Poço das Antas + Poço das Esmeraldas - Iuna - ES

Photo ofPoço das Antas + Poço das Esmeraldas - Iuna - ES Photo ofPoço das Antas + Poço das Esmeraldas - Iuna - ES Photo ofPoço das Antas + Poço das Esmeraldas - Iuna - ES

May 2, 2024
May 2024

near Alto Caparaó, Minas Gerais (Brazil)

Poços maravilhosos ...

Água em um tom de verde, que só vendo ....

São 2 atrativos que podem ser visitados no mesmo dia ... Se vc acordar cedo ..

Estes atrativos ficam na mesma estradinha da Cachoeira do Segredo, Poço do Egito e Cachoeira do Rogério.

POÇO DAS ANTAS

Na trilha, vc visitará o Poço das Antas, o Poço da Tartaruga e a Cachoeira do Poço dos Balaios e o Poço Encontro dos Rios Rico Claro.

Taxas de visitação Maio/2024:

Estacionamento: R$ 10,00 - aceita PIX/Dinheiro - tem wi-fi
Poço das Antas: R$ 30,00/pessoa - Dinheiro no atrativo e PIX no estacionamento (se tiver funcionando) - Não tem wi-fi ou sinal de celular no atrativo.

O estacionamento do atrativo fica muito próximo a Cachoeira do Rogério. Tem banheiro e wi-fi no estacionamento.

Vc deixa o carro no estacionamento, paga o estacionamento, se conseguir fazer o PIX, pode pagar o atrativo também (depois é só mostrar o comprovante na sede - não conseguimos fazer o PIX - o banco recebedor não confirmou o recebimento, por isso, pagamos em dinheiro no atrativo).

A trilha até a sede do atrativo segue a estrada e vai subindo .... Não é permitido subir de carro até a sede. Tem porteira trancada com cadeado logo no início da estrada e a passagem é apenas para pessoas.

No meio do caminho tem uma cachoeira, à esquerda.

Perto da sede, tem uma placa com as chaves do PIX e aviso de sinal de celular, só que não ... Até aqui, 1,1km de trilha.

A sede está a 1,3km do estacionamento.

A Dna. Rilza irá recebê-lo com um cafezinho, rapadura e bolinhos de chuva ....

Tem água potável ... Mas não tem banheiro.

Tem guaxinins rondando a casa ...

Da sede saem as 2 trilhas: para o Polo das Antas e para o Poço Encontro dos Rios.

A trilha para o Poço das Antas é moderada, com várias subidas, auxiliadas por muitas cordas.

A trilha está bem aberta e é conservada quase que diariamente.

A trilha tem alguns pontos de acesso ao rio, que vc pode desfrutar de vários poços.

Quando chegar na gruta, tem uma bifurcação, sendo que à direita, vc vai para o rio e tem uma cachoeira grande. Porém, não tem caminhos ou apoio. Inclusive, tem placa com aviso de proibido andar nas pedras ...

Na gruta, a trilha principal segue à esquerda, passando do lado esquerdo da gruta e continua subindo ...

Um pouco mais acima, vc tem a bifurcação para o Poço das Tartarugas/Balaios.

Seguimos à esquerda, na trilha principal, para o Poço das Esmeraldas, deixando estes dois poços para a volta.

A trilha tem mais auxílio de cordas e continua moderada, em virtude da subida ... Que aprece não acabar ... mas a trilha está ótima e dá para subir sem susto ... Só cansando ...

Até que a subida termina e começa um descidão bravo ...

Quase no final da descida, vc já avista o Poço das Antas ... Aí vc perde o fôlego ...

Com 2,3km de trilha (contados do estacionamento), vc chega no Poço das Antas ...

De um verde maravilhoso, com duas quedas, uma de frente para a outra ... O poço é fundo ... E maravilhoso ...

Tem outro pocinho abaixo, que dá para chegar ...

O poço das Antas, infelizmente, não pega muito sol .. E a água é congelante .... Mas, depois da subida interminável e do descidão, um mergulho é recomendado.

Retornando na trilha (agora é só descida), vc chegará na bifurcação e seguirá para o Poço da Tartaruga/Balaios.

