Photo ofPR 5 CBC - Trilho do Pisão e Nariz do mundo - aldeia do Moscoso, Cabeceira de Basto - Serra da Cabreira Photo ofPR 5 CBC - Trilho do Pisão e Nariz do mundo - aldeia do Moscoso, Cabeceira de Basto - Serra da Cabreira Photo ofPR 5 CBC - Trilho do Pisão e Nariz do mundo - aldeia do Moscoso, Cabeceira de Basto - Serra da Cabreira

September 23, 2023
September 2023

•   5 9 Reviews

near Formigueiro, Santarém (Portugal)

Descrevemos um trilho de pequena rota realizado na freguesia de Rio Douro no concelho de Cabeceiras de Basto, na sua região norte, já relativamente perto do limite de distrito de Braga com Vila Real. Trata-se de um trilho de elevado interesse paisagístico e cultural que se desenvolve à volta do vale da ribeira de Cavez, numa zona que mistura de uma forma muito harmoniosa uma paisagem de montanha com profundos vales e belas escarpas com paisagens rurais, incluindo longos lameiros, ambiente rural em socalcos e zona rural de planaltos com extensos campos agrícolas e de pastagem. Observamos algumas povoações a humanizar a bela paisagem.
O trilho deve o seu nome de Nariz do mundo ao imponente cabeço de granito que domina a paisagem na primeira metade do trilho, e que podemos observar na margem esquerda da ribeira de Caves. O nome de Pisão é dado ao edifício em ruínas que podemos observar ao Km 1,77 na margem direita da ribeira de Cavez e que era utilizado ate à cerca de 50 anos para pisoar (apertar) a lã e moer os cereais.

O percurso passa por inúmeras linhas água e ribeiras e na aldeia de Moscoso encontramos 2 ou 3 fontes, mas que exibem uma placa de água não controlada; a exposição solar é grande, só interrompida por vários bosques. Para além da vegetação ripicola, a árvore dominante é o carvalho, mas inúmeras outras espécies arbóreas estão presentes como as bétulas, o pinheiro, o sobreiro, o castanheiro, entre outras. Não observamos eucaliptos.

O trilho desenvolve-se por caminho rurais, a maior parte deles antigos, atualmente pouco utilizados pelas populações e portanto em estado variável de conservação; vários troços utilizam caminhos de pe posto. Não existem dificuldades técnicas assinaláveis sendo o trilho moderado do ponto de vista físico, pelo que classificamos como moderado; geralmente de fácil orientação, e normalmente, bem sinalizado mas existe uma ou outra zona em que verificamos alguma deficiência ou com sinalética pouco perceptível, Pelo que aconselhamos o uso de GPS.

Pontos de Interesse:

Aldeia de Formigueiro
Pisão
Ribeira da Cavez, poldras, cascatas e lagoa
Lugar de Rebolar
Lameiros de Meijoadela
Parque Cabeceiras Aventura
Miradouro Filiposo
Nariz do Mundo e miradouro
Poço das Relvas
Aldeia de Moscoso
Adega regional nariz do mundo

