Photo ofPitões da Junias: circular em 2 dias. Dia 2: Fraga do Paul, Fraga e capela S. João, Ribeiro do Beredo - Serra do Gerês Photo ofPitões da Junias: circular em 2 dias. Dia 2: Fraga do Paul, Fraga e capela S. João, Ribeiro do Beredo - Serra do Gerês Photo ofPitões da Junias: circular em 2 dias. Dia 2: Fraga do Paul, Fraga e capela S. João, Ribeiro do Beredo - Serra do Gerês

1915
April 14, 2024
April 2024

•   5 4 Reviews

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Pitões da Junias: circular em 2 dias.

O trilho aqui publicado faz parte de um percurso circular feito em 2 dias com início em Pitões da Júnias.
No primeiro dia tínhamos utilizado o caminho normal para chegar à Fonte Fria caminhando depois durante cerca de 4 quilômetros pela linha de fronteira com Espanha percorrendo algumas das Fragas de região.

Neste segundo dia vamos usar o mesmo tipo de caminhos que usamos na véspera.
Na primeira metade do percurso o caminho está mal marcados, percorremos muitas vezes fora do trilho, por vezes em “corta-mato” com vegetação geralmente baixa. Nestes primeiros 5 Km a exposição solar é enorme.
A segunda metade do percurso é feita por caminhos bem marcados, por vezes largos em terra batida, outras vezes por antigos caminhos rurais empedrados de ligação da capela de São João da Fraga a Pitões, atravessando frondosos bosques que nos fornecem muita sombra.
É efetuado na freguesia de Pitões das Júnias, entrando provavelmente na periferia da freguesia de Outeiro, ambas no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, incluindo áreas de ambiente rural, proteção parcial tipo II e proteção parcial tipo I (esta última, na zona fronteiriça sendo que não é preciso qualquer autorização do ICNF para grupos inferiores a 10 participantes.

Do ponto de vista técnico consideramos moderado e do ponto de vista físico, também consideramos moderada, com um IBP 59.

Descrição do percurso

Neste segundo dia continuamos em direção Sul subindo o vale do pequeno ribeiro que alimenta o prado onde tínhamos pernoitado. Progredimos durante umas centenas de metros em zona de planalto contornando a Fraga do Paul e o Ribeiro com o mesmo nome por sul e oeste e aproveitamos o Vale de um pequeno ribeiro a oeste do Ribeiro do Paul, Vale menos encaixados e ribeiro menos fechado e de mais fácil progressão. Vamos desfrutando as excelentes panorâmicas, nomeadamente a bela Fraga do paul, o Cabeço do Fitoiro, os Cornos da Candela e os vales das zonas envolventes.
Mais adiante, observamos ao fundo o imponente monólito da Fraga de S. João e o seu pequeno ponto branco no topo, correspondendo à capela. Caminhamos agora em direção leste, usando sensivelmente o caminho das Minas dos Carris.
Vamos nos aproximando da Fraga e iremos contorna-la por toda a sua face leste, subindo depois pela sua face Norte. Esta subida até ao topo não é difícil, embora um pouco aérea, e feita em grande parte através de uma escadaria esculpida na própria rocha, que em dias de chuva, exige muito cuidado por ser escorregadia.
O topo da Fraga brinda-nos com excelentes panorâmicas podendo observar toda a cumeada a norte e oeste correspondendo a fronteira com Espanha. A sudoeste observamos a barragem da Paradela a leste Pitões das Júnias e a nordeste os cumes característicos daquela região, a Fonte Fria, onde tínhamos estado na véspera, a Brazalite, as Gralheiras e todas as outras Fragas.
A descida é feita pelo mesmo caminho e depois iremos continuar por um caminho em terra batida utilizada pelos aldeões no acesso à Fraga.
Esta segunda metade do caminho é completamente diferente, atravessamos extensos e belos bosques na sua maioria de Carvalhos e algumas bétulas. Iremos ainda passar pelo Ribeiro do Beredo e Ribeiro das Aveleiras. Falta-nos ainda a conhecida subida de 200 metros até chegar a aldeia de Pitões e terminar assim este excelente percurso proporcionado por um dos nossos colegas do grupo.

