Photo ofPr 7 MCN AMT - Aldeias e Margens do Rio Ovelha e Ponte do Arco - Marco de Canavezes Photo ofPr 7 MCN AMT - Aldeias e Margens do Rio Ovelha e Ponte do Arco - Marco de Canavezes Photo ofPr 7 MCN AMT - Aldeias e Margens do Rio Ovelha e Ponte do Arco - Marco de Canavezes

March 3, 2024
March 2024

•   5 6 Reviews

near Várzea da Ovelha e Aliviada, Porto (Portugal)

Registamos um percurso de pequena rota de âmbito rural, cultural, paisagístico histórico e arqueológico, que decorre no Concelho do Marco de Canavezes, na União de freguesias da Várzea, Aliviada e folhada, freguesia esta, situada na zona mais Nordeste do referido Concelho do Marco, sendo que uma pequena parte do percurso entra no concelho de Amarante

Este percurso, promovido pela Associação de amigos do rio Ovelha tem como principal objetivo conhecer o rio Ovelha, as suas margens, seus bosques ripicolas, paisagens envolventes perto da sua foz no rio Tâmega, permitindo conhecer e absorver um pouco dos hábitos, costumes, e cultura da população local. O percurso tem ainda uma componente histórica visitando a bonita Igreja Matriz da Várzea de Ovelha, a bela ponte do Arco de construção romano-medieval e ainda as Sepulturas Antropomórficas.

Pontos de interesse:

Igreja de Várzea da Ovelha
Rio ovelha e suas suas cascatas
Bosques ripicolas
Ponte do Arco
Sepulturas Antropomórficas
Moinhos do rio ou velha e Ribeiro de Coutinho
Paisagens Rurais da região

O percurso encontra-se bem sinalizado, mas devido ao elevado número de cruzamentos, nalguns dos quais pode haver dificuldade de orientação, pelo que aconselhamos o uso de GPS, o que torna a progressão mais fácil, descontraída e segura.
O trilho é feito na sua grande maioria por trilhos de pé posto, caminhos rurais e agrícolas e alguns arruamentos das povoações locais, usando muito raramente, caminhos florestais; tem várias subidas e descidas, geralmente com declives moderados. Assim, o trilho com 15 quilómetros de extensão e 450 m de desnível positivo podemos considerá-lo fácil a moderado; do ponto de vista técnico é fácil, pois não apresenta dificuldades na progressão.
Desta forma, acabamos por classificar o trilho como fácil.

Mais de 2/3 do percurso é efetuado a atravessar manchas verdes de grande densidade arbórea principalmente à custa de bosques ripicolas mas também bosques de Carvalhos e menos frequentemente de pinheiros, que fornecem muita sombra, o que aliado à forte presença de água em rios, ribeiros e linhas de água se torna um percurso ideal para ser feito no verão.
Existem três variantes PR 7.1, 7.2 e 7.3, variantes estas previstas para alturas de grande pluviosidade. Nós fizemos o trilho, na sua versão base, no início de Março, altura em que o rio apresentava forte caudal, e não encontramos dificuldades relacionadas com o excesso de água.
Encontramos uma ou duas fontes, mas aconselhamos o caminhante a sair com a água que irá gastar durante o percurso
Durante a nossa caminhada obtemos belas panorâmicas sobre o Vale do rio Ovelha e, para leste, sobre a Serra da Aboboreira.

Trata-se de trilho muito bonito, com muita sombra, fácil de fazer e seguir, que se desenrola num ambiente de natureza e com vários pontos de interesse.

IBP Índex: 53

Descrição do percurso:

