Photo ofPR 5 STS - Moinhos do Fojo, Santo Tirso: S. Tomé de Negrelos, Castro de Santa Margarida, Ribeira do Fojo Photo ofPR 5 STS - Moinhos do Fojo, Santo Tirso: S. Tomé de Negrelos, Castro de Santa Margarida, Ribeira do Fojo Photo ofPR 5 STS - Moinhos do Fojo, Santo Tirso: S. Tomé de Negrelos, Castro de Santa Margarida, Ribeira do Fojo

February 10, 2024
February 2024

near Negrelos, Porto (Portugal)

Santo Tirso: S. Tomé de Negrelos, Castro de Santa Margarida, Ribeira do Fojo

Registamos um percurso de pequena rota de âmbito rural, cultural, paisagístico histórico e arqueológico, que decorre na freguesia de São Tomé de Negrelos, intersetando um pouco a freguesia de Roriz, ambas no concelho de Santo Tirso.

Este percurso corresponde exatamente ao PR5 STS da rede de percursos do concelho de Santo Tirso ao qual fizemos uma pequena derivação de cerca de 900 metros (ida e volta) para visita do Castro de Santa Margarida.
O percurso encontra-se bem sinalizado com exceção de um cruzamento em que tivemos dificuldades na orientação. Também devido ao grande número de Interseções com outros caminhos, aconselhamos o uso do GPS.
O trilho é feito na sua grande maioria por caminhos florestais e decorre também por curtos troços de arruamentos locais calcetados ou asfaltados, alguns troços em trilho de pé posto e apresenta subidas e descidas de declive acentuado. No sentido em que fizemos isto é sentido dos ponteiros do relógio, os declive das descidas são mais acentuado que os das subidas. Ao km 7,2 aparece o ponto mais difícil de todo o percurso em que temos que ultrapassar um pequeno troço de 10 m com descida de forte inclinação. Estamos na pista de Down Hill de BTT e podemos evitar este troço fazendo uma derivação pela direita.
Do ponto de vista técnico podemos considerar o trilho fácil ou eventualmente fácil/moderado. O percurso, com 8,3 quilômetros e 330 mts de desnível, também o poderemos considerar fácil.

Colocamos a pontuação do trilho como fácil, no entanto não devemos esquecer os condicionalismos acima referidos.

Em cerca de 50% do percurso passamos por Mancha verde com bastantes árvores, principalmente à custa de eucaliptos; atravessamos também vários sobreirais e algumas zonas de acácias, que fornecem bastante sombra. Encontramos uma ou duas fontes com indicação de água não controlada pelo que o caminhante deverá sair com a água que irá gastar durante o percurso.

Durante a nossa caminhada obtemos vistas magníficas para Norte sobre o Vale do rio Ave e do rio Vizela mas também para Sudeste, Sobre as montanhas de Paredes, algumas de Valongo, e mais ao fundo, a Serra da Aboboreira.

Trata-se de trilho simpático, sem ser espetacular, com alguns pontos de interesse como a bela igreja Matriz e Capela de Santo Tomé de Negrelos, o Castro de Santa Margarida, o Vale da ribeira do Fojo e as paisagens envolventes. A Igreja Matriz com registos de construção inicial ainda no século XVI, contém dois elementos de grande importância: a capela e a loggia manuelinas (quinhentistas).
O Castro de Santa Margarida está classificado como imóvel de interesse público; É obviamente um local de interesse arqueológico embora se encontra num estado degradado, mal conservado e não reconstruído. Apesar disso são facilmente identificáveis construções dos nossos antepassados (idade do ferro) e é possível ainda observar uma parte da muralha.
Como já referido efetuamos o trilho no sentido do dos ponteiros do relógio e na parte final somos brindados com uma bela panorâmica de montanha misturada com campos agrícolas e zona rural.
Contrariamente ao nome deste PR, o percurso não passa pelos Moinhos do Fojo, que se situa numa zona de um frondoso bosque no Vale do Ribeira do Fojo.

Seria nossa intenção visita-los, mas não o visitamos porque a chuva caia com grande intensidade.
Vimos os moinhos quando descíamos o Vale (ver waypoint ao Km 6,24)
Quem tiver interesse em visitar os moinhos deverá virar por um caminho à esquerda ao Km 6,38

