Photo ofPR 4 GDM - Trilho das minas de antimónio e do ouro, Gondomar - Parque das serras do Porto Photo ofPR 4 GDM - Trilho das minas de antimónio e do ouro, Gondomar - Parque das serras do Porto Photo ofPR 4 GDM - Trilho das minas de antimónio e do ouro, Gondomar - Parque das serras do Porto

October 7, 2023
October 2023

near Broalhos, Porto (Portugal)

É um trilho que decorre na totalidade em área florestal da encosta sul da Serra das Flores, no município de Gondomar, fazendo parte do parque das Serras do Porto e tem como principal objetivo a visita a várias minas/complexos mineiros de extração de antimónio e ouro, hoje desativados e em ruínas. O trilho atinge a cumeada da serra, permitindo belas panorâmicas para leste e oeste e podemos apreciar a sul o rio Douro, que se encontra quase sempre meio escondido pelo arvoredo. Pelo caminho passamos pelo marco geodésico de Medas e visitamos a inacabada capela de Santa Bárbara, atualmente em ruínas.

NOTA: É necessário muito cuidado quando caminhamos perto das meninas antigas pois existem POÇOS muitos deles sem qualquer indicação ou proteção,

O Parque das Serras do Porto é uma infraestrutura verde com 6000 hectares composto pelas Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas e abrange territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo. Esta área está classificada desde 2017, e integra a norte, uma das áreas naturais mais emblemáticas do Noroeste Continental, o Sítio de Importância Comunitária Valongo" - Rede Natura 2000, com 2553 hectares, que
privilegia a conservação de espécies de flora e fauna protegidas, entre as quais, o Habitat 4030 - Charnecas secas europeias, Habitat 4020 - Charnecas húmidas (matos higrofilos) e Habitat 91E0 - Florestas aluviais de amieiro e freixo.
Neste território, cuja formação remonta há mais de 500 milhoes de anos, destaca-se uma interessantissima historia geológica, relacionada com a formação do Anticlinal de Valongo, enquanto grande modelador do relevo. Vale a pena pesquisar mais sobre os xistos e os quartzitos do Parque, sobre os fosseis de seres marinhos como as trilobites mas tombem de plantas e outros animais.
A rede de Percursos Pedestres do Parque integra uma Grande Rota com cerca 59Km (GR 62) e 17 Pequenas Rotas (num total de 220Km) interligadas entre si.
Ao percorrer o Parque, temos a oportunidade de visitar inúmeras aldeias que conservam bem patentes as tradiçoes rurais ligadas à agricultura, pastorícia ou a apicultura.

A maior parte do trilho decorre em caminhos florestais, por pisos em diferentes estados de conservação. Uma pequena parte é efetuado em trilhos de pé posto. Na zona mais alta do percurso existe uma derivação de 400 metros (ida e volta) para visita do Marco geodésico e das ruínas da capela de Santa Bárbara. Este troço exige um passo de trepada e destrepada e portanto não deverá ser efetuado por quem não tiver experiência neste tipo de terrenos. Tirando este segmento, temos que passar por um escada improvisada, que não apresenta dificuldades. Do ponto de vista tecnico não apresenta outros problemas. Do ponto de vista físico, temos 2 subidas de forte pendente, pelo que pontuamos este trilho como moderado.
Este percurso é caraterizado por apresentar muita sombra, sendo a árvore dominante o eucalipto e as acácias. Encontramos ainda pinheiros, carvalhos e sobreiros. Não existe possibilidade de abastecimento de água e durante o trilho, passamos por 2 ou 3 ribeiras secas.
Tem como principais Pontos de Interesse:

Mina da Tapada
Mina do Ribeiro da Serra
Mina de Alto de Sobrido
Marco Geodésico
Ruínas da Capela de Sta. Bárbara
Mina do Corgo
Ribeiro do Corgo

O trilho tem início e final na Rua Nossa Senhora das Canas/rua das Louseiras, num local onde existe um painel informativo do PR.
A maneira mais rápida para lá chegar, saindo do Porto pela A 43-Gondomar, continuar pela A 41 direção sul, sair logo no primeiro nó desta autoestrada; na rotunda virar na primeira à direita e depois sair logo na primeira à esquerda, entrando na Rua Nossa Senhora das Canas. Ao fim de 800 metros encontramos o painel informativo que indica o início do trilho. Nós fizemos o PR na direção contrária ao dos ponteiros do relógio tal como aconselhado pela entidade promotora do PR.
O trilho circunda as vertentes sul da Serra das Flores, antigamente designada por Serra do Açor, por ser comum observar-se aves de rapina como o açor.
Esta rota, percorre sequencialmente os caminhos que conduzem a quatro das minas exploradas, mina da Tapada, Ribeiro da Serra e Fontinha, Alto de Sobrido e Corgo e esconde vestígios geomineiros, como ruínas de arcos, chaminés e galerias, que nos contam a história da extração mineira de antimónio e ouro, no final do século XIX, início do século XX.
Sobe ao alto de Stª Barbara, padroeira dos mineiros, onde podemos visitar a sua capela inacabada, e desfrutar da paisagem serrana num ângulo de 360°.
A capela de Santa Bárbara foi mandada construir em 1884, a pedido de José Maria Pereira de Lima, proprietário das Minas de Riba-Douro, com o intuito de prestar homenagem a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros. Este espaço com objetivos religiosos, lamentavelmente, nunca esteve aberto a culto, pois a capela não foi concluída, encontrando-se atualmente em ruinas.

