Activity

PR 6 MCN - Caminhos de Tongobriga, Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes

Download

Trail photos

Photo ofPR 6 MCN - Caminhos de Tongobriga, Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes Photo ofPR 6 MCN - Caminhos de Tongobriga, Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes Photo ofPR 6 MCN - Caminhos de Tongobriga, Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes

Author

Trail stats

Distance
5.32 mi
Elevation gain
682 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
682 ft
Max elevation
1,086 ft
TrailRank 
85 5
Min elevation
593 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 43 minutes
Time
2 hours 57 minutes
Coordinates
1426
Uploaded
February 17, 2024
Recorded
February 2024
  • Rating

  •   5 10 Reviews

near Manhuncelos, Porto (Portugal)

Viewed 146 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofPR 6 MCN - Caminhos de Tongobriga, Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes Photo ofPR 6 MCN - Caminhos de Tongobriga, Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes Photo ofPR 6 MCN - Caminhos de Tongobriga, Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes

Itinerary description

Caminhos de Tongobriga - Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes


Registamos um percurso de pequena rota de âmbito arqueológico, Histórico, cultural, rural e paisagístico que decorre nas Freguesias do Freixo e Manhucelos, do Concelho do Marco de Canavezes.

Este trilho tem como obvio principal ponto de interesse a visita à estação arqueológica de Tongobriga, mas também, o percurso pela ribeira da Cova (ou de Manhucelos), visita às pequenas aldeias da região, bem como os antigos moinhos. De registar ainda que estamos perante uma região com bela paisagem agrícola.

O percurso encontra-se geralmente bem sinalizado com exceção de um ou outro cruzamento, em que tivemos algumas dificuldades na orientação. Também devido ao grande número de Interseções com outros caminhos, aconselhamos o uso do GPS.
Encontramo-nos numa zona essencialmente agrícola, pelo que o percurso utiliza na sua maioria caminhos rurais, caminhos agrícolas e alguns caminhos florestais. Utiliza ainda arruamentos calcetados e asfaltados das povoações locais.
O percurso não apresenta declives acentuados, tem 8,5 quilómetros e pouco mais de 200 m de desnível positivo e outro tanto negativo, pelo que é fácil do ponto de vista físico e também não encontramos dificuldades na sua progressão, pelo que classificamo-lo como fácil.

Entre 30% e 50% do percurso passamos por mancha verde com bastantes árvores, principalmente à custa de pinheiros e alguns eucaliptos, mas atravessamos também vários bosques ripícolas que fornecem bastante sombra. Encontramos uma ou duas fontes com indicação de água não controlada pelo que o caminhante deverá sair com a água que irá gastar durante o percurso.

Durante a nossa caminhada obtemos vistas magníficas para oeste, sobre o Vale do rio Tâmega mas também para norte com vistas até ao Monte Senhora da Graça e leste com vistas para a serra da Aboboreira

Pontos de interesse:
Estação arqueológica de Tongobriga
Cruzeiro do monte de Santinha
Capela senhora da Aparecida
Casa senhorial com capela-aldeia do freixo
Igreja Santa Maria do Freixo e cruzeiro
Caminho Romano
Poldras do Ribeiro de Covas
Passadiços do ribeiro de Covas
Moinhos e eira do lugar de Covas

Trata-se, em nossa opinião, de um belo e interessante trilho, de inegável interesse arqueológico, mas também paisagístico, em intimo contacto com a realidade agrícola local.


Descrição do percurso

O presente trilho tem Início oficial na Associação Recreativa do Freixo, nosso ponto de partida. Deixamos a viatura estacionada ao lado do campo de futebol da Associação e do parque de merendas, onde existe uma placa indicativa do local (PR6 parque de merendas)
Existia no local um painel informativo do PR que Infelizmente foi vandalizado. Viramos a direita para rua calcetada passamos ao lado do cemitério da povoação. Logo depois, entramos em caminho de terra batida que nos leva a um pequeno largo, onde se situa o Cruzeiro do monte de Santinha. O nosso GPS não marcou o curto trajeto para a Capela senhora da Aparecida. Se pretender lá ir deverá seguir pelo caminho da esquerda: Infelizmente, a capela encontra-se em avançado estado de degradação, da qual, restam apenas as paredes. Continuaremos pelo centro da pequena povoação do Freixo, onde existe um pequeno solar com capela, a Igreja Santa Maria do Freixo e cruzeiro e a junta de freguesia. Depois da visita à estação Arqueológica de Tongobriga, cidade romana, à s muralhas, zona habitacional e outras, entramos num caminho rural, que continua pelo antigo caminho romano que nos conduz ao “Fórum Romano”. Continuando, passamos por 2 locais de fabrico artesanal de padaria.
Por volta do Km 4,5 viramos em caminho estreito, entramos perto da margem direita do Ribeiro de Covas e atravessamo-lo nas poldras da ribeira. Visitamos um moinho na ribeira, afastamos-nos da ribeira e voltamos à sua margem esquerda para progredir pelos seus passadiços.
Iremos ainda visitar 2 moinhos, um deles em bom estado de conservação com os seus engenhos internos reconstruídos e antes de chegarmos ao nosso ponto de partido, poderemos admirar um enorme espécime de pinheiro-manso.
Pouco depois estamos de volta ao nosso local de partida

