha da Fazenda Pico Paraná até o Getulio

1° Córrego na trilha da Fazenda Pico Paraná até o Getulio Água imprópria para o consumo devido a proximidade com população.

Janela para fazenda Pico Paraná

Janela para o Pico Taipabuçu

Janela da rocha com arvore que flori Mirante para repressa Capivari. Lugar com sombra onde se pode dar uma parada para se pegar o fôlego, se hidratar e energizar.

PictographCampsite Altitude 4,888 ft

Topo Piolhos É possível acampar aqui. Área com vista panoramica para represa do Capavari e vistas para os cume dos picos Itapiroca, Caratuva (Caratuba), Taipabuçu (Taipa), Ferraria, Ferreiro, Guaricana, Ibirocaí e Amarallis. Área bem exposta aos elements.

Mirante Piolhos

Mirante Piolhos erroneamente chamado de mirante do Getulio pela população local. Morro do Getulio está mais abaixo ao longo desse espigão.

• Photo of HKipgem Neto
    HKipgem Neto May 24, 2016

no aplicativo esse tracklog não aparece.. apenas no PC

Felipe Ikuemán May 25, 2016

Obrigado Henri. Foi muito interessante observar a dinâmica de fluidos nesse dia. As nuvens vieram do sul indo no sentido norte e cobrindo toda a região além do PP. Só então que a região entre o PP e o Caratuva começou a ser preenchida fluindo no sentido contrario de norte para sul, como é possível observar, na foto uma cascada de nuvens fluido sobre a trilha que liga o A1 ao A2. Pouco depois dessa foto eu desceria a "trilha da conquista" e seria encoberto por essas nuvens no caminho para o A1. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-do-ibitiraquire-mapeamento-11149011/photo-6850827

Obrigado Henri estive no Tucum no dia do seu comentario (dia 23/5/2016). Tive sorte e peguei um dia de sol pleno embreve estarei fazendo o upload do mapeamento da trilha até o Tucum (acrescentando mais uma trilha a esse mapeamento da Serra do Ibitiraquire) com fotos ainda melhores. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-do-ibitiraquire-mapeamento-11149011/photo-7723908

Felipe Ikuemán May 25, 2016

Ola Henri, bom vamos por partes:
    1° sim para o Caratuva siga as fitas amarelas mas a entrada da trilha está a direita dessa foto subindo a encosta do mesmo e seguindo o córrego.
    2° sim para o Taipabuçu (Taipa) siga as fitas azuis ou azuis com listras amarelas. Nessa foto acima você poderá observar a existencia dos dois tipo de marações com fitas na mesma pequena arvore. Ambas as marcações indicam o sentido para o Taipa.
    Para mais detalhes lei ao texto e veja as fotos do marco (waypoint) "Córrego e bifurcação para os Picos Taipabuçu (Taipa) / Caratuva" ( http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11122934 ) nesse mesmo mapeamento.
    Se precisar de fotos mais detalhadas da trilha é só me enviar mensagem via inbox me informando o que deseja saber / ver que te enviarei fotos e descrições.
    Abraços e boas trilhas. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/serra-do-ibitiraquire-mapeamento-11149011#wp-11122934/photo-8082397

Felipe Ikuemán May 25, 2016

Obrigado Henri, sim muito show. Nossa Terra é belíssima! Esta é a crista do PP um trecho tranquilo de percorrer e na minha opinião talvez o trecho mais agradavel de toda a trilha até o PP. Em dia de ceu limpo presenteia o montanhista com belas vistas, mas também o castiga com escesso de raios UV. Proteja-se para não voltar um camarão da montanha e leve bastante água, não há fonte de água acima da casa de pedras no A2. A fonte de água no A2 não é confiavel. Em dias de vento e chuva com relampagos, como no dia em que essa foto foi tirarada é uma área bem exposta procure sair logo dessa região. https://pt.wikiloc.com/trilhas-montanhismo/pico-parana-pp-conquista-a-partir-do-acampamento-1-a1-12254815/photo-7695769

Sim Henri, alguem removeu alguns dos grampos com serrote. Atualmente o primeiro grampo se enocontra a uma altura de talvez uns 6 m. Não recomendo que ninguem confie totalmente na corda que está presente no local. Ela pode romper (exposta ao elementos pode estar podre) logo use as mãos e pés para escalar o paredão. Tenha a corda e os grampos como uma alternativa e não como apoio principal. Lembrando que nossas pernas são mais fortes que os braços.
    Recomendo também que quem for de cargueira como eu fui, leve uma corda de uns 15m ou mais para içar as mochilas ao invez de escalar com elas nas costas. Isso diminuirá seu esforço e ajudará a evitar que perca seu equilibrio pela alteração do seu centro de gravidade.
    Veja as seguintes materias sobre a remoção dos grampos e compare as fotos para ver o efeito da erosão:
    http://altamontanha.com/Noticia/1074/o-que-foi-feito-realmente-no-pico-parana https://pt.wikiloc.com/trilhas-montanhismo/pico-parana-pp-conquista-a-partir-do-acampamento-1-a1-12254815/photo-7695112

