Activity

Cruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón

Download

Trail photos

Photo ofCruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón Photo ofCruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón Photo ofCruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón

Author

Trail stats

Distance
11.39 mi
Elevation gain
1,401 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
1,795 ft
Max elevation
10,853 ft
TrailRank 
53
Min elevation
9,320 ft
Trail type
One Way
Time
8 hours 39 minutes
Coordinates
3738
Uploaded
February 20, 2023
Recorded
January 2023

near Haras General Las Heras, Mendoza (Argentina)

Viewed 246 times, downloaded 9 times

Trail photos

Photo ofCruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón Photo ofCruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón Photo ofCruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón

Itinerary description

Cruce de Los Andes por Paso Piuquenes - Argentina - Chile: Dia 3/4 - Valle de La Mansa - El Caletón

É um caminho histórico, sendo uma das seis rotas de San Martin pelas quais passaram as colunas do Exército dos Andes sob o comando do General Don José de San Martín. Além disso, foi a rota escolhida por Charles Darwin em 1835 em sua viagem do Chile para a Argentina.

Administrativamente está localizado, do ponto de vista argentino, a oeste do Departamento de Tunuyán, Província de Mendoza, enquanto no Chile corresponde à comuna de San José de Maipo, Província da Cordilheira, Região Metropolitana de Santiago.

Está localizado na cordilheira principal da Cordilheira dos Andes, ao norte do Cerro Marmolejo e ao sul do Nevado de Piuquenes, nas bacias hidrográficas que correm para o Pacífico e o Atlântico, respectivamente.

Do lado chileno, é acessado por uma série de caracóis íngremes em ziguezague que sobem desde o vale do rio El Yeso, enquanto da Argentina é uma encosta menor, que sobe desde o vale do rio Palomares.

O passe internacional faz parte de uma rota que, por estradas de vários modais, une a cidade de Tunuyán, no Vale do Uco , ao sul de Mendoza , passando pelo Manzano Histórico. Atravessou a chamada Cordilheira Frontal através do Paso Portillo Argentino, chega-se à confluência dos rios Tunuyán e Palomares na alta Cordilheira, de onde volta ao passo Portillo de Piuquenes, cruza-se a fronteira para chegar ao Valle del Yeso, o reservatório El Yeso, a cidade de San Gabriel, por onde se entra no Cajón del Maipo, ao sul de Santiago.

O degrau foi utilizado, por exemplo, pela coluna do General Lemos (distrativo) do Exército dos Andes, de José de San de Martín após ter deixado o Peru após a Guayaquil Entrevista, de Charles Darwin, por numerosos viajantes, almocreves e cabeças de gado ao longo dos séculos.

Funciona temporariamente, ou seja, de 1º de novembro a 30 de abril de cada ano, como passagem autorizada apenas para turismo e esportes. O clima é frio e seco, com temperaturas extremas no verão: 14° - 18°, e extremas no inverno: -7°- 20°. Seu controle está sob a autoridade da Gendarmaria Nacional Argentina, na jurisdição do Esquadrão No. 28 "Tunuyán". Do lado chileno, é controlada pelos Carabineros de Chile e pelo SAG (para assuntos fitossanitários) com sede em San Gabriel.

Mais informações:
https://es.wikipedia.org/wiki/Paso_del_Portillo
https://es.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_San_Mart%C3%ADn

Dia 3: VALE DE LA MANSA / EL CALETÓN
Depois do café da manhã, preparamos a carga nas mulas para seguir para o rio Tunuyán. Para atravessar o rio usamos a ajuda dos nossos fortes cavalos guiados por habilidosos arrieros. A caminhada continua até o mirante do “Volcán Tupungato (6800 m)” e depois, seguindo o rio Palomares, até o último acampamento em território argentino: O acampamento chamado “El Caletón”.
Noite na barraca.

