Castro Mozinho, Cruz da Giesteira e Vértice Geodésico de Mouzinho

Photo ofCastro Mozinho, Cruz da Giesteira e Vértice Geodésico de Mouzinho Photo ofCastro Mozinho, Cruz da Giesteira e Vértice Geodésico de Mouzinho Photo ofCastro Mozinho, Cruz da Giesteira e Vértice Geodésico de Mouzinho

2026
September 3, 2023
September 2023

•   5 11 Reviews

near Oldrões, Porto (Portugal)

Castro Mozinho, Cruz da Giesteira e Vértice Geodésico de Mouzinho

Descrevemos um trilho efetuado no concelho de Penafiel cujo principal ponto de Interesse é o Castro de Mozinho.

O Castro de Monte Mozinho ou Cidade Morta de Penafiel localiza-se no Monte Mozinho, na freguesia de Oldrões, município de Penafiel, distrito do Porto. É o maior Castro Romano da Península Ibérica, embora ainda não esteja totalmente explorado. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1948.
O Castro foi fundado no final do século I a.C. com um período de ocupação até ao século V d.C. ocupando uma área de cerca 22 hectares.

Trata-se de percurso circular com início e final no parque de estacionamento do Centro interpretativo do Castro de Mozinho que infelizmente se encontra encerrado aos domingos.
Logo asseguir ao parque de estacionamento encontramos uma das primeiras construções arqueológicas do nosso lado esquerdo.
Continuamos sobre a direita para visitar um poço datada do século quarto ou quinto DC, poço este com 8 m de profundidade, ao qual se segue uma levado para distribuição da água.
A zona mais periférica do povoado é dedicada à habitação dos locais (habitações pequenas e circulares) e dos romanos (habitações maiores e em forma quadrangular). Segue-se a base de um monumento construído na época flaviana que no interior teria esculturas equestre e humanas. Pouco depois passamos a Porta de entrada da Muralha. Já dentro da muralha encontramos um amplo espaço público Central, Seguindo-se novamente zona habitacional.
Depois da pormenorizada visita ao Castro e suas ruínas, o nosso percurso segue em direção Sul durante 4 ou 5 Kms por área florestal visitando alguns afloramentos graníticos até atingir o Vértice Geodésico de Mouzinho.
Pelo caminho fazemos uma visita à Cruz da Giesteira, um interessante cruzeiro que se situa no meio da área florestal. A área florestal é composta em mais de 80% por eucaliptos, encontrando-se também bastantes pinheiros e Carvalhos. Felizmente não avistamos espécies invasoras do tipo acácias ou mimosas.
Os afloramentos graníticos tem diversas formas, sendo no tipo plano, Fragas, ou mesmo penhascos. Durante o percurso podemos apreciar excelentes panoramas quer para oeste, sobre o parque das serras do Porto quer para a leste e a sudeste, podendo-se observar Serras desde Soalhaes, Aboboreira e Montemuro.
O percurso percorre na sua maioria caminhos florestais, alguns caminhos de pé posto de ligação aos caminhos florestais e tem 1 ou 2 troços sem trilho marcado, mas que não apresenta dificuldade na progressão. O trilho aqui descrito tem quase 12 km de comprimento, tem um desnível de pouco pouco de 300 mts, não apresenta dificuldades técnicas, pelo que o classificamos como fácil.
O percurso oferece bastante sombra mas nenhum local para abastecimento de água.
Pretendíamos chegar a freguesia de Figueira para visitar os seus belos Moinhos e cascatas mas um forte aguaceiro obrigou-nos a interromper o percurso e voltar para trás.

Algumas notas sobre o que o Castro do monte mozinho

O Castro de Monte Mozinho ou Cidade Morta de Penafiel é o maior Castro Romano da Península Ibérica, embora ainda não esteja totalmente explorado, integra a Rede de Castros do Noroeste, estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1948.
Este povoado castrejo foi fundado entre o final do século l a.C. e o início do século Id.C., então administrativamente integrado no conventus bracaraugustano, sediado em Braga, e na província romana da Tarraconensis.
Situado no concelho de Penafiel, em área que abrange parte das freguesias de Galegos, Oldrões e Valpedre, ocupa um cabeço granítico de 408m no ponto mais alto, espraiando-se por encostas abruptas para sul e mais suaves para norte.

O castro seria fortificado com três linhas de muralhas e uma área habitada de cerca de 22 hectares, tendo sofrido
várias reformulações, observáveis nos diversificados tipos de construção.
No Museu Municipal encontram-se atualmente duas estátuas de querreiros galaicos que estariam na entrada da
muralha do século I.
Na área urbana exterior à primeira muralha apresenta-se um 'podium' de um pequeno templo, na rua principal, e já fora do espaço urbano, destaca-se uma necropole.
O numeroso material recolhido inclui fragmentos de cerâmica da Idade do Ferro, cerâmica comum romana de importação, vidros, uma ampla coleção de moedas, bem como alfaias agrícolas e armas, objectos de adorno, joalharia em prata, apresentando-se este espólio repartido entre os Museus Municipal de Penafiel, o de Etnografia e
História do Porto e o de Antropologia da Universidade do Porto.

Sítio arqueológico

Sítio arqueológico primeiras construções

Photo ofSítio arqueológico - Poço datado do século IV ou V D.C. Photo ofSítio arqueológico - Poço datado do século IV ou V D.C. Photo ofSítio arqueológico - Poço datado do século IV ou V D.C.