Descrição do percurso
O trilho tem Início na pequena povoação de Formigueiro e foi efetuado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, tal como recomendado pela entidade promotora.
Descemos em direção nordeste por caminho rural antigo empedrado onde ainda são visíveis as marcas dos rodados dos carros de tração animal. A descida apresenta declive acentuado e antes de atravessarmos a Ribeira de Cavez por umas poldras, observamos do nosso lado esquerdo um edifício em ruínas, conhecido como Pisão (explicado acima a origem do nome)
Rumamos então em direção sudeste até chegar a uma exploração agrícola no Lugar de Rebolar onde podemos admirar os fabulosos Lameiros de Meijoadela. Mais adiante, fazemos pequeno desvio de 10 m para visitar mais de perto os referidos Lameiros.
A seguir ao Lugar de Rebolar iniciamos a subida por um caminho que atualmente está deteriorado pela erosão das águas e durante cerca 700 metros espera-nos uma subida de forte pendente. Infelizmente, observamos testemunhos de um fogo relativamente recente com arbustos e árvores queimadas.
Pelo caminho, visitaremos o Parque Cabeceiras Aventura, que possui um parque de merendas e ainda o miradouro Filiposo.
Cerca de 600 mts adiante viramos à esquerda por caminho de pé posto para visita do miradouro Nariz do Mundo o qual nos oferece magníficas panorâmicas. Voltamos para trás e continuamos direção norte atravessando de novo a ribeira de Cavez.
Umas centenas de metros adiante vemos sinalética e podemos fazer um pequeno desvio à direita para visita do Poço das Relvas.
A aldeia de Moscoso será o próximo paragem. Trata-se de uma bela aldeia implantada de uma forma … no planalto norte do Concelho de Cabeceiras. Possui um pequena capela com a fachada principal decotada com duas belas cruzes. Esta pequena aldeia está dotada de 2 restaurante, um deles, a Adega Regional Nariz do Mundo bem conhecido no norte do País há já inúmeros anos.
Continuamos em direção Sul por caminhos agrícolas, rodeados de belos prados.
Por volta do Km 11,9, num local em que atravessamos um gloemerado de árvores, tivemos dificuldade na orientação do caminho e durante 150 metros seguimos fora de trilho, sem dificuldades. No local das árvores, o caminho correto segue mais pela esquerda.
Reserva-nos ainda uma subida até à chegar à aldeia de Formigueiro, ponto de partido de este belo percurso.

Boas caminhadas

Vale da ribeira de Cavez

Vista para o nariz do mundo

PictographFlora Altitude 2,329 ft

Bosque de Carvalhos

PictographRuins Altitude 1,978 ft

Pisão

Ribeira de Caves, lagoa e cascata

Rio

Photo ofLugar de Rebolar e Lameiros da Meijoadela Photo ofLugar de Rebolar e Lameiros da Meijoadela Photo ofLugar de Rebolar e Lameiros da Meijoadela

Lugar de Rebolar e Lameiros da Meijoadela

Lugar de Rebolar

Photo ofMiradouro natural com vista para os Lameiros de Meijoadela, Vale do Cavez e Formigueiro Photo ofMiradouro natural com vista para os Lameiros de Meijoadela, Vale do Cavez e Formigueiro Photo ofMiradouro natural com vista para os Lameiros de Meijoadela, Vale do Cavez e Formigueiro

Photo ofAldeia de musculoso, nariz do mundo, e pequenas aldeias ao fundo, formigueiro Photo ofAldeia de musculoso, nariz do mundo, e pequenas aldeias ao fundo, formigueiro Photo ofAldeia de musculoso, nariz do mundo, e pequenas aldeias ao fundo, formigueiro

Aldeia de musculoso, nariz do mundo, e pequenas aldeias ao fundo, formigueiro

PictographFlora Altitude 2,940 ft
Photo ofBosque de bétulas e pormenor do caminho Photo ofBosque de bétulas e pormenor do caminho Photo ofBosque de bétulas e pormenor do caminho

Bosque de bétulas e pormenor do caminho

Parque Cabeceiras Aventura e Slide

Miradouro de Filiposo

Photo ofPanorâmicas sobre Moscoso e pormenor do caminho Photo ofPanorâmicas sobre Moscoso e pormenor do caminho Photo ofPanorâmicas sobre Moscoso e pormenor do caminho

Panorâmicas sobre Moscoso e pormenor do caminho

Rio

Miradouro nariz do mundo

PictographInformation point Altitude 2,641 ft
Photo ofSinalética do miradouro pequena zona de Pinheiral Photo ofSinalética do miradouro pequena zona de Pinheiral Photo ofSinalética do miradouro pequena zona de Pinheiral

Sinalética do miradouro pequena zona de Pinheiral

PictographFlora Altitude 2,608 ft

Flora

PictographBridge Altitude 2,569 ft

Ponte

Photo ofSenhora da Graça Serra do Marão e Serra do Alvão ao fundo Photo ofSenhora da Graça Serra do Marão e Serra do Alvão ao fundo Photo ofSenhora da Graça Serra do Marão e Serra do Alvão ao fundo

