Activity

Leonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular

Download

Trail photos

Photo ofLeonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular Photo ofLeonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular Photo ofLeonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular

Author

Trail stats

Distance
8.87 mi
Elevation gain
2,717 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,717 ft
Max elevation
4,700 ft
TrailRank 
87 5
Min elevation
2,819 ft
Trail type
Loop
Moving time
4 hours 16 minutes
Time
8 hours 23 minutes
Coordinates
2596
Uploaded
March 17, 2024
Recorded
March 2024
  • Rating

  •   5 9 Reviews

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Viewed 182 times, downloaded 7 times

Trail photos

Photo ofLeonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular Photo ofLeonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular Photo ofLeonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular

Itinerary description

Leonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular


Publicamos um trilho circular efetuado em pleno coração da Serra do Gerês com início e final na Portela de Leonte e passando pelo prado do Vidoal, Chã da Freza, Borrageiro, Roca Negra, Rocalva, Prado do Conho, Prado da Lomba do Pau, e Chã da Fonte.

ATENÇÃO
NOTA IMPORTANTE:
Faz parte deste trilho uma passagem muito estreita por trás da Rocalva, encostada à sua face leste. Esta passagem difícil, de declive acentuado estava preenchida de neve e que poderá ter ocultado possíveis ressaltos muito difíceis / perigosos.
Chamamos a atenção para o máximo CUIDADO, se a pretender efetuar.
ACONSELHAMOS que contorne a Rocalva mais pelo largo.
Faz também parte deste trilho a subida ao topo norte da Roca Negra, que inclui um pequeno passo de escalada grau 4 superior e que deverá ser efetuada apenas por quem se sentir à vontade neste tipo de terreno.


O principal argumento deste percurso é a visita a um Gerês selvagem dominado por altos e majestosos penedos de granito, os mais altos deste maciço mais a sul da Serra (Borrageiro, Roça Negra e Rocalva), mas também profundos e escavados vales, e ainda, planaltos áridos de granito e formosos prados verdejantes.

O trilho é efetuado provavelmente na sua totalidade, na freguesia de Vilar da Veiga, podendo eventualmente tocar os limites da freguesia do Campo do Gerês no troço compreendido entre o Prado do Conho e o chão da Freza, Concelho de Terras de Bouro.
Decorre no Parque Nacional Peneda-Gerês na zona de proteção parcial tipo um, e portanto não carece de autorização para grupos inferiores a 10 participantes.

Trata-se de um trilho não homologado, marcado apenas parcialmente com mariolas. Parte do percurso não apresenta qualquer marcação, apresentando troços fora de trilho, alguns, por longas lages, outros em “corta-mato”, pelo que é imprescindível o uso de GPS.
A quase totalidade do percurso apresenta grande exposição solar. Encontramos 2 fontes de água, uma no Chã da Fonte, outra no Prado do Conho, mas nem numa nem noutra, corria água.
A maioria do percurso é efetuado em carreiros ou trilhos de pé posto, na sua maioria em piso empedrado de forma muito irregular com pedras sobressaídas, atravessadas ou soltas, caminhos típicos da Serra do Gerês. A vegetação não coloca problemas na progressão com exceção de um troço relativamente curto no Prado da Rocalva em que o trilho se encontra parcialmente encerrado por vegetação com 1,5 a 2 metros de altura

Sendo portanto um percurso com mais de 14 quilômetros, mais de 800 m de desnível de progressão lenta em piso irregular com duas passagens difíceis, perigosas e que exigem à vontade neste tipo de terrenos, classificamos o trilho como difícil.