A trilha é curtinha, uns 200m .. e vc chega no Poço da Tartaruga, que tem este nome, em virtude de um buraco na parede do poço, que forma a cabeça da tartaruga e o corpo fica formado no próprio poço.

Tem também um pocinho abaixo.

Para acessar o Balaios, vc sobe um pouco pela laje à esquerda, beirando o mato e desce com ajuda de uma corda.

Aí, o rio afunila e vc "pula" a corredeira de um lado para o outro. É tranquilho, as pedras são secas e tem apoio.

Vc subirá um pouco pelas pedras e já atinge a Cachoeira do Poço dos Balaios.

Um poço esverdeado, fundo, água gelada e uma cachu caindo no poço.

Tanto o Poço da Tartaruga, como o dos Balaios, pegam sol quase o dia todo.

Retornando para a sede, vc tem a outra trilha, para o Poço encontro dos Rios Rio Claro.

A trilha e curta, mas uma descida forte, com degraus e cordas para auxiliar.

Vc chegará numa laje, com uma cachoeira e um poço.

Retornando da laje para a trilha, logo à esquerda tem uma continuação da trilha, que te leva na laje de pedra mais abaixo, onde vc atinge o rio.

Nesta laje de baixo, vc consegue ir pelo rio (rasinho) e pelas pedras, até uma queda, com ducha, no lado direito.

Dá para tomar uma ducha e se refrescar da descida.

Aí é só encarar a subida de volta para a sede e da sede para o estacionamento.

Sempre lembrando que na sede do Poço das Antas NÃO tem banheiro ...

POÇO DAS ESMERALDAS

São 2 poços: Poço da Esmeralda (fantástico) e Poço do Ferro (fraquinho)

Vc vai descer com o carro e entrar na Pousada Caminho das Águas, onde fica o Poço das Esmeraldas.

Taxa de Visitação: R$ 15,00/pessoa - maio/2024 - Aceita cartão/pix - Tem wi-fi.

Não cobra estacionamento.

Na pousada tem um barzinho, com água, refri e cerveja.

Tem banheiro, água e um cafezinho.

No poço tinha iluminação, o que pode significar que os hóspedes podem ir no poço à noite ...

A trilha curtinha é uma calçada até um deck e uma escada para descer até o Poço das Esmeraldas.

O Poço das Esmeraldas possui tom esverdeado (lógico), é fundo e a água é na temperatura ideal ... para gelar cerveja ....

Só que pega sol quase o dia todo ... Ficamos até as 15:30 e ainda batia sol ...

Retornando, já na calçada tem outra descida, que leva ao Poço do Ferro, onde é captada água para a pousada. Este poço é fraquinho ... E tinha muita lenha e madeira na beirada ....

TRACK

Estes atrativos ficam em Iuna, Espírito Santo e na mesma estradinha da Cachoeira do Rogério, Cachoeira do Segredo e Poço do Egito.

Um pouco ante desta estradinha, tem o Restaurante da Tia Filó (ao lado do Recanto Rio Claro), que abre diariamente (comido por quilo).

Saindo de Alto Caparaó, sentido São José, pela Estrada de Chão. A saída de Alto Caparaó é pelo lado esquerdo da Igreja Matriz.

A estrada de chão é ótima e qq carro passa, até mesmo na chuva.

VC vai passar pelo Parque da Andorinhas.

Mais à frente, tem uma birfurcação (com placa), e vc seguirá `esquerda, saindo das Minas Gerais, cruzando a ponte e entrando no Espírito Santo.

A estrada segue boa até um vilarejo (ruas calçadas) e passará pelo Restaurante da Tia Filó e do Recanto Rio Claro.

Cruzando outra ponte, vc encontrará nova bifurcação e seguirá à direita, subindo uma estradinha de chão.

O Poço das Esmeraldas é o primeiro atrativo e, até aí a estradinha está OK, qq carro passa.

A estradinha está muito boa até o Poço do Egito e, a partir deste ponto, a estradinha fica mais íngreme e pode dificultar a subida, no período das chuvas. No seco, qq carro passa.

Vc continuará subindo até o estacionamento do Poço das Antas, que fica à direita e é um pouco antes da Cachoeira do Rogério.

Lembre-se de trazer seu lixo de volta.