Torres de Bonsucesso (até a Torre Central)

Photo ofTorres de Bonsucesso (até a Torre Central) Photo ofTorres de Bonsucesso (até a Torre Central) Photo ofTorres de Bonsucesso (até a Torre Central)

December 6, 2020
December 2020

near Boa Vida, Rio de Janeiro (Brazil)

Deixamos o carro em um estacionamento localizado a cerca de 300 metros do início da trilha. O início da trilha segue por uma florestinha até chegar à crista da montanha, próximo a uma pedra que muitos confundem com o ferro de passar, mas que costuma ser chamada de tábua de passar, talvez pela proximidade com o ferro de passar, mais adiante na trilha.

A tal pedra rende umas fotos bem interessantes, e pode ser um bom local para um lanche rápido. Seguindo a trilha, pouco depois chega-se à bifurcação que leva ao topo do ferro de passar. Deixamos para ir lá na volta e seguimos o caminho em direção ao nosso destino: a Torre Central.

No caminho, passamos por outro ponto que costuma chamar a atenção dos montanhistas: a pedra entalada! Muitos se arriscam a tirar foto sobre ela, mas seu acesso requer bastante atenção, pois qualquer erro pode ser fatal.

Continuando o caminho, para chegar à Torre Central, é preciso contornar a parte mais vertical da torre e acessá-la pelo outro lado.

A volta foi mais rápida, mas ainda nos desviamos brevemente para subir até o Ferro de Passar. Na descida, a chuva começou e nos acompanhou até o final da trilha.

Classificação de trilha:
Esforço físico: Moderado
Exposição ao risco: Moderado (considerando apenas a trilha de acesso); caso se considere a subida à tábua de passar e, principalmente, à pedra entalada, o risco aumenta para Severo (dadas as consequências de um eventual escorregão durante a subida e/ou descida)!
Orientação: Moderada
Insolação: Média

Tábua de Passar

Torres de Bonsucesso Teresópolis, Região Geográfica Intermediária de Petrópolis, BRA

PictographRisk Altitude 5,725 ft

Pouco depois do estacionamento, já se avistam as Torres de Bonsucesso ao longe...

1630m

Clareira (vire à direita)