Boas caminhadas

Algumas notas sobre a cidade de Tongobriga;

Cidade Romana de Tongobriga - Monumento Nacional
Ptolemeu (2,6,38-48) cita a cidade de Tuntobriga, situando-a entre Douro e Minho, integrada no território dos Callaeci Bracari. Em 1882,na borda de um poço da aldeia do Freixo, foi recolhido um bloco granítico paralelepipédico, onde se lê: (G)ENIO / MONCOBR / (I)CENSIV(M) / (FL)AVIUS / V(otum). S(olvit). A(nimo). L(ibens).M(erito).

As escavações iniciaram-se em Agosto de 1980, num sítio chamado “capela dos mouros", designação dada pela população local à pequena parte então visível das ruínas romanas.
A escavação permite dizer que no final do sêc. l, início do séc. Il, Tongobriga surge como civitas, com preponderância sobre a região envolvente.
A construção das termas no final do séc. I, do fórum na 1° metade do séc. Il e demais edificios públicos identificados, asseguram a importância desta urbe romana como centro de atração e decisão.
O sitio arqueológico, estende-se por uma área de 50 ha.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,030 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographIntersection Altitude 1,040 ft
Photo ofEsquerda por caminho em terra batida E entramos na área da Cidade de Tongobriga Photo ofEsquerda por caminho em terra batida E entramos na área da Cidade de Tongobriga Photo ofEsquerda por caminho em terra batida E entramos na área da Cidade de Tongobriga

Esquerda por caminho em terra batida E entramos na área da Cidade de Tongobriga

PictographPanorama Altitude 1,050 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographReligious site Altitude 1,070 ft
Photo ofCruzeiro do monte de santinha Photo ofCruzeiro do monte de santinha Photo ofCruzeiro do monte de santinha

Cruzeiro do monte de santinha

No Cruzeiro do Monte da santinha podemos observar as primeiras escavações da cidade romana. A Capela da Sra. Aparecida é uma construção interessante, em que a traseira está encostada a um enorme rochedo em granito. Infelizmente encontra-se em adiantado estado de ruínas, restando somente as paredes. Deste local temos vistas privilegiadas a nossa direita para a serra da Aboboreira em frente conseguimos vislumbrar o monte Senhora da Graça e a nossa esquerda o Vale do Tâmega. Na fotografia vemos o esquema para chegar à capela

Photo ofInício da estação arqueológica deTongobriga

Início da estação arqueológica deTongobriga

Cidade Romana de Tongobriga - Monumento Nacional Ptolemeu (2,6,38-48) cita a cidade de Tuntobriga, situando-a entre Douro e Minho, integrada no território dos Callaeci Bracari. Em 1882,na borda de um poço da aldeia do Freixo, foi recolhido um bloco granítico paralelepipédico, onde se lê: (G)ENIO / MONCOBR / (I)CENSIV(M) / (FL)AVIUS / V(otum). S(olvit). A(nimo). L(ibens).M(erito).

Photo ofEstação arqueológica de Tongobriga, fórum e restaurante de apoio Photo ofEstação arqueológica de Tongobriga, fórum e restaurante de apoio Photo ofEstação arqueológica de Tongobriga, fórum e restaurante de apoio

Estação arqueológica de Tongobriga, fórum e restaurante de apoio

Photo ofMuralhas da cidade romana Photo ofMuralhas da cidade romana

Muralhas da cidade romana

Photo ofÁrea residencial da cidade romana Photo ofÁrea residencial da cidade romana Photo ofÁrea residencial da cidade romana

Área residencial da cidade romana

PictographReligious site Altitude 1,043 ft
Photo ofAldeia do Freixo: casa senhorial com capela e Junta de Freguesia Photo ofAldeia do Freixo: casa senhorial com capela e Junta de Freguesia Photo ofAldeia do Freixo: casa senhorial com capela e Junta de Freguesia

