Photo ofValongo - Couce - Vertice Geodésico da Serra de Pias - Serra do Castiçal - Covelo - Couce em BTT Photo ofValongo - Couce - Vertice Geodésico da Serra de Pias - Serra do Castiçal - Covelo - Couce em BTT Photo ofValongo - Couce - Vertice Geodésico da Serra de Pias - Serra do Castiçal - Covelo - Couce em BTT

August 27, 2023
August 2023

•   4.9 8 Reviews

near Campo, Porto (Portugal)

Publicamos um percurso circular feito em bicicleta de montanha em que subimos a Serra de Pias pela encosta norte, ao contrário do percurso proposto pela cycling Portugal que faz a subida pela encosta sul. Atravessamos toda a cumeada, visitamos o Vértice Geodésico de Pias, passando ao lado trono Romano. Descemos até à EN 209-1 e continuamos para Sul em direção à Serra do Castiçal. Passamos à direita do vértice geodésico desta última, pois não existe trilho para o Marco. E iniciamos a descida para Covelo. Em Covelo voltamos para oeste e depois para Norte e progredimos pela base da encosta oeste da Serra do Castiçal até atingia à aldeia de Beloi. Atravessamos a ponte sobre o rio Ferreira e continuamos pela margem direita deste do rio até Couce e daqui utilizamos a mesma estrada até ao parque onde tínhamos o carro estacionado.

O principal objetivo foi conhecer uma alternativa para atravessar o rio Sousa, noutro local que não a Senhora do Salto, integrado no projeto da travessia de montanha do parque das serras do Porto ou mesmo mais além até a serra da Boneca.
É obrigatório o uso de GPS devido à inúmera quantidade de caminhos existentes e cruzamentos; alguns deles são corta fogos, sem condições para bicicletas, outros já estão parcialmente fechados pela vegetação.
O caminho por nós efetuado tem várias zonas de dificuldade técnica com muitos troços de inclinação acentuada, pisos com muitas pedras soltas, vários ressalto, outros com carreiros profundos devido à erosão da água. Tivemos que levar a bicicleta a mão por curtos períodos por 3 ou 4 vezes.
Já agora aproveitamos para informar que a subida da serra de Pias ele encosta Norte é algo mais difícil do que pela encosta sul. Pode ver o trajeto de subida pela encosta sul em percurso por nós publicado no Wikiloc no dia 8/8/23.

Classificamos como difícil principalmente pelo percurso na Serra de Pias, em que a subida é exigente, com vários troços difíceis, quer pelo tipo de piso, com muitas pedras soltas, quer pela inclinação. Também a descida da Serra de Pias apresenta troços de bastante inclinação. Felizmente, o piso foi beneficiado com obras de reparação, pois apresentava profundos regos motivados pelas águas pluviais.
O percurso efetuado na Serra do Castiçal é bem mais acessível, quer na subida quer na descida.

Descrição do percurso:
O percurso teve início no parque de estacionamento do parque das serras do Porto em Valongo, no lugar da Azenha e continuamos por estrada calcetada. Atravessamos o rio Simão e progredimos pela margem direita do rio Ferreira até à aldeia de Couce. Aqui viramos à esquerda descemos o arruamento e atravessamos o rio Ferreira. Asseguir à ponte viramos na segunda à esquerda. Nota que o primeiro trilho à esquerda, apresenta 600 metros adiante, um ressalto com uma parede muito inclinada de 5-6 metros de altura, intransponível para bicicleta.
Na subida temos que fazer um “zig-zag” para diminuir a inclinação do caminho.
Para chegar à cumeada temos alguns troços difíceis de forte inclinação e muita pedra solta, que nos obrigou a levar a bicleta a mão. O último troço, ja na cumeada, antes de atingir a zona mais plana é dos mais difíceis.
Na cumeada continuamos a subir; aqui o piso é bastante melhor. Na zona mais alta da Serra viramos à esquerda para visitar o vértice Geodésico. Tentamos um caminho direto para descer a serra mas tivemos que voltar atrás e continuar passando ao lado do trono Romano de Pias.
A descida da serra de Pias faz-se, agora, muito mais facilmente pois o caminho que estava sulcado por profundos carreiros da erosão da água foi, felizmente, arranjado e melhorado.
Chegamos ao cruzamento com a EN 209-1 que é um interessantíssimo local, um colo entre a serra de Pias e do castiçal conhecido como meeting Point onde se cruzam as fronteiras dos três concelhos: Valongo Gondomar e Paredes.
Continuamos em frente para subir a Serra do Castiçal, acompanhando o PR10. Na Serra do Castiçal os trilhos são bastante mais fáceis que na de Pias. Mantivemo-nos na cumeada da Serra de Pias durante cerca 2 km e num cruzamento (ao Km 12,4), viramos à direita, seguindo agora o PR5. Na descida passamos na zona da lagoa de Midões. Esta descida é feita em caminho largo de terra batida, piso bem consolidado, curvas largas, inclinação moderada. Seguimos direto para o Campo de Futebol de Covelo.A partir daqui iremos por estrada asfaltada até à Área Recreativa (e Campo de Merendas) de Covelo, que aparece logo após atravessar a ponte sobre o Rio Sousa.
Voltamos para trás, direção Norte e continuamos em estrada asfaltada durante mais 2 km, entrando depois novamente em caminhos de terra batida. Ainda tínhamos pela frente alguns troços de subida e descida de forte inclinação, mas com piso melhor consolidado. Aproximamo-nos do Rio Ferreira e atravessámo-lo na estreita ponte entre Pedrogo e Ramalho.
A rua do Ramalho, ja na margem direita do Rio Ferreira reserva-nos a última forte subida, antes de entrar na rua de Couce. No caminho de regresso passamos pelas Fragas do diabo e Fraga lisa, afloramentos de quartzito e local de escalada, que dão um encanto à paisagem. A partir de Couce usamos o mesmo caminho que nos leva ao Ponto de partida.

