Activity

Serra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi - Arouca

Download

Trail photos

Photo ofSerra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi - Arouca Photo ofSerra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi - Arouca Photo ofSerra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi - Arouca

Author

Trail stats

Distance
10.48 mi
Elevation gain
2,582 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,582 ft
Max elevation
3,536 ft
TrailRank 
83 5
Min elevation
1,484 ft
Trail type
Loop
Moving time
4 hours
Time
7 hours 6 minutes
Coordinates
2711
Uploaded
January 27, 2024
Recorded
January 2024
  • Rating

  •   5 9 Reviews

near Rio de Frades, Aveiro (Portugal)

Viewed 262 times, downloaded 17 times

Trail photos

Photo ofSerra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi - Arouca Photo ofSerra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi - Arouca Photo ofSerra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi - Arouca

Itinerary description

Serra da Freita - Cando, Pedrogão, Fuste, ribeira da Pena Amarela e Côto do Boi, circular - Arouca

Registamos um percurso circular efetuado no concelho de Arouca com início e final na pequena aldeia do Cando em plena serra da Freita.
Podemos considerar este trilho como uma versão alargada do PR8 Arouca de forma circular em que não passa no entanto pela pequena aldeia de Rio de Frades.
É um percurso de âmbito paisagístico cultural, histórico e etnográfico em que desfrutamos de deslumbrantes paisagens das encostas viradas a nordeste da serra da Freita e em que podemos admirar os profundos vales escavados pelo rio Frades que corra do nosso lado direito no início e final do percurso e pelas Ribeiras da Pena Amarela, Ribeira de Cobela, Ribeira de Bouceguedim, Ribeira de Côto do Boi, que atravessamos durante o percurso. A embelezar ainda mais as panorâmicas e a humanizar as paisagens estão as aldeias que cruzamos (Cando, Pedrógão, e Fuste) ou que avistamos mais perto (Espinheiro) ou mais longe (Bouceguedim, Bustelo, Adaufe e outras).
Referir ainda que atravessamos uma faixa de cerca 2 km onde são bem visíveis as marcas de exploração mineira de volfrâmio, com inúmeras pequenas minas, utilizadas na sua maioria de forma ilegal, fora das zonas concessionadas, na quais se incluem as minas da Pena Amarela.

Percorremos na maioria, caminhos rurais, muitos deles empedrados, caminhos florestais, trilhos de pé posto e caminhos usados por antigos mineiros na exploração de volfrâmio efectuadas há algumas dezenas de anos atrás. Muitos destes caminhos são empedrados e quando se situam em encostas virados a norte onde o sol não espreita durante as 24H, a humidade mantém-se e o piso pode apresentar-se escorregadio, obrigando a um cuidado adicional.
De resto não encontramos dificuldades técnicas durante todo percurso. O trilho tem mais de 16 Km de extensão e 800 mts de desnível positivo, apresentando duas subidas com forte desnível, pelo que o classificamos como moderado.

Este nosso percurso utiliza a quase totalidade do PR8 Arouca rota do ouro negro, utiliza alguns troços do PR3 e da GR 28. Fora os referidos troços o caminho não está marcado pelo que é obrigatório o uso de GPS.

O trilho pode ser feito em qualquer qualquer altura do ano. No entanto nos dias chuvosos apresenta zonas muito escorregadias. Encontramos duas poças no caminho em que tivemos dificuldade de ultrapassar sem alagar as botas. Por outro lado cerca de 80% do trilho apresenta uma forte exposição solar.
Atravessamos várias ribeiras e outras linhas de água, em que a qualidade para consumo é sempre questionável e não deverá ser usada no verão e início do outono. Encontramos duas fontes de água, uma ao Km 8,2 no parque de merendas e outra, já na aldeia de Cando.

Descrição do percurso:
Saída do Cando, de um pequeno parque de estacionamento demos volta pelo lado direito da aldeia. Saímos do arruamento, entramos em caminho rural a descer, atravessamos um ribeiro (afluente da ribeira da Peña Amarela) e continuamos para sul por trilho estreito sem vegetação, com indícios incêndio recente. Progredimos por uma cumeada, com a ribeira da Pena Amarela ao nosso lado esquerdo e outra pequena ribeira, afluente do rio Frades ao nosso lado direito. Encontramo-nos num ponto alto que nos oferece excelentes panorâmicas da serra da Freita …..

