Vuelta Al Huemul - El Chaten/AR - Part 1/4

Photo ofVuelta Al Huemul - El Chaten/AR - Part 1/4 Photo ofVuelta Al Huemul - El Chaten/AR - Part 1/4 Photo ofVuelta Al Huemul - El Chaten/AR - Part 1/4

Very difficult
February 23, 2024
February 2024

near El Chaltén, Santa Cruz (Argentina)

Vuelta Al Huemul - El Chaten/AR - Part 1/4

INFORMES:
Esse trekking, no qual é uma travessia circular, foi feito em 4 dias com 3 pernoites, sendo gravado um tracklog por dia, a descrição de sua respectiva parte se encontra no próprio tracklog. No RESUMO coloquei o tempo médio de camping a camping, incluindo paradas para comer, descanso e na "Tirolesa 1", ficamos parado 01:30hs somente para poder passar por ela, fluxo alto de pessoas, devido a um grupo grande que estava com guia. Já na tirolesa 2 (parte 4), chegamos tinha apenas 2 pessoas na frente, mesmo sendo maior, foi muito mais rápido.

Link Parte 1: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/vuelta-huemul-el-chaten-ar-part-1-4-162058152
Link Parte 2: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/vuelta-huemu-el-chaten-ar-part-2-4-162058169
Link Parte 3: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/vuelta-huemu-el-chaten-ar-part-3-4-162058127
Link Parte 4: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/vuelta-huemu-el-chaten-ar-part-4-4-162058107

RESUMO:

Perda de Elevação: 2.724m

DESCRIÇÃO:
1° Dia:
Essa trekking inicia-se no Guardaparque, esse primeiro dia é bem tranquilo, toda trilha bem demarcada, após aproximadamente 5km de trilha tem a bifurcação que leva ao Loma del Pliegue Tumbado, no qual fizemos uns dias atrás. Caso não conhece, e tenha começado cedo essa travessia, compensa fazer um ataque para conhecer.

Seguindo a caminhada atingimos a parte mais alta do 1° dia por volta do 8,5km, dali começa-se uma descido sentido a Laguna Toro.

Trilha pantanosa, dependendo da época tem bastante banhado, como estávamos já no final de Fevereiro, tinha menos banhado, apenas em um trecho e uma parte que temos que tirar os calçados para travessar o rio.

Em seguida chegamos no Acampamento da Laguna Toro, tem uma grande área de camping, protegida do vento e o ponto da água fica a uns 5min de caminhada em direção a Laguna (marcado no Tracklog). Caminhando em um ritmo bem tranquilo levamos 5:25hs para chegar no acampamento.

Distância Percorrida: 18,21km
Ganho de Elevação: 727m
Perda de Elevação: 463m

2° Dia:
Após sair do acampamento cruzamos o Lago Toro pelo lado esquerdo, ao final, tem totens confusos com diferentes direções, inclusive um pouco antes é possível cruzar a laguna toro pelo Rio Túnio. Acabamos pegando a direita e tivemos que fazer uma escalaminhada, até encontrar a trilha novamente, quando chegarem ali, pegam a esquerda e sigam a trilha.

Quando chegamos na "Tirolesa 1" ficamos assustados com a quantidade de pessoas para passar, nos arrependemos de não ter cruzado antes pelo rio ou ter saído mais cedo do acampamento.

Após 01:30h depois, chegou a nossa vez.

Seguindo o caminho, chegamos ao Glaciar Rio Túnel, onde se pode cruzar pelo glaciar (parte baixa havia muitas gretas) ou por onde fomos, por cima, caminhando por uma mistura de gelo, rocha e areia.

Chegando ao final dessa parte, começa-se uma subida continua, e sem parar afim de chegar no Paso Del Viento. No meio do caminho tem uma boa área para camping, cabendo umas 4 barracas (se fizermos de novo, irei querer acampar ai) e com água perto.

Chegando no Paso Del Viente, tem-se uma vista incrível do maior Glaciar da Argentina o Glaciar Viedna, infelizmente pegamos um tempo fechado e não dava para ver tão ao horizonte. Esse nesse mesmo ponto encontra-se mais abaixo o encontro com a travessia pelo glaciar, que começa-se por Paso Marconi.

De cima do Paso Del Viento, já da para avistar o nosso destino do dia, ainda longe. Seguimos descendo sentido a esquerda, contornando o Cerro Huemul.

