Activity

Parque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão

Download

Trail photos

Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão

Author

Trail stats

Distance
8.86 mi
Elevation gain
1,906 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
1,125 ft
Max elevation
6,051 ft
TrailRank 
85 5
Min elevation
4,624 ft
Trail type
One Way
Moving time
4 hours 22 minutes
Time
7 hours
Coordinates
2580
Uploaded
May 12, 2024
Recorded
May 2024
  • Rating

  •   5 8 Reviews

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Viewed 106 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão Photo ofParque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão

Itinerary description

Parque Natural Serra da Estrela- circular em 2 dias. Dia 1: Vale do Rossim - Fraga Poio dos Cães - Lagoa do Peixão

Publicamos um trilho efetuado em dois dias no Maciço Central da Serra da Estrela com início e final no parque de estacionamento da praia fluvial e do Restaurante do Vale do Rossim.

O percurso tem como principais objetivos
1 - Subir ao Fragão do Poio dos Cães, um cabeço granítico que domina a paisagem, não pela sua altura, mas pelo seu formato: um penedo, que parece mais uma longa rampa, de orientação oeste - leste de pequena inclinação mas que termina com paredes abruptas verticais e lisas com mais de 100 metros de altura. É uma saliência notável da zona com uma altitude de 1810 metros.
2 - Visita à Lagoa do Peixão, em nosso entender, a mais bela lagoa da Serra da Estrela, local onde pernoitamos.
3 - visita da Nave da Mestra Um local que tem tanto de belo como impressionante e enigmático, onde uma enorme fraga que está fraturada de uma forma lisa e vertical e adiante à sua direita vemos outras várias fragas cortadas com a mesma orientação e no mesmo plano. No local está construído um estranho abrigo e a saída do local é feita através de uma longa e estreita fenda entre os colossais blocos de granito. Um local digno de uma visita que só por si compensa a caminhada.
4 - desfrutar das excelentes paisagens naturais e selvagens da Serra da Estrela Caracterizadas por belos e abruptos vales, cabeços e fragas de granito, circos glaciares e outros relevos geológicos característicos da erosão glaciar.

Este trilho com cerca de 28 quilômetros e de 900 m de desnível positivo e negativo é passível de ser efetuado num único dia, mas com dificuldade, pois muitos dos quilómetros são feitos com progressão muito lenta para atravessar os caos de blocos e os inúmeros Ressaltos de rocha existentes no caminho. Efetuamos o trilho em 2 dias para melhor aproveitar e desfrutar do contacto com a natureza.

Agradecemos a um dos colegas do grupo, o planeamento e a orientação deste excelente trilho.




Para consultar o dia 2 e fazer a segunda parte do trilho, pode aceder ao link https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/parque-natural-serra-da-estrela-circular-em-2-dias-dia-2-lagoa-do-peixao-nave-da-mestra-vale-do-ros-170627917


É um percurso não marcado, que utiliza na sua maioria, caminhos de pé posto, mas percorremos vários kms fora de trilho, alguns dos quais em “corta-mato”. muitos dos km fora de trilho permitem uma progressão fácil, sobre lages planas ou sobre terreno de vegetação rasa ou nula. No entanto atravessamos muitas centenas de metros com vegetação pelo joelho ou meio da coxa, e no segundo dia progredimos ainda durante 3 ou 4 centenas de metros no meio de vegetação mais alta, cerca metro e 1/2, que ofereceu resistência considerável à progressão.
Na zona mais alta do trilho, entre o cume, o Fragão do Poio dos cães e a lagoa do Peixão progredimos a maior parte do tempo fora de trilho em campo de caos de blocos com algumas trepadas e destrepes.
Já perto do Fragão do Poio dos Cães tivemos uma descida por uma lage lisa e bastante inclinada que se torna muito PERIGOSA com o terreno molhado.
Em nossa opinião o percurso é moderado do ponto de vista físico mas difícil do ponto de vista técnico, e portanto classificamo-lo como difícil.

Passamos por inúmeros Ribeiros e linhas de água que em nossa opinião poderão ser utilizados para consumo, pois a fauna existente é rara e de animais de pequeno porte. Trilho efetuado em Maio, não vimos gado de espécie alguma. Por outro lado a exposição solar é enorme pois praticamente não existe qualquer árvore.