Pontos de interesse:

Prado e Cabana do Vidoal (1,7 Km)
Chã da Freza; início Vale da Teixeira (2,7km)
Arco do Borrageiro (4,0 km)
Alto do Borrageiro (4,5 km)
Topo Norte da Roca Negra (5,4 km)
Cabana da Rocalva (6,6 km)
Rocalva contorno pela face leste (7,2 km)
Colo direito da Mourisca (8,1 Km)
Cabana do Conho (9,0 km)
Prado da Lomba do Pau ( 9,8 km)


Descrição do percurso
O trilho tem início mesmo em frente a casa florestal na Portela de Leonte e começa logo com uma subida íngreme. Durante o primeiro km, o trilho progride entre árvores e vegetação, está bem pisado mas o piso é muito irregular.
A partir deste troço, o trilho desenvolve-se em zona mais aberta, sem vegetação, mas continua fácil de seguir pois está bem marcado e mariolado.
Adiante passamos pelo Prado do Vidoal com a sua cabana. Mais à frente passamos pelo colo (ou chã) da Freza. Esta zona marca o início do Vale da Teixeira, donde o podemos observar toda a sua extensão. No Chã da Freza viramos à esquerda.
Mais adiante temos mais 2 intercessões. Na primeira, na zona do Chã da Fonte, seguimos em frente, em direcção ao alto do Borrajeiro; se virássemos à direita, iríamos descer para o Vale da Teixeira. Pouco depois noutro cruzamento, viramos à direita, em direção do Borrageiro; Em frente iríamos diretamente para o Prado da lomba do pau e Prado do Conho.
Adiante fazermos um pequeno desvio à direita para visita do espectacular arco do Borrageiro, um curiosos arco natural.
Pouco depois chegamos ao ponto mais alto do nosso trilho, o alto de Borrageiro no qual se encontram umas antenas e um vertice geodésico parcialmente destruído.
Daqui seguimos para sul Sul, por trilho relativamente bem marcado até ao topo norte de Roca Negra, aonde teremos que efetuar um passo de escalada de IV grau superior, como já referido atrás. Descemos pelo corredor entre os dois topos da Roca negra e dirigimo-nos novamente para Sul em direção à Rocalva.
Na cabana viramos novamente para nordeste, deixando o trilho principal e entrando em zona fora do trilho na sua maioria por longas Lages. Chegando a face leste de Rocalva, Rocha digna de se ver de perto devido a imponência das suas Lages semi-verticais difíceis de permitir a sua escalada, tínhamos duas opções ou dávamos a volta mais pela direita percorrendo um caminho mais longo ou descíamos diretamente por um estreito corredor cheio de neve encostado a face leste do imponente penedo,
Optamos pela segunda hipótese em que temos que descer um estreito corredor cheio de neve e forte inclinação. Não podemos observar o fundo do corredor que poderá apresentar Ressaltos difíceis de progredir e que estavam tapadas pela neve. É necessário um especial cuidado se optar por esta decisão.
Continuaremos em direção norte sempre sobre a imponência de Rocalva a nossa esquerda.
Continuamos por caminho algo pisado, não marcado por mariolas, passamos pelo colo situado à direita da Mourisca, descemos em direção norte até atingir o Prado do Conho.

Curiosamente a fonte que costume debitar bastante água mesmo em época estival, encontrava-se seca.
No Conho viramos para trás direção sudoeste até, passamos pelo Prado da Lomba de pau, cuja cabana se encontra afastado do caminho e pouco depois encontramos a chã da fonte e seguimos pelo mesmo caminho de ida até o local do das nossas viaturas.
Nesta última descida podemos contemplar o pé de Cabril, com o sol já perto da linha do horizonte e com as nuvens presentes proporcionando excelentes fotografias.

Definitivamente trata-se de um trilho aconselhado aos praticante habituado aos caminhos da Serra do Gerês que em que poderá contemplar uma beleza selvagem e inúmeros pontos de elevado interesse paisagístico.




