Travessia da Serra Amarela (GR34) - 2º Dia

Photo ofTravessia da Serra Amarela (GR34) - 2º Dia Photo ofTravessia da Serra Amarela (GR34) - 2º Dia Photo ofTravessia da Serra Amarela (GR34) - 2º Dia

9 hours one minute
May 7, 2019
May 2019

near Campo do Gerez, Braga (Portugal)

Arrancámos o 2º dia de caminhada bem cedo, no Campo do Gerês, em direcção à barragem de Vilarinho das Furnas, para aí tomarmos estradão que nos leva até ao Porto das Furnas onde podemos desfrutar de um cenário idílico. Aqui iniciamos a subida até ao topo da Serra Amarela, passamos por Toutas, Peijoqueira, o Curral de Porto Covo e o Curral do Ramisquedo, onde atacamos a subida final até à Louriça com as suas características antenas. Aqui chegados efectuámos um pequeno desvio ao percurso para almoçarmos num miradouro soberbo, com toda a Serra do Gerês ao nosso alcance e a barragem de Vilarinho das Furnas bem lá no fundo. Findo o almoço, retomámos o trilho, passámos pelos currais da Fonte do Muro e da Chã do Muro, atravessarmos o muro que delimita os concelhos de Terras de Bouro e Ponte da Barca e iniciamos a descida pela vertente norte da serra. Passamos pelos currais de Bentuzelo e Martinguim, prossegimos até à branda de Bilhares e daqui seguimos para a aldeia da Ermida onde iniciámos o percurso.

Trilho algo exigente em termos físicos pela extensão e acumulado de subida, mas com paisagens absolutamente fabulosas ao longo de todo percurso.