Sítio arqueológico - Poço datado do século IV ou V D.C.

Sítio arqueológico

Base de Monumento Romano

Muralha e Porta de Entrada

Construções Castrejas

Espaço Público Central

Casa Romana

Photo ofAfloramentos graníticos - forma plana Photo ofAfloramentos graníticos - forma plana Photo ofAfloramentos graníticos - forma plana

Afloramentos graníticos - forma plana

Pájaro Kuy Kuy Sep 15, 2023

🧐 espectacular 👌

STrilhos Sep 15, 2023

Gracias Pájaro Kuy Kuy por tan expresivo comentario y valoración. Un abrazo amigo 👌

• Photo of María Caballer
    María Caballer Sep 16, 2023

Impresionante asentamiento romano. Admirables conducciones para el abastecimiento del agua. Que grandes constructores!!. Muy bonita la panorámica. Gracias por compartir esta ruta y mostrarnos parte de la historia. Obrigado.

STrilhos Sep 16, 2023

Obrigado Maria Caballer por tu tan expressivo comentário e obrigado pela avaliação. Um cordial saludo

• Photo of Tetititu
    Tetititu Sep 17, 2023

Rota espetacular pela zona norte de Portugal. Ruínas maravilhosas. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Sep 17, 2023

Obrigado Tetititu por teu comentário e obrigado pela tua avaliação. Um forte abraço

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Sep 18, 2023

Extraordinaria ruta y con gran interés arqueológico e histórico. La visita a Castro Mozinho merece mucho la pena. Gracias por compartirla. Saludos, amigo.

STrilhos Sep 18, 2023

Palocorto1 muito obrigado pelo comentário e avaliação. Sim, Castro Mozinho é local de grande interesse arqueológico e histórico. Um grande abraço

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Sep 19, 2023

Estupenda visita al grandioso Castro Mozinho.
    Muy buen conservado y plasmado en excelentes fotografías.
    Felicidades amigo STrilhos.

STrilhos Sep 19, 2023

Muito obrigado californiagymsama pelo teu comentário e avaliação. Realmente o Castro Mozinho é dos Castros melhores conservados de Portugal.
    Um forte abraço amigo

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Sep 20, 2023

Bonita ruta con muchas cosas que ver y un original vertice geodesico. Un abrazo

STrilhos Sep 21, 2023

Obrigado Emílio por teu comentário e avaliação.
    Um abraço amigo

• Photo of Knes Montañeros
    Knes Montañeros Sep 21, 2023

Una ruta magnífica por las ruinas del Castro Mozinho 👌.
    Un fuerte abrazo Amigo!!

STrilhos Sep 21, 2023

Muchas gracias por tu comentário e valoracion.
    Un fuerte abrazo amigo

• Photo of migueleloi
    migueleloi Sep 29, 2023

Muito interessante este Castro de Mozinho, e toda a mística que transmite, dos antigos povos que por aqui habitaram.
    Excelente ideia para um percurso nessa região.
    Obrigado pela partilha, e por toda a informação!

STrilhos Sep 30, 2023

Obrigado Miguel pelo teu excelente comentário e avaliação. Se visitares o Castro Mozinho vais sentir essa mística, que estão presentes nas pedras e no ar .

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 3, 2023

¡Impresionante aventura! Las fotos y la descripción de tu ruta por Castro Mozinho, Cruz da Giesteira y Vértice Geodésico de Mouzinho son asombrosas. Tu pasión por explorar la naturaleza brilla a través de cada imagen. ¡Felicidades por esta experiencia única, STrilhos! 🌿🌄 #AventuraIncreíble

STrilhos Oct 4, 2023

Muchas gracias Jorditoms por tu expressivo comentário y avaliacion. Mi gusta explorar relíquias de nuestros antepassados.
    Un abrazo amigo

• Photo of HugoAdventure
    HugoAdventure Oct 7, 2023

Trilho INCRÍVEL!
    Na procura de um trilho próximo de casa e para começar a aumentar as distâncias percorridas, encontrei este "segredo". A parte interessante é que já fiz muitos destes caminhos em BTT, mas a caminhar têm outro sabor!
    Achei o traçado bom, variado e com paisagens incríveis!
    Noto apenas que em dois troços curtos, o mato está muito crescido, e para além de ser mais difícil discernir o traçado, as pernas não acharam muita piada. Nada demais, sendo que 10 minutos depois já não sentia nada 🤣 (feito a 7 de outubro).

Grato por todos os que partilham a sua sabedoria nos percursos para os saloios como eu que gostam de sair, mas que não conhecem nada e têm o sentido de orientação de uma bússola pêrra 😅

Um abraço!

STrilhos Oct 7, 2023

HugoAdventure muito Obrigado pelo seu excelente e entusiasmado comentário, bem como avaliação. Gosto realmente deste trilho. Acho o Castro Mozinho Uma herança espectacular dos nossos antepassados.
    Também gosto imenso de BTT e uso muito dos percursos que fiz a pé para os voltar a fazer em BTT nomeadamente em Valongo e no parque das serras do Porto.
    Fico contente que tenha gostado do trilho.

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Dec 30, 2023

Ruta preciosa!! Las ruinas de Mozinho son una maravilla.