Boas caminhadas

Painel informativo e início do trilho

Máquinas de exploração florestal

PictographTree Altitude 410 ft

Pormenor da floresta e do caminho

Photo ofInterseção de vários caminhos(total de cinco)Vira tudo à direita; Panorâmicas Photo ofInterseção de vários caminhos(total de cinco)Vira tudo à direita; Panorâmicas Photo ofInterseção de vários caminhos(total de cinco)Vira tudo à direita; Panorâmicas

Interseção de vários caminhos(total de cinco)Vira tudo à direita; Panorâmicas

PictographTree Altitude 305 ft

PictographRuins Altitude 381 ft

Ruínas

PictographRuins Altitude 394 ft
Photo ofPoços de antigas minas a céu aberto Photo ofPoços de antigas minas a céu aberto Photo ofPoços de antigas minas a céu aberto

Poços de antigas minas a céu aberto

PictographRuins Altitude 430 ft

Chaminé

Forno

PictographTree Altitude 354 ft

Início de forte subida

Photo ofDireita para visita da capela de Santa Bárbara Photo ofDireita para visita da capela de Santa Bárbara Photo ofDireita para visita da capela de Santa Bárbara

Direita para visita da capela de Santa Bárbara

PictographSummit Altitude 804 ft

Marco geodésico de Medas

PictographRuins Altitude 807 ft
Photo ofRuínas de inacabada capela de Santa Bárbara Photo ofRuínas de inacabada capela de Santa Bárbara Photo ofRuínas de inacabada capela de Santa Bárbara

Ruínas de inacabada capela de Santa Bárbara

Ponto de informação

Photo ofVira à direita. Ao fundo vemos a barragem de costume e ainda máquinas de exploração florestal Photo ofVira à direita. Ao fundo vemos a barragem de costume e ainda máquinas de exploração florestal Photo ofVira à direita. Ao fundo vemos a barragem de costume e ainda máquinas de exploração florestal

Esquerda

PictographTree Altitude 541 ft

PictographRuins Altitude 387 ft

Minas do Corgo

• Photo of migueleloi
    migueleloi Oct 24, 2023

Desconhecia a existência destas minas de antimónio na zona de Gondomar. Para além do belo percurso, estamos sempre a aprender algo com as tuas trilhas.
    Obrigado pela partilha,

STrilhos Oct 24, 2023

Obrigado Miguel pelo simpático comentário e pela avaliação.
    O Parque das Serras do Porto tem muitos recantos interessantes.

• Photo of María Caballer
    María Caballer Oct 24, 2023

Interesante ruta, muy bien detallada, por las minas. Con vistas de las recolecciones agrícolas tradicionales, y la subida a Santa Barbara. Un saludo.

STrilhos Oct 25, 2023

Muito obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação.
    Um cordial saludo

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Oct 27, 2023

Espesos bosques compañero, bonitas panorámicas 👍, saludos cordiales 👋.

STrilhos Oct 27, 2023

Obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação👌
    Saludos cordiais 👍

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Oct 30, 2023

Interesante recorrido admirando un pasado de arqueología industrial.
    Excelentes fotografías y descripciones.
    Saludos cordiales.

STrilhos Oct 30, 2023

Obrigado californiagymsama pelo teu comentário e avaliação.

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 31, 2023

¡Hola amigo STrilhos! 😄 ¡Qué emocionante aventura en el Trilho das minas de antimónio e do ouro en Gondomar - Parque das serras do Porto! Las fotos y descripción me dejaron sin aliento. Naturaleza, historia y belleza en un solo lugar. ¡No puedo esperar para unirme a tu próxima travesía! 🌲🏞️👏

STrilhos Nov 1, 2023

Obrigado Jorditoms pela avaliação e comentário
    Um saludo

• Photo of Knes Montañeros
    Knes Montañeros Nov 3, 2023

Fantástica ruta recorriendo las minas. Como siempre una magnífica descripción y un gran reportaje fotográfico 👌.
    Un abrazo!!

• Photo of Tetititu
    Tetititu Nov 5, 2023

Percurso interessante e fácil pelo Parque das serras do Porto. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Nov 5, 2023

Obrigado Knes Montañeros pelo comentário e avaliação.

STrilhos Nov 5, 2023

Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação.
    O parque das Serras do Porto encerra inúmeros recantos interessantes

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Nov 17, 2023

Bonita ruta de minas y muchas cosas que ver. Un abrazo

STrilhos Nov 17, 2023

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação.
    O Parque das Serras do Porto encerra muitos recantos interessantes.

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Dec 17, 2023

Interesante y bella excursión por las antiguas minas de oro y antimonio en las Serras do Porto. Estupendo trabajo en cuanto al texto y las imágenes. Se observa también la explotación forestal del eucalipto. Gracias por compartirla, amigo. Un fuerte abrazo.

STrilhos Dec 17, 2023

Muito obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação.
    Sim, o percurso é interessante com vários pontos de interesse. Um dos pontos mais desfavoráveis é realmente a exploração florestal de eucaliptos.

• Photo of luuh tavares
    luuh tavares Jan 6, 2024

Quero ir.

• Photo of NMPV1974
    NMPV1974 Apr 21, 2024

Bela trilha

STrilhos Apr 21, 2024

Obrigada NMPV1974 pela avaliação.