PR1 STS percurso Histórico Pré-industrial- Santo Tirso

Photo ofPR1 STS percurso Histórico Pré-industrial- Santo Tirso Photo ofPR1 STS percurso Histórico Pré-industrial- Santo Tirso Photo ofPR1 STS percurso Histórico Pré-industrial- Santo Tirso

October 23, 2023
October 2023

near Adufe, Porto (Portugal)

PR1 STS percurso Histórico Pré-industrial- Santo Tirso

Nota:
A descida na zona das quedas de Fervença é bastante exigente, e pior se efetuado em dias húmidos ou chuvosos. Apresenta forte declive, em pedra polida, muito escorregadia, com bastantes ressaltos e alguns destrepes.
Nota: deve ser feita apenas por praticantes habituados a este tipo de terreno.
Para o evitar tem 3 alternativas:
1 - existe no início da descida uma derivação à direita ao km 4,85 que está indicada nos “Way Points” que o levará de imediato para Valinhas.
2 - escolher dias bem secos para que a pedra esteja menos escorregadia.
3 - Poderá efetuar o percurso no sentido inverso isto é no sentido contrário ao do ponteiro dos relógios e assim em vez de descer faz a subida pela berma do Rio; uma subida é sempre menos exigente que uma descida

O município de Santo Tirso possui uma rede de percursos pedestres com 108 quilômetros divididos em nove trilhos, sete deles circulares e dois lineares.
Estes PR é dos mais pequenos mas ao mesmo tempo dos mais interessantes, pois tem vários pontos muito interessantes.
O trilho tem quase 7 km de comprimento e pouco mais de 260 m de desnível; assim é fácil do ponto de vista físico; do ponto de vista técnico não apresenta dificuldades com exceção de descida das quedas de Fervença, pelo que o classificamos no como moderado.

Utiliza maioritariamente caminhos florestais caminhos rurais alguns caminhos de pé posto; utiliza um trilho na margem do rio Leça que é a parte mais difícil do percurso; percorre ainda alguns arruamentos calcetados e asfaltados das localizações circundantes.
O trilho percorre longos bosques que nos transmitem a sensação de uma natureza intocável; proporcionam bastante sombra em mais de metade do caminho. A árvore dominante é o Carvalho o Sobreiro e alguns castanheiros; aparecem alguns eucaliptos e pinheiros.
Tem como principal pont de intersse a visita ao Castro do Monte Padrão.

Pontos de Interesse

Serra Hidráulica de Pereiras
Apiário
Quedas de Fervença

O percurso tem início no parque de lazer de Valinhas que está inserido num extenso Carvalhal com alguns Carvalhos Centenários. Um dos carvalhos está classificado de interesse público desde 1940.
Ainda fazendo parte do parque, existe uma capela e um coreto, que são palco de uma romaria anual (setembro) que é referida nas Inquirições Gerais de 1758.
O trilho atravessa a estrada e logo a seguir podemos admirar o conjunto de Moinhos, agora em ruínas, que utilizam um pequeno percurso de água local.
Continuamos para Leste em direção ao Castro do Monte Padrão, nada antes visitamos a Capela do Senhor do Padrão, uma pequena capela setecentista localizada no Monte Padrão, 200 ou 200 metros do Castro como o mesmo nome. Esta capela conserva uma imagem em granito policromado de Cristo Crucificado. Reza a lenda que esta capela marca o lupar onde esteve Implantada o antigo Mosteiro Benedito do Monte Padrão.
Ali perto situa-se o Castro do Monte Padrão, que obriga naturalmente uma pormenorizado a visita.
Este Castro terá sido ocupado desde idade final do Bronze (século IX a.C.), a que corresponde o período de formação da "Cultura Castreja". Está classificado como Monumento Nacional.
Na continuação do percurso observamos o belo Cruzeiro do Monte Padrão e adiante passamos em frente ao Centro Interpretativo do Castro do Monte do Padrão, que se encontrava fechado.
Durante algumas centenas de metros caminhamos juntamente com o PR3.
O próximo ponto de interesse será a Serra Hidráulica de Pereiras, construída na margem esquerda do rio Leça (séc. XIX). Trata-se de um notável exemplo da arquitetura pré-industrial, dedicada à serração de madeira, que recorria à força
da água para mover o engenho de serrar. A
partir dos anos 50 passou a funcionar também na moagem de cereais.
Continuamos por caminhos florestais e vamos nos aproximando novamente do rio Leça.
Iniciamos uma descida e pouco depois o rio inicia uma série de várias cascatas, alternando com zona de rápidos. Estamos nas famosas quedas de Fervença, envolvidos por belos e frondosos bosques.
No início das Quedas (ao Km 4,8) existe um desvio à esquerda que nos leva diretamente ao Parque de Lazer de Valinhas, evitando este troço mais exigente.
As Quedas de Fervença terminam na Rua da Granja. Aí viramos à direita e umas centenas de metros adiante chegamos ao ponto de início do nosso trilho.