Carro estacionado em frente à igreja Igreja de Várzea da Ovelha. Apos uma visita à Igreja entramos em estrada asfaltada, atravessamos o Rio Ovelha e saímos logo à esquerda. Viramos para trás, atravessamos por baixo da ponte e começamos a subir encostado à margem direita do rio Ovelha. Passamos ao lado de um Moinho e logo a seguir de umas cascatas e continuamos através do bosque ripícola, por um caminho de pe posto, que adianta se transforma em caminho rural sempre ao lado do rio.
Ao Km 2,0, na ponte das pedras viramos à squerda e iniciamos uma subida por estrada terra batida e vamos nos afastando do rio, para 400 metros depois encontramos painel indicativo da variante PR 7.3. Continuamos envolvidos por um extenso bosque que fornece bastante sombra até um cruzamento, ao Km 3,3, altura em que viramos à esquerda e entramos em zona agrícola, agora com mais exposição solar. O trilho continua a subir e temos oportunidade de apreciar belas paisagens quer para oeste (nosso lado esquerdo), quer para leste (nosso lado direito) com o Vale do Rio Ovelha e mais ao fundo a serra da Aboboreira.
Umas centenas de metros adiante voltamos a entrar em mancha verde, num longo bosque de carvalhos.
Voltamos a dirigir-nos para o Vale do Rio ovelha, onde iremos contemplar um dos pontos mais interessantes de todo o percurso, a ponte do Arco, uma bela ponte da idade Média. Durante 250 m iremos progredir numa rua calcetada para entrar em trilho de pé posto, novamente envolvido num um belo busque. Vamos nos aproximar do rio Ovelha, vemos uma ponte que não atravessamos iremos continuar na margem do rio durante os próximos 1200 m onde teremos oportunidade de ver mais uma bela cascata.
Chegados ao ponto mais a norte do nosso percurso, atravessamos a ponte de Vila Nova e continuamos agora direção sudeste. Iniciamos nova subida em zona arborizada para depois entrar em zona rural, passando por algumas provações e por algumas casas dispersas nos campos agrícolas. Na povoação de Cem temos oportunidade de admirar uma eira antiga e um espigueiro já um pouco degradado.
Iremos atravessar a Ribeiro de Coutinho e pouco depois podemos apreciar alguns moinhos do nosso lado direito.
Umas centenas de metros adiante deparamos nos com o novo local de grande interesse arqueológico, as Sepulturas
antropomórficas, que se encontra em perfeito estado de conservação.
Voltamos a passar ao lado da ponte das pedras sem no entanto a atravessar e iniciamos nova subida.
Num dos cruzamentos intercetamos o GR 68, com o qual iremos seguir em conjunto até chegar ao nosso ponto de partida.

Boas caminhadas

Ponto de informação

O PR7 - Aldeias e Margens do Rio Ovelha é uma pequena rota circular, de 13,7 km, que alia o património histórico, natural e paisagistico, nomeadamente o lindissimo rio Ovelha com os seus moinhos e quedas de água e a Ponte do Arco um dos monumentos civis da Rota do Románico. Percorrer esta peguena rota, no vale da Sérra da Aboboreira, permite usufruir das paisagens de rio Ovelha, do seu vale E das suas paisagens bucólicas

PictographReligious site Altitude 282 ft

Igreja De Várzea Da Ovelha

PictographReligious site Altitude 272 ft

Igreja e Ponte sobre o rio Ovelha

Photo ofEsquerda para trás e atravessamos por baixo da ponte do outro lado do rio Photo ofEsquerda para trás e atravessamos por baixo da ponte do outro lado do rio Photo ofEsquerda para trás e atravessamos por baixo da ponte do outro lado do rio

Esquerda para trás e atravessamos por baixo da ponte do outro lado do rio

Ponto de informação

PictographWaterfall Altitude 262 ft

PictographWaterfall Altitude 276 ft

Queda d'água

Photo ofMargens rio Ovelha, pormenor do caminho e vegetação Photo ofMargens rio Ovelha, pormenor do caminho e vegetação Photo ofMargens rio Ovelha, pormenor do caminho e vegetação

Margens rio Ovelha, pormenor do caminho e vegetação

PictographTree Altitude 266 ft

Árvore

PictographTree Altitude 272 ft

PictographBridge Altitude 285 ft

Ponte das Pedras

Vira esquerda

PictographTree Altitude 561 ft

Panorâmicas e bosque de carvalhos

PictographTree Altitude 427 ft

Bosque de carvalhos

PictographCave Altitude 489 ft

Caverna

PictographBridge Altitude 387 ft

Vira direita para visita da Ponte do Arco (imprescindível a uma visita )

