Activity

Pitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês

Download

Trail photos

Photo ofPitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês Photo ofPitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês Photo ofPitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês

Author

Trail stats

Distance
10.93 mi
Elevation gain
1,965 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
1,965 ft
Max elevation
4,571 ft
TrailRank 
83 5
Min elevation
4,571 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 18 minutes
Time
6 hours 49 minutes
Coordinates
2838
Uploaded
April 7, 2024
Recorded
April 2024
  • Rating

  •   5 6 Reviews

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Viewed 44 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês Photo ofPitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês Photo ofPitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês

Itinerary description

Pitões da Junias: Outeiro do Grossal, ascensão as fragas da Espinheira e Brazalite; Ponte de vidoeiros - Serra do Gerês


Publicamos um trilho efetuado na zona leste da Serra do Gerês com início e final na povoação de Pitões das Júnias, mais precisamente no parque de estacionamento do restaurante Casa do Preto.

O percurso tem como principal objetivo a ascensão a dois dos cumes da região, a Fraga da Espinheira com 1336 metros e a Fraga da Brazalite com 1409 metros. Durante o percurso vamos também usufruir das excelentes paisagens desta zona mais leste do Gerês, duma natureza muito selvagem que combina fragas, cumes de granito e inúmeros bosques de carvalhos e bétulas, em que os sinais de intervenção humana são mínimos, ou inexistentes.
É efetuado na sua totalidade na freguesia de Pitões das Júnias, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, incluindo áreas de ambiente rural, proteção parcial tipo II e proteção parcial tipo I (esta última, na zona das Fragas e incluindo também parte da Ribeira dos Fornos/Bereda) sendo que não é preciso qualquer autorização do ICNF para grupos inferiores a 10 participantes.
Trata-se de um trilho não marcado que decorre, à saída da aldeia, por arruamento asfaltado, depois por caminho florestal, caminho rural antigo; parte do percurso é feito em caminho de pé posto, carreiros mal marcados e mal pisados, alguns dos quais marcados por mariolas; e ainda outra parte do percurso é feito fora de trilho e/ou “corta-mato”, pelo que se torna imprescindível o uso de GPS.

O piso é, em grande parte, muito irregular, tornando a progressão lenta. A ascensão às fragas obriga a trepadas e destrepes, alguns passos de escalada e passagens expostas, pelo que a sua realização é RECOMENDADA APENAS A PARTICIPANTES COM EXPERIÊNCIA NESTE TIPO DE TERRENOS E ATIVIDADES.
Desta forma classificamos o percurso como difícil

Descrição do Percurso:

Iniciamos o nosso trilho no parque de estacionamento do restaurante “a Casa do Preto”, dirigimo-nos para o centro da povoação para visitar a igreja da aldeia e daí tomamos rumo Norte por arruamento asfaltado. Ao atingir a Fonte de Valongo viramos à esquerda e 100 m adiante novamente à esquerda por caminho florestal em terra batida, sendo de imediato surpreendido por um belo bosque de carvalhos e algumas bétulas. Cerca de 1 Km adiante, após atravessar a ribeira das Aveleiras viramos a esquerda e iniciamos uma subida por um antigo caminho rural empedrado, onde ainda são visíveis as marcas dos rodados dos carros de tração animal. Umas centenas de metros adiante deixamos o caminho principal e viramos à direita por caminho secundário que se encontra marcado por algumas mariolas.
Este caminho vai perdendo definição e pouco depois entramos em zona de fragas, com vegetação mais rasteira. Iremos passar pelo Outeiro do Grossal à nossa esquerda e o trilho vira mais para a direita, continuando direção norte. Adiante vamos nos deparar com a Fraga da Espinheira e os seus dois cumes graníticos.