Senhora da Graça Serra do Marão e Serra do Alvão ao fundo

Povoação de Moscoso

PictographReligious site Altitude 2,894 ft

Capela de Moscoso

Fonte

PictographMountain hut Altitude 2,897 ft

Refúgio de montanha

Photo ofAdega regional nariz do mundo com hospedaria Photo ofAdega regional nariz do mundo com hospedaria Photo ofAdega regional nariz do mundo com hospedaria

Adega regional nariz do mundo com hospedaria

Café restaurante Araújo

Aldeia de Formigueiro

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Oct 4, 2023

Magnifico recorrido circular disfrutando de los mejores paisajes de la Sierra de Cabreira.
    Felicidades compañero STrilhos.

• Photo of Tetititu
    Tetititu Oct 4, 2023

Muy buena excursión por los alrededores de Formigueiro. Muy buenas fotos y explicaciones. Un fuerte abrazo.

STrilhos Oct 5, 2023

Obrigado californiagymsama pelo teu comentário e avaliação.
    Eu gosto particularmente deste trilho pela simbiose entre paisagem de montanha agreste e paisagem rural.
    Um forte abraço companheiro

STrilhos Oct 5, 2023

Obrigado Tetititu pelo teu comentário e avaliação.
    Acho este trilho muito interessante pela combinação de paisagem de montanha agreste e a paisagem rural.
    Um forte abraço companheiro

• Photo of Knes Montañeros
    Knes Montañeros Oct 5, 2023

Muy buena ruta con un gran reportaje fotográfico 👌.
    Un fuerte abrazo Amigo!!

Obrigado Knes Montañeros pelo teu comentário e avaliação 👍
    Um forte abraço amigo

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Oct 8, 2023

Preciosa ruta con muchas cosas que ver. Un abrazo

STrilhos Oct 8, 2023

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação.
    Um abraço companheiro

• Photo of migueleloi
    migueleloi Oct 9, 2023

Fantástico sem dúvida, este percurso!
    Quem já teve a sorte de apreciar todas as vistas do Nariz do Mundo, sabe a maravilha que é todo o vale e envolvente.
    Um grande abraço

STrilhos Oct 12, 2023

Exato é um trilho fantástico
    Obrigado Miguel pelo comentário e avaliação
    Um grande abraço

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Oct 13, 2023

Espectacular ruta por Trilho do Pisão y la Nariz do Mundo, al Norte de Portugal. Gracias por compartirla, a ver si tenemos ocasión de ir por allí. Un abrazo, amigo.

STrilhos Oct 14, 2023

Muito obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. O Norte de Portugal tem muitos belos trilhos
    Um abraço amigo

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Oct 16, 2023

Ruta muy bonita y muy bien explicada. Las fotos son una auténtica gozada!!!
    Felicidades!!!

• Photo of María Caballer
    María Caballer Oct 16, 2023

Preciosa ruta, con magnificas fotografías. Panorámicas por arriba de las nubes, valles mágicos alrededor del rio Cavez, y curioso el nombre de Nariz do mundo. Un saludo.

STrilhos Oct 16, 2023

Gracias Tolly Mune por teu comentário e avaliação
    Um abraço

STrilhos Oct 16, 2023

Muchas gracias Maria Caballer por teu comentário e avaliação. Sim também considero curioso o nome “Nariz do Mundo “. Já conheço o nome há mais de 20 anos devido ao famoso restaurante aí existente.
    Saudações cordiais

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 19, 2023

¡Increíble experiencia en Trilho do Pisão e Nariz do Mundo! STrilhos nos llevó por un viaje impresionante en Cabeceira de Basto. Las fotos no le hacen justicia, ¡fue aún mejor! ¡No puedes perdértelo!

STrilhos Oct 19, 2023

Muito obrigado Jorditons pelo comentário e avaliação.
    Pisão e Nariz do Mundo é um trilho cheio de belas paisagens e uma mistura feliz entre mundo rural e montanha