Activity

PR 3 VLC - Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva

Download

Trail photos

Photo ofPR 3 VLC - Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva Photo ofPR 3 VLC - Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva Photo ofPR 3 VLC - Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva

Author

Trail stats

Distance
5.2 mi
Elevation gain
1,493 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,493 ft
Max elevation
3,141 ft
TrailRank 
86 5
Min elevation
1,684 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 12 minutes
Time
3 hours 43 minutes
Coordinates
1487
Uploaded
February 24, 2024
Recorded
February 2024
  • Rating

  •   5 7 Reviews

near Lomba, Aveiro (Portugal)

Viewed 122 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofPR 3 VLC - Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva Photo ofPR 3 VLC - Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva Photo ofPR 3 VLC - Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva

Itinerary description

Vereda do Pastor nas aldeias de Vale de Cambra: Lomba de Arões, Côvo e Aqualva


Registamos um percurso de pequena rota de âmbito paisagístico, rural e cultural que se desenvolve na sua totalidade na freguesia de Arões, concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro.
O objetivo deste percurso é de conhecer a encosta sul e sudoeste da Serra da Freita, geralmente um pouco esquecida mas que possui paisagens excelentes. Novamente aqui a paisagem de montanha e paisagem rural misturam-se de uma forma muito harmoniosa.
O trilho tem como principal atração as panorâmicas deslumbrante que a aldeia da Lomba e os seus socalcos nos oferecem no topo de um promontório, ladeado por profundos vales.

Este PR pode ser feito de forma isolada ou articulada com o PR 3.1 que tem início exatamente na aldeia de Lomba de Arões. O PR 3.1 é um trilho bem mais pequeno que o PR 3 mas em nossa opinião bastante mais exigente pois a subida da aldeia abandonada de Berlengas até ao final do trilho possui várias passagens exigentes.
O PR 3.1 foi por nós efetuado no mesmo dia e poderá ser consultado na nossa conta Wikiloc no dia 24/2/24 em https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/cascata-das-porqueiras-com-partida-em-lomba-162165903

O percurso encontra-se bem sinalizado com exceção das aldeia do Côvo e de Aqualva e ainda em dois ou três cruzamentos em que tivemos dificuldades na orientação, pelo que aconselhamos o uso do GPS.
O trilho é feito na sua grande maioria por caminhos rurais e tem algumas passagens por trilhos de pé posto, utilizando ainda naturalmente, pequenos troços de arruamentos locais calcetados ou asfaltados. Os caminhos rurais encontram-se de forma geral já muito degradados, parecendo mais caminhos de montanha estreitos com muitas pedras sobressaídas ou soltas de forma muito irregular, o que obriga a uma progressão demorada.
É um percurso com pouco mais de 8 Km, com um desnível de 450 mts e declives acentuados, quer nas subidas e descidas, pelo que do ponto de vista físico consideramos fácil ou fácil a moderado. Do ponto de vista técnico, apesar de não ter passagens difíceis nem perigosas, o trilho é na sua maioria de piso empedrado, muito irregular e de progressão lenta.
Desta forma classificamos o percurso de dificuldade moderada.
Na primeira metade do caminho e apesar de haver algumas árvores no início, a exposição solar é enorme. Na segunda metade do caminho passamos por algumas zonas arborizadas, na sua maioria pinheiros, de porte médio, e que vão alternando com muitas clareiras, fornecendo pouca sombra. Só depois da aldeia de Aqualva passamos por manchas verdes com árvores de maior pote e que fornecem mais sombra.

Pontos de Interesse:
Aldeia de Lomba
Núcleo de Espigueiros (aldeia de Lomba)
Capela de Nossa Sra dos Milagres
Aldeia de Côvo
Cascata das Estacas
Aldeia de Aqualva
Ribeira de Aqualva

Descrição do percurso:

O PR tem início oficial na aldeia de Côvo; no entanto, nós começamos na aldeia de Lomba de Arões, precisamente para melhor articular com o PR 3.1.

Dois dos pontos de interesse deste percurso, o Núcleo de Espigueiros e a Capela de Nossa Sra dos Milagres (ambos na aldeia de Lomba) fazem parte do PR 3.1 mas não do PR 3. Assim quem pretender fazer apenas o PR3 aconselhamos A visita daqueles pontos de interesse no início ou no fim do percurso.

