Photo ofCalhau da Cova, Cabo de Ares, Lapa Pequena e Lapa Santinha - costa leste de Sesimbra Photo ofCalhau da Cova, Cabo de Ares, Lapa Pequena e Lapa Santinha - costa leste de Sesimbra Photo ofCalhau da Cova, Cabo de Ares, Lapa Pequena e Lapa Santinha - costa leste de Sesimbra

August 19, 2023
August 2023

•   5 9 Reviews

near Sesimbra, Setúbal (Portugal)

Descrevemos um trilho de pequena rota não sinalizado, localizado no Parque Natural da Arrábida. O trilho tem como principal objetivo a visita ao calhau da cova e o cabo de Ares. Pelo caminho temos a oportunidade de apreciar a bela panorâmica das falésias desta costa (a leste da Vila de Sesimbra) e visitamos algumas lapas (pequenas grutas) próprias desta paisagem de erosão Cársica.
O calhau da cova é uma enseada rochosa na qual foi construída uma pequena guarita e que se encontra parcialmente em ruínas. Para leste existe uma estreita praia deserta (Praia da Cova). Como seria de esperar, o trilho está sujeito a uma forte exposição solar

Classificamos o trilho como moderado, pois a descida passa em trilhos estreitos e escarpados, noutros locais, troços de pedras soltas, exigindo desta forma algum cuidado e à-vontade neste tipo de terrenos.

O Parque Natural da Arrábida é uma reserva biogenética situada na península de Setúbal que abrange os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, sendo o Pico do Formosinho, o ponto mais alto do Parque com 501 metros de altitude.
Estende-se por 35 quilómetros, incluindo diversas montanhas e lugares de assinalável interesse e beleza natural, tais como a Serra do Louro, Serra do Risco, Serra de São Luís, Serra dos Gaiteiros, Serra Longa, Serra de São Francisco e a própria Serra da Arrábida.
Outra curiosidade é que a crista da Serra do Risco, que cai em falésia para o mar, constitui o ponto mais alto da costa continental portuguesa, com 380 metros e a escarpa litoral calcária mais elevada da Europa.
O Parque Natural da Arrábida foi criado pelo Decreto-Lei n.° 622/76, de 28 de julho, com uma área aproximada de 10 800 hectares, protegendo a vegetação maquis e garrique de tipo mediterrânico nascida deste microclima.
Os maquis são compostos por arbustos densos e fechados, as principais espécies encontradas são medronheiro, loureiro, urze, giesta espinhosa, piteira e cactos. O garrigue, uma espécie de matagal baixo, é uma formação vegetal constituída por arbustos de pequeno porte e relativamente esparsos.
Em 1998 foi criado o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, que é uma reserva marinha, integrante do Parque Natural
da Arrábida e localiza-se ao longo de 38 km da costa sul da Peninsula de Setúbal, entre a praia da Figueirinha, na saída do estuário do Sado e a praia da Foz a norte do Cabo Espichel e abrange uma área de cerca de 53 km2.
O nome do parque foi atribuido em homenagem a Luiz Saldanha, biólogo e oceanógrafo, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que dedicou parte da sua carreira cientifica ao
estudo da costa da serra da Arrábida.

Iniciamos o nosso trilho na estrada Facho Santana, no local onde tem inicio um largo caminho em terra batida, vedado ao transito automóvel.
Adiante, entramos num caminho secundário que apresenta 2 ou 3 zonas em que a vegetação invade parcialmente o trilho. Fizemos um desvio à direita para visita das lapas pequenas. Adiante visitamos outra lapa, esta de maiores dimensões, a Lapa Santinha, uma cavidade natural com intervenção humana que serviria de abrigo a pastores de caprinos. Murada, com assentos esculpidos na pedra e um nicho numa das paredes onde se encontraria a imagem religiosa de uma santa.
Continuamos a aproximar das falésias, onde avistamos vários pequenos ilhéus. Passamos por algumas cascalheiras e adiante iniciamos a descida para visita, primeiro do Cabo da Ares e mais tarde do Calhau da Cova, um enseada que possuiu uma pequena guarnição, atualmente em ruínas.
O regresso é efetuada sensivelmente pelo mesmo trilho.

