← Part of Serra do Ibitiraquire; mapeamento

Activity

Pico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE)

Download

Trail photos

Photo ofPico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE) Photo ofPico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE) Photo ofPico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE)

Author

Trail stats

Distance
8.56 mi
Elevation gain
3,543 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
3,543 ft
Max elevation
6,000 ft
TrailRank 
76 4.3
Min elevation
3,131 ft
Trail type
Loop
Time
one day 7 hours 26 minutes
Coordinates
1268
Uploaded
October 18, 2015
Recorded
October 2015
  • Rating

  •   4.3 1 review

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Viewed 4500 times, downloaded 252 times

Trail photos

Photo ofPico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE) Photo ofPico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE) Photo ofPico Caratuva: Circular; conquista pela face noroeste (NO) e descida pela face sudeste (SE)

Itinerary description

For english please scroll down all the way to the end.

Localização: Serra do Ibitiraquire.
Melhor época para fazer a trilha: de abril a agosto.

Essa trilha faz parte de um grupo de 9 trilhas chamado: Serra do Ibitiraquire; mapeamento. Para ver os marcos/pontos relevantes (waypoints) dessa trilha e outras 4 trilhas da região por favor acesse o link desse grupo de trilhas no topo dessa pagina ou clique aqui.

Conquista do Pico Caratuva partindo da Fazenda Pico Paraná e via topo Getulio e Piolhos.
Conquista pela face noroeste e descida pela face sudeste, completando uma volta circular por sua encosta sul e passando pelo acampamento 1(A1) do Pico Paraná (conhecido historicamente como "Pouso da Sorte") e pelas bifurcações Pico Paraná / Pico Itapiroca e Pico Paraná / Pico Caratuva.
Acampamos no cume do Caratuva conhecido historicamente como "Jardim da Tempestade".
A trilha histórica chamada de "Trilha da Conquista" é composta por duas das trilhas desse grupo de trilhas. Essa trilha circular de conquista do Pico Caratuva e a outra trilha que eu mapeie e chamei de Pico Paraná conquista a partir do acampamento 1 (A1) clique aqui para ver essa outra trilha que faz parte desse grupo de trilhas.

Essa trilha pode ser usada como acesso a muitos outros Picos da região pois passa por 4 bifurcações importantes da região:

  • 1ª bifurcação com placas para Caratuva / Pico Paraná (clique aqui para ver o marco e foto dela). Quem estiver subindo e tomar a trilha da esquerda irá ao Caratuva, Taipabuçu, Ferraria e Ferreiro quem tomar a trilha da direita irá ao Itapiroca, Pico Paraná, Cerro Verde, Camelos, União, Ibitirati, Luar, clique aqui para ver o marco e fotos) que ao cruzar se encontra uma trilha mais baixa e outra mais alta.
    Para ir ao Taipa, Ferraria, Ferreiro: siga reto cursando o córrego e as fitas azuis com amarelas.
    Para ir ao Pico Caratuva: cruze o córrego e suba um pouco, passando pelo proximo marco "Estoque de água para combate a incêndios florestais na montanha do Caratuva e arredores" seguindo o fluxo desse córrego montanha acima.
  • 3ª bifurcação é a área de camping Pico do Caratuva. De onde se pode pegar a trilha para o Taipabuçu (Taipa) a esquerda. Para pegar a "Trilha da Conquista" que desce para o A1 é necessário descer até a ultima área de camping e inicialmente virar a esquerda para então depois começar a seguir a crista do Caratuva pela direita.

  • 4ª bifurcação A1 indo reto PP virando para esquerda Caratuva subindo a histórica "Trilha da Conquista"



Em caso de emergência: No A1 e nos cumes do Pico do Taipabuçu e Caratuva há sinal de celular e 3G é possível enviar mensagens de texto e ate mesmo de whatApp, logicamente que isso pode ser influenciado por fatores climáticos. Ligue 193 ou (41) 3226-7685 (numero direto) para chamar o Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná (GOST).




Médias da precipitação na região por mês:





Médias das temperaturas altas e baixas na região por mês:





Se testemunhar crime ambiental por favor faça a denúncia junto ao Instituto Ambiental do Paraná IAP.




Obrigado por visualizar o meu mapeamento da trilha espero que tenha gostado e que seja muito util a você. Desde já agradeço se você puder avaliar essa trilha com comentários, criticas construtivas e nos informando se você já fez essa trilha e se fez o download dela ou não. Caso tenha informações história que possa acrescentar seria ótimo.




Estou constantemente aprimorando minhas trilhas com textos, fotos e videos a medida que acumulo esse conhecimento. Retorne frequentemente para ver essas atualizações que dão bastante trabalho e consomem um bom tempo para serem postadas.