Felipe Ikuemán May 27, 2016

Obrigado Henri pela avaliação do mapeamento. Valorizo muito a opinião de outros usuários.
    Criei esse mapeamento após ler alguns artigos do Wikiloc que pedia aos usuários que criassem agrupamento de trilhas em uma mesma região. Achei a ideia interessante e resolvi criar o grupo de trilhas. Essa grupo (mapeamento) tem como trilha base a trilha que chamo de "Pico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE)". Infelizmente a ideia de agrupar trilhas tem suas vantagens e desvantagens, o pessoal do Wikiloc tem recebido reclamações de usuários como eu e outros pela seguintes razões:
    - Não é possível fazer buscas por agrupamentos tanto no aplicativo quando no site apesar de ser possível buscar, visualizar e baixar as trilhas que compõe o agrupamento.
    - Não é possível visualizar agrupamentos no aplicativo apesar de ser possível visualizar e baixar as trilhas que compõe o agrupamento.
    - Ao agrupar trilhas os marcos (waypoints) das trilhas são perdidos para o agrupamento e não fazem mais parte da trilha original em que foram marcados.

Até que o Wikiloc resolva esses problemas agrupamentos de trilhas serão uma boa ideia com limitações.

O que posso aconselhar: no seu celular ao utilizar o aplicativo você pode buscar pelas trilhas pelos nomes que dei a cada uma e observar o autor para ter certeza que é a correta. Ou pode facilitar sua busca utilizando a identidade desse agrupamento. O Wikiloc dá números de identidade únicos a cada fotos, marcos (waypoints), trilha e agrupamentos de trilhas. No caso desse meu mapeamento da Serra do Ibitiraquire o número de ID é 11149011. Abra o aplicativo e selecione “navegação”, então no espaço “Texto de pesquisa ou id do Wikiloc” digite o ID que deseja. Se você digitar o id de um agrupamento e filtrar a busca por ele verá uma listagem de todas as trilhas que compõe esse agrupamento e poderá selecionar a trilha que você quiser.

• Photo of HKipgem Neto
    HKipgem Neto Sep 16, 2016

Rodrigo Vaz. Isso sobre CONQUISTA acho que refere-se a quem é profissional de escalada ou montanhismo e olha lá... Pra mim uma trilha nova, um morro novo, uma cachoeira e rapel novos... são sempre todos conquistas pessoais!! Então bora deixar pra lá esse papo de que Conquista é só pra coisas novas né. Estamos no século XXI. Hehehe... Bons ventos. Bora trilhar!

• Photo of Rodrigo Vaz
    Rodrigo Vaz Sep 16, 2016

Concordo plenamente! Nem quis diminuir as conquistas pessoais. Só comentei mesmo porque o mapeamento é de alto nível e achei válido o comentário.

gvogetta Jan 23, 2017

Olá! A foto precisa de algumas correções:
    1. Agudos: Lontra (não aparece na imagem, encoberto pelo Siririca), fica à esquerda do Cotia.
    2. Cj. Ibiteruçu: Camelos não aparecem nesta imagem, encobertos pelo Tucum, que aparece em primeiro plano. O último cume do maciço que aparece na foto é o Tupipiá, que não foi mencionado.
    3. O Baixo Siri com a resolução da foto fica praticamente imperceptível, nem precisaria ser citado. Há montanhas na foto que não foram mencionadas.

Considere editar a foto e fazer legendas apontando os cumes.

Bons ventos! https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-do-ibitiraquire-mapeamento-11149011/photo-7723908

gvogetta Jan 23, 2017

Salve! A discussão pode ser um tanto quanto estéril, mas vá lá... Em montanhismo o termo "conquista" é referente à primeira ascensão de uma montanha, pelo menos que tenha sido registrada de alguma forma, nada tem a ver com conquistas pessoais. Também em nada se relaciona a profissionalização no esporte, gênero esportivo que inclui a escalada (em gelo e em rocha). O avanço no tempo e na tecnologia não nos autoriza a simplesmente ignorar as tradições e costumes.

Hoje em dia muito difícil haver alguma conquista efetiva, pois centenas, milhares já passaram pelos mesmo cumes. Considerem utilizar o termo "ascensão" ou "subida".

gvogetta Jan 23, 2017

No mais, as informações publicadas estão bem completas. Ótimo trabalho.

Pequena correção: não há "Haito", e sim HIATO.

Bons ventos!

• Photo of Caramujo
    Caramujo Feb 2, 2017

Tchê, como é que funciona para fazer o pico paraná... deixa o carro aí nessa fazenda? E é tranquilo de deixar? Tem custo isso? Abraço. /outdoor-trails/serra-do-ibitiraquire-mapeamento-11149011#wp-11087977

• Photo of guigoverde
    guigoverde Jun 11, 2017

Amigos, por favor... Uma duvida!

Alguem tem algum contato ou sabe se eh facil um resgate da fazenda parana ate a fazenda do bolinha?

• Photo of Luis Felipe Ribas
    Luis Felipe Ribas Dec 3, 2017

Mapeamento excelente.
    Sempre recorro a ele quando torno a estudar e rever as trilhas para as belas montanhas do Ibitiraquire.
    Muito grato!

• Photo of byweber
    byweber Dec 16, 2017

Parabéns Felipe!! Ótimo trabalho!

• Photo of Rafael Neves Negrini
    Rafael Neves Negrini Jul 24, 2018

Muito bom! Parabéns

• Photo of Mayron Waligura
    Mayron Waligura Feb 17, 2020

Cara, MUITO legal o seu trabalho com este mapeamento, parabéns e muito obrigado :)