O Percurso aqui partilhado pode conter erros de traçado, erros de GPS, ter-se tornado impraticável por condicionalismo de mudança de vegetação, outras causas naturais ou de origem humana. O percurso pode ter passagens perigosas, pode passar por propriedade privadas, ou eventualmente por zonas de proteção natural que tenham sido gravadas de uma forma inadvertida ou por erro técnico e pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade.
É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança, não se esquecendo que o nível de dificuldade se pode alterar por condições meteorológicas, erosão do solo, crescimento de vegetação, ou outras.
O grau de dificuldade e outros factores técnicos descritos são baseado na própria experiência e apenas serve de referência pessoal pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência do percurso aqui disponibilizado.



Boas caminhadas

Waypoints

PictographInformation point Altitude 2,818 ft
Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographWaypoint Altitude 2,825 ft
Photo ofParque estacionamento

Parque estacionamento

PictographFountain Altitude 2,831 ft
Photo ofFonte da Casa de Leonte

Fonte da Casa de Leonte

PictographTree Altitude 3,130 ft
Photo ofTeixo

Teixo

PictographPanorama Altitude 3,589 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographMountain hut Altitude 3,652 ft
Photo ofCabana Vidoal Photo ofCabana Vidoal Photo ofCabana Vidoal

Cabana Vidoal

PictographWilderness hut Altitude 3,642 ft
Photo ofAbrigo de montanha gratuito Photo ofAbrigo de montanha gratuito Photo ofAbrigo de montanha gratuito

Abrigo de montanha gratuito

PictographMountain pass Altitude 3,934 ft
Photo ofChã da Freza Photo ofChã da Freza Photo ofChã da Freza

Chã da Freza

Freza com viste para o Vale da Teixeira

PictographPanorama Altitude 4,085 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographMountain pass Altitude 4,252 ft
Photo ofChá da fonte

Chá da fonte

PictographIntersection Altitude 4,419 ft
Photo ofInterseção

Interseção

Vira direita para o arco

PictographFountain Altitude 4,449 ft
Photo ofBica Água Photo ofBica Água Photo ofBica Água

Bica Água

Fonte

PictographMountain pass Altitude 4,524 ft
Photo ofArco do Borrageiro

Arco do Borrageiro

PictographMountain pass Altitude 4,554 ft
Photo ofPor cima do arco Photo ofPor cima do arco Photo ofPor cima do arco

Por cima do arco

PictographSummit Altitude 4,708 ft
Photo ofBorrageiro Photo ofBorrageiro Photo ofBorrageiro

Borrageiro

PictographSummit Altitude 4,583 ft
Photo ofPico Photo ofPico Photo ofPico

Pico

PictographIntersection Altitude 4,409 ft
Photo ofDesvio à direita para subir a Roca Negra Photo ofDesvio à direita para subir a Roca Negra Photo ofDesvio à direita para subir a Roca Negra

Desvio à direita para subir a Roca Negra

PictographSummit Altitude 4,564 ft
Photo ofCume (topo) Norte da Roca Negra Photo ofCume (topo) Norte da Roca Negra Photo ofCume (topo) Norte da Roca Negra

Cume (topo) Norte da Roca Negra

PictographSummit Altitude 4,459 ft
Photo ofTopo Roca Negra Photo ofTopo Roca Negra Photo ofTopo Roca Negra

Topo Roca Negra

PictographIntersection Altitude 4,360 ft
Photo ofRetomamos o trilho

Retomamos o trilho

PictographIntersection Altitude 4,042 ft
Photo ofDireita para evitar corta mato

Direita para evitar corta mato

PictographWilderness hut Altitude 4,042 ft
Photo ofCabana

Cabana

PictographWilderness hut Altitude 4,042 ft
Photo ofCabana rocalva Photo ofCabana rocalva Photo ofCabana rocalva

Cabana rocalva

PictographPanorama Altitude 4,199 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographSummit Altitude 4,331 ft
Photo ofRocalva Photo ofRocalva Photo ofRocalva

Rocalva

PictographWaypoint Altitude 4,281 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 4,245 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographMountain pass Altitude 4,278 ft
Photo ofColo da Mourisca Cume da Mourisca à esquerda Photo ofColo da Mourisca Cume da Mourisca à esquerda Photo ofColo da Mourisca Cume da Mourisca à esquerda