I'd like to apologize for not having a description of the trail in english yet. I will soon be updating the trail description so please revisit or save as a favorite to get the latest updates.

Comments  (7)

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Sep 30, 2016

    Este lugar e realmente fantástico e vale muito a pena.
    Parabéns pelo tracklog, só posso dizer que deu muita vontade de retornar.
    Abraços.

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Jan 23, 2017

    Um belo trabalho, feito com capricho e que sem dúvida consumiu bastante tempo e empenho, mas considere que a região já recebe um número de visitantes muito acima do recomendado e já existem dezenas de tracks no Wikiloc da mesma área. Então, facilitar ainda mais o acesso não me parece tão necessário, ou até mesmo recomendável.

    É uma visão crítica que tenho feito com base nos estragos que tenho presenciado em vários locais, especialmente após passarem por excesso de divulgação e facilitação, e que tem me levado a não postar muitas trilhas no Wikiloc ou até mesmo excluir várias que já havia compartilhado. Não leve a mal.

    E a descrição em inglês entendo desnecessária também. Excesso de informação e trabalho. Alguém que venha de algum outro país, no mínimo, deve buscar entender o nosso idioma para merecer estar aqui e acessar essas maravilhas.

    Bons ventos!

  • abreu895 Apr 3, 2017

    I have followed this trail  View more

    Subida difícil, bastante escalaminhada, e descida com tempo úmido como eu fiz deve-se tomar muito cuidado. Deve tomar cuidado para não errar a entrada da trilha ao sair do caratuva.

  • Rafael Ribeiro 1 Oct 11, 2019

    gvogetta

    O que achei desnecessário realmente foi esse seu comentário, mesquinho e egoísta. Qual é o numero de visitantes recomendado que você considera? de onde tirou essa informação?

    Concordo que muitas pessoas acabam por não respeitar o ambiente, mas a MINHA OPINIÃO é de que todos possam ter o prazer de desfrutar de ambientes, e o fato de compartilhar os caminhos por essa plataforma não gera esse aumento de visitantes, até mesmo porque dado a dificuldade de acesso, somente pessoas preparadas e conscientes buscam esses lugares.(por isso servem as dicas e orientações) Essa plataforma possui justamente essa função COMPARTILHAR experiencias e proporcionar que outras pessoas também possam ter a oportunidade de visitar e se preparar com as dicas que a galera aqui publica. Considero que Ninguem é dono da montanha, assim como que para MERECER estar ali, basta a busca pessoal por vencer desafios e conhecer novos lugares (ainda mais em outro pais, sem nem entender o idioma local).

    Apoio todo e qualquer tipo de divulgação e compartilhamento das trilhas com as devidas orientações e precauções.

    Portanto repudio comentários como esses feitas por pessoas que nem deveriam usar isso aqui, já que se portam de forma mesquinha e egoísta.

  • Photo of Yoyo Curitiba
    Yoyo Curitiba Jan 12, 2020

    Olá! Desculpa me meter na conversa dos meninos aqui 😅 frequentando trilhas a algum tempo eu pude perceber que lugares que não recebem muitos frequentadores, e não ficam com suas trilhas “bem marcadas” no chão, acabam tendo muitas “trilhas de rato” saindo da trilha principal.. trilhas que a galera se perde e acaba abrindo novas “trilhas” além da principal. Trilhas que levam outras pessoas a se perderem e vão desgastando o solo. Levando em consideração que cada trilha aberta tem seu impacto na montanha, devido a questão da erosão e tal, eu acredito que compartilhar informações precisas a respeito das trilhas leva a uma prevenção e diminuição do impacto humano na montanha, já que pessoas bem informadas vão pelo caminho certo e deixam um impacto mínimo. Parabéns Felipe pela qualidade das informações.. compartilhando, a comunidade montanhista evolui junto 👊🏽

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Jan 17, 2020

    Olá Yoyo Curitiba!
    Não tem porque pedir desculpas. É um espaço público e democrático.
    Sua observação faz sentido em lugares que, como você mencionou, possuem pouca frequência de visitação. Não é o caso desta trilha, que apenas reproduz um trecho muito frequentado e "batido". Pesquise no Wikiloc e veja que deve existir umas 200 tracklogs do mesmo trecho.

  • Photo of gvogetta
    gvogetta Jan 17, 2020

    Sr. Rafael Ribeiro 1, se é que esse realmente é seu nome (perfil fake):
    - Não entendi o que te deixou tão "putinho", mas primeiro seja homem e mostre sua cara e perfil, sem se esconder em perfil fake criado apenas para destilar seu ódio e vandalismo barato e atacar alguém. Daí conversamos, como gente.

You can or this trail