A ASCENSÃO À FRAGA DA ESPINHEIRA
A ascensão a Fraga da Espinheira é efetuada pela sua face sul contornando-a depois depois pelo leste. Fizemos apenas a ascensão ao cume sul da Fraga, havendo outro cume a Nordeste a uma altitude ligeiramente superior. A descida é efetuada pela face noroeste em corta-mato com vegetação pouco alta, em direção a um caminho que observamos vindo de norte.

Vamos descer por este caminho, que se encontra muito degradado e com zonas obliteradas pela vegetação. O caminho termina ao atravessar um ribeiro, viramos a direita por um bosque de carvalhos e pouco depois iremos atravessar o Ribeiro dos Fornos, numa passagem bastante difícil devido ao elevado caudal e à densa vegetação das bermas. Iremos virar para sul e observamos à nossa frente dois cabeços graníticos, à esquerda, a Carvalhosa e à direita a Fraga da Brazalite.

A ASCENSÃO À FRAGA DA BRAZALITE
A ascensão à Fraga da Brazalite é efetuada por uma rampa na sua face norte mas depois contornamo-la pela sua face leste. Se nos encostarmos a direita encontramos menos vegetação. Também aqui existem 2 cumes, a uma altura semelhante. A descida é feita, de início pela mesma rampa e depois viramos a noroeste, em direção ao Coto de Fonte Fria.
Chegando perto de um ribeiro, (Ribeiro da Tulha) iremos encontrar um caminho bem pisado e marcado com mariolas, que o iremos seguir, virando à esquerda , direção sul.
Este trilho encontra-se marcado no mapa e irá nos levar de retorno a Pitões das Júnias. Temos ainda 6,5 quilômetros pela frente e o caminho vai apresentar vários troços mal pisados e mal definidos, e perdemo-lo 2 ou 3 vezes, pelo que exige atenção e novamente a ajuda do GPS. Iremos atravessar um ribeiro sobre um tronco de uma árvore, para o qual é preciosa a AJUDA DE 2 BASTÕES e pouco depois voltamos a atravessar o Ribeiro dos Fornos por uma caraterística ponte feita sobre troncos de bétulas – a Ponte Vidoeiros.
O carreiro ainda vai perder definição mais 1 ou 2 vezes antes de chegarmos ao caminho principal, que havíamos abandonado na ida, em direção à Fraga da Espinheira.
Pouco depois estamos de volta na Fonte de Valongo e daí em Pitões da Júnias.



passagem por:
- Igreja de Pitões das Júnias (0.5 km)
- Fraga da Espinheira (6,3 km)
- Fraga da Brazalite (10,24 km)
- Ponte Vidoeiros (12,9 km)


O percurso aqui partilhado é meramente indicativo, podendo conter erros de traçado, passar em propriedades privadas, ter passagens perigosas ou tornar-se impraticável por razões várias, pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade. É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3,671 ft
Photo ofLocal de estacionamento Photo ofLocal de estacionamento

Local de estacionamento

PictographWaypoint Altitude 3,671 ft
Photo ofRestaurante a Casa do Preto Photo ofRestaurante a Casa do Preto

Restaurante a Casa do Preto

PictographPanorama Altitude 3,681 ft
Photo ofPanorâmicas rurais e de montanha Photo ofPanorâmicas rurais e de montanha

Panorâmicas rurais e de montanha

PictographFountain Altitude 3,622 ft
Photo ofFonte de Iró

Fonte de Iró

PictographReligious site Altitude 3,619 ft
Photo ofIgreja de Pitões das Júnias Photo ofIgreja de Pitões das Júnias Photo ofIgreja de Pitões das Júnias

Igreja de Pitões das Júnias

PictographPanorama Altitude 3,681 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 3,727 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographFountain Altitude 3,665 ft
Photo ofFonte Photo ofFonte

Fonte

PictographFountain Altitude 3,665 ft
Photo ofFonte de Valongo Photo ofFonte de Valongo

Fonte de Valongo

PictographIntersection Altitude 3,665 ft
Photo ofEsquerda por caminho em terra batida Photo ofEsquerda por caminho em terra batida Photo ofEsquerda por caminho em terra batida

