Activity

Desafio de Charles III - Eng Umbu

Download

Trail photos

Photo ofDesafio de Charles III - Eng Umbu Photo ofDesafio de Charles III - Eng Umbu Photo ofDesafio de Charles III - Eng Umbu

Author

Trail stats

Distance
23.33 mi
Elevation gain
1,066 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,066 ft
Max elevation
412 ft
TrailRank 
63 4
Min elevation
19 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 40 minutes
Coordinates
3362
Uploaded
June 11, 2014
Recorded
June 2014
  • Rating

  •   4 1 review
Share

near Pasmado, Pernambuco (Brazil)

Viewed 2160 times, downloaded 18 times

Trail photos

Photo ofDesafio de Charles III - Eng Umbu Photo ofDesafio de Charles III - Eng Umbu Photo ofDesafio de Charles III - Eng Umbu

Itinerary description

Esta trilha fica numa parte do nosso litoral que não consegue ser bem explorada, uma espécie de 'zona morta': a área próxima aos mangues no lado continental da zona norte da Ilha de Itamaracá. É que não existem estradas e cidades próximas, nada que motive o crescimento.

Os dozes ciclistas desta pedalada partimos da PRF de Itapissuma na BR-101 e atravessamos a Comunidade Botafogo, antigo Engenho Velho, do tempo dos flamengos, na margem do rio Botafogo. Vencida uma etapa de canavial começamos a cruzar por pequenos sítios, até chegar numa área de areal em que podemos notar a linha da costa ao longe. Belíssima paisagem!

Depois de passar pela ponte do Itapirema, subimos um pouco pra iniciar a segunda etapa: cruzando a BR-101, conectamos com o histórico Engenho Umbu. Nas suas terras, que iam até a costa, havia 2 portos, por onde se traficou muitos escravos, estimados 150mil coqueiros e muita mata. Nada disso é mais realidade. Ou melhor, nem tanto assim: escolhemos percorrer a borda do que restou da mata. No alto do platô, de um lado, a cana da Usina Bom Jesus; do outro o desfiladeiro coberto de Mata Atlântica. É bom deixar registrado: só quem conseguiu 'zerar' a subida do Umbu pro alto foi o veterano do grupo, Seu Edvan (pedala demais!). Eu tenho a desculpa que um colega me atrapalhou na subida e me fez parar.

Registre-se também um acidente de percurso com o integrante que dá nome a trilha. Ele e o Capitão Ailton se enroscaram numa poça de lama e Charles levou a pior. Aliás, este passou a ser, oficialmente, o geólogo do grupo. Contrariando o Capitão (que está com muita afta de tanto morder a língua), ele afirmou que o terreno era de areia e não de barro.

Depois do tombo, diminuímos o ritmo, prá chegar na parte favorita por todos: downhill de 70 metros, com final num banho das absolutamente transparentes, geladas e de forte correnteza do Rio Umbu. Impagável! Só quem conhece acredita. Basta dizer que muitos abasteceram o cantil! Esta verdadeira joia foi descoberta no Desafio de Chales I.

Depois de se refrescar e lavar as magrelas fomos completar a trilha subindo por uma ladeira interminável, seguida de uma areal idem. Completamos pela BR-101, poupando quem estava estropiado.

A classificação de 'Moderada' parece-me adequada.

Waypoints

PictographRiver Altitude 96 ft
Photo ofRioUmbu

RioUmbu

Banho no Rio Umbu

PictographBridge Altitude 86 ft

Ponte

Ponte

PictographBridge Altitude 32 ft

Ponte

Rio Itapirema

PictographBridge Altitude 36 ft
Photo ofPonte

Ponte

Ponte sobre o Rio Itapirema

Comments  (5)

You can or this trail