Trilho na serra d´ Arga - em volta do rio Âncora

Photo ofTrilho na serra d´ Arga - em volta do rio Âncora Photo ofTrilho na serra d´ Arga - em volta do rio Âncora Photo ofTrilho na serra d´ Arga - em volta do rio Âncora

3 hours one minute
December 18, 2017
December 2017

near Espantar, Viana do Castelo (Portugal)

Anualmente e por volta desta época do ano, os mais íntimos reúnem-se para uma caminhada especial - " com os pés debaixo da mesa ". Mandam as boas regras, que isso só pode acontecer, depois da caminhada habitual, por mais pequena que seja. Acontece ainda que, o percurso tem de ser diferente dos anos anteriores. É assim que surge esta volta pelo rio Âncora, por zonas bem bonitas, pena é que não se erradiquem as árvores infestantes, que acompanham parte do trilho. O troço inicial, acompanha a margem direita antes de atingir os antigos viveiros, antigo caminho para São João d´ Arga, e não como hoje se faz, utilizando o estradão florestal. A determinada altura, para não termos de ir em direcção ao antigo bosque do Porrilhão, subimos o O. das Cabras até ao topo, para começar a descer até à capela de São Mamede. Depois das poldras e do Moinho da Ponte, onde perto há uma bela cascata, continuamos até ao ponto de partida, - as alminhas junto ao Café Caçana, para o convívio entre amigos. Foi a parte mais difícil da caminhada - o chamado pica no prato - todos com bom desempenho , embora algumas escaladas tenham saído muito enroladas. Mas enfim, nesta época natalícia tudo se perdoa !!!

Cartografia - folha 27 do IGE - escala 1/25000

trilho margem direita

• Photo of FranciscoJFC
    FranciscoJFC Dec 20, 2017

O meu caro parece que nunca falta ao "Trilho do caneco",,,
    Umas Boas Festas para si .

• Photo of Bermuda Rover
    Bermuda Rover Dec 12, 2020

We recently attempted to complete this trail without success.

It is such a beautiful area, with stunning river views and waterfalls. But the trail, as provided here, could not be followed.

As we got close to the highest elevation of the route, we reached a point where the app told us that the trail took a sharp left turn. But there was no visible trail that coincided with the GPS route. We walked further along the trail, looking for a turn off, but there wasn’t one. And the trail we were on ended as it reached a series of waterfalls running down the hill in front of us. We gradually re-traced our steps as I clambered up hills and over large rocks, trying to locate the missing trail. At one point, after scaling boulders, the app told me that I was back on the trail – except there was nothing resembling a trail in sight. After carefully getting back down the boulders, I rejoined the others in our group and we conceded that we would not be able to complete the loop, as intended. So we decided to walk back to the picnic park and re-assess our options from there.

From the picnic park, we did another section of the trail in reverse, enjoying the rapids of the river and the waterfall at Poço Negro.

As this route was uploaded in 2017, it is possible that parts of the trail have since become overgrown and are no longer recognisable, or passable.

A full review of our hike along this route can be located at this link - https://bermudarover.wordpress.com/2020/12/12/missing-trail-and-the-rio-ancora/

• Photo of TRUKA
    TRUKA Dec 12, 2020

Com o que tem chovido nestas duas últimas semanas é muito complicado e arriscado, fazer a totalidade do trilho. Basta
    uma pequena escorregadela, para tudo correr mal. A secção intermédia e a parte da chegada ao poço Negro, transformam-se num rico considerável.
    Cumprimentos do TRUKA!!

• Photo of Sérgio Queirós
    Sérgio Queirós May 8, 2021

A parte final da subida do rio onde o percurso inverte a direção para à esquerda e supostamente passaria pela foto do do “ponto alto” , não está acessível. Ainda tentamos Progredir pelo mato fechado seguindo a App mas a determinar nada altura foi impossível. Resolvemos regressar ao rio, continuar a subir até que nos deparamos com uma pequena cascata de pedras limpas e aí subimos até ao estradas. Aí invertemos até encontrar de novo o trilho

• Photo of TRUKA
    TRUKA May 9, 2021

Concordo. Aquela zona é de difícil progressão e sempre com muita vegetação, onde predomina o mato. Se tiver a bondade de ver o trilho de 2018 - " Trilho - Em torno do rio Âncora e seus regueiros "( 24 de Dezembro de 2018 ) o problema está resolvido. pois é muito mais fácil atingir o caminho florestal, evitando a subida. Cumprimentos do Truka.