TREKKING: Miradouro "La Banderita" 2900 m / Vale Alto do Rio Tunuyán, Acampamento Real de la Cruz 2870 m / Travessia do rio Tunuyán 2870 m / Vale Palomares 3000 m / Acampamento El Caletón 3027 m = 7 hs / 18 km.

https://trekking-travel.com.ar/trekking-cruce-de-los-andes/

=====
Etrex 30 ++Freq
=====

Waypoints

PictographCampsite Altitude 10,433 ft
Photo ofAcampamento El Caletón Photo ofAcampamento El Caletón Photo ofAcampamento El Caletón

Acampamento El Caletón

Acampamento El Caletón

PictographCampsite Altitude 10,794 ft
Photo ofAcampamento Valle de La Mansa Photo ofAcampamento Valle de La Mansa Photo ofAcampamento Valle de La Mansa

Acampamento Valle de La Mansa

Acampamento Valle de La Mansa

PictographRiver Altitude 9,354 ft
Photo ofCruce del Río Tunuyán Photo ofCruce del Río Tunuyán Photo ofCruce del Río Tunuyán

Cruce del Río Tunuyán

Cruce del Río Tunuyán

PictographPanorama Altitude 9,843 ft
Photo ofMirador Bandera de Lata Photo ofMirador Bandera de Lata Photo ofMirador Bandera de Lata

Mirador Bandera de Lata

Mirador Bandera de Lata

PictographPanorama Altitude 10,043 ft
Photo ofMirador Valle del Río Tunuyán Photo ofMirador Valle del Río Tunuyán Photo ofMirador Valle del Río Tunuyán

Mirador Valle del Río Tunuyán

Mirador Valle del Río Tunuyán

PictographMountain hut Altitude 9,416 ft

Refugio Real de La Cruz

Refugio Real de La Cruz

PictographPanorama Altitude 9,760 ft
Photo ofValle de Palomares1 Photo ofValle de Palomares1 Photo ofValle de Palomares1

Valle de Palomares1

Valle de Palomares1

PictographPanorama Altitude 10,210 ft
Photo ofValle de Palomares2 Photo ofValle de Palomares2 Photo ofValle de Palomares2

Valle de Palomares2

Valle de Palomares2

Comments  (4)

  • Photo of fabriciosb
    fabriciosb Oct 20, 2023

    Olá Sandro. Parabéns pelo trek. Você sabe me dizer se é possível atravessar os rios dessa travessia no verão à pé, sem mulas?

  • Photo of Sandro Beltrame
    Sandro Beltrame Oct 20, 2023

    Olá Fabrício,
    Nós passamos no final de dezembro e os dois maiores rios estavam com algum volume, mas acho que dava pra passar sem mulas, escolhendo bem o local com menos corrente/profundidade.
    A questão da correte/profundidade dos rios vai depender bastante se o inverno foi ou não rigoroso.
    Quanto mais para o final do verão menos água.
    Boa sorte.

  • Photo of fabriciosb
    fabriciosb Oct 21, 2023

    Ah, legal. Estou vendo a possibilidade de fazer com alguns amigos ela. Será no início deste janeiro. Você acha que não teríamos problemas passar sem mulas nessa época? Outra coisa, no final da travessia passa algum coletivo pra alguma cidade? Como poderíamos fazer pra voltar pra Santiago? Desde já te agradeço pelas informações Sandro!

  • Photo of Sandro Beltrame
    Sandro Beltrame Oct 23, 2023

    Olá Fabrício,
    Como falei acima, os dois maiores rios estavam com algum volume, mas acho que dava pra passar sem mulas, escolhendo bem o local com menos corrente/profundidade.
    Acho que você pode conseguir informações mais atualizadas, sobre o volume dos rios, entrando em contato com a "Informacion Turistica" da cidade de Tupungato - https://tupungato.gov.ar/seccion-turismo
    Sobre o transporte no final do trekking não sei informar, já que fizemos a travessia com a empresa argentina Trekking Travel (https://trekking-travel.com.ar/trekking-cruce-de-los-andes) e eles organizaram todos os transportes.
    Boa sorte.

You can or this trail