Activity

Xertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês

Download

Trail photos

Photo ofXertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês Photo ofXertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês Photo ofXertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês

Author

Trail stats

Distance
6.86 mi
Elevation gain
1,444 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,444 ft
Max elevation
2,781 ft
TrailRank 
97 4.9
Min elevation
1,943 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 35 minutes
Time
4 hours 48 minutes
Coordinates
1896
Uploaded
September 1, 2023
Recorded
September 2023
  • Rating

  •   4.9 14 Reviews

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Viewed 1917 times, downloaded 60 times

Trail photos

Photo ofXertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês Photo ofXertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês Photo ofXertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês

Itinerary description

Xertelo, Lages dos infernos, rio Penedos, poços verdes de sobroso e rio Cabril - Serra do Gerês

Trata-se de um Trilho de Pequena Rota com inicio e final na pequena aldeia de Xertelo.
O objetivo principal é a visita aos Poços verde de Sobroso, também conhecido por 7 Lagoas de Xertelo, Poços Verdes do Cabril, Lagoas das Lages dos Infernos. O conjunto das Lagoas proporciona um belo enquadramento paisagístico e claro, em dias quentes, convida a uns momentos de relaxe e uns banhos refrescantes nas suas límpidas águas cristalinas. Nestes dias de calor é prever muita gente no caminho e nas Lagoas. .
Neste percurso usamos parte do trilho do PR9 de Montalegre.
Mas para além das Lagoas, há muitos outros pontos de interesse ´
O trilho apresenta uma grande exposição solar, pois só atravessamos uma zona de arvoredo, na segunda parte do trilho, após atravessar o rio, no caminho de volta.
Existem 3 fontes de água encanada: uma na própria aldeia, outra (fonte de Travassoss) cerca de 2 Km depois de sair Xertelo, e uma terceira, no caminho de regresso, cerca de 600 metros depois atravessar o Rio Cabril. Apesar de ser água encanada, não temos conhecimento da qualidade da água.
Efetuamos o percurso no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Pontos de interesse do percurso:

- Aldeia de Xertelo
- Moinho de cubo vertical
- Excelentes panorâmicas em todo o trilho
- Rio Penedo
- Lages dos Infernos
- 7 Lagoas de Sobroso
- Mini-hídrica no rio Cabril
- Rio Cabril
- Poio das Cabras
- Fojo do Lobo

Descrição do Percurso
Iniciamos a nossa marcha na zona de estacionamento, 100 metros antes de entrar na aldeia de Xertelo.
Passamos pelo centro da aldeia de Xertelo, subimos por um caminho rural, passamos um tanque e uma levada que vamos cruzar para a direita e logo depois passamos pelo moinho de cubo vertical, rara construção em excelente estado de conservação.
Um pouco adiante e depois de passar uma placa indicativa vira à esquerda e entra num caminho que foi elaborado para a construção de uma conduta de água para abastecimento da Aldeia de Xertelo. Este caminho é plano e não apresenta dificuldades. Conforme vamos progredindo, vamos admirando as paisagens da região: primeiro, e do outro lado do Rio Cabril, aparece a Surreia do Meio Dia, penhascos de grande verticalidade e agrestes, que serviu como último reduto da Águia Real na Serra do Gerês, extinta nestas serranias.
Vamos avançando e mais à frente começamos a distinguir o relevo geomorfológico dos locais que vamos passar: Lage dos Infernos à, esquerda a Terra Brava e o seu cume, denominado alto dos Chamiçais e mais à esquerda a vertente direita da Corga da Pena Calva, e mais à esquerda, o Borrageiro II.
Este caminho entronca numa estrada em terra batida que vem da zona de Alto da sela Cavalos e se dirige para a pequena Barragem do Porto da Lage. Viramos à esquerda, entramos no estradão, passamos em frente à Lages dos Infernos, atravessamos a ponte da Ribeiro do Penedo e mais uma curva e já avistamos as Lagos verdes do Sobroso (normalmente conhecida por 7 Lagoas de Xertelo). Viramos à esquerda para acesso direto as Lagoas. Aqui fizemos uma paragem para nos refrescar nas águas das lagoas. atravessamos o rio junto à pequena barragem local. A seguir à barragem temos uma subida por um trilho, no início com pedras soltas. O caminho continua a subir com inclinação moderada e piso irregular e passa mesmo ao lado do estradão. Continuamos em frente e não entramos no estradão. O trilho sobe um pouco e mantemo-nos na margem direita do Rio Cabril durante 2,6 Km. Durante este troço passamos por várias ribeiras, algumas delas secas, entre as quais a Corga das Quebradas e a Corga de Virtelo. Mais adiante, descida para o Rio Cabril é feita por lajes de pedras erodidas, com muitos ressaltos que obrigam a cuidado redobrado em dias de piso molhado. Além do mais, passamos por alguns troços estreitos expostos e porencialmente escorregadios.
A Travessia do Rio Cabril é feita sobre grandes blocos de granito erodido, que também exigem muito cuidado, principalmente se leva muito caudal. Logo a seguir passamos pelo Poio das Cabras, local onde os antigos pastores guardavam as cabras, tentando mantê-las a salvo dos lobos ( ver descrição adiante). Um pouco a jusante, no leito do rio, conseguimos observar umas formações rochosas que correspondem ao inicio do Poço da Moura, onde o rio entra num poço, quase fechado na totalidade, 30 metros de altura. A água cai rodopiando pelo Poço, tornando-o um dos rapeis mais espetaculares para os praticantes de Canyoning em Portugal.
Mais uns metros e fazemos uma pequeno desvio à direita até um miradouro Natural que apresenta um panorama excelente sobre a Surreia do Meio Dia.
1500 metros depois de atravessar o rio, espera-nos uma última subida, de inclinação acentuada até chegar ao Fojo do Lobo, local onde os antepassados armadilhavam os lobos para os matar, testemunho da coexistência difícil entre o homem e aqueles animais.
Embora, esteja muito bem conservado, este fojo não apresenta as dimensões de outros muito maiores, existentes na Serra Amarela, como os da Ermida e Germil.
Logo depois chegávamos ao local de início do nosso trilho, marcado pelo Cruzeiro de Nossa Sra. da Saúde