Boas caminhadas

Photo ofEstacionamento e caminho inacessível a veículos Photo ofEstacionamento e caminho inacessível a veículos Photo ofEstacionamento e caminho inacessível a veículos

Estacionamento e caminho inacessível a veículos

Direita

PictographRuins Altitude 525 ft

Edifícios em ruínas

Praia

Cabo de Ares e pormenor da descida

PictographRuins Altitude 82 ft

Cabo de Ares e ruínas

PictographRuins Altitude 98 ft

Ruínas

PictographRuins Altitude 26 ft
Photo ofCalhau da Cova e Ruínas de pequena Guarnição Photo ofCalhau da Cova e Ruínas de pequena Guarnição Photo ofCalhau da Cova e Ruínas de pequena Guarnição

Calhau da Cova e Ruínas de pequena Guarnição

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 25, 2023

Hermosa ruta costera con el aliciente de la visita a unas bellas fortificaciones y unos impresionantes acantilados.
    Felicidades y gracias por compartir amigo.

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Aug 25, 2023

Preciosas vistas panorámicas 🤩, saludos 👋.

• Photo of Knes Montañeros
    Knes Montañeros Aug 25, 2023

Una bonita ruta con bellos paisajes costeros 👌.
    Muy bien explicada y con buenas fotos 👍.
    Un abrazo compañero!!

STrilhos Aug 25, 2023

Gracias californiagymsama por tu comentário y evaluacion.
    La costa de Sesimbra és um curto tramo de Costa virada e Sur com belos alcantilados

STrilhos Aug 25, 2023

Gracias Pájaro Kuy Kuy por tu comentário y evaluacion. La Costa de Sesimbra és preciosa

Gracias Knes Montañeros por tu comentário y evaluacion. Um abrazo

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Aug 25, 2023

Bonita ruta por el Cabo de Ares y la costa de Sesimbra. Completa descripción e imágenes. Saludos.

STrilhos Aug 26, 2023

Gracias Palocorto1 por el comentário e evaluacion. Realmente Sesimbra es poblado Portugues com muchos puntos de interesse. saludos

• Photo of Tetititu
    Tetititu Aug 27, 2023

Espectacular percurso ao longo da costa, na zona algarvia. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Aug 27, 2023

Muchas gracias Tetititu por tu valoración y comentarios
    Déjame hacer una pequeña reparación.
    La costa de Sesimbra es un tramo de costa, de 35 a 40 km orientado al sur, en la península de Setúbal, intercalado en la larga costa occidental de Portugal.
    Se encuentra a unos 40 km al sur de Lisboa y a unos 200 km al norte del Algarve.

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Aug 30, 2023

Bonita ruta con cuevas y bonitos paisajes. Un abrazo

• Photo of mountain.angel
    mountain.angel Sep 13, 2023

likeeee

STrilhos Sep 13, 2023

Obrigado Emílio pelo teu comentário e avaliação.
    Um Fuerte abrazo amigo

STrilhos Sep 13, 2023

Thank you Moutaine for your comment and evaluation 😊

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Oct 3, 2023

¡Las fotos de tu ruta por Calhau da Cova, Cabo de Ares, Lapa Pequena e Lapa Santinha en Sesimbra son impresionantes, STrilhos! Naturaleza en su máximo esplendor y paisajes de ensueño. ¡Qué aventura tan asombrosa! 🌊🏞️📸 #ViajeroExperto #Sesimbra #AventuraInolvidable

STrilhos Oct 4, 2023

Muchas gracias Jorditoms por el expresivo comentario y valoración. Sesimbra es un pueblo pesquero cerca de Lisboa que tiene una característica peculiar. Es una costa orientada al sur y por tanto con muy poco oleaje y protegida de los vientos fríos predominantes que vienen del norte. Está dominada por la sierra de Arrábida que cuenta con hermosos acantilados que desembocan en el Atlántico y pequeñas playas enclavadas en hermosas calas, algunas con acceso sólo por mar. Es un hermoso lugar para visitar y pasar unos días de playa en verano. un gran abrazo amistoso
    😄👍

• Photo of M & M Pé Ante Pé
    M & M Pé Ante Pé Jan 21, 2024

Muito bonita

STrilhos Jan 22, 2024

Obrigado Migue Charnaca pelo comentário, avaliação e verificação. Um abraço e boas caminhadas