Deixamos o carro estacionado numa zona ampla, 250 m antes do centro da aldeia. Ao atingir o largo principal de Lomba de Arões, onde existe um painel informativo do PR3, vemos sinalética dos percursos. Quem pretender fazer o PR no sentido por nós efetuado, isto é na direção do ponteiro dos relógios deve virar à esquerda por rua a subir, e logo à frente passamos pela antiga escola primária, atualmente fechada e que se situa na periferia da aldeia. Pouco depois entramos num caminho de terra batida e umas centenas de metros adiante progredimos por zona de montanha por trilho com pedras soltas, sobressaídas e muito irregular. Do nosso lado direito observamos o profundo vale escavado pela Ribeira do Côvo onde podemos distinguir algumas quedas d’água. O caminho será sempre a subir com inclinação acentuada até chegar a uma estrada que dá acesso à aldeia do Côvo, onde encontramos painel Informativo do PR.
Na aldeia, prosseguimos direção leste, passando pouco depois por uma mina do nosso lado esquerdo. Continuamos em zona do Planalto durante cerca de 600mts para então iniciar a descida por um caminho de piso semelhante ao da subida.
Por volta do Km 5 do nosso caminho passamos ao lado das quedas de água da Estaca (da ribeira de Agualva). Esta cascata é de pequena altura e para a observar terá que fazer um pequeno desvio e obriga a um destrepe: terá que usar as 2 mãos para se agarrar a uma reentrância da Rocha para descer por uma lage vertical, lisa, com cerca 1,5 mts de altura. Este passo exige destreza e não é aconselhável aos menos experientes.
O próximo local de interesse é a aldeia de Aqualva, após a qual entramos num frondoso bosque e 400 ou 500 metros adiante iremos passar por um miradouro natural, que em nosso entender, é o local mais interessante de todo o PR pois permite observar a aldeia Lomba de Arões de um ângulo tal, que lhe transmitindo uma beleza excecional.
Adiante o trilho continua pela estrada onde encontramos um painel informativo a respeito do desfiladeiro ( ou canhão) das estacas. Pouco antes tínhamos encontrado sinalética a indicar caminho para o referido desfiladeiro que não faz parte deste percurso.
Já na estrada vamos atravessar uma ponte sobre a ribeira de Agualva e pouco depois chegamos ao ponto de partida do nosso trilho.


CONTACTOS ÚTEIS
• SOS Emergência 112
• Informação Anti-Venenos 808 250 143
• Câmara Municipal de Vale de Cambra 256 420 510
• Câmara Municipal (número verde) 256 420 555
• Hospital 351 256 410 660
• Centro de Saúde 256 423 664
• Bombeiros Voluntários 256 423 616
• G. N. R. 256 420 760
• Museu Municipal 256 422 016
Associação Desportiva e Cultural da Felgueira 256 408 019
• Centro Cultural de Macieira de Cambra 256 428 400



Boas caminhadas

Waypoints

PictographInformation point Altitude 1,768 ft
Photo ofEstacionamento e painel informativo Photo ofEstacionamento e painel informativo Photo ofEstacionamento e painel informativo

Estacionamento e painel informativo

PictographPanorama Altitude 1,759 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographInformation point Altitude 1,749 ft
Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographPanorama Altitude 1,749 ft
Photo ofCentro da aldeia e painéis informativos Photo ofCentro da aldeia e painéis informativos Photo ofCentro da aldeia e painéis informativos

Centro da aldeia e painéis informativos

PictographWaypoint Altitude 1,818 ft
Photo ofAntiga escola primária

Antiga escola primária

PictographPanorama Altitude 1,870 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 1,982 ft
Photo ofPormenores do caminho Photo ofPormenores do caminho Photo ofPormenores do caminho

Pormenores do caminho

PictographIntersection Altitude 2,165 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographWaterfall Altitude 2,244 ft
Photo ofPanorâmicas e pormenor do caminho Photo ofPanorâmicas e pormenor do caminho Photo ofPanorâmicas e pormenor do caminho

Panorâmicas e pormenor do caminho

A nossa direita observamos o Vale da Ribeira do Côvo e umas quedas de água Em frente e ao fundo, vemos a aldeia do Côvo

PictographPanorama Altitude 2,543 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 2,621 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 2,825 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 2,920 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

PictographIntersection Altitude 3,038 ft
Photo ofEsq

Esq

PictographWaypoint Altitude 3,081 ft
Photo ofPanorâmicas da aldeia de Covo Photo ofPanorâmicas da aldeia de Covo Photo ofPanorâmicas da aldeia de Covo

Panorâmicas da aldeia de Covo

PictographInformation point Altitude 3,081 ft
Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographCave Altitude 3,051 ft
Photo ofMina

Mina

PictographPanorama Altitude 3,058 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 3,018 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