Colo da Mourisca Cume da Mourisca à esquerda

PictographPanorama Altitude 4,058 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 4,098 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWilderness hut Altitude 4,124 ft
Photo ofConho Photo ofConho Photo ofConho

Conho

PictographFountain Altitude 4,134 ft
Photo ofFonte do Conho Photo ofFonte do Conho Photo ofFonte do Conho

Fonte do Conho

PictographPanorama Altitude 4,344 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 4,413 ft
Photo ofPrado Lomba do pau Photo ofPrado Lomba do pau Photo ofPrado Lomba do pau

Prado Lomba do pau

PictographWaypoint Altitude 4,373 ft
Photo ofAo fundo cabana Lomba do pau Photo ofAo fundo cabana Lomba do pau

Ao fundo cabana Lomba do pau

PictographIntersection Altitude 4,406 ft

Interseção

PictographIntersection Altitude 4,236 ft

Interseção

PictographWaypoint Altitude 3,658 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographPanorama Altitude 3,383 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 3,064 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 2,822 ft
Photo ofWaypoint

Waypoint

Fonte

Comments  (20)

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Mar 17, 2024

    Fantástico recorrido circular con un buen desnivel y muchas horas de actividad.
    Felicidades y gracias por compartir Amigo.

  • Photo of rgclimbing
    rgclimbing Mar 20, 2024

    Excelente atividade proposta pelo meu amigo e parceiro de montanha!!obrigado

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 20, 2024

    Obrigado Californiagymsama pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 20, 2024

    Obrigado Rgclimbing pela tua entusiasta companhia

  • Photo of María Caballer
    María Caballer Mar 20, 2024

    Gran ruta, de alta montaña. Preciosas fotografías y compañía. Impresionantes las grandes rocas de granito, y las panorámicas. Obrigado.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 20, 2024

    Muito obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação e pelas tuas simpáticas palavras. Um cordial saludo

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Mar 22, 2024

    Preciosa y difícil ruta circular por la Serra do Gerês. Gracias por compartirla con amplio reportaje y detallada descripción. Un abrazo, amigo!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 22, 2024

    Muito obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. A Serra do Gerês está cheia de recantos de magníficos. Um abraço

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Mar 24, 2024

    Belo percurso, pelo Parque Nacional Peneda-Jurés. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 25, 2024

    Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um abraço forte

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Mar 26, 2024

    Muy buena ruta compañero 👌,
    gracias por compartir estas magníficas fotografías, un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Mar 27, 2024

    Muito obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Apr 1, 2024

    Bonita ruta, no muy larga pero con un gran desnivel!!!
    Bravo!!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 1, 2024

    Muito obrigado Tolly Mune pelo comentário e avaliação. Sim a ruta possui belos recantos. Um abraço

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Apr 3, 2024

    ¡Wow, qué aventura increíble! 🌟 STrilhos realmente clavó esta ruta por Leonte-Borrageiro-Roca Negra-Rocalva-Conho-circular. Las vistas son alucinantes y la experiencia es única. ¡Definitivamente, una experiencia imperdible para los amantes del senderismo! 🏞️🥾

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 5, 2024

    Muito obrigado Jorditoms pelo teu comentário e avaliação . A Serra do Gerês possui inúmeros profundos e escavados vales com belas paisagens. Um abraço forte

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Apr 16, 2024

    Espectacular ruta y fotos. Un abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 17, 2024

    Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of Alfredo Huanes
    Alfredo Huanes Apr 20, 2024

    Increíble recorrido! Caminar sobre ese terreno rocoso es difícil. Y el desnivel ni que decir. Felicitaciones y muhcas gracias por compartir!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Apr 20, 2024

    Muito obrigado Alfredo pelo comentário e avaliação.
    O Gerês é o mais antigo (e único parque Nacional em Portugal) e as entidades oficiais não estimulam os trilhos dentro do interior do Parque

You can or this trail