Descrição do percurso
Deixamos a viatura estacionada no Largo da igreja Matriz de S. Tomé de Negrelos, subimos pela rua calcetada do lado esquerdo, rua do Padre Justino Macieira, Algumas centenas de metros entramos em caminho florestal em terra batida. Adiante, ao km 1,3 fizemos um desvio à esquerda para visita do Castro de Santa Margarida. Continuamos o PR até atingir a localidade de Coutada (Freguesia de Roriz) e continuamos a nossa subida por caminho de terra batida tendo do nosso lado esquerdo várias explorações de granito. Neste troço podemos admirar as paisagens que era a noroeste quer a leste e sudeste e depois iniciamos a descida por um caminho com bastante pedra solta. Adiante vamos entrar numa pista de Downhill BTT e pouco depois encostámo-nos ao belo vale da Ribeira do Fojo que apresenta um luxuriante bosque e no qual podemos observar ao fundo os famosos Moinhos.
Entramos numa estrada asfaltada (Rua Central) e voltamos a sair por um caminho de pé posto que tem um troço de descida muito acentuada, que exige algum cuidado, mas que pode ser evitado fazendo uma derivação à direita e logo asseguir entramos numa zona muito aprazível, nas margens da Ribeira com amplos terrenos planos relvados alternando com belos bosques ripicolas.
Antes de terminar o percurso ainda tivemos oportunidade de apreciar uma bela panorâmica sobre Povoação e os socalcos da paisagem agrícola envolvente.

Algumas notas sobre alguns dos Pontos de Interesse:

Castro de Santa Margarida

S. Tomé de Negrelos
É uma freguesia de raiz cristã documentada
desde meados do séc. XI (1050) e que na
primeira metade do séc. XIX chegou a formar sede de concelho. A designação
Locais de interesse:
* Castro de Santa Margarida
* Igreja Paroquial

Igreja de S. Tomé de Negrelos
Há registos da provável construção da
Capela do Sanfissimo Sacramento no séc.
XVI. A igreja foi alvo de transformáções ao
longo dos tempos. Da construção inicial conservam-se dois elementos de grande
iniportância: a capela e a loggia manuelinas (quinhentistas)
É um imóvel de interesse público.

Ribeira do fojo
Esta ribora lá fez mover uma vinte-
na de moinhos de água e um lagar
de azeite sendo fundamental para
a agricultura local. E ainda possivel
apreciar alguns desses moinhos no
troco rical do percurso.

Guarda Nacional Republicana 252 808 250

Boas Caminhadas

Ponto de informação

S. Tomé de Negrelos É uma freguesia de raiz cristã documentada desde meados do séc. XI (1050) e que na primeira metade do séc. XIX chegou a formar sede de concelho. A designação "Negrelos, um nome milenário, foi ditado pela flora dominante na região, os negrilhos ou choupos escuros, da linguagem hispano-romana. No seu período áureo fundou-se aqui a Fábrica do Rio Vizela, em 1845. Foi a primeira fábrica de fiação do país. Locais de interesse: * Castro de Santa Margarida * Igreja Paroquial * Capela do Santíssimo Sacramento, adossada à Igreja Paroquial) com abóbada de nós e uma loggia quinhentista, exemplar único na região. É de salientar a presença de várias casas solarengas, como a de Vilela e a do Paço (ambas armoriadas), a de Leiras (Antigo Tribunal da Comarca de S. Tomé de Negrelos), a de Sequeiros, a de Quintão, a da Renda (Visconde de Negrelos e José Luís Andrade) e a de Ginjo (Visconde de Vilarinho de S. Romão). Também são de destacar a Casa Sérvolo (estilo brasileiro de torna-viagem), e a Casa "Verde" da Fábrica Rio Vizela, onde viveu um dos seus primeiros sócios-gerentes, Victor Haettich. Além de ter locais donde se pode desfrutar de vistas deslumbrantes: Alto de Santa Margarida, Pedrados, Covas e Alto das Pombinhas, não se pode visitar esta freguesia sem percorrer as quintas onde se produz algum do melhor vinho verde da região.

PictographReligious site Altitude 531 ft

Igreja santo Tomé de Negrelos

Igreja de S. Tomé de Negrelos Há registos da provável construção da Capela do Sanfissimo Sacramento no séc. XVI. A igreja foi alvo de transformações ao longo dos tempos. Da construção inicial conservam-se dois elementos de grande importância: a capela e a loggia manuelinas (quinhentistas) É um imóvel de interesse público.

PictographRuins Altitude 827 ft

PictographRuins Altitude 906 ft

Castro de Santa Margarida

Estruturalmente apresenta uma planta oval, definida pela curva de nível dos 250 m, com o maior eixo no sentido norte/sul, exibindo uma acrópole relativamente plana, apesar da existência de abundantes afloramentos graníticos à superfície. Infelizmente este Castro não se apresenta reconstruído nem bem conservado

Photo ofSítio arqueológico - Castro de Santa Margarida Photo ofSítio arqueológico - Castro de Santa Margarida Photo ofSítio arqueológico - Castro de Santa Margarida