Boas caminhadas




Algumas notas sobre alguns Ponto de intersse:

Moinho de Cubo Vertical:

Um dos mais admiráveis legados da aldeia de Xertelo é o seu Moinho, em ótimo estado de recuperação, recebe parte da água das levadas que foram construídas, algumas delas centenárias, que podemos igualmente apreciar ao longo do trilho. O que torna este moinho especial é a sua estrutura em pedra criada e avançada até ao teto do moinho, que leva a água até então, caindo com a força da gravidade como se tratasse de uma cascata.
A técnica não torna o moinho tão eficiente, mas a altura a que se encontra
a sua queda de água torna por si só, ao longo de uma espécie de chaminé
um acumulador ou depósito de água. No moinho existe ainda um manípulo de madeira perfeitamente recuperado, que faz a água avançar, estando o reservatório cheio, abrindo uma espécie de gaveta, a água circula puxada pela gravidade fazendo o rodízio girar a uma velocidade constante, efetuando desta forma a moagem dos cereais, cuja velocidade de processamento é também controlado pela moleira ou moleiro.


Poio das Cabras:

O Poio das Cabras é talvez a mais notável marca de sobrevivência nesta serrania do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Local
especificamente escolhido pelo pastor para alocar as cabras bravias, autóctones, para que não ficassem expostas ao Lobo Ibérico. A aprendizagem poderá ter vindo das observações à Cabra Lusitana, que foi extinta nos finais do século XIX, espécie também autóctone que deambulava por toda a Serra do Gerês, que fazia bom uso das penedias graníticas mais íngremes onde o lobo não arriscava trepar, desta forma mantinham-se a salvo.
Ainda é hoje possível observar estes míticos locais, marcados pela visível corrosão do granito causada pela urina ácida das cabras, vistosos corrimentos que tornavam a rocha branca ou rosada. Esta é a região de Porto Novo, um cruzamento entre o Cabril e o trilho ancião mariolado pelos pastores. Nestas passagens o rio toma
contornos mais agressivos, sulcando ao longo do seu percurso lajas tão vincadas que quase se torna num desfiladeiro. Muitas das vezes, a impossibilidade de voltar com o gado, fazia com que neste local fosse o mais seguro de pernoitar, há ainda um pequeno abrigo rudimentar, bem como a entrada para esse abrigo propriamente
selada por um amurado retangular estreito, onde o lobo porventura não ousava entrar.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,372 ft
Photo ofBar sete Lagoas Photo ofBar sete Lagoas Photo ofBar sete Lagoas

Bar sete Lagoas

PictographFountain Altitude 2,392 ft
Photo ofAldeia de Xertelo Photo ofAldeia de Xertelo Photo ofAldeia de Xertelo