Boas caminhadas

Photo ofParque de Lazer Carvalhal de Valinhas Photo ofParque de Lazer Carvalhal de Valinhas Photo ofParque de Lazer Carvalhal de Valinhas

Parque de Lazer Carvalhal de Valinhas

Photo ofEsquerda por estreita estrada asfaltada Photo ofEsquerda por estreita estrada asfaltada Photo ofEsquerda por estreita estrada asfaltada

Esquerda por estreita estrada asfaltada

PictographRuins Altitude 945 ft

Azenhas de Valinhos

Photo ofDireita por caminho rural antigo empedrado Photo ofDireita por caminho rural antigo empedrado Photo ofDireita por caminho rural antigo empedrado

Direita por caminho rural antigo empedrado

Pormenor do caminho

Floresta de Sobreiro os Carvalhos

PictographReligious site Altitude 1,270 ft

Local religioso

Photo ofCentro interpretativo Castro Monte Padrão Photo ofCentro interpretativo Castro Monte Padrão Photo ofCentro interpretativo Castro Monte Padrão

Centro interpretativo Castro Monte Padrão

PictographBridge Altitude 961 ft

Ponte sobre o rio Leça

Rio

Photo ofA direita vai directamente para Valinhas . Em frente para as quedas d’água de Fervença Photo ofA direita vai directamente para Valinhas . Em frente para as quedas d’água de Fervença

PictographWaterfall Altitude 719 ft

Queda d'água

Descida difícil

PictographBridge Altitude 561 ft

PictographReligious site Altitude 883 ft
Photo ofErmida senhora de Valinhas e coreto Photo ofErmida senhora de Valinhas e coreto Photo ofErmida senhora de Valinhas e coreto

Ermida senhora de Valinhas e coreto

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Oct 24, 2023

Bonita ruta boscosa visitando interesantes ruinas.
    Felicidades compañero.

STrilhos Oct 24, 2023

Obrigado californiagymsama pelo comentário e avaliação

• Photo of María Caballer
    María Caballer Oct 24, 2023

Preciosa ruta, por sendas de bosques mágicos, con ruinas de la edad de bronce y de los romanos. Muy buenas fotografias. obrigado.

• Photo of migueleloi
    migueleloi Oct 25, 2023

Mais um percurso muito interessante que nos trazes para o wikiloc.
    O Carvalhal, as antigas azenhas e todo o conjunto arqueológico, são belas marcas do passado dessa região.
    Obrigado pela partilha,

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Oct 25, 2023

Ruta muy bonita e interesante. Todas las ruinas son preciosas!!!
    1Abrazo!!!

STrilhos Oct 26, 2023

Muchas Gracias Maria Caballer pelo comentário e avaliação. A mi tambiem mi gusta ver testemunhos de nuestros antepassados. Um saludo

Obrigado Miguel pelo teu comentário. Achei este trilho muito interessante

STrilhos Oct 26, 2023

Muchas Gracias Tolly Mune pelo comentário e avaliação. As ruínas pre- industriais e romanas/idade do bronze dão um forte encanto ao trilho. Um abraço

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 31, 2023

¡STrilhos, tu ruta por PR1 STS es espectacular! Las fotos y la descripción me dejaron impresionado. El toque histórico y preindustrial de Santo Tirso es único. ¡No puedo esperar para unirme a ti en esta aventura! 👏🏞️🚶‍♂️

STrilhos Nov 1, 2023

Muito obrigado Jorditoms pelo teu comentário e avaliação
    Santo Tirso tem recantos preciosos.
    Um saludo

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Nov 3, 2023

Bonitos parajes compañero, buenas fotos y explicaciones, saludos cordiales 👋.

• Photo of Tetititu
    Tetititu Nov 5, 2023

Percurso histórico interessante, com muitos pontos de interesse. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Nov 5, 2023

Obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação.

Tetititu

STrilhos Nov 5, 2023

Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Nov 5, 2023

Bella e interesante ruta de contenido histórico y paisajístico por San Tirso. Gracias por compartirla. Viendo las imágenes ya queremos ir por allí. Completa descripción del recorrido. Un fuerte abrazo.

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Nov 5, 2023

Bonita ruta con muchas cosas que ver. Un abrazo

STrilhos Nov 6, 2023

Obrigado Palocorto1 pelo teu comentário e avaliação.
    Sim, temos muitas zonas alredor de Porto com muitas coisas interessantes para visitar
    Um forte abraço

STrilhos Nov 6, 2023

Muito Obrigado Emílio pelo teu comentário e avaliação. Sim esta rota tem bastantes pontos de interesse.
    Um forte abraço

• luisfilipe28 Nov 18, 2023

Trilho muito bonito é preciso muito cuidado nas quedas de fervença pois escorrega muito do resto facil de fazer

STrilhos Nov 18, 2023

Obrigado Luís Filipe pelo comentário e avaliação. Realmente a descida das quedas de Fervença requer muito cuidado, como já tinha referido na descrição

• Photo of PauloJota
    PauloJota May 30, 2024

Feita em sentido contrario para evitar as descidas mais ingremes. Muito bom!!

STrilhos May 31, 2024

Obrigado PauloJota pelo comentário e avaliação.