Sítio arqueológico - Castro de Santa Margarida

Castro de Santa Margarida Povoado da Idade do Ferro, onde se observam alguns alinhamentos de estruturas circulares e parte do troço da primeira linha de muralhas. A ausência de materiais de superfície atribuíveis ao período romano indica que o povoado terá sido abandonado antes do advento da romanização. Encontra-se classificado como imóvel de Interesse Público (Dec. N.º 29 / 90, DR n.º 163 de 17 de julho de 1990). Numa das fotografias podemos observar em baixo o que resta da muralha

Sobreiral e pormenor do caminho

Cruzamento mal sinalizado

Photo ofCruzamento de vários PR (PR 3, 5 e 7) Photo ofCruzamento de vários PR (PR 3, 5 e 7) Photo ofCruzamento de vários PR (PR 3, 5 e 7)

Cruzamento de vários PR (PR 3, 5 e 7)

Photo ofPanorama Sobre os vales do rio Vizela e Rio Ave Photo ofPanorama Sobre os vales do rio Vizela e Rio Ave Photo ofPanorama Sobre os vales do rio Vizela e Rio Ave

Panorama Sobre os vales do rio Vizela e Rio Ave

Pormenor do caminho

Início de descida acentuada

Photo ofEm frente. Quem quiser efetuar o PR3 vira à esquerda Photo ofEm frente. Quem quiser efetuar o PR3 vira à esquerda Photo ofEm frente. Quem quiser efetuar o PR3 vira à esquerda

Em frente. Quem quiser efetuar o PR3 vira à esquerda

Quem quiser efetuar o PR3 vira à esquerda

Photo ofPanorama; esquerda pela pista de BTT Down Hill Photo ofPanorama; esquerda pela pista de BTT Down Hill Photo ofPanorama; esquerda pela pista de BTT Down Hill

Panorama; esquerda pela pista de BTT Down Hill

Moinhos do Fojo no fundo do vale

PictographRuins Altitude 873 ft

Frente e direita

Frente

Ribeira do Fojo

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Feb 18, 2024

Preciosa circular por San Tirso, con interesante patrimonio artístico y arqueológico. Bellas imágenes del recorrido y amplía descripción. Enhorabuena, amigo. Un abrazo.

STrilhos Feb 19, 2024

Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. S. Tomé de Negrelos foi uma agradável surpresa Um abraço amigo

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Feb 19, 2024

Hermosa ruta circular visitando el Castro de Santa Margarida. Excelentes fotografías y experiencias.
    Gracias por compartir.

• Photo of migueleloi
    migueleloi Feb 19, 2024

Excelente percurso, com detalhes escritos e bem fotografados, de toda a etapa.
    Obrigado pela partilha,
    Um abraço

• Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Feb 19, 2024

A paz esteja com você, meu querido amigo. O percurso é muito bonito e espetacular. Obrigado por compartilhar.

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Feb 19, 2024

¡Wow, STrilhos! ¡Qué experiencia tan increíble en Santo Tirso! Desde S. Tomé de Negrelos hasta el impresionante Castro de Santa Margarida y la serena Ribeira do Fojo, cada paso fue una aventura. Las fotos capturan la magia, pero estar allí es aún más emocionante. ¡Gracias por compartir tu viaje! Definitivamente, ¡quiero seguir tus pasos en mi próxima escapada! 🌟👣

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Feb 19, 2024

Bonita circular compañero, un abrazo 🤗.

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Feb 19, 2024

Bonita ruta visitando el Castro de Santa Margarita con bonitas fotos. Un abrazo

• Photo of María Caballer
    María Caballer Feb 20, 2024

Muy bonita ruta, con diversos puntos de interes, como el de Santa Margarida, y la Ribeira do Fojo. Ya se ve que la lluvia era intensa. Gracias por tu aclaración sobre la visita a los molinos. Obrigado.

STrilhos Feb 21, 2024

Obrigado californiagymsama e Migueleloi pelo comentário e avaliação.

Obrigado Mohammad.kiani pelo comentário e avaliação e pelas simpáticas palavras. Um abraço

STrilhos Feb 21, 2024

Obrigado Jorditoms pelo comentário e avaliação e pelas tuas entusiasmadas palavras. Um abraço

Obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

Obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação. Um cordial saludo

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Feb 23, 2024

Circular cortita pero muy bonita!!! Felicidades!!!
    1Abrazo!!!

STrilhos Feb 23, 2024

Obrigado Tolly Mune pelo comentário e. Um abraço

• Photo of Tetititu
    Tetititu Feb 28, 2024

Muito bom percurso por S. Tomé de Negrelos. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Feb 29, 2024

Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço amigo

• José Neves Apr 29, 2024

Mais moderada que fácil. Alguns pontos interessantes mas no geral tem um valor paisagístico mediano/baixo.

STrilhos Apr 29, 2024

Obrigado pelo comentário. Naturalmente, aceito a sua opinião