Activity

PR 2 GMR - Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim

Download

Trail photos

Photo ofPR 2 GMR - Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim Photo ofPR 2 GMR - Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim Photo ofPR 2 GMR - Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim

Author

Trail stats

Distance
8.41 mi
Elevation gain
1,234 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,234 ft
Max elevation
1,087 ft
TrailRank 
85 4.8
Min elevation
473 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 36 minutes
Time
3 hours 56 minutes
Coordinates
2187
Uploaded
January 13, 2024
Recorded
January 2024
  • Rating

  •   4.8 11 Reviews

near Briteiros, Braga (Portugal)

Viewed 242 times, downloaded 7 times

Trail photos

Photo ofPR 2 GMR - Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim Photo ofPR 2 GMR - Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim Photo ofPR 2 GMR - Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim

Itinerary description

Rota da Citânia de Briteiros - São Salvador de Briteiros, Portuguediz e Donim


Descrevemos a rota da Citânia de Briteiros um interessante percurso, em que a sua maior parte é efetuado no concelho de Guimarães, e uma pequena parte no concelho de Braga e que tem como principal centro de interesse a visita à Citânia de Briteiros.
É um percurso circular com início e final no parque de estacionamento da referida Citânia. O PR 2, tal como descrito pela entidade promotora tem início e final no Museu da cultura castreja (ao Km 7,53 do nosso trilho) e não inclui a Citânia, passando a cerca de 500 metros da sua entrada. Decidimos incluir a visita à citânia neste nosso percurso, pelo inegável interesse deste monumento.
Fizemos o percurso no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, sentido por nós aconselhado pois a primeira parte do percurso é bem mais interessante que a segunda.
Trata-se de um percurso de elevado interesse arqueológico mas também interesse histórico, cultural e paisagístico.
Este percurso deve ser efetuado com ajuda do GPS pois existem muitos cruzamentos não marcados e a sinalética está pouco visível nalguns locais e noutros passa despercebida.
O percurso utiliza principalmente caminhos florestais e caminhos rurais antigos, muitos deles com piso muito irregular e pedra solta. usa alguns arruamentos calcetados e asfaltados das localidades por onde passa.
Um pouco mais de metade do caminho decorre em locais arborizados, passando por zonas florestais (em que abundam os eucaliptos) e pelo luxuriante bosque ripícola do rio Febras (ou rio da Várzea) que proporcionam bastante sombra.
Do ponto de vista físico o percurso é fácil mas do ponto de vista técnico tem muitas descidas em pedra polida, pedra solta que exige algum cuidado principalmente nas zonas mais húmidas, pelo classificamos este trilho como moderado.

Pontos de Interesse:
Citanea de Briteiros
Vale do Rio Febras (rio da Várzea) e bosque ripícola
Eira comunitária
Moinhos de Portugurdiz
Cascata do rio febras
Moinhos do Rio Febras
Vila Salvador de Briteiros
Pontes no centro da vila
Museu da Cultura Castreja
Igreja de São Salvador de Briteiros e conjunto religioso
Moinho vertical de Donim

Descrição do Percurso:
Deixamos a viatura no parque de estacionamento que se encontra em frente à entrada da Citanea de Briteiros, na EN 309 (rua de S. Romão no wikiloc ou avenida de São Martinho no Google Maps)
A entrada na Citânia implica a bilhete cinco euros que dá direito a visitar o Museu da Citânia em Salvador de Briteiros. Fizemos uma visita geral a este local arqueológico percorrendo vários corredores visitamos duas casas reconstruídas e um local de culto e ainda fomos visitar o balneário sul uma construção muito interessante que preserva a interessantíssima Pedra Formosa, uma enorme placa de granito com uma imagem esculpida em baixo relevo, possivelmente há cerca de 3000 anos (referenciada na trilho, ao km 1,49.
Saímos da Citanea passamos pelo parque de estacionamento e continuamos pela EN 309, direção norte até ao km 2,3, altura em que saímos da estrada e viramos à esquerda e logo a seguir viramos à direita por um caminho meio escondido. Progredimos em caminho florestal onde predominam os eucaliptos e acácias, mas também alguns sobreiros, pinheiros e carvalhos. Adiante entramos no vale do rio Febras e acompanhamo-lo para montante durante mais de 1000 metros. Ao interceptar uma estrada na localidade de Portuguediz, viramos à esquerda quase a 180º e progredimos juntamente com a GR 46(Grande Rota da Serra de Picos).
Vamos então passar por uma zona de grande interesse etnográfico e cultural. Logo à esquerda sube uma enorme eira comunitária, depois um moinho reconstruído na margem esquerda do rio. Depois de atravessar a ponte sobre o rio aparecem-nos 3 ou 4 interessante moinhos em bom estado de conservação, já na margem direita. Mais adiante passamos pelos moinhos do rio da Varzea, estes em estado de ruínas. Progredimos no vale do rio Febras, para jusante até à localidade de Requeixo. Aqui, entramos em estrada asfaltada até à vila de Salvador de Briteiros, cujo centro apresentar um conjunto de 3 ou 4 pequenas pontes pedonais sobre o rio Febras (ou da Várzea). O próximo local de visita será o Museu da Cultura Castreja, onde encontramos o Painel Informativo do PR, correspondendo ao inicio do mesmo e continuamos até à Igreja Matriz, acompanhada de um interessante largo com um cruzeiro e outras 2 estruturas religiosas em granito.
Seguimos por caminhos rurais e florestais em direção a Donim e antes de entrarmos no povoado somos surpreendidos por um belo (reconstruído) moinho vertical.
Depois de Donim (no vale do Ave) iniciamos uma subida, no inicio em caminho florestal e adiante em caminho rural antigo, empedrado/lajeado, alternando com troços com muitas pedras soltas, onde são visíveis as marcas de rodados de tração animal. Vamos ganhando altitude e ganhamos vistas para o belo extenso vale do Ave e o conjunto de montanhas envolventes.
Mais um esforço e entroncamos com a EN 309. Espera-nos uma pequena descida para chegar de volta à nossa viatura e terminar este belo percurso.