Alguns quilômetros depois chegamos no Acampamento Paso Del Viento, uma ótima zona de camping, com água boa do lado, zona com graminha e um refúgio de tamanho razoável para cozinhar ou se abrigar em dias com ventos fortes.

Distância Percorrida: 13,79km
Ganho de Elevação: 857m
Perda de Elevação: 604m

3° Dia:
O terceiro dia foi um dos dias mais difíceis, foi onde pegamos chuva, neve e ventos acima dos 90km/h em um trecho bem íngreme, próximo ao Paso Huemul.

Na noite anterior nevou bastante, acordamos com tudo branquinho, as montanhas estavam ainda mais lindas.

Começamos a trilha com pouco de vento e neve e chuva nos perseguindo.

Chegou o trecho que temos que subir o Paso Huemul, parou a neve e chuva por um tempo, e chegou o vento acima dos 90km/h, tanto que não fomos no Mirador Los Condores, por conta disso, estava difícil de caminhar.

Começando a descida do Paso Huemul, ficamos protegidos do vento, mas em seguida voltou a chover, e nesse espaço é um trecho com muita, mas muita pedra solta e escorregadio, tomar cuidado redobrado e manter a distância considerável das pessoas, tanto para não rolar pedra, como também, você não rolar em cima da pessoa abaixo.

Após a descida, chegamos na Zona de Camping Bahia de Los Tempanos, porém já estava lotada de pessoas (é uma área pequena), então decidimos seguir alguns km's a frente para o próximo acampamento, onde inclusive encontramos alguns amigos que fizemos durante nossos dias em El Chaten, chegando por volta das 18hs lá, e muito vento acompanhando.

Distância Percorrida: 18,25km
Ganho de Elevação: 595m
Perda de Elevação: 1.251m

4° Dia:
Nesse acampamento (Camping Bahía de Hornos), a água para beber é direto do Lago Viedna, então contém muito sedimentos, por isso fica com uma coloração leitosa, aqui é bom ter algum filtro para poder filtrar a água e clorin para purificar. Como não levamos, pegamos emprestado no acampamento com nossos amigos e em seguida seguimos a nossa caminhada.

Esse é o dia mais tranquilo, com menos subidas e descidas, porém com mais km's percorridos.

Demos uma perdida achando que iriamos cortar um caminho, no começo (saímos de perto do Lago), mas em seguida voltamos aos trilhos.

Chegando na Tirolesa 2, ela é mais longa, mas foi mais rápido devido ao grupo que estava com guia, ter ficado para trás de nós.

E após os 72,5km desse trekking, chegamos ao fim de uma linda aventura, finalizando a Vuelta Al Huemul.

Distância Percorrida: 22,25km
Ganho de Elevação: 550m
Perda de Elevação: 406m

OBS:
- Tem Ponto de água próximo dos acampamentos (boa água), não levamos Filtro. Apenas no Último acampamento (Acampamento Bahia de Hornus) que tivemos que pegar a água é direto do Lago Viedna, ela tem pouco de sedimento do glaciar, pegamos um filtro emprestado para tomar;
- Recomendo acampar próximo da "Tirolesa 1" ou se tiver disposto, passar ela e acampar no "Túnel Biwak Camping", boa zona de camping, protegida do vento e com água boa ao lado. Assim evita a fila que pegamos na "Tirolesa 1";
- Não fomos no Mirador Del Condor, devido a estar com ventos acima dos 90km/h, a bifurcação fica bem em cima do "Paso Huemul", virando a direita;
- Essa trilha e algumas outras de região existem totens muito confusos ou indicando lugares opostos, então não se prenda a eles, e seguia o tracklog;
- Itens mínimo obrigatório para Tirolesa:
1 - Cadeirinha (Arnes);
1 - Dayse Chain ou Fita;
1 - Mosquetão de Alumínio com trava;
1 - Mosquetão de Aço com trava;
(levamos 30m de cordelete caso a roldana estivesse do outro lado, mas já tinha cordelete preso na roldana então não foi utilizado, ficou de Backup).
Grupo Participante: Aline Lopes e Felipe Torres.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.

PictographCar park Altitude 1,341 ft

PictographLake Altitude 2,150 ft

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Apr 23, 2024

1° dia foi o mais fácil dessa travessia.