Aldeia de Xertelo

PictographWaypoint Altitude 2,457 ft
Photo ofAbastecimento de água

Abastecimento de água

Photo ofMoinho Vertical Photo ofMoinho Vertical Photo ofMoinho Vertical

Moinho Vertical

Moinho de Cubo Vertical Um dos mais admiráveis legados da aldeia de Xertelo é o seu Moinho, em ótimo estado de recuperação, recebe parte da água das levadas que foram construídas, algumas delas centenárias, que podemos igualmente apreciar ao longo do trilho. O que torna este moinho especial é a sua estrutura em pedra criada e avançada até ao teto do moinho, que leva a água até então, caindo com a força da gravidade como se tratasse de uma cascata. A técnica não torna o moinho tão eficiente, mas a altura a que se encontra a sua queda de água torna por si só, ao longo de uma espécie de chaminé um acumulador ou depósito de água. No moinho existe ainda um manípulo de madeira perfeitamente recuperado, que faz a água avançar, estando o reservatório cheio, abrindo uma espécie de gaveta, a água circula puxada pela gravidade fazendo o rodízio girar a uma velocidade constante, efetuando desta forma a moagem dos cereais, cuja velocidade de processamento é também controlado pela moleira ou moleiro.

PictographPanorama Altitude 2,500 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 2,516 ft
Photo ofEm frente

Em frente

PictographPanorama Altitude 2,625 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographFountain Altitude 2,638 ft
Photo ofFonte de Tracassos Photo ofFonte de Tracassos

Fonte de Tracassos

PictographPanorama Altitude 2,740 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 2,762 ft
Photo ofPainel informativo

Painel informativo

PictographWaypoint Altitude 2,694 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographRiver Altitude 2,641 ft
Photo ofMini-hídrica

Mini-hídrica

PictographRiver Altitude 2,579 ft
Photo ofRio Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographIntersection Altitude 2,569 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographWaypoint Altitude 2,470 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 2,454 ft
Photo ofDescida para as lagoas Photo ofDescida para as lagoas

Descida para as lagoas

PictographWaterfall Altitude 2,454 ft
Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographWaterfall Altitude 2,497 ft
Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographRiver Altitude 2,687 ft
Photo ofRio Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographRiver Altitude 1,929 ft
Photo ofRio Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographWaypoint Altitude 1,952 ft
Photo ofPoio das Cabras Photo ofPoio das Cabras Photo ofPoio das Cabras

Poio das Cabras

Poio das Cabras O Poio das Cabras é talvez a mais notável marca de sobrevivência nesta serrania do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Local especificamente escolhido pelo pastor para alocar as cabras bravias, autóctones, para que não ficassem expostas ao Lobo Ibérico. A aprendizagem poderá ter vindo das observações à Cabra Lusitana, que foi extinta nos finais do século XIX, espécie também autóctone que deambulava por toda a Serra do Gerês, que fazia bom uso das penedias graníticas mais íngremes onde o lobo não arriscava trepar, desta forma mantinham-se a salvo. Ainda é hoje possível observar estes míticos locais, marcados pela visível corrosão do granito causada pela urina ácida das cabras, vistosos corrimentos que tornavam a rocha branca ou rosada. Esta é a região de Porto Novo, um cruzamento entre o Cabril e o trilho ancião mariolado pelos pastores. Nestas passagens o rio toma contornos mais agressivos, sulcando ao longo do seu percurso lajas tão vincadas que quase se torna num desfiladeiro. Muitas das vezes, a impossibilidade de voltar com o gado, fazia com que neste local fosse o mais seguro de pernoitar, há ainda um pequeno abrigo rudimentar, bem como a entrada para esse abrigo propriamente selada por um amurado retangular estreito, onde o lobo porventura não ousava entrar.

PictographIntersection Altitude 2,270 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographWaypoint Altitude 2,375 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographReligious site Altitude 2,388 ft
Photo ofCruzeiro de Nossa Sra. da Saúde

Cruzeiro de Nossa Sra. da Saúde

Comments  (30)

  • Photo of Knes Montañeros
    Knes Montañeros Sep 6, 2023

    Excelente percurso com belas paisagens.
    Muito bem explicado e com boas fotos 👌.
    Um abraço amigo!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 6, 2023

    Gracias knes Montañeros por tu comentário y valoracion.
    Un abrazo amigo 👍

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Sep 9, 2023

    Bonito sendero con muy lbuenas fotos 👌, saludos cordiales 👋.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 9, 2023

    Gracias Pájaro Kuy Kuy po tu comentario y valoracion 👍
    Um abrazo amigo

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Sep 10, 2023

    Rota espetacular pela cidade de Xertelo. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Sep 10, 2023

    Bonita ruta con vistas de infarto. Un abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 10, 2023

    Gracias Tetititu por tu comentario y valoracion. La Serra do Gerês está llena de hermosos paisajes. Um Fuerte abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 10, 2023

    Gracias Emilio por tu comentario y valoracion. Um Fuerte abrazo

  • Photo of María Caballer
    María Caballer Sep 10, 2023

    Ruta con excelentes panorámicas y muy curiosos los poços verdes. Saludos.