Resumo do Percurso:

0 a 1,8 Km visita à citânia
1.8 a 2,3 Km estrada nacional asfaltada (EN 309)
2,3 a 3,8 zona florestal (eucaliptos e algumas acácias)
3,8 a 4,1 seguimos o vale do rio Febras para montante
4,1 a 5,8 seguimos o vale do rio Febras para jusante
5,8 a 6,9 caminho/arruamento de ligação à povoação a São Salvador de Briteiros
6,9 a 8,5 vila de São Salvador de Briteiros
8,5 a 10,8 caminhos de ligação a Donim
10,8 a 11,3 km arruamentos de localidades de Donim
11,3 a 13,2 caminho de ligação à EN 309
13,2 a 13,54 EN 309

Algumas notas sobre a Citânia de Briteiros:

A Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico céltico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romão, na antiga freguesia de Salvador de Briteiros (atualmente, União das Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia), município de Guimarães.
Consiste num castro ou povoado fortificado composto por um núcleo urbano central no topo da colina, e um conjunto de muralhas que defendia o povoado em si. O antigo povoado apresentava grandes dimensões com uma área total de cerca de 24 ha, dos quais apenas cerca de 7 ha fazem parte da zona visitável.
É considerado um dos principais sítios arqueológicos da proto-história em território nacional, tendo permitido um estudo aprofundado da cultura e organização urbana castreja do Norte do pais. Foram encontrados
vestigios de uma complexa organização urbana, com uma malha de ruas a delimitarem zonas áreas públicas e privadas, e um grande conjunto de residências de formatos diversos, dois balneários, num dos quais foi descoberta a famosa laje conhecida como Pedra Formosa e um edifício central de reuniões.
A colina foi habitada desde o neolitico ou calcolítico (ou idade do cobre)mas o castro em si é muito mais tardio, tendo atingido o seu auge entre os séculos Il a l a.C. Entrou em declinio após a conquista romana tendo deixado de ser permanentemente habitado no século II d.C. embora a ocupação tenha-se provavelmente prolongado até ao século IV. Embora as ruínas sejam conhecidas pelo menos desde o século XVI, com registos históricos em 1625, os primeiros trabalhos arqueológicos só se iniciaram na década de 1870 por Francisco Martins Sarmento. A Citânia de Briteiros foi classificada como Monumento Nacional em 1910 e foi alvo de vários períodos de investigação durante o século 20.
É de destacar a presença de dois balneários um deles em bom estado de conservação composto por um átrio onde se encontravam os tanques, a ante-câmara e a câmara e o forno. De realçar a chamada pedra Formosa, um monolito de granito, trabalhado provavelmente há uns três mil anos, com quase três metros de largura e mais de dois de altura pesando aproximadamente cinco toneladas. Esta Pedra Formosa está localizado no treck ao Km 1,49.