O percurso aqui partilhado é meramente indicativo, podendo conter erros de traçado, passar em propriedades privadas, ter passagens perigosas ou tornar-se impraticável por razões várias, pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade. É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança.

Boas caminhadas

Local da pernoita

Panoramas e pormenor do caminho

Os cornos da Candela, ao fundo

Photo ofVistas sobre: Fraga do Paul Cornos da Candela Vale da Ribeira do Paul Photo ofVistas sobre: Fraga do Paul Cornos da Candela Vale da Ribeira do Paul Photo ofVistas sobre: Fraga do Paul Cornos da Candela Vale da Ribeira do Paul

Vistas sobre: Fraga do Paul Cornos da Candela Vale da Ribeira do Paul

PictographFauna Altitude 4,272 ft

Fauna

Cavalos / garranos selvagens

Photo ofCornos e S João e cabeço do Fitoiro Photo ofCornos e S João e cabeço do Fitoiro Photo ofCornos e S João e cabeço do Fitoiro

Cornos e S João e cabeço do Fitoiro

Panorama: ao fundo, a Fraga de S. João

Photo ofPanorama do vale e pormenor do caminho Photo ofPanorama do vale e pormenor do caminho Photo ofPanorama do vale e pormenor do caminho

Panorama do vale e pormenor do caminho

Rio

Panorama: o imponente monólito da Fraga de S. João

Rio

Deixamos o caminho principal que nos leva a Pitões das Júnias e viramos a esquerda em direção ao topo da Fraga de S. João

São João da Fraga

PictographReligious site Altitude 3,816 ft

São totalmente desconhecidas as origens desta capela. Não se sabe nem quando nem quem a mandou construir O que se sabe é que foi feita em honra de São João da Fraga. Para chegar a esta capela, a mais de 1100 metros de altitude é preciso percorrer um dos percursos mais emblemáticos de Pitões das Júnias, que tem tanto de belo como de ingreme Todos os anos. no primeiro domingo após o dia de São João a maior parte dos habitantes de Pitões das Júnias cumprem a tradição religiosa, cuja origem também é desconhecida, de subir ao alto da serra em romaria ao santo que protege a aldeia. Manda a tradição que no final do percurso, com perto de hora e mela (cerca de 10 km). os habitantes comemorem junto a um carvalhal. comendo os lanches previamente, ali deixados e dancando ao som das concertinas

Interseção: direita

Vira à direita em direção ao topo da Fraga. A esquerda o caminho leva-nos para Pitões da Júnias

Rio: Ribeira da Tulha

PictographTree Altitude 3,048 ft

Bosque e pormenor do caminho

Photo ofRibeiro do Berbedo e pormenor dos bosques envolventes Photo ofRibeiro do Berbedo e pormenor dos bosques envolventes Photo ofRibeiro do Berbedo e pormenor dos bosques envolventes

Ribeiro do Berbedo e pormenor dos bosques envolventes

PictographBridge Altitude 3,048 ft

PictographCar park Altitude 3,671 ft

• Photo of Tetititu
    Tetititu Apr 21, 2024

Belo percurso na envolvente da Serra do Gerês. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

• Photo of María Caballer
    María Caballer Apr 21, 2024

Ruta fantastica, para gente preparada como vosotros. Dos dias de disfrute, por la Serra do Gerês. Impresionante la Peña de Fraga. y curiosa Capilla de São João da Fraga. Veo que todavía quedan caballos salvajes! Enhorabuena por la ruta. Un abrazo.

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Apr 22, 2024

Bella ruta por la Serra do Gerês: montañas, brezales, caballos...Magnífico recorrido. Gracias por compartirla, amigo! Un abrazo.

STrilhos Apr 22, 2024

Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço forte

Muito obrigado Maria pelo comentário e avaliação. Fico contente que tenhas gostado da nossa publicação. Nunca tinha estado na capela de S. João da Fraga e fiquei encantado com o cenário.
    Realmente, os cavalos selvagens fazem parte das paisagens do Gerês desde longa data. Um abraço

STrilhos Apr 22, 2024

Sim Palocorto1 o Gerês é magnífico.
    Por algum motivo é o mais antigo (e até agora, único) Parque Nacional de Portugal. Um abraço amigo

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Apr 27, 2024

Una ruta muy bonita, para disfrutar de lindos paisajes. Un abrazo