Activity

Serra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens

Download

Trail photos

Photo ofSerra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens Photo ofSerra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens Photo ofSerra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens

Author

Trail stats

Distance
10.01 mi
Elevation gain
1,634 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
1,634 ft
Max elevation
3,902 ft
TrailRank 
86 5
Min elevation
2,953 ft
Trail type
Loop
Moving time
3 hours 38 minutes
Time
5 hours 49 minutes
Coordinates
2744
Uploaded
February 3, 2024
Recorded
February 2024
  • Rating

  •   5 8 Reviews

near Arnal, Vila Real (Portugal)

Viewed 143 times, downloaded 7 times

Trail photos

Photo ofSerra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens Photo ofSerra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens Photo ofSerra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens

Itinerary description

Serra do Alvao: Aldeias do Arnal a Lamas de Olo pelas barragens



Publicamos um percurso em pleno Parque Natural da Serra da Alvão que tem como principal objetivo a visita de duas aldeias serranas e as soberbas paisagens da serra

NOTA IMPORTANTE:
Durante 1,5 km o percurso é de difícil orientação, dos quais 1 Km progredimos por TROÇOS FORA DE TRILHO, a maioria, no meio do mato, normalmente com vegetação de baixa altitude mas que por vezes atinge o nível da coxa.
É IMPORTANTE REFERIR QUE ESTE TRILHO FOI FEITO NO INVERNO E QUE NO VERÃO A VEGETAÇÃO PODERÁ ESTAR MAIS ALTA.

NÃO ACONSELHAMOS QUE ESTE TROÇO SEJA FEITO AO FIM DO DIA, pois sendo fora de trilho é importante evitar o anoitecer pela óbvia dificuldade acrescida na orientação.

Tirando estas precauções, estamos perante um trilho de grande interesse paisagístico cultural e etnográfico. Para além das duas aldeias, visitamos uma interessantíssima ponte em Lamas de Olo, visitamos as barragens Cimeira e Fundeira, atravessamos um belo e extenso bosque de pinheiros e cedros e atravessamos um planalto em altitude que nos brinda com soberbas paisagens.
O trilho tem início e final na pequena aldeia do Arnal, perdida no maciço granítico da Serra do Alvão, mas rodeada por belos campos agrícolas em socalcos que dão um toque humanizado à magnífico paisagem de montanha.
O percurso utiliza caminhos florestais, caminhos rurais, agrícolas, trilhos de pé posto e durante um quilómetro ou quilómetro e meio é feito fora do trilho, em corta-mato.
Com 16 quilômetros de extensão e 500 m de desnível o percurso não é exigente do ponto de vista físico mas devido à existência de um troço em corta-mato e à descida para aldeia do Arnal, entendemos que deverá ser classificado entre moderado a difícil.
Cruzamo-nos algumas vezes com o PR9 e fora destes troços o trilho não se encontra marcado pelo que é obrigatório o uso de GPS.
Cerca de 25 a 30% do percurso encontramos bastante sombra; todo o restante, apresenta uma enorme exposição solar. Na povoação de Lamas de Olo encontramos várias fontes onde podemos abastecer de água.