Waypoints

Photo ofEntrada para a Citânia E estacionamento Photo ofEntrada para a Citânia E estacionamento Photo ofEntrada para a Citânia E estacionamento

Entrada para a Citânia E estacionamento

Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

Photo ofRuínas Photo ofRuínas

Ruínas

PictographRuins Altitude 1,093 ft
Photo ofRuínas Photo ofRuínas Photo ofRuínas

Ruínas

PictographRuins Altitude 1,096 ft
Photo ofRuínas Photo ofRuínas Photo ofRuínas

Ruínas

PictographRuins Altitude 1,093 ft
Photo ofRuínas Photo ofRuínas

Ruínas

PictographRuins Altitude 1,060 ft
Photo ofRuínas Photo ofRuínas

Ruínas

Photo ofRuínas Photo ofRuínas

Ruínas

Photo ofBalneário Sul e Pedra Formosa Photo ofBalneário Sul e Pedra Formosa Photo ofBalneário Sul e Pedra Formosa

Balneário Sul e Pedra Formosa

É de destacar a presença de dois balneários um deles em bom estado de conservação composto por um átrio onde se encontravam os tanques, a ante-câmara e a câmara e o forno. De realçar a chamada pedra Formosa, um monolito de granito, trabalhado provavelmente há uns três mil anos, com quase três metros de largura e mais de dois de altura pesando aproximadamente cinco toneladas

PictographInformation point Altitude 1,037 ft
Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographIntersection Altitude 1,047 ft
Photo ofEsquerda Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographIntersection Altitude 1,040 ft
Photo ofDireita e pormenor do caminho Photo ofDireita e pormenor do caminho Photo ofDireita e pormenor do caminho

Direita e pormenor do caminho

PictographPanorama Altitude 1,010 ft
Photo ofPanorama e pormenor do caminho Photo ofPanorama e pormenor do caminho Photo ofPanorama e pormenor do caminho

Panorama e pormenor do caminho

PictographIntersection Altitude 1,024 ft
Photo ofEsquerda Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographIntersection Altitude 1,004 ft
Photo ofEsq Photo ofEsq

Esq

PictographIntersection Altitude 928 ft
Photo ofDireita e entrada no vale do rio Febras

Direita e entrada no vale do rio Febras

PictographPanorama Altitude 925 ft
Photo ofVale do Rio febras Photo ofVale do Rio febras Photo ofVale do Rio febras

Vale do Rio febras

PictographRiver Altitude 942 ft
Photo ofRio febras Photo ofRio febras

Rio febras

PictographWaterfall Altitude 951 ft
Photo ofCascata

Cascata

PictographRuins Altitude 945 ft
Photo ofMoinho em ruinas Photo ofMoinho em ruinas Photo ofMoinho em ruinas

Moinho em ruinas

PictographInformation point Altitude 1,066 ft
Photo ofTrilho conjunto com GR 46

Trilho conjunto com GR 46

PictographWaypoint Altitude 1,066 ft
Photo ofEira comunitária Photo ofEira comunitária Photo ofEira comunitária

Eira comunitária

Eira Comunitária de Portuguediz É bem representativa da grande produção de cereais obtida nos planaltos e vales agrícolas desde a Serra dos Picos.

PictographWaypoint Altitude 1,047 ft
Photo ofMoinho recuperado Photo ofMoinho recuperado Photo ofMoinho recuperado

Moinho recuperado

PictographWaypoint Altitude 1,024 ft
Photo ofMoinhos de Portuguediz Photo ofMoinhos de Portuguediz Photo ofMoinhos de Portuguediz

Moinhos de Portuguediz

PictographIntersection Altitude 948 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographRuins Altitude 909 ft
Photo ofMoinhos do Rio Febras (ou Varzea) Photo ofMoinhos do Rio Febras (ou Varzea) Photo ofMoinhos do Rio Febras (ou Varzea)

Moinhos do Rio Febras (ou Varzea)

PictographWaterfall Altitude 883 ft
Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographIntersection Altitude 820 ft
Photo ofEsquerda p ara trás Photo ofEsquerda p ara trás

Esquerda p ara trás

PictographIntersection Altitude 610 ft
Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographIntersection Altitude 646 ft
Photo ofAtravessa a estrada e continue em frente o caminho

Atravessa a estrada e continue em frente o caminho

Termina a sombra

PictographWaypoint Altitude 587 ft
Photo ofArruamento calcetado

Arruamento calcetado

PictographWaypoint Altitude 597 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 610 ft
Photo ofEstrada asfaltada

Estrada asfaltada

PictographBridge Altitude 509 ft
Photo ofPontes Sobre Rio Febras Photo ofPontes Sobre Rio Febras Photo ofPontes Sobre Rio Febras

Pontes Sobre Rio Febras

Photo ofPainel informativo do PR 2 (início do PR) Photo ofPainel informativo do PR 2 (início do PR)

Painel informativo do PR 2 (início do PR)

PictographWaypoint Altitude 512 ft
Photo ofMuseu da Cultura Castreja Photo ofMuseu da Cultura Castreja Photo ofMuseu da Cultura Castreja

Museu da Cultura Castreja

PictographReligious site Altitude 522 ft
Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso

Local religioso

PictographReligious site Altitude 531 ft
Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso

Local religioso

PictographRuins Altitude 463 ft
Photo ofMoinho Vertical Photo ofMoinho Vertical Photo ofMoinho Vertical

Moinho Vertical

PictographWaypoint Altitude 469 ft
Photo ofSande Photo ofSande Photo ofSande

Sande

PictographWaypoint Altitude 515 ft
Photo ofDonim Photo ofDonim Photo ofDonim

Donim

PictographLake Altitude 545 ft
Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographWaypoint Altitude 551 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographIntersection Altitude 702 ft
Photo ofA esquerda. Ausência de sinalética

A esquerda. Ausência de sinalética

PictographIntersection Altitude 787 ft
Photo ofEsq

Esq

PictographWaypoint Altitude 866 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

PictographPanorama Altitude 928 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 965 ft
Photo ofFrente

Frente

Comments  (22)

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Jan 21, 2024

    Preciosa ruta da Citânia de Briteiros, con bellos paisajes y gran interés arqueológico e histórico. Enhorabuena, amigo. Un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 22, 2024

    Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. Sim, a Citânia de Briteiros é um dos povoados fortificados da idade do ferros de maior expressão do Norte de Portugal. Um abraço

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Jan 22, 2024

    Bonita ruta!!! Citania de Briteiros es preciosa, la vegetación es una pasada! muy buenas fotos!
    1Abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 22, 2024

    Obrigado Tolly Mune pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Jan 25, 2024

    Preciosa ruta con muchas cosas que ver. Un abrazo

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Jan 25, 2024

    Fantástico recorrido circular cargado de historia y bellas perspectivas.
    Felicitaciones cordiales

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 26, 2024

    Obrigado emilio pelo comentário e avaliação um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 26, 2024

    Obrigado californiagymsama pelo teu comentário e avaliação.
    Um abraço

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Jan 26, 2024

    Muy buena circular, con buenas fotos y explicaciones, gracias por compartir compañero, saludos.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 26, 2024

    Obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Saludos companheiro

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Jan 28, 2024

    Magnífico percurso circular por Braga. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Jan 29, 2024

    ¡Wow, qué experiencia en la Rota da Citânia de Briteiros con STrilhos! 🌿 Las fotos no le hacen justicia a la belleza de este paseo. La ruta es como un viaje en el tiempo, explorando la historia en cada paso. ¡Imperdible! Además, el equipo de STrilhos hace que todo sea fácil y divertido. ¡Definitivamente repetiremos esta aventura juntos! 🚶‍♂️🍃 #ViajeIncreíble #STrilhos #HistoriaViva

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 29, 2024

    Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação do percurso. Um abraço forte

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 29, 2024

    Obrigado Jorditoms pelo comentário e avaliação e, claro pelo tuas simpáticas e empolgantes palavras. Um forte abraço

  • Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Jan 30, 2024

    A paz esteja com você, meu querido amigo. Obrigada por compartilhar tanta beleza. Portugal é realmente lindo e espetacular. Viva Portugal. Um grande abraço para um grande amigo.

  • Photo of María Caballer
    María Caballer Jan 30, 2024

    Una mágica ruta, con preciosos paisajes, importantes restos arqueológicos, culturales e históricos. Un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 31, 2024

    Thank you Mohammad.kian for your kind message and thank you for the feeling contained in it. I share your friendship and it is important to have friends spread all over the world.
    I wish you many activities in your beautiful country. A big hug

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 31, 2024

    Muito obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação. Gosto de procurar e visitar testemunhos dos nossos antepassados

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Feb 6, 2024

    Excelente percurso que nos dá a conhecer a Citânia de Briteiros, com excelente enquadramento da história de local.
    Belas fotos e detalhes de toda a caminhada.
    Obrigado pela partilha,
    Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 11, 2024

    Obrigado Miguel pelo comentário e avaliação. Caminhar (e de bicicleta) é a melhor maneira de conhecer o nosso país.

  • Photo of Leonardo Demetrio
    Leonardo Demetrio May 12, 2024

    I have followed this trail  verified  View more

    A cidania é ok, vale a pena para conhecer melhor a história do local e são pagos 5€ pela visita. A trilha não é bem sinalizada, vários percursos fogem da trilha e vão para o asfalto/cidade, tem cães soltos pelo caminho e outros muitos a latir presos.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos May 13, 2024

    Obrigado Leonardo pelo comentário e avaliação.
    Também acho descabido ter que pagar 5 € para visitar a Citânia. Concordo que o trilho tem bastante asfalto. Quanto aos cães, eu não os encontrei, mas é triste , ver Caēs potencialmente perigosos não guardados pelos donos .
    Boas caminhadas

You can or this trail