Endiabrada e os lagos escondidos (Bordeira) (Aljezur) (versão curta)

Photo ofEndiabrada e os lagos escondidos (Bordeira) (Aljezur) (versão curta) Photo ofEndiabrada e os lagos escondidos (Bordeira) (Aljezur) (versão curta) Photo ofEndiabrada e os lagos escondidos (Bordeira) (Aljezur) (versão curta)

February 11, 2024
February 2024

•   5 15 Reviews

near Bordeira, Faro (Portugal)

Percurso integrado na rede de percursos pedestres da Rota Vicentina.

Coincidente em parte com a etapa Arrifana » Carrapateira do Caminho Histórico, esta caminhada permite fazer uma viagem aos bosques mediterrânicos do sopé da Serra de Espinhaço de Cão e usufruir da incrível região interior ao redor da carismática aldeia da Bordeira.

Este percurso atravessa matagais mediterrânicos de uma extraordinária diversidade, assentes em solos pobres de xistos. Encontram-se plantas aromáticas como a aroeira, o rosmaninho, a esteva e a perpétua- das-areias. Outros arbustos muito comuns nestes matagais são o tojo-do-sul, o tojo-molar, o carrasco, o medronheiro, o lentisco, a marioila, o trovisco, as urzes e a cebola-albarrã. Nas linhas de água, predominam a tamargueira, o salgueiro, o folhado e o sobreiro. Repare nos trilhos marcados nas barreiras do caminho, feitos pelos mamíferos, muito activos por estes lados durante a noite. Nesses trilhos é possível encontrar pegadas ou dejectos dos animais que os usam: javali, raposa, saca-rabos, texugo, fuinha e geneta.

A freguesia da Bordeira, que inclui a Carrapateira, tem menos de 500 habitantes e uma densidade populacional de pouco mais de 5 habitantes/km2. Contudo, a aldeia torna-se grande na alma generosa e cosmopolita dos seus habitantes e no esplendor da natureza que a rodeia. No início ou no final do percurso, vale a pena percorrer as estreitas ruas, parar no café da aldeia e visitar a pequena e encantadora igreja de Nossa Senhora da Encarnação. Este templo foi construído em 1746, tem uma arquitectura simples, com um pequeno átrio e, no interior, uma única nave com arco triunfal. O retábulo dos altares é em talha dourada barroca com motivos regionais algarvios. As imagens são dos séculos XVI a XVIII. A pia batismal é de estilo Manuelino.

inicia-se na Bordeira, no largo da Bordeira (no início da rua do Comércio). Os Percursos Circulares estão descritos no sentido recomendado, mas é meramente indicativo. Estão integralmente sinalizados nos dois sentidos.

Fonte do texto: "https://rotavicentina.com/"

Outros percursos que fiz na região:
Costa Atlântica - Praia de Vale Figueiros - Sines
Costa Atlântica - Praia de Vale Figueiros - Vila Nova de Milfontes (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Vila Nova de Milfontes - Almograve (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Almograve - Zambujeira do Mar (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Zambujeira do Mar - Odeceixe (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Odeceixe - Aljezur (Rota Vicentina)
Costa Atlântica: Praia de Monte Clérigo - Arrifana (Rota Vicentina - Trilho dos Pescadores)
Costa Atlântica: Praia da Arrifana - Carrapateira (Rota Vicentina - Trilho dos Pescadores)
Costa Atlântica: Carrapateira - Vila do Bispo (Rota Vicentina - Trilho dos Pescadores)

PictographMonument Altitude 123 ft
Photo ofHomenagem às gentes do Campo da Freguesia Photo ofHomenagem às gentes do Campo da Freguesia Photo ofHomenagem às gentes do Campo da Freguesia

Homenagem às gentes do Campo da Freguesia

Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Encarnação Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Encarnação Photo ofIgreja de Nossa Senhora da Encarnação

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação

Bordeira (pormenores)

• Photo of Olman Alvarado Z
    Olman Alvarado Z Feb 11, 2024

Excelente caminata por los lagos, gracias por compartirlo

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Feb 11, 2024

Bonita ruta, la culebra la mataste tú o estaba en el camino muerta. El sapo dan repelús. Un abrazo

• Photo of Sara_sm
    Sara_sm Feb 11, 2024

😂😂 me rio por el comentario de Emilio ……
    Ya nos contarás 😅
    Bonita circular amigo Migueleloi , un abrazo

• Photo of 1 km mas
    1 km mas Feb 11, 2024

Magníficas fotos y muy buena ruta.

Felicidades!!!

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Feb 11, 2024

Bonita ruta con buenas fotos.
    Emilio me ha quitado la pregunta de la culebrilla... Va Miguel, tus fans queremos una respuesta sincera!!!
    🤣🤣🤣
    1Abrazo!!

• Photo of Tetititu
    Tetititu Feb 11, 2024

Magnífico percurso circular pela Bordeira. Belas fotos da vida selvagem. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Feb 11, 2024

Estupenda ruta circular en Bordeira disfrutando de bonitos parajes.
    Felicidades compañero.

• Photo of MPuet
    MPuet Feb 12, 2024

Una bonita ruta por el campo con presiosas fotografias y una estatua a los campesinos curiosa.
    Un fuerte abrazo.

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Feb 13, 2024

"Migueleloi, que experiência incrível! As fotos e a descrição da sua aventura por Endiabrada e os lagos escondidos em Bordeira são de tirar o fôlego. Mal posso esperar para me juntar a você nessa jornada. Obrigado por compartilhar esses momentos tão especiais! Abraços!"

migueleloi Feb 14, 2024

Obrigado a todos pelas avaliações e comentários!

A Cobra já estava morta, no meio do caminho. Nesta zona também circulam veículos agrícolas e automóveis. É possível que tenha sido provocado por algum deles.
    Nos últimos dias esteve a chover bastante na região, e é quase impossível as cobras aparecerem com esta temperatura.

Cumprimentos a todos

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Feb 15, 2024

Preciosa ruta por Bordeira, con interesante y bella arquitectura, grandes ejemplares de alcornoques, lagos...Gracias por compartirla, amigo. Un abrazo.

migueleloi Feb 15, 2024

Obrigado amigo palocorto1

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Feb 16, 2024

Bonito sendero entre alcornoques, que verdor, fotos muy originales, un abrazo compañero 🤗.

migueleloi Feb 16, 2024

Obrigado amigo Pájaro,
    Um grande abraço

• Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 19, 2024

Caro Miguel
    Continuas com excelentes trilhas, desta vez Pela rota Vicentina. Percurso bem documentado com boas descrições e excelentes fotografias. Obrigado pela partilha. Um abraço amigo

migueleloi Feb 19, 2024

Obrigado STrilhos,

• Photo of Peplo007
    Peplo007 Feb 19, 2024

Muito obrigado por compartir rutas tan bonitas Gran migueleloi !!!🤩
    Um abraço Crack!!!
    Nos vemos en la montaña!!!

migueleloi Feb 19, 2024

Obrigado amigo Peplo,

• Photo of María Caballer
    María Caballer Feb 25, 2024

Preciosa ruta por Bordeira, un pueblo con encanto, con sus bonitas fachadas de ventanas y puertas enmarcadas de colores. Las lluvias han dejado una maravilla de sendas y parajes húmedos y verdes. Magnificos sobreiros. Obrigado.

migueleloi Feb 25, 2024

Obrigado pela avaliação e palavras Maria Caballer,
    Um saludo

• Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Mar 5, 2024

A paz esteja com você, meu querido amigo, grande Migueleloi. Obrigado por compartilhar esta rota panorâmica. Um grande abraço.