Descrição do percurso:
Deixamos a viatura estacionada no início da aldeia passamos pelo centro atravessamos a ribeira do Arnal, viramos à direita e entramos por um caminho empedrado, onde ainda são visíveis as marcas de rodados de veículos de tração animal.
Logo ao km 0.54 vemos um painel informativo de uma formação geológica local denominado cabeços graníticos do Arnal informando que passamos junto a uma área de proteção total. Olhando para o mapa e interpretando a zona de proteção vemos que o nosso caminho se situa sempre a uma cota abaixo da referida área de proteção total a qual está vedada a visitação não autorizada; Incluida nesta área, situa-se o Alto dos Cabeços com 1129 mts altitude.
Por volta do km 0,8 m o caminho empedrado da lugar a trilho de pé posto continuamos a passar por pequenos pequenas linhas de água, que no verão estarão provavelmente secas.
Por volta do km 1,5 o caminho perde definição. À nossa direita vemos uma ribeira que passa a uma cota bastante inferior e do outro lado do vale descortinamos um caminho que se dirige para sudeste, em direção contrária aquela que nós pretendemos, que é para norte, para atingir a barragem Cimeira. Mantivemos o nosso rumo para norte e nordeste sabendo que iríamos ter dificuldade até chegar à barragem que estaria a pouco mais de um quilómetro de distância. Vamos encontrando mariolas e pequenos troços em que o caminho se mantém marcado e ao Km 1,9, depois de passar uma ribeira, o caminho perde-se na vegetação e teremos que enfrentar alguns troços de corta-mato encontrando uma mariola de longe longe. Este é o segmento mais difícil do trilho. Felizmente a vegetação não coloca entraves à progressão e pouco frequentemente é mais densa, e chega ao nível da coxa.
Ao Km 2,9 visualizamos a albufeira da barragem Cimeira e vamos nos encostar ao muro de retenção da água na sua extremidade oeste. A nossa direção agora será para leste. De início o caminho não é completamente evidente, mas devemos manter-nos sempre encostados à barragem, até surgir um pequeno edifício que faz parte da paredão e que somos obrigados a afastar-nos um pouco, para logo voltar a encostar ao paredão, subir umas escadas e, a partir daqui o trilho torna-se mais evidente. Fizemos uma pequena paragem no Café-restaurante a Cabana, que passa mesmo ao lado da EN 312-1.
Voltamos para trás, sensivelmente pelo mesmo caminho até ao extremo oeste do paredão da barragem. Continuamos, agora rumo norte com a Albufeira do nosso lado direito, de início por trilhos de pé posto ate entroncarmos num caminho florestal largo. Viramos à direita e vamos prosseguir com o PR 9 MDB/VLR durante os próximos 3,3 Km.
Adiante entramos na EN 312-1 até Lamas de Olo.
Lamas de Olo, sede de freguesia, é uma povoação interessantíssima da Serra do Alvão que domina o alto vale do rio Olo. À sua volta, a característica paisagem agrícola de montanha, disposta em socalcos.
Passamos pela igreja, continuamos a descer até um largo onde encontramos painel informativo do PR9. O PR continua pela estrada asfaltada à esquerda, mas nós metemos por um caminho de terra batida antes da referida estrada. Aconselhamos vivamente ir pelo caminho pois podemos contemplar a bela ponte de pedra muito antiga que passamos e pouco depois viramos a direita para trás. Iremos então progredir agora por caminhos agrícolas de acesso às inúmeras propriedades da região. Durante um quilómetro andamos no meio de campos de cultivo, após os quais continuamos por uma região não cultivada. Adiante entramos em caminho florestal largo, vemos a nossa direita uma casa em ruínas continuamos a subir, passamos por alguns troços em que o caminho está degradado e pouco depois entramos num luxuriante bosque em que a árvore dominante é o pinheiro, misturados com cedros e bétulas.
Nesta zona vamos cruzar algumas vezes com o PR 9 e ao km 13,5 deixamos o caminho florestal largo e entramos num estreito trilho de pe posto que facilmente passa despercebido e que nos irá dar acesso à zona mais interessante deste nosso percurso. Subimos mais alguns 10 ou 20 m de altitude para chegar ao topo do Planalto que nos dá umas vistas deslumbrantes para toda a zona leste, podendo observar todo o Vale do Rio Corgo, a cidade de Vila Real, a Ponte da A4 e mais para a direita, para sudeste podemos ver o alto do Marão e continuando para a direita, mais perto de nós, o alto do vaqueiro e o alto do Vidoal.
Iniciamos a descida por um trilho com muita pedra solta onde corre pequenas linhas de água com zonas muito escorregadias. Adiante o caminho alarga, torna-se empedrado, onde podemos observar as marcas dos rodados de carros de tração animal. À nossa direita a Ribeira do Arnal apresenta algumas cascatas e forte declive. O trilho é sempre a descer até chegar o nosso ponto de partida, a aldeia do Arnal.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,959 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 2,995 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographBridge Altitude 2,999 ft
Photo ofPonte Photo ofPonte Photo ofPonte

Ponte

PictographWaypoint Altitude 2,982 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

PictographWaypoint Altitude 2,969 ft
Photo ofMariola E pormenor do caminho Photo ofMariola E pormenor do caminho

Mariola E pormenor do caminho

PictographInformation point Altitude 2,982 ft
Photo ofCabeços graníticos do Arnal Photo ofCabeços graníticos do Arnal Photo ofCabeços graníticos do Arnal

Cabeços graníticos do Arnal

"Cabeços Graníticos de Arnal" - Alto dos Cabeços 1129 mts altitude - AREA DE PROTEÇÃO TOTAL Constituídos por formação geológica singular de caos de blocos, compreendem zonas onde predominam sistemas de valores naturais e paisagísticos de reconhecido valor e interesse incluindo formações geológicas, paisagísticas e ecológicas, com elevado grau de naturalidade que assumem, no seu conjunto, um carácter excecional com elevada sensibilidade ecológica.

PictographPanorama Altitude 3,028 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 3,071 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographWaypoint Altitude 3,074 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

PictographWaypoint Altitude 3,091 ft
Photo ofCaminho perde definição

Caminho perde definição

PictographWaypoint Altitude 3,114 