Ao fundo podemos observar o vale do rio Paiva e a vila de Alvarenga; a serra de Montemuro por trás. À nossa direita dois profundos vales escavados pelo rio Paivó e afluentes; mais à direita, a serra da Arada e à nossa frente, e no fundo do vale, observamos a aldeia de Bouceguedim.
Seguimos pelo trilho do juízo final, não marcado. Parte deste caminho é empedrado e com pedra solta.
Por volta do Km 2,7 encontramos várias pequenas minas, já referidas atrás. A partir do Km 3,13 seguimos juntamente com o PR 8 e pouco depois atravessamos a Ribeira de Pena amarela. Aqui a pedra é bastante húmida e escorregadia pelo que exige algum cuidado adicional. Cerca de 1,5 Km adiante continuamos por caminho mais largo e entramos em zona florestal de início com eucaliptos de médio porte e adiante árvores mais altas que proporcionam alguma sombra, mas que vai alternando com zonas de clareiras.
Ao km 6,3 passamos pela aldeia de Pedrogão que possui um restaurante e logo após entramos em estrada asfaltada, onde numa curva à direita passamos sobre um Ribeiro (Bouceguedim), na margem do qual existe um viveiro de de trutas. Pouco depois voltamos a sair da estrada e entramos em trilho de pé posto/rural que sobe com forte inclinação. Umas dezenas de metros adiante entramos em extensa zona agrícola de socalcos pertencente a aldeia de Fuste, uma bela aldeia com casas encostadas a enormes rochedos e com vários espigueiros.
Saímos de zona de arvoredo e até ao fim do trilho, pouca sombra iremos voltar a encontrar.
Nesta zona agrícola iremos ter pequenas dificuldades de orientação do PR 8.
Em Fuste espera-nos uma bela e antiga capela do século XVIII que marca o fim do PR 8 e iremos continuar com o PR 3 e uma nova subida. Umas centenas de metros adiante encontramos um Parque de Merendas com fonte, onde fizemos uma paragem. Pela frente, espera-nos uma longa subida com forte inclinação.
Entretanto vamos observando as aldeias do nosso lado direito, passando perto da aldeia de Espinheiro e adiante entramos no Vale escavado da Ribeira do Côto do Boi onde podemos apreciar belas e altas cascatas.
Continuaremos a subir até atingir o chã das Cabras local onde existe um edifício em ruínas. Continuaremos por trilhos de pé posto alternando com antigos caminhos florestais, atualmente em estado degradado. Iniciamos a nossa descida e adiante observamos à nossa direita o Vale Alto do rio Frades. Só faltam 2 kms para chegar ao nosso ponto de partida e terminar um excelente trilho, cheio de excelentes paisagens e encantadoras pequenas aldeias.

Temos que agradecer ao nosso colega, Joaquim Aguiar pelo excelente percurso que nos proporcionou.

Waypoints

PictographPanorama Altitude 3,009 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 2,953 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 3,012 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 2,999 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 2,858 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 2,831 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 2,707 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 2,628 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 2,316 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 2,244 ft
Photo ofVale do rio frades Photo ofVale do rio frades Photo ofVale do rio frades

Vale do rio frades

PictographIntersection Altitude 2,080 ft
Photo ofEsquerda Photo ofEsquerda Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographMine Altitude 2,021 ft
Photo ofMina Photo ofMina

Mina

PictographMine Altitude 2,008 ft
Photo ofMina

Mina

PictographMine Altitude 1,946 ft
Photo ofMina Photo ofMina

Mina

PictographIntersection Altitude 1,804 ft
Photo ofEsquerda com o PR 8 Photo ofEsquerda com o PR 8

Esquerda com o PR 8

PictographPanorama Altitude 1,759 ft
Photo ofVale da Ribeira de Pena amarela Photo ofVale da Ribeira de Pena amarela Photo ofVale da Ribeira de Pena amarela

Vale da Ribeira de Pena amarela

PictographWaypoint Altitude 1,601 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographBridge Altitude 1,493 ft
Photo ofRibeira da Pena Amarela Photo ofRibeira da Pena Amarela Photo ofRibeira da Pena Amarela

Ribeira da Pena Amarela

PictographMine Altitude 1,483 ft
Photo ofMina Photo ofMina Photo ofMina

Mina

PictographWaterfall Altitude 1,512 ft
Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographMine Altitude 1,572 ft
Photo ofMina Photo ofMina Photo ofMina

Mina

PictographWaterfall Altitude 1,604 ft
Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographMine Altitude 1,608 ft
Photo ofMina Photo ofMina Photo ofMina

Mina

PictographIntersection Altitude 1,808 ft
Photo ofDireita Photo ofDireita

Direita

PictographIntersection Altitude 1,781 ft
Photo ofEm frente com o PR

Em frente com o PR

PictographWaypoint Altitude 1,742 ft
Photo ofAldeia de Pedrogão a nossa direita Photo ofAldeia de Pedrogão a nossa direita Photo ofAldeia de Pedrogão a nossa direita

