Rota das Laranjeiras PR 3 SVV - Sever do Vouga e Ponte do Poço de S. Tiago

Photo ofRota das Laranjeiras PR 3 SVV - Sever do Vouga e Ponte do Poço de S. Tiago Photo ofRota das Laranjeiras PR 3 SVV - Sever do Vouga e Ponte do Poço de S. Tiago Photo ofRota das Laranjeiras PR 3 SVV - Sever do Vouga e Ponte do Poço de S. Tiago

November 11, 2023
November 2023

•   5 10 Reviews

near Sóligo, Aveiro (Portugal)

Rota das Laranjeiras PR 3 SVV - Sever do Vouga e Ponte do Poço de S. Tiago

O trilho decorre na freguesia de Pessegueiro de Vouga, concelho de Sever do Vouga e percorre principalmente caminhos florestais, mas também caminhos de terra batida caminhos e arruamentos das povoações locais e ainda um troço de dois ou três quilômetros da Ecopista da linha do Vouga.

O município de Sever do Vouga possui 10 percursos de pequena rota e é atravessado ainda por três grandes rotas, GR 58 e 59, Grandes Rotas da Ria de Aveiro respetivamente Percurso Dourado e Percurso Verde e pela GR 60, Grande Rota das Montanhas Mágicas.
Este trilho é caracterizado por se desenrolar no vale do Rio Vouga e tem como inegável grande ponto de atração a travessia da Ponte do Poço de Santiago que servia a antiga linha de caminho de ferro do Vouga e agora é utilizado pela Ecopista da linha do Vouga. Esta ponte é considerada a mais alta ponte de alvenaria do país, construída entre 1912 e 1913, projetada e orientada pelos franceses Paul Sejourné e François Mercier. Esta monumental ponte tem 165m de comprimento, com o arco central de 55m de vão e 28m de altura.

Efetuamos o percurso no sentido dos ponteiros do relógio. O trilho tem pouca sombra e apresenta uma distância de 10 Km e um desnível de 312 metros. Não apresenta dificuldades técnicas e poderemos considerar-lo fácil a moderado do ponto de vista de esforço físico, com uma subida de forte inclinação, depois de abandonar a ecopista.
O percurso está geralmente bem marcado, mas apresenta cruzamentos com sinalização deficiente e que podem gerar confusão na parte inicial e final do trilho, pelo que aconselhamos o uso de GPS.

É um trilho de âmbito cultural, natural e com uma forte componente paisagística.

Tem como principais pontos de interesse:
Igreja Matriz de S. Martinho
Capela de St. António
Calvário
Monumento aos antigos combatentes

O trilho tem início no Largo da Igreja Matriz de S. Martinho (Pessegueiro de Vouga) onde existe um painel informativo.
Mais abaixo à esquerda existe um amplo parque de estacionamento.
Na capela viramos à esquerda em estrada asfaltada e logo em seguida entramos à direita em caminho de terra batida, mas pouco depois voltamos a entrar em arruamentos asfaltados da povoação.
Atravessamos a Ribeira de Pessegueiro e continuamos no meio de campos agrícolas. Passamos por um troço de difícil orientação antes de chegar à estrada nacional que irá atravessar o rio Vouga pela ponte abade de Santiago. A árvore dominante nesta primeira fase é o castanheiro e o Carvalho.
Continuamos por estrada asfaltada e pelo km 2,39 a estrada da direita visita a praia fluvial quinta do barco, mas nós seguimos pela estrada à esquerda.
Mais algumas centenas de metros, e entramos na ecopista da linha do Vouga, estrutura para utilização de pedestrianistas e ciclistas; passamos em frente à remodelada estação da Paradela à nossa esquerda e à antiga Fábrica das Massas Alimentícias Vouga à nossa direita.
Fomos percorrendo a ecopista donde desfrutamos as soberbas paisagens do Vale do rio Vouga no meio dos quais sobressaem alguns campos de plantação de laranjas que dão o nome a este trilho.
Estamos perante o troço mais interessante do PR devido ao excelente valor paisagístico do vale do Vouga.
Umas centenas de metros à frente vemos a tão esperada ponte do Poço S. Tiago com os seus impressionantes 28 metros de altura e 156 de comprimento. Vista de lado, a ponte revela invulgar beleza devido aos seus arcos.
Depois da saída da ecopista entramos num caminho florestal com subida de forte inclinação. Aqui as árvores dominantes são os eucaliptos, algumas acácias e pinheiros
Passamos por um miradouro natural com excelentes vistas para a Ponte Poço de S. Tiago e umas centenas de metros adiante fizemos uma visita à capela de Santa Quitéria que apresenta uma área de lazer e um parque de merendas. Iniciamos então a descida por estrada asfaltada até ao largo de Santo António, local que possui outra bela capela. Aqui voltamos a entrar em caminhos estreitos e cimentados. Adiante fizemos um desvio para visita ao Calvário, um interessante conjunto de 7 cruzes e no final do percurso visitamos ainda o Monumento aos antigos
combatentes de Pessegueiro do Vouga

Contatos Úteis:
Centro de Saúde: 234 590 450
Bombeiros Voluntários: 234 555 73
G.N.R.: 234 551 225
J.F. Pessegueiro do Vouga: 234 555 363
C.M. Sever do Vouga: 234 555 566

Photo ofIgreja Matriz de S. Martinho e Painel informativo de PR Photo ofIgreja Matriz de S. Martinho e Painel informativo de PR Photo ofIgreja Matriz de S. Martinho e Painel informativo de PR

Igreja Matriz de S. Martinho e Painel informativo de PR

PictographBridge Altitude 108 ft

Rio Vouga

PictographBridge Altitude 112 ft
Photo ofPonte sobre o rio Vouga. Ponte Abade Dias Santiago Photo ofPonte sobre o rio Vouga. Ponte Abade Dias Santiago Photo ofPonte sobre o rio Vouga. Ponte Abade Dias Santiago