Descrição do percurso:
Saímos do parque de estacionamento da praia fluvial e do Restaurante do Vale do Rossim.
Descemos por trilho a jusante da barragem e pouco depois entramos em caminho estreito terra batida, que mais adiante se torna mais irregular com umas tantas pedras sobresaídas e alguns Ressaltos.
Depois de uma primeira subida, o trilho torna-se mais largo mais plano e vamos alternando entre terra batida, com troços sobre Lages de granito. O percurso encontra-se nesta zona bem marcado, com algumas mariolas, bem pisado e fácil de seguir. A nossa esquerda vemos o fraga das penhas douradas, constituído por 2 cabeços de granito com blocos e 2 agulhas num equilibro curioso.
Ao chegar a um cabeço grantitico com um vertcice geodésico (ao km 3,14) saímos do caminho principal viramos à direita por trilho mal pisado, mas fácil de progredir, em direção ao vale dos Condes. Pouco depois o trilho perde-se no meio da vegetação e caminhamos fora do trilho geralmente fácil de progredir no meio de vegetação rasteira e com algumas clareiras. Ao fim de 1000 m encontramos um Caminho pouco pisado e mal marcado com algumas mariolas que nos leva ao vale do Conde.
Depois de atravessar o ribeiro entramos em caminho largo mas degrado que nos leva ao vale das Barcas. Passamos ao lado do Covão aos Conchos onde apanhamos novo caminho empedrado .
Perto da lagoa Comprida Viramos à esquerda e entramos em caminho pé posto pouco pisado com algumas mariolas.
Ao fim de 2 km e mais algumas subidas chegamos ao Cume, que se encontra marcado com um grande Vértice Geodésico, já com alguns sinais de degradação. Viramos à esquerda direção leste, adiante entramos fora de trilho, vendo ao fundo e à direita o Fragão do Poio dos cães que passou a ser o nosso objetivo. Como já referido, o trilho torna-se bastante mais difícil, pois temos que caminhar por entre o caos de blocos de rocha com algumas trepadas e destrepes.

Aproximamos do Fragão e temos o troço mais difícil pela frente, a descida por uma longa laje de granito que pode oferecer reais dificuldades em tempos de chuva pois a inclinação é acentuada, a laje muito lisa, apenas atravessada por algumas fendas. Chegamos ao topo da Fraga do Poio dos cães que nos brinda com uma panorâmica deslumbrante e 270° com lagoa de paixão e o Vale de Candeeira à nossa frente. Mais ao fundo, o Vale do Zêzere, à direita, o majestoso Cântaro Gordo um Circo Glaciar à direita e outro à esquerda com altas paredes de granito.
Voltamos para trás e vamos descer pelo canal norte da Fragão que é coincidente com o PR5 até chegarmos a base da lagoa que é de grande beleza e onde pernoitamos na sua margem sul por onde corre o pequeno Ribeiro da Candeeira.

O percurso aqui partilhado é meramente indicativo, podendo conter erros de traçado, passar em propriedades privadas, ter passagens perigosas ou tornar-se impraticável por razões várias, pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade. É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança.

Boas caminhadas

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 4,678 ft
Photo ofEstacionamento Photo ofEstacionamento Photo ofEstacionamento

Estacionamento

PictographLake Altitude 4,721 ft
Photo ofAlbufeira do Vale do Rossim Photo ofAlbufeira do Vale do Rossim Photo ofAlbufeira do Vale do Rossim

Albufeira do Vale do Rossim

PictographLake Altitude 4,744 ft
Photo ofLagoa do Rossim e pormenor do caminho Photo ofLagoa do Rossim e pormenor do caminho Photo ofLagoa do Rossim e pormenor do caminho

Lagoa do Rossim e pormenor do caminho

PictographPanorama Altitude 4,849 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 5,010 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 5,089 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 5,213 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographLake Altitude 5,230 ft
Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographPanorama Altitude 5,348 ft
Photo ofFraga das Penhas Douradas, Lagoa e pormenor do caminho Photo ofFraga das Penhas Douradas, Lagoa e pormenor do caminho Photo ofFraga das Penhas Douradas, Lagoa e pormenor do caminho

Fraga das Penhas Douradas, Lagoa e pormenor do caminho

PictographSummit Altitude 5,472 ft
Photo ofPico Photo ofPico Photo ofPico

Pico

PictographIntersection Altitude 5,322 ft
Photo ofEsquerda pelo caminho Photo ofEsquerda pelo caminho

Esquerda pelo caminho

PictographPanorama Altitude 5,226 ft
Photo ofVale do Conde

Vale do Conde

PictographLake Altitude 5,443 ft
Photo ofVale da Barca e Covao dos conchos Photo ofVale da Barca e Covao dos conchos Photo ofVale da Barca e Covao dos conchos