Aldeia de Pedrogão a nossa direita

PictographWaypoint Altitude 1,699 ft
Photo ofAldeia de Pedrogão Photo ofAldeia de Pedrogão Photo ofAldeia de Pedrogão

Aldeia de Pedrogão

PictographWaypoint Altitude 1,640 ft
Photo ofAldeia do Pedrogão e Entrada em estrada asfaltada com o PR8 Photo ofAldeia do Pedrogão e Entrada em estrada asfaltada com o PR8 Photo ofAldeia do Pedrogão e Entrada em estrada asfaltada com o PR8

Aldeia do Pedrogão e Entrada em estrada asfaltada com o PR8

PictographFountain Altitude 1,594 ft
Photo ofRibeira de Bouceguedim Photo ofRibeira de Bouceguedim Photo ofRibeira de Bouceguedim

Ribeira de Bouceguedim

PictographIntersection Altitude 1,581 ft
Photo ofEsquerda por caminho empedrado com forte inclinação Photo ofEsquerda por caminho empedrado com forte inclinação

Esquerda por caminho empedrado com forte inclinação

PictographWaypoint Altitude 1,765 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 1,883 ft
Photo ofAldeia de Fuste Photo ofAldeia de Fuste Photo ofAldeia de Fuste

Aldeia de Fuste

PictographWaypoint Altitude 1,903 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographReligious site Altitude 1,959 ft
Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso

Local religioso

PictographFountain Altitude 1,975 ft
Photo ofFonte Photo ofFonte Photo ofFonte

Fonte

PictographInformation point Altitude 1,978 ft
Photo ofInício do PR 8 Photo ofInício do PR 8 Photo ofInício do PR 8

Início do PR 8

PictographFountain Altitude 2,156 ft
Photo ofFonte e Parque de Merendas Photo ofFonte e Parque de Merendas Photo ofFonte e Parque de Merendas

Fonte e Parque de Merendas

PictographWaypoint Altitude 2,434 ft
Photo ofVistas sobre Espinheiro Photo ofVistas sobre Espinheiro Photo ofVistas sobre Espinheiro

Vistas sobre Espinheiro

PictographIntersection Altitude 2,566 ft
Photo ofEsq

Esq

PictographPanorama Altitude 2,822 ft
Photo ofVale Ribeira Coto do Boi Photo ofVale Ribeira Coto do Boi Photo ofVale Ribeira Coto do Boi

Vale Ribeira Coto do Boi

PictographWaterfall Altitude 2,949 ft
Photo ofQueda d'água da ribeira Coto de Boi Photo ofQueda d'água da ribeira Coto de Boi Photo ofQueda d'água da ribeira Coto de Boi

Queda d'água da ribeira Coto de Boi

Ribeira Coto de Boi e Cabeço Côto de Boi

PictographSummit Altitude 3,445 ft
Photo ofChá das Cabras Photo ofChá das Cabras Photo ofChá das Cabras

Chá das Cabras

PictographIntersection Altitude 3,461 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographWaypoint Altitude 3,497 ft
Photo ofEntramos em caminho florestal antigo e degradado mas bem marcado

Entramos em caminho florestal antigo e degradado mas bem marcado

PictographWaypoint Altitude 3,337 ft
Photo ofCaminho florestal melhor conservado Photo ofCaminho florestal melhor conservado

Caminho florestal melhor conservado

PictographIntersection Altitude 3,146 ft
Photo ofEsquerda e seguimos com a GR 28 Photo ofEsquerda e seguimos com a GR 28

Esquerda e seguimos com a GR 28

PictographWaypoint Altitude 3,150 ft
Photo ofVale alto do rio Frades Photo ofVale alto do rio Frades Photo ofVale alto do rio Frades

Vale alto do rio Frades

PictographWaypoint Altitude 3,028 ft
Photo ofVistas para Cando Photo ofVistas para Cando

Vistas para Cando

PictographFountain Altitude 2,963 ft
Photo ofFonte Photo ofFonte

Fonte

Comments  (24)

  • Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Feb 1, 2024

    A beautiful and green circular path, with spectacular waterfalls. Thanks for sharing my dear friend. A big hug.

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Feb 2, 2024

    Preciosa ruta, con unos paisajes bellísimos!!!
    Veo que erais un grupo bastante grande.
    1Abrazo!!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 2, 2024

    Thanks Mohammad.kiani for your coments and for your comment and evaluation. Yes, the trail has large slopes and forms beautiful waterfalls. A big hug my dear friend. See you in the mountains

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 2, 2024

    Muito obrigado Tolly Mune pelo teu comentário e avaliação. As serras de Arouca tem belos recantos. Desta vez o grupo foi grande. Éramos 15 ou 16 caminhantes. Um forte abraço

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Feb 4, 2024

    Estupenda ruta circular en la Serra da Freita. Amplia descripción y bellas panorámicas. Gracias por compartirla, amigo. Un abrazo.