Ponte sobre o rio Vouga. Ponte Abade Dias Santiago

Photo ofContinuamos pela estrada da esquerda. À direita vai para a praia fluvial quinta do barco Photo ofContinuamos pela estrada da esquerda. À direita vai para a praia fluvial quinta do barco Photo ofContinuamos pela estrada da esquerda. À direita vai para a praia fluvial quinta do barco

Interseção. Ecopista do Vouga

Photo ofEntrada na Ecopista da linha do Vouga Photo ofEntrada na Ecopista da linha do Vouga Photo ofEntrada na Ecopista da linha do Vouga

Entrada na Ecopista da linha do Vouga

Photo ofAntigas instalações industriais em estado de abandono Photo ofAntigas instalações industriais em estado de abandono Photo ofAntigas instalações industriais em estado de abandono

Antigas instalações industriais em estado de abandono

Antiga Fábrica das Massas Alimentícias Vouga

Ponte

Interseção

PictographBridge Altitude 246 ft

Miradouro natural para a ponte do poço de Santiago

Continuamos em frente

Direita pelo troço coberto de água

Panorâmicas e pormenor do caminho

PictographReligious site Altitude 558 ft

Capela de Santa Quitéria

Panoramas e pormenor da aldeia

PictographReligious site Altitude 381 ft

Largo de Santo Antonio

Panorâmicas do lugar da Chã

PictographReligious site Altitude 525 ft
Photo ofCalvário com um conjunto de sete cruzes em pedra Photo ofCalvário com um conjunto de sete cruzes em pedra Photo ofCalvário com um conjunto de sete cruzes em pedra

Calvário com um conjunto de sete cruzes em pedra

PictographReligious site Altitude 361 ft
Photo ofMonumento aos antigos combatentes de Pessegueiro do Vouga Photo ofMonumento aos antigos combatentes de Pessegueiro do Vouga Photo ofMonumento aos antigos combatentes de Pessegueiro do Vouga

Monumento aos antigos combatentes de Pessegueiro do Vouga

• Photo of LedaHiker
    LedaHiker Dec 1, 2023

I am new in Aveiro, love hiking, have time and and looking for a trail partner (:
    Thank you

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Dec 2, 2023

Precioso recorrido y muy entretenido.
    El Ponte do Poço de S. Tiago es precioso!!!
    Felcidades!!!

STrilhos Dec 2, 2023

Muito obrigado Tolly Mune pelo comentário e avaliação.
    Realmente a Ponte do Poço de S. Tiago É um belo exemplo de engenharia de pontes do início do século passado.

• Photo of Tetititu
    Tetititu Dec 3, 2023

Excelente percurso pelo vale do Rio Vouga, com muitos pontos de interesse. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Dec 3, 2023

Muito obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço forte

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Dec 3, 2023

Bonita ruta con muchos puntos interesantes y una salamandra no fácil de ver. Un abrazo

• Photo of migueleloi
    migueleloi Dec 3, 2023

A Ponte do Poço de S. Tiago é para mim, uma das mais belas pontes portuguesas, sem dúvida!
    Uma magnífica obra de Engenharia, que visitei há uns anos , mas também apanhei assim um dia nublado como te aconteceu...
    Tenho de voltar, com um dia de céu azul!
    Obrigado pela partilha,

STrilhos Dec 3, 2023

Muito obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Está etapa no vale do rio Vouga está repleta de pontos de interesse

Obrigado Miguel pelo teu comentário e avaliação.
    a ponte do Poço de Santiago só por si vale bem o PR. Já há muito tempo que eu fazia intenções dia visitar e realmente é uma das mais belas do nosso país.

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Dec 4, 2023

Preciosa ruta, muy bien descrita y acompañada de imágenes. Enhorabuena, amigo. Gracias por compartirla. Un abrazo.

STrilhos Dec 4, 2023

Muito obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. Este percurso no vale do rio Vouga está cheios de belos recantos.

• Photo of María Caballer
    María Caballer Dec 7, 2023

Bonita Rota das Laranjeiras. con el Rio Vouga y su gran caudal. Impresionante el Ponte do Poço de Santiago.
    Muy buenas explicaciones y fotografías. Curiosa la salamandra. Un saludo.

STrilhos Dec 8, 2023

Muito obrigado Maria Caballer pelas suas amáveis palavras . Realmente a Pnte Poço de Santiago é uma obra muito interessante de engenharia do início do século passado (1913). Um saludo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Increíble experiencia con STrilhos en la Rota das Laranjeiras! 🌿 Las fotos no le hacen justicia a la belleza natural y la magia de la PR 3 SVV. Descubrí rincones impresionantes y la historia de Ponte do Poço de S. Tiago. ¡Gracias, amigo, por compartir este tesoro! 🚶‍♂️🍊 #AventuraConSTrilhos #RotaDasLaranjeiras

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Dec 16, 2023

Bonita circular compañero, saludos 👋.

STrilhos Dec 17, 2023

Obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço 👍

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Jan 8, 2024

Hermosa ruta circular desde la que disfrutar de bellos paisajes muy bien plasmados en excelentes fotografías.
    Felicidades compañero.

STrilhos Jan 8, 2024

Obrigado californiagymsama pelo comentário e avaliação.
    Um abraço amigo

• Photo of Jazzfaztarde
    Jazzfaztarde Apr 28, 2024

Trilho muito acessível e com várias indicações. Bom para uma caminhada de domingo tranquila.

STrilhos Apr 28, 2024

Muito obrigado Jazzfaztarde pelo comentário e avaliação.