Manjoeira [Loures] (07-10-2023)

October 9, 2023
October 2023

near Meijoeira, Lisboa (Portugal)

Itinerário: ManjoeiraCasaínhosFanhõesBempostaBoiçãoMonte ServesBucelasSerra das GalegasFanhões

Percurso extenso desde Manjoeira, um lugar pertencente à antiga freguesia de Santo Antão do Tojal (agora associada a São Julião do Tojal), essencialmente pelo município de Loures, excepto um pequeno troço em Monte Serves, já no concelho vizinho de Vila Franca de Xira.

A classificação de Difícil deve-se ao facto de incluir algumas passagens por zonas de mato denso e espinhoso, especialmente no início da caminhada, onde nos deparámos com veredas fechadas por vegetação intransponível, obrigando-nos a improvisar e atalhar; assim como a transposição de vedações com arame farpado.

Uma nota adicional para o perigo de ataque de cães de guarda em Monte Serves, no local assinalado no mapa com um waypoint.

PictographGeocache Altitude 659 ft

Baloiço das Portelas (GC9J6FK)

PictographGeocache Altitude 377 ft

Cruzeiro do Picoto

Um promontório pouco conhecido com vistas panorâmicas.

PictographGeocache Altitude 1,004 ft

PictographCastle Altitude 732 ft

Estrutura defensiva das Linhas de Torres (obra militar nº 125). Guerra Peninsular, cerca de 1810 .

Percurso Ribeirinho do Rio Trancão

Um projecto onde se procurou recuperar para a população um pequeno troço da linha de água, renaturalizando-a e criando um passeio ciclopedonal ao longo das suas margens. Nota: O percurso tem uma interrupção um pouco mais à frente deste ponto, por cerca de 80m; com o caudal do rio baixo é possível passar por entre canaviais, como nós fizemos, doutro modo será melhor voltar atrás e seguir pela Rua da Água Férrea.

PictographRisk Altitude 945 ft

Perigo de ataque de cão!

Atenção: neste ponto fomos atacados por um corpulento cão de guarda, que nos saiu ao caminho proveniente da propriedade contígua (que tinha o portão entreaberto). Não chegou a haver confronto físico, mas pouco faltou...

PictographBridge Altitude 305 ft

Pequena ponte pedonal sobre o rio. Utilização facultativa visto a linha de água sumir nos períodos de maior secura.