Esquerda por caminho em terra batida

PictographTree Altitude 3,619 ft
Photo ofBosques e pormenor do caminho Photo ofBosques e pormenor do caminho Photo ofBosques e pormenor do caminho

Bosques e pormenor do caminho

PictographIntersection Altitude 3,579 ft
Photo ofInterseção: em frente Photo ofInterseção: em frente Photo ofInterseção: em frente

Interseção: em frente

PictographIntersection Altitude 3,835 ft
Photo ofDireita Photo ofDireita Photo ofDireita

Direita

PictographPanorama Altitude 3,901 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 3,898 ft
Photo ofInterseção Photo ofInterseção

Interseção

PictographWaypoint Altitude 3,940 ft
Photo ofMariolas indicadoras do trajeto Photo ofMariolas indicadoras do trajeto Photo ofMariolas indicadoras do trajeto

Mariolas indicadoras do trajeto

PictographMountain pass Altitude 3,999 ft
Photo ofPormenor do caminho e Outeiro do Grossal Photo ofPormenor do caminho e Outeiro do Grossal Photo ofPormenor do caminho e Outeiro do Grossal

Pormenor do caminho e Outeiro do Grossal

PictographMountain pass Altitude 4,068 ft
Photo ofPassagem de montanha Photo ofPassagem de montanha Photo ofPassagem de montanha

Passagem de montanha

PictographFauna Altitude 4,167 ft
Photo ofFauna Photo ofFauna Photo ofFauna

Fauna

PictographMountain pass Altitude 4,229 ft
Photo ofPanorâmicas Photo ofPanorâmicas Photo ofPanorâmicas

Panorâmicas

PictographWaypoint Altitude 4,157 ft
Photo ofTroço em “corta-mato”

Troço em “corta-mato”

PictographIntersection Altitude 4,154 ft
Photo ofViramos à direita em direção à Fraga da Espinheira Photo ofViramos à direita em direção à Fraga da Espinheira

Viramos à direita em direção à Fraga da Espinheira

PictographPanorama Altitude 4,180 ft
Photo ofFraga da Espinheira em frente.  Viramos um pouco sobre a esquerda para apanhar menos vegetação

Fraga da Espinheira em frente. Viramos um pouco sobre a esquerda para apanhar menos vegetação

PictographSummit Altitude 4,291 ft
Photo ofFraga da Espinheira

Fraga da Espinheira

Início da trepada

PictographSummit Altitude 4,347 ft
Photo ofFraga da Espinheira

Fraga da Espinheira

PictographPanorama Altitude 4,006 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 3,904 ft
Photo ofInterseção Photo ofInterseção Photo ofInterseção

Interseção

PictographRiver Altitude 3,901 ft
Photo ofPassagem difícil e ribeira Photo ofPassagem difícil e ribeira

Passagem difícil e ribeira

PictographMountain pass Altitude 3,993 ft
Photo ofcarvalhosa e brazalite (esquerda e direita) Photo ofcarvalhosa e brazalite (esquerda e direita) Photo ofcarvalhosa e brazalite (esquerda e direita)

carvalhosa e brazalite (esquerda e direita)

Pormenor do caminho

PictographMountain pass Altitude 4,163 ft
Photo ofPassagem de montanha Photo ofPassagem de montanha Photo ofPassagem de montanha

Passagem de montanha

PictographMountain pass Altitude 4,564 ft
Photo ofFraga da Brazalite Photo ofFraga da Brazalite Photo ofFraga da Brazalite

Fraga da Brazalite

PictographMountain pass Altitude 4,577 ft
Photo ofFraga da Brazalite Photo ofFraga da Brazalite

Fraga da Brazalite

PictographIntersection Altitude 4,252 ft
Photo ofEsquerda por trilho mariolado Photo ofEsquerda por trilho mariolado Photo ofEsquerda por trilho mariolado