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Sep 10, 2023

    Excelente este percurso, que já tive a oportunidade de fazer há 2 anos atrás!
    Obrigado pela partilha, e pelas belas imagens publicadas.
    Um abraço e boas caminhadas

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 11, 2023

    Gracias Maria Caballer por tu comentario y valoracion. Los pozos verdes son una serie de 7 u 8 lagunas seguidas sobre el lecho granítico de un río en el corazón de la sierra de Gerês.
    Saludos

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 11, 2023

    Olá Migueleloi. Obrigado Pelo comentário e avaliação.
    Como sabes a nossa Serra do Gerês tem recantos formidáveis.
    Um abraço amigo

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Sep 11, 2023

    Hermosa ruta en la Sierra de Gerês.
    Fantásticos lagos y bellas montañas.
    Felicidades amigo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 11, 2023

    Gracias californiagymsama por tu comentario e avaliacion. Fuerte abrazo amigo

  • Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Sep 12, 2023

    Disfruté mucho viendo las fotos de esta ruta. Gracias por compartir. Un fuerte abrazo.

  • Photo of mountain.angel
    mountain.angel Sep 13, 2023

    like

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Sep 13, 2023

    Bella ruta por el Parque Nacional Peneda-Geres al Norte de Portugal. Gracias por compartirla. Saludos cordiales, amigo.

  • Photo of mountain.angel
    mountain.angel Sep 13, 2023

    Este parque nacional requiere un permiso o está abierto al público

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 13, 2023

    Thanhs Mohammad.kiani for your comment and evaluation. Gerês has countless trails full of beautiful landscapes.
    Fuerte abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 13, 2023

    Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação.
    O Parque Nacional Peneda-Geres esta repleto de belos recantos.
    Saludos cordiales amigo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Sep 13, 2023

    Hello Montaine.
    Thank you very much for the comment and evaluation.
    The Peneda-Geres National Park. It has 4 types of protection areas:

    Total Protection Areas: requires permission; groups of 10 people maximum

    Partial Protection Area type 1: requires permission for groups greater than 10 people

    Partial Protection Area type 2: Requires permission for groups larger than 15 people

    Rural environment areas.

    This trail was made in a type 2 partial protection area, so no authorization was required. It was a small group

  • Photo of mountain.angel
    mountain.angel Sep 13, 2023

    ok 👌🏻 🙏🏻 thanks 😊

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Oct 2, 2023

    Ruta muy completa con cascadas, loagos y unas vistas increibles!!
    Felicidades!!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Oct 2, 2023

    Muchas gracias Tolly Mune por tu comentário y avaliacion.
    La Sierra do Gerês nos oferece paisages fabulosas.

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 3, 2023

    ¡Impresionante aventura en la Serra do Gerês! Las fotos de tu ruta por Ertelo, Lages dos Infernos, Río Penedos, Poços Verdes de Sobroso y Río Cabril son simplemente asombrosas. ¡Me encantaría unirme a ti la próxima vez! 🏞️🚶‍♂️ #AventurasInolvidables #ExplorandoLaNaturaleza

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Oct 4, 2023

    Muchas gracias Jorditoms por el expresivo comentario y valoración. En Portugal no hay montañas de gran altitud pero sí montañas de gran belleza y Gerês es un ejemplo de ello. Está lleno de valles cerrados y otros más abiertos que brindan hermosas aventuras y bellos reportajes fotográficos.
    Quién sabe si algún día podremos emprender un camino juntos.
    un gran abrazo amistoso

  • Photo of Bono076
    Bono076 Oct 11, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Wonderful walk. Thank you. 😉

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Oct 11, 2023

    Thank you for the comment and evaluation.
    I'm glad you liked it

  • Marina Pane Dec 15, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    I was here on 15th of December, after the lagoons it became very difficult, many wet paths, loose and slippery stones due to mosses. We had to cross the river flow in a freezing water. Must be more suitable during the summer/dry season.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Dec 15, 2023

    Thank you Marina for your comment and evaluation.
    Yes the route is easier at spring or summer

You can or this trail