Caminho alagado em água

PictographWaterfall Altitude 3,028 ft
Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographPanorama Altitude 3,068 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 3,051 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 2,815 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 2,799 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaterfall Altitude 2,592 ft
Photo ofCascatas das Estacas - Ribeira de Aqualva Photo ofCascatas das Estacas - Ribeira de Aqualva

Cascatas das Estacas - Ribeira de Aqualva

PictographWaypoint Altitude 2,533 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

PictographIntersection Altitude 2,408 ft
Photo ofVira à direita e entre em estrada asfaltada Photo ofVira à direita e entre em estrada asfaltada Photo ofVira à direita e entre em estrada asfaltada

Vira à direita e entre em estrada asfaltada

PictographWaypoint Altitude 2,382 ft
Photo ofAldeia de Agualva Photo ofAldeia de Agualva Photo ofAldeia de Agualva

Aldeia de Agualva

PictographPanorama Altitude 2,165 ft
Photo ofMiradouro Natural - vistas sobre Lomba de Arões Photo ofMiradouro Natural - vistas sobre Lomba de Arões Photo ofMiradouro Natural - vistas sobre Lomba de Arões

Miradouro Natural - vistas sobre Lomba de Arões

A aldeia da Lomba é uma das mais belas aldeias de Portugal, estando empoleirada num promontório, e terminando numa pequena península onde se acotovelam uma igreja, um cemitério, várias casas e mais de 15 canastros. Esta configuração particular, que resultou de três falhas, enquadram a aldeia nos três lados da península. Os caminhos que daqui saem vão para as aldeias abandonadas das Porqueiras, a 1 km, e das Berlengas, a 2 km.

PictographInformation point Altitude 1,791 ft
Photo ofPainel informativo - Canhão das Estacas Photo ofPainel informativo - Canhão das Estacas

Painel informativo - Canhão das Estacas

O Canhão das Estacas é um pequeno desfiladeiro na ribeira das Estacas, afluente da ribeira de Agualva que passa pela aldeia da Lomba. Faz parte da bacia hidrográfica do Teixeira assim como as vizinhas ribeiras de Agualva e das Macieiras. A erosão escavou na rocha um vale escarpado, aproveitando as fragilidades das falhas no xisto. A ribeira das Macieiras é dominada por grandes rochedos, alguns evidenciando dobras de contornos dramáticos. Já a ribeira de Agualva, que corre inicialmente em granito e depois se precipita nos xistos macios formou, nas suas margens, uma das mais belas florestas da região. O acentuado declive destes vales multiplicou as cascatas e quedas de água presentes nestas paragens.

PictographBridge Altitude 1,686 ft
Photo ofPonte Photo ofPonte

Ponte

PictographPanorama Altitude 1,706 ft
Photo ofLomba Photo ofLomba Photo ofLomba

Lomba

Comments  (14)

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Mar 9, 2024

    Preciosa excursión por el Vale do Cambra. Bellísimos paisajes y cuidada descripción. Gracias por compartirla, amigo. Un fuerte abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 9, 2024

    Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. Um forte abraço

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Mar 10, 2024

    💯💯👏👏👌, gracias por compartir, saludos 👋.

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Mar 10, 2024

    Otra ruta preciosa!!!
    Me encantan estos lugares tan verdes!!!
    1Abrazo!!!

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Mar 10, 2024

    Hermosa circular por la Vereda del Pastor disfrutando de magníficos paisajes muy bien captados.
    Felicidades y gracias por compartir.

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Mar 11, 2024

    Bonita ruta por la Vereda do Pastor. Un abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 13, 2024

    Muito obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 13, 2024

    Muito obrigado Californiagymsama pelo comentário e avaliação. Um abraço forte

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 13, 2024

    Muito obrigado Tolly Mune pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 13, 2024

    Muito obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Mar 18, 2024

    Belo percurso pela Lomba de Arões. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 19, 2024

    Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação.
    Um abraço forte

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Apr 3, 2024

    ¡Guau, STrilhos! ¡Qué aventura tan increíble por la Vereda do Pastor en Vale de Cambra! Las fotos capturan la esencia de la ruta: la belleza natural y la autenticidad de las aldeas. Definitivamente, una experiencia que no se puede perder. ¡Gracias por compartir tu viaje con nosotros!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 5, 2024

    Obrigado Jorditoms pelo comentário e avaliação. Este percurso associa belas paisagens de montanhas com espectaculares paisagens rurais de uma forma muito harmoniosa. Um grande abraço

You can or this trail