Esquerda por trilho mariolado

PictographWaypoint Altitude 4,167 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographTree Altitude 4,088 ft
Photo ofÁrvore Photo ofÁrvore

Árvore

PictographTree Altitude 3,960 ft
Photo ofBosque de carvalhos Photo ofBosque de carvalhos Photo ofBosque de carvalhos

Bosque de carvalhos

Caminho mal definido

PictographTree Altitude 3,753 ft
Photo ofBosque Photo ofBosque Photo ofBosque

Bosque

PictographRiver Altitude 3,743 ft
Photo ofRio Photo ofRio Photo ofRio

Rio

Bastões muito importantes na travessia do ribeiro

PictographBridge Altitude 3,711 ft
Photo ofPonte Vidoeiros Photo ofPonte Vidoeiros Photo ofPonte Vidoeiros

Ponte Vidoeiros

Sobre o Ribeiro dos Fornos

PictographPanorama Altitude 3,802 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 3,848 ft
Photo ofBrazalite, carvalhosa, gralheiras (atras) e Outeiro do Grossal Photo ofBrazalite, carvalhosa, gralheiras (atras) e Outeiro do Grossal Photo ofBrazalite, carvalhosa, gralheiras (atras) e Outeiro do Grossal

Brazalite, carvalhosa, gralheiras (atras) e Outeiro do Grossal

PictographPanorama Altitude 3,661 ft
Photo ofBosques e campos agrícolas Photo ofBosques e campos agrícolas Photo ofBosques e campos agrícolas

Bosques e campos agrícolas

PictographPanorama Altitude 3,668 ft
Photo ofPanorâmicas rurais Photo ofPanorâmicas rurais Photo ofPanorâmicas rurais

Panorâmicas rurais

Comments  (12)

  • Photo of María Caballer
    María Caballer Apr 15, 2024

    Preciosa ruta, y enhorabuena por alcanzar las dos Fragas da Espinheira y Brazalite. Muy bonitas las fotografías y en especial las de la fauna salvaje. Aquí en Castellón que era donde mas cabras habían. prácticamente se han extinguido. Un abrazo.

  • Photo of MPuet
    MPuet Apr 15, 2024

    preciosa ruta con magníficas fotografías gracias por compartirla un abrazo 🤗

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 16, 2024

    Obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação. Não consegui perceber vem se eram da família das cabras ou dos corsos. de qualquer maneira a cabra que esteve praticamente extinta do Gerês tem vindo a ver a sua população aumentada nas últimas décadas, principalmente com a implementação do Parque Nacional.
    Também o lobo que esteve praticamente extinto, já encontramos inúmeros sinais da presença dele, e muitas vezes ouvimos os seus uivos

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 16, 2024

    Muito obrigado MPuet pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Apr 16, 2024

    Espectacular ruta y fotos con cabras montesas. Un abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 16, 2024

    Muito obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Apr 17, 2024

    Hermosa y espectacular ruta en la muy bella Serra de Geres.
    Fantástico reportaje fotográfico.
    Felicitaciones y gracias por compartir amigo.

  • Photo of Alfredo Huanes
    Alfredo Huanes Apr 20, 2024

    Qué excelente ruta. Las partes rocosas de la montaña están espectaculares. Gracias por compartir!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 20, 2024

    Muito obrigado Californiagymsama pelo teu simpático comentário e avaliação. Um abraço amigo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 20, 2024

    Obrigado Alfredo.
    Realmente a Serra do Gerês, apesar não ser muito alta (apenas 1545 metros) é das mais bonitas de Portugal

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Apr 22, 2024

    Magnífica ruta por la Serra do Gerês. Gracias por compartirla con tanto detalle y espléndido reportaje fotográfico. Un abrazo, amigo!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 22, 2024

    Muito obrigado Palacorto1 pelo comentário e avaliação. Nas últimas semanas andamos a explorar a zona mais leste da Serra do Gerês

You can or this trail