Vale da Barca e Covao dos conchos

PictographWaypoint Altitude 5,404 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

PictographLake Altitude 5,361 ft
Photo ofLago - Covão dos Conchos Photo ofLago - Covão dos Conchos Photo ofLago - Covão dos Conchos

Lago - Covão dos Conchos

PictographLake Altitude 5,331 ft
Photo ofLago

Lago

PictographIntersection Altitude 5,558 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographWaypoint Altitude 5,623 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 5,755 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographLake Altitude 5,804 ft
Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographSummit Altitude 6,106 ft
Photo ofCume Photo ofCume Photo ofCume

Cume

PictographPanorama Altitude 6,020 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 6,047 ft
Photo ofCaminho Photo ofCaminho Photo ofCaminho

Caminho

PictographMountain pass Altitude 5,896 ft
Photo ofWaypoint - descida difícil Photo ofWaypoint - descida difícil

Waypoint - descida difícil

PictographSummit Altitude 5,928 ft
Photo ofPanoramas do Alto do Fragão do Poio dos Cães Photo ofPanoramas do Alto do Fragão do Poio dos Cães Photo ofPanoramas do Alto do Fragão do Poio dos Cães

Panoramas do Alto do Fragão do Poio dos Cães

PictographPanorama Altitude 5,883 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographLake Altitude 5,587 ft
Photo ofLagoa do Peixão Photo ofLagoa do Peixão Photo ofLagoa do Peixão

Lagoa do Peixão

PictographLake Altitude 5,528 ft
Photo ofLago Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographLake Altitude 5,459 ft
Photo ofLago

Lago

Comments  (16)

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo May 20, 2024

    Una ruta muy interesante para recorrer y disfrutar de lindos paisajes. Un abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 20, 2024

    Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani May 20, 2024

    Hello my dear friend. It is a beautiful mountain route. I especially enjoyed watching the pictures of ponds and glaciers.Thanks for sharing.
    A big hug.

  • Photo of MPuet
    MPuet May 20, 2024

    una ruta con preciosos paisajes gracias por compartirla.
    Un fuerte abrazo 🤗

  • Photo of Sara_sm
    Sara_sm May 22, 2024

    Espectacular ruta por el parque natural da Serra Estrela 👌 y unas fotos preciosas del lugar.
    Gracias por compartir

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 22, 2024

    Obrigada MPuet pelo comentário e avaliação. A Serra da Estrela é a mais alta de Portugal continental e tem excelentes recantos
    Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 22, 2024

    Obrigada Sara pelo comentário e avaliação. A Serra da Estrela é a mais alta de Portugal continental e oferece paisagens fora de série
    Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 22, 2024

    Thanks very muchi Mohammad for your comment and evaluation. A big hug

  • Photo of María Caballer
    María Caballer May 24, 2024

    Preciosa ruta de dos días, por el Maciço Central da Serra da Estrela. Maravilla de lago, y la Nave da Maestra.
    Paisajes únicos de erosión glacial. Un abrazo.

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 May 26, 2024

    Preciosa excursión circular en dos días por la Serra da Estrela. Gracias por compartirla con bellas imágenes del recorrido y detalladas explicaciones. Un fuerte abrazo, amigo!!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 26, 2024

    Obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação. Realmente, a Serra da Estrela é a mais alta de Portugal e que apresenta mais sinais da erosão glaciar. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 26, 2024

    Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. A Serra da Estrela é a que apresenta maiores sinais da erosão glaciar em Portugal. Um abraço forte

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms May 27, 2024

    ¡Vaya aventura increíble en el Parque Natural Serra da Estrela! Las fotos de tu ruta circular en 2 días son impresionantes, especialmente el Valle de Rossim y la Lagoa do Peixão. ¡Qué experiencia única! Definitivamente, un viaje que no puedo esperar para hacer. ¡Gracias por compartir, amigo!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 28, 2024

    Muito obrigado júri tons pela avaliação e as tuas amáveis palavras. Realmente, O Parque Natural da Serra da Estrela oferece-nos paisagens únicas em Portugal de erosão glaciar e ambiente de alta montanha
    Uma experiência a não perder.
    Um forte abraço amigo

  • Photo of Alfredo Huanes
    Alfredo Huanes May 28, 2024

    Al igual que la segunda parte, realmente increíbles los senderos. Maravillosas e imponentes formaciones rocosas. Gracias por compartir esta aventura!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 28, 2024

    Muito obrigado Alfredo pelo teu comentário e avaliação. Um abraço

You can or this trail