Aldeia do Freixo: casa senhorial com capela e Junta de Freguesia

PictographReligious site Altitude 1,076 ft
Photo ofIgreja de Santa Maria do Freixo Photo ofIgreja de Santa Maria do Freixo Photo ofIgreja de Santa Maria do Freixo

Igreja de Santa Maria do Freixo

Photo ofSítio arqueológico Photo ofSítio arqueológico Photo ofSítio arqueológico

Sítio arqueológico

Photo ofCidade romana de Tongobriga Photo ofCidade romana de Tongobriga Photo ofCidade romana de Tongobriga

Cidade romana de Tongobriga

As escavações iniciaram-se em Agosto de 1980, num sítio chamado “capela dos mouros", designação dada pela população local à pequena parte então visível das ruínas romanas. A escavação permite dizer que no final do sêc. l, início do séc. Il, Tongobriga surge como civitas, com preponderância sobre a região envolvente. A construção das termas no final do séc. I, do fórum na 1° metade do séc. Il e demais edificios públicos identificados, asseguram a importância desta urbe romana como centro de atração e decisão. O sitio arqueológico, estende-se por uma área de 50 ha.

PictographPanorama Altitude 1,063 ft
Photo ofPropriedades rurais, paisagens e pormenor do caminho Photo ofPropriedades rurais, paisagens e pormenor do caminho Photo ofPropriedades rurais, paisagens e pormenor do caminho

Propriedades rurais, paisagens e pormenor do caminho

Photo ofCaminho Romano Photo ofCaminho Romano Photo ofCaminho Romano

Caminho Romano

PictographPanorama Altitude 984 ft
Photo ofEntrada em um bosque de Pinheiros Photo ofEntrada em um bosque de Pinheiros Photo ofEntrada em um bosque de Pinheiros

Entrada em um bosque de Pinheiros

Photo ofFórum Romano Photo ofFórum Romano Photo ofFórum Romano

Fórum Romano

PictographIntersection Altitude 988 ft
Photo ofVira à direita

Vira à direita

PictographPanorama Altitude 856 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 866 ft
Photo ofPão caseiro do Marco

Pão caseiro do Marco

PictographIntersection Altitude 876 ft
Photo ofDireita por estrada calcetada Photo ofDireita por estrada calcetada Photo ofDireita por estrada calcetada

Direita por estrada calcetada

PictographWaypoint Altitude 876 ft
Photo ofMaria Emília produto artesanal Photo ofMaria Emília produto artesanal Photo ofMaria Emília produto artesanal

Maria Emília produto artesanal

Broa caseira e compotas

PictographIntersection Altitude 745 ft
Photo ofEsquerda por arruamento calcetado

Esquerda por arruamento calcetado

PictographIntersection Altitude 636 ft
Photo ofSai da estrada e vira à direita por caminho de terra batida Photo ofSai da estrada e vira à direita por caminho de terra batida Photo ofSai da estrada e vira à direita por caminho de terra batida

Sai da estrada e vira à direita por caminho de terra batida

Pormenor do caminho.

PictographTree Altitude 620 ft
Photo ofBosque Photo ofBosque

Bosque

PictographRiver Altitude 607 ft
Photo ofPoldras Do ribeiro de Covas Photo ofPoldras Do ribeiro de Covas Photo ofPoldras Do ribeiro de Covas

Poldras Do ribeiro de Covas

PictographRuins Altitude 604 ft
Photo ofMoinho na ribeira de Covas Photo ofMoinho na ribeira de Covas Photo ofMoinho na ribeira de Covas

Moinho na ribeira de Covas

PictographIntersection Altitude 643 ft
Photo ofDireita por pista de BTT Photo ofDireita por pista de BTT Photo ofDireita por pista de BTT

Direita por pista de BTT

PictographPanorama Altitude 705 ft
Photo ofPanorama agrícolas e casa em ruínas Photo ofPanorama agrícolas e casa em ruínas Photo ofPanorama agrícolas e casa em ruínas

Panorama agrícolas e casa em ruínas

PictographFountain Altitude 676 ft
Photo ofFonte Photo ofFonte Photo ofFonte

Fonte

PictographRiver Altitude 719 ft
Photo ofRibeira de Covas e passadiços Photo ofRibeira de Covas e passadiços Photo ofRibeira de Covas e passadiços

Ribeira de Covas e passadiços

Bosques ripicolas

PictographRiver Altitude 755 ft
Photo ofRio Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographIntersection Altitude 758 ft
Photo ofInterseção

Interseção

PictographWaypoint Altitude 807 ft
Photo ofEira Photo ofEira

Eira

PictographRuins Altitude 833 ft
Photo ofRuínas Photo ofRuínas

Ruínas

PictographWaypoint Altitude 840 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographTree Altitude 827 ft
Photo ofPinheiro manso Photo ofPinheiro manso Photo ofPinheiro manso

Pinheiro manso

Comments  (19)

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Mar 4, 2024

    Preciosa e Interesante ruta al yacimiento romano de Tongobriga. Magnífica descripción y bellas imágenes del recorrido. Gracias por compartirla, amigo. Un abrazo.

