PR 6 STS Circular (PR 6.1) Santo Tirso: Guimarei-Vale Pisão-Sobradelo

Photo ofPR 6 STS Circular (PR 6.1) Santo Tirso: Guimarei-Vale Pisão-Sobradelo Photo ofPR 6 STS Circular (PR 6.1) Santo Tirso: Guimarei-Vale Pisão-Sobradelo Photo ofPR 6 STS Circular (PR 6.1) Santo Tirso: Guimarei-Vale Pisão-Sobradelo

August 15, 2023
August 2023

•   5 7 Reviews

near São Tiago da Carreira, Porto (Portugal)

PR 6 STS Circular (PR 6.1) Santo Tirso: Guimarei-Vale Pisão-Sobradelo

O município de Santo Tirso possui uma rede de percursos pedestres com 108 quilômetros divididos em nove trilhos, sete deles circulares e dois lineares.
O PR6 Vale do Leça circular tem uma extensão de 12 quilômetros e o PR6 Vale do Leça linear tem uma extensão de 20 quilômetros. O primeiro tem início e final na igreja paroquial de Guimarei e o segundo tem início no campo de futebol de Guimarei e final na ponte das cabras em Refojos ou vice-versa.
O trilho por nós efetuado foi o circular com pouco mais de 12 Km.
No terreno vamos encontrar o trilho linear denominado como PR 6 STS e o trilho circular vai aparecer denominado como PR 6.1 STS.

Poderemos dividir o nosso trilho (circular) Em duas partes:
A primeira parte com uma direção norte sul passa na vertente oeste do outeiro alto e sua cumeada.
A segunda parte tem uma direção Sul-Norte, passa na vertente leste do Outeiro Alto e tem vistas panorâmicas sobre o Vale do Rio Leça e serras a leste, o monte Senhora da Assunção, o monte Córdova e o alto de São Jorge.
Na primeira parte passamos por uma extensa área florestal em que a árvore dominante é o eucalipto e seguimos na sua totalidade juntamente com o PR6 linear. Iremos passar pela urbanização Vale de Pisão e, com um olhar atento, iremos observamos ao fundo, a nossa direita a antiga casa de lavoura da quinta de Pisão.
Iremos continuar em direcção Sul junto da Ribeira de Pisão (que possui um belo bosque ripicola) até ao Tanque de Sobradelo, local que marca a divisão do trilho linear que segue para Sul com o trilho circular que segue para leste em direção a pequena aldeia de Sobradelo.
Em Sobradelo entramos na segunda parte do nosso trilho e iremos virar progressivamente para norte. Durante 1500 ou 2000 metros iremos continuar em área florestal, continuando depois o trilho entre povoações, campos agrícolas e pequenas áreas florestais e percorrendo arruamentos, caminhos agrícolas e, por vezes, antigos caminhos rurais onde podemos presenciar a marca dos rodados dos antigos carros de tração animal.
Aqui iremos apreciar o belo Vale do Rio Leça, mas não nos aproximaremos, nem atravessamos o rio.
Os últimos dois km são efetuados quase sempre em arruamentos calcetados ou asfaltados das povoações locais.

O percurso encontra-se bem sinalizado, de fácil orientação, sem dificuldades técnicas, pelo qual classificamos como fácil já que o desnível acumulado é pouco superior a 330 metros.
É um trilho simpático que mistura áreas florestais com zonas rurais e agrícolas e que nos proporciona algumas zonas com belo enquadramento paisagístico.
Proporciona alguma sombra, alternando com áreas de grande exposição solar.
Possui duas fontes no início do trilho e uma fonte perto do final para abastecimento de água.

Descrição oficial
Esta rota percorre as localidades de Guimarei, Lamelas e Água Longa, serpenteando os montes Peixotos e do Pisão com o vale do Leça a nordeste. Pelo caminho encontram-se verdadeiros exemplares de antigas casas de lavoura e senhoriais, como as Quintas da Peneda, da Portela, de Santa Eulália e a casa brasonada dos Brandões da Torre da Marca do Porto. Sobre esta última conta uma lenda antiga que quem conseguisse saltar o seu muro não seria chamado para ir à guerra. Em Guimarei sabe-se que viveu a ama do rei D. Sancho II, Miana da Palmeira. Ao longo do percurso pode observar-se um sobreiro notável e um tanque que é uma pequena obra de engenharia hidráulica. As vistas sobre o belíssimo vale agrícola do Leça estão garantidas no Outeiro Alto e na zona da Felgueira e um momento de descanso pode ser desfrutado na Quinta do Pisão.

PictographReligious site Altitude 636 ft
Photo ofIgreja Paroquial de Guimarei e zona envolvente Photo ofIgreja Paroquial de Guimarei e zona envolvente Photo ofIgreja Paroquial de Guimarei e zona envolvente

Igreja Paroquial de Guimarei e zona envolvente

Direita por caminho rural

PictographFountain Altitude 679 ft

PictographFountain Altitude 705 ft

Esquerda com o PR 6 linear, em direção Vale Pisão

Caminhos agrícolas

Photo ofVira à direita; paisagens envolventes Photo ofVira à direita; paisagens envolventes Photo ofVira à direita; paisagens envolventes

Vira à direita; paisagens envolventes

Frente esquerda

Frente

Photo ofRibeira de Pisão e vegetação envolvente Photo ofRibeira de Pisão e vegetação envolvente Photo ofRibeira de Pisão e vegetação envolvente

Ribeira de Pisão e vegetação envolvente

Urbanização Vale de Pisão

Quinta agrícola

Ribeira de Pisão

Esquerda

Aldeia de Sobradelo

Panorâmicas do vale do rio Leça

PictographFountain Altitude 764 ft

Esquerda

Painel informativo

• Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Aug 15, 2023

Congratulations 👏

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 15, 2023

Magnifico recorrido circular desde Santo Tirso. Excelentes paisajes.
    Felicidades amigo

STrilhos Aug 15, 2023

Thanks Mohammad,kiani for your rating and comment

Gracias californiagymsama por tu comentário e avaliacion. Um abrazo

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Aug 19, 2023

Bonito recorrido circular desde Santo Tirso. Un abrazo

STrilhos Aug 19, 2023

Gracias Emílio pela avaliacion e comentário
    Si, um trilho fácil de hacer y con belos pueblos y paisages.
    Un abrazo

• Photo of Tetititu
    Tetititu Aug 21, 2023

Agradável rota circular, pelo norte de Portugal. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Aug 21, 2023

Muchas gracias Tetititu por tu comentario e evaluacion.
    Um fuerte abrazo

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Sep 5, 2023

Bonita circular por Santo Tirso. Gracias por compartirla, amigo. Un fuerte abrazo.

STrilhos Sep 5, 2023

Gracias Palocorto1 por tu comentário e evaluación.
    Un Fuerte abrazo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 3, 2023

¡Qué maravillosa ruta has compartido, STrilhos! Las fotos y la descripción de tu caminata por PR 6 STS Circular en Santo Tirso son impresionantes. Me inspiraste a explorar la belleza de Guimarei, Vale Pisão y Sobradelo. ¡Gracias por compartir esta experiencia! 🌿🚶‍♂️ #AventurasConSTrilhos

STrilhos Oct 4, 2023

Muchas gracias Jorditoms por teu expressivo comentário. Me alegra que hás gustado del sendero. Un abrazo amigo

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Oct 4, 2023

Bonita ruta!!!
    Felicidades!!!

STrilhos Oct 5, 2023

Gracias Tolly Mune por teu comentário e avaliação.