PictographMonument Altitude 358 ft

Ponte do Arco

Ponta do Arco Imóvel de Interesse Público desde 1982 Unindo as margens do rio Ovelha, a Ponte do Arco faz jus ao nome. Composta por um único arco, ligeiramente apontado e de grandes dimensões, assume-se como uma imponente obra de arquitetura. O seu tabuleiro forma um cavalete, inspirando-se na construção das pontes góticas. Os mestres pedreiros, que a projetaram e conceberam, ergueram os seus alicerces em dois afloramentos das margens, formulando assim uma estrutura mais robusta e segura. Talvez sem o desejarem, acabaram por criar um exemplo de vigor e equilíbrio. Esta harmonia só é perturbada quando se observa o intradorso da Ponte da margem esquerda, sendo possível notar o desfasamento dos silhares (pedras] de arranque, na margem direita, cuja posição foi interrompida para colocação do cimbre (estrutura em madeira que serve para o molde do arco). Parte de uma rede municipal e paroquial de caminhos no antigo concelho de Gouveia, a Ponte do Arco representa bem o modelo de travessias locais que se disseminou ao longo da Época Moderna. www.rotadoromanico.com

Direita pela variante

PictographTree Altitude 390 ft
Photo ofAspectos dos bosques e  Pormenor do caminho Photo ofAspectos dos bosques e  Pormenor do caminho Photo ofAspectos dos bosques e  Pormenor do caminho

Aspectos dos bosques e Pormenor do caminho

PictographBridge Altitude 351 ft

Ponte

PictographTree Altitude 354 ft

Entrada Concelho Amarante

Bosque ripícola

PictographWaterfall Altitude 371 ft

PictographBridge Altitude 381 ft

Ponte Vila Nova

Entrada em zona florestal carvalhos e pinheiros

PictographFountain Altitude 689 ft

Eira

Sepulturas antropomórficas

Vira direita ( e depois esquerda) Em frente vai pela variante

As sepulturas antropomórficas levam-nos para uma epoca compreendida entre os séculos Vil e XIl, são pedras graniticas escavadas com apresentações da morfologia antropomórfica (do corpo humano), em formato oval ou retangular.

Ao fundo Amarante

PictographRuins Altitude 482 ft

Ruínas

Ribeira

Rio

PictographWaterfall Altitude 292 ft

Queda d'água

Antigo açude parcialmente destruído e Moinhos na margem direita do rio ovelha

PictographBridge Altitude 295 ft

Ponte das Pedras

Variante 7.1

Viramos à direita e continuamos juntamente com a GR 68

Photo ofEnorme bloco de granito de interessante formato, aspetos do bosque e pormenores no caminho Photo ofEnorme bloco de granito de interessante formato, aspetos do bosque e pormenores no caminho Photo ofEnorme bloco de granito de interessante formato, aspetos do bosque e pormenores no caminho

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Mar 22, 2024

Preciosa ruta por las aldeas y márgenes del Río Ovelha, con interés paisajístico, artístico, histórico, etc. Muy interesante. Gracias por compartirla, amigo. Un abrazo.

STrilhos Mar 22, 2024

Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. Realmente o trilho combina interessante paisagístico com histórico. Um abraço

• Photo of Tetititu
    Tetititu Mar 24, 2024

Belo percurso pelo Marco de Canavezes. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Mar 24, 2024

Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um forte abraço

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Mar 26, 2024

Muy buenas fotos y explicaciones, saludos 👋.

• Photo of María Caballer
    María Caballer Mar 26, 2024

Preciosa ruta, por el Concelho do Marco de Canaveses. Mágicas aldeas, y espectacular su rio Ovelha, con sus puentes, como el do Arco. Muy bonitas fotografías. Gracias por enseñarnos estos lugares. Un Abrazo.

STrilhos Mar 26, 2024

Obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço

Muito obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação e pelas simpáticas palavras. Um cordial saludo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Apr 3, 2024

¡Guau, amigo! ¡Qué aventura increíble en Pr 7 MCN AMT - Aldeias e Margens do Rio Ovelha e Ponte do Arco - Marco de Canavezes! Las fotos y la descripción me dejaron sin aliento. Me encantaría sumergirme en la belleza natural y la riqueza cultural de esa ruta. ¡Definitivamente la agregaré a mi lista de lugares por explorar!

STrilhos Apr 5, 2024

Obrigado Jorditoms pelo comentário e avaliação. Este percurso alia natureza, cultura e história. Um forte abraço

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Apr 17, 2024

Bonito recorrido a la orilla del Río Ovelha.