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Feb 4, 2024

    Percurso espetacular, pela Serra da Freita. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Feb 5, 2024

    ¡Increíble viaje de mi gran amigo STrilhos por Serra da Freita! Las fotos capturan la esencia de la naturaleza en Cando, Pedrogão, Fuste, Ribeira da Pena Amarela y Côto do Boi - Arouca. Su descripción detallada crea la atmósfera perfecta para una experiencia inolvidable. ¡Aventura auténtica y paisajes impresionantes! 🏞️✨ #ExplorandoConSTrilhos #SerraDaFreita #Arouca #NaturalezaIncreíble

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 6, 2024

    Muito obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. Um abraço amigo.
    Nos vemos na montanha

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 6, 2024

    Muito obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço amigo.
    Nos vemos na montanha

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 6, 2024

    Muito obrigado mi amigo Jorditons pelo comentário, avaliação e pelas simpáticas e entusiasmadas palavras 👌🤣. Um forte abraço
    Nos vemos na montanha

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Feb 7, 2024

    Bonita ruta por la serra da Freita con bellas fotografías. Un abrazo

  • Photo of Álvaro Reis
    Álvaro Reis Feb 8, 2024

    Exelente descrição! É sempre um gosto ver os teus relatos e fotografias.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 9, 2024

    Obrigado Álvaro, amigo e companheiro de montanha. Que venham muitas caminhadas. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 9, 2024

    Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of María Caballer
    María Caballer Feb 11, 2024

    Impresionante ruta por la Serra da Freita. preciosas fotografías. Gran valor etnográfico. Con razón Cabeço do Mondo. Un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 11, 2024

    Obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação e pelas tuas simpáticas palavras . Um cordial saludo

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Feb 12, 2024

    Magnifico recorrido circular. Bellas montañas, pueblos cargados de historia, campos aterrajados…
    Una maravilla.

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Feb 15, 2024

    Excelente percurso pela Serra da Freita, STrilhos.
    Aproveitando alguns trilhos marcados, ficou um percurso bem completo, numa das zonas mais bonitas do país para caminhar.
    Obrigado pela partilha,
    Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 16, 2024

    Muito obrigado Californiagymsama pelo comentário e avaliação.
    Realmente um dos argumentos mais fortes da Serra da Freita é a bela mistura entre a montanha e pequenas aldeias.
    Um abraço amigo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 16, 2024

    Obrigado Miguel pelo comentário e avaliação
    Concordo contigo, a Serra da Frita é um dos locais mais bonitos do nosso país para caminhar, Cheia de belos recantos com fabulosa as paisagens.
    Um forte abraço

  • luis moura Apr 8, 2024

    Strilhos.
    Percorri ontem o trilho partilhado. Adorei. A serra estava linda, muito luminosa com tons lilas da urze e amarelo da carqueja. Divinal. Abraço montanheiro🤗

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 9, 2024

    Obrigado Luís Moura pelo comentário. Fiz o trilho em Janeiro e não tinha essas cores, mas é um trilho muito bonito. Com as cores da primavera ainda bonito ficará.
    Um abraço montanheiro

  • Photo of SofiaMendes95
    SofiaMendes95 Apr 29, 2024

    Embrenhei-me ontem por este trilho que me trouxe exatamente aquilo que procurava, paz, silêncio e solitude ante a imponência da Freita. Na minha opinião, esta época traz todo o esplendor a estas montanhas podendo aproveitar todo o seu potencial. Depois de Pedrogão e daquela pequena subida íngreme para chegar a Fuste, perdi as marcas de trilho pouco depois do espigueiro. Fiz corta mato até chegar à aldeia e meti-me por entre campos agrícolas. Não sei o mato terá escondido alguma marca, mas não me desviei muito. A lamentar em algumas zonas encontrar lenços de papel no chão (nada que não se veja noutros sítios), a lembrar-me que deveria ter levado saco e luva a fim de minimizar o estrago de gente pouco civilizada. Faz-me confusão, se quem se mete a fazer trilhos ama, de alguma forma, a natureza, como é que é capaz de a estragar?
    Obrigada por esta partilha, vale bem a pena, haja joelhos para a descida 😁

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 29, 2024

    Muito obrigado Sofia pelo seu belo e simpático comentário.
    Os trilhos na montanha são assim; por vezes perdemos temporariamente a orientação e por vezes temos que improvisar. Quanto ao lenços de papel, é realmente muito lamentável.
    Continuação de boas caminhadas

You can or this trail