Boas pedaladas

Estacionamento do parque das serras do Porto

PictographRiver Altitude 282 ft
Photo ofRio Ferreira e Fragas do Castelo, local de escalada Photo ofRio Ferreira e Fragas do Castelo, local de escalada Photo ofRio Ferreira e Fragas do Castelo, local de escalada

Rio Ferreira e Fragas do Castelo, local de escalada

Aldeia de Couce

PictographIntersection Altitude 233 ft

PictographBridge Altitude 141 ft

PictographIntersection Altitude 541 ft

Direita

PictographIntersection Altitude 797 ft

Photo ofTroço difícil com forte subida e piso com muitas pedras soltas Photo ofTroço difícil com forte subida e piso com muitas pedras soltas

Troço difícil com forte subida e piso com muitas pedras soltas

Photo ofentrada na cumeada e subida de menor inclinação Photo ofentrada na cumeada e subida de menor inclinação Photo ofentrada na cumeada e subida de menor inclinação

entrada na cumeada e subida de menor inclinação

Direita

A direita vai para o trono romano

PictographReligious site Altitude 1,207 ft

Nossa Senhora das Mercês

Vértice geodésico de Pias

PictographPanorama Altitude 935 ft

PictographIntersection Altitude 804 ft

Cruzamento com estrada nacional

PictographSummit Altitude 991 ft
Photo ofSerra de Pias e serra de Santa Iria Photo ofSerra de Pias e serra de Santa Iria Photo ofSerra de Pias e serra de Santa Iria

Serra de Pias e serra de Santa Iria

Área recreativa de Covelo - Parque de merendas

PictographIntersection Altitude 131 ft

Cruzamento com trilho de Midões

Zona rural e Serra do castiçal

Localidade de Gens

PictographPanorama Altitude 397 ft

PictographIntersection Altitude 374 ft

Vira à Direita

PictographRiver Altitude 95 ft

Rio Ferreira

PictographBridge Altitude 89 ft
Photo ofPonte sobre o rio Ferreira. Segue em frente Photo ofPonte sobre o rio Ferreira. Segue em frente Photo ofPonte sobre o rio Ferreira. Segue em frente

Ponte sobre o rio Ferreira. Segue em frente

PictographRiver Altitude 177 ft

Rio Ferreira

PictographIntersection Altitude 187 ft

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Sep 7, 2023

Mi segunda pasión la 🚲 , ruta muy completa y entretenida 👍, saludos cordiales 👋.

• Photo of Tetititu
    Tetititu Sep 10, 2023

Muito bom percurso de bicicleta pela Serra de Pias. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Sep 10, 2023

Gracias Pájaro Kuy Kuy por tu comentario y valoracion. Tambien mi gusta mucho la Bici. Um Fuerte abrazo

Gracias Tetititu por tu comentario y valoracion. Las Sierra do Valongo y alredores tiene buenos trilhos para Treks y Bykes. Um Fuerte abrazo

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Sep 11, 2023

Fantástica ruta en bicicleta de montaña. Variedad de paisajes y bellas fotografías. Saludos amigo

Muy bonita

STrilhos Sep 11, 2023

Gracias californiagymsama por tu comentário e avaliacion. Valongo, cerca de donde vivo hay hermosos senderos para trekking y bicicletas.
    Abrazo amigo

• Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Sep 12, 2023

La paz sea contigo mi querido amigo. Gracias por compartir este hermoso sendero. Un abrazo.

STrilhos Sep 13, 2023

Thank you very much Mohammad.kiani For your kind comment and evaluation
    Un abrazo

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Oct 1, 2023

Bonita ruta por la serra de Pias viendo un bonito y original vertice geodesico. Un abrazo

STrilhos Oct 1, 2023

Gracias Emílio por tu comentário e avaliacion. La Serra de Pias, cerca de Oporto tien bonitas rutas de trekking e btt.
    Um abrazo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 3, 2023

¡Impresionante aventura en bicicleta de montaña, STrilhos! Tus fotos y descripción de la ruta por Alongó, Couce y las montañas cercanas son simplemente asombrosas. ¡Qué manera emocionante de explorar la naturaleza! Estoy seguro de que fue una experiencia inolvidable. 👏🚵‍♂️ #AventuraEnBTT #NaturalezaIncreíble

STrilhos Oct 4, 2023

Hola Jorditona, Muchas gracias por tu expresivo comentario y valoración. Me gusta mucho caminar por la montaña pero también tengo un placer especial aventurarme por senderos de montaña en bicicleta de montaña. La sierra de Valongo está cerca de mi residencia y tiene innumerables mosaicos para disfrutar del ciclismo de montaña. un gran abrazo amistoso

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Dec 19, 2023

Bello recorrido en mountain bike por las Serras do Porto. Este tipo de rutas también nos gustan mucho y tenemos algunas por la zona de Jerez y la Bahía de Cádiz. Gracias por compartirla, amigo. Un fuerte abrazo.

STrilhos Dec 19, 2023

Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. As Serras do Porto tem realmente bons percurso quer para trekking quer para BTT. Um forte abraço

• Photo of Zemigz
    Zemigz Mar 24, 2024

Percurso muito bom mas com varias subidas complicadas.
    A paisagem e o cenário é espetacular.
    As descidas são excelentes

STrilhos Mar 25, 2024

Obrigado Zemigz pelo comentário e avaliação.
    Realmente o percurso tem troços difíceis.
    Um abraço e boa pedaladas