  • j.alesa Mar 4, 2024

    Magnifico percurso, de grande valor arqueológico com visita as ruinas romanas de Tongobriga. Belas paisagens e com um moinha bem conservado.
    Obrigado pela partilha

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 4, 2024

    Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. Tongobriga é uma pérola arqueológica. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 4, 2024

    Obrigado j.alesa pelo comentário e avaliação. Cumprimentos cordiais.
    Boas caminhadas

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Mar 5, 2024

    Bonita ruta con puntos de interés. Un abrazo

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Mar 8, 2024

    Ruta super interesante y completa. Los yacimientos de Tongobriga son una pasada!!!
    Felicidades por un track tan completo!!!
    1Abrazo!!!

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Mar 8, 2024

    ¡Espectacular ruta por Caminhos de Tongobriga!
    ¡Hola Strilos! He visto las fotos y la descripción de tu ruta por Caminhos de Tongobriga - Freixo, Ribeiro da Cova e Manhucelos, Marco de Canavezes y me ha dejado con la boca abierta. ¡Qué pasada!

    Me encanta la variedad de paisajes que has recorrido: desde bosques frondosos hasta prados verdes, pasando por riachuelos y cascadas. ¡Menuda maravilla para los sentidos! Y las fotos son impresionantes, transmiten a la perfección la belleza natural de la zona.

    Me parece genial que hayas combinado naturaleza e historia. Visitar las ruinas de Tongobriga y el Castro de Monte Redondo debió ser una experiencia fascinante. ¡Me muero de ganas de hacerlo yo también!

    Y por supuesto, no puedo dejar de mencionar la gastronomía. Me han entrado ganas de probar esos platos típicos portugueses que describes, con esos ingredientes frescos y de temporada. ¡Qué rico!

    En definitiva, me parece que tu ruta por Caminhos de Tongobriga ha sido una experiencia inolvidable. Me has dado muchísima envidia sana y me has picado el gusanillo para hacer algo similar en cuanto tenga ocasión.

    ¡Enhorabuena por la aventura, amigo! Y gracias por compartirla con nosotros. Un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 9, 2024

    Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 9, 2024

    Obrigado Tolly Mune pela avaliação e teus simpáticos comentários . Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 9, 2024

    Muito obrigado Jorditoms pela avaliação e teu entusiasmado e completo comentário. Sim, eu gosto sempre que possível de combinar de história e natureza. Vivo perto de marco de Canavezes e não conhecia muito bem esta região que realmente é muito bonita com belas paisagens rurais e e também te posso adiantar que tenha uma Ótima gastronomia.
    Um forte abraço e vemosna montanha

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Mar 10, 2024

    Ruta cargada de historia, gracias por compartir, saludos cordiales.

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Mar 10, 2024

    Hermosa ruta circular de Tongobriga. Fantástico recorrido.
    Felicitaciones y gracias por compartir.

  • Photo of María Caballer
    María Caballer Mar 13, 2024

    Muy bonita e interesante ruta, muy bien documentada. Las ruinas romanas de Tongobriga, es un interesante yacimiento arqueológico, y la aldea de Freixo, preciosa. Me ha llamado la atención el nombre del parque "Merendas" 😀. Un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 13, 2024

    Muito obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 13, 2024

    Muito obrigado californiagymsama pelo comentário e avaliação. Um abraço forte

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 13, 2024

    Muito obrigado Maria Caballer pelo comentário simpático e avaliação. Um abraço

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Mar 17, 2024

    Estive há pouco tempo em Marco de Canaveses, mas optei por outros trilhos,
    Agora ao ver esta tua caminhada, vejo que terei de voltar!
    Excelentes imagens e descrições, como habitual.
    Obrigado pela partilha,
    Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 18, 2024

    Sim o trilho é bonito. Marco de Canavezes e surpreendeu-me pela positiva com os seus trilhos.
    Ainda recentemente fiz o PR6 rio ovelha e o trilho é também de recomendar.
    Obrigado pelo comentário e avaliação.
    Um abraço

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Mar 18, 2024

    Belo percurso pelo Marco de Canavezes. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

You can or this trail