Lomba de Égua - Fungalvaz

May 6, 2020
May 2020

near Lomba de Égua, Santarém (Portugal)

De Lomba de Égua sem subidas até ao Trilho da Foz.
No final sobe um pouco e pega com o Trilho Eólica.
O Trilho Eólica a determinada altura, torna-se um pouco difícil para descer de bicicleta...
Chegando à pequena ponte, tentámos o trilho que passa por baixo dela mas logo tivemos de voltar atrás. Do lado de Fungalvaz tinha água...
Atravessámos então por cima e seguimos o caminho. Um pouco mais à frente atravessámos o ribeiro (seco) mas julgo que dá para seguir em frente percorrendo um trilho da margem direita, até que algures deve atravessar o ribeiro e entroncar no que desce pela esquerda.
Trilho espectacular e de boa circulação até Fungalvaz.
Atravessa a estrada de alcatrão e segue pela floresta.
Voltando no estradão até Fungalvaz, seguimos um trilho com suave inclinação mas que por vezes tínhamos de descer das biclas.
Chegou a hora de descer.
Estradão bom até que entrámos no caminho dos peregrinos. Diria que é o caminho do inferno.
BTT é para esquecer. Tanto para descer como para subir. Coitados dos peregrinos.
Abandonando o caminho dos peregrinos, melhorou um pouco e logo chegámos ao fundo do vale.
Próximo objectivo era chegar aos Moinhos da Pena. Sem grande esforço lá chegámos.
Direcção ao Bairro, percorremos as planícies de Olivais, a recuperar fôlego para a subida.
Para a subida escolhemos um trilho, que apesar de não ser mau, não é o melhor.
Chegados ao topo, foi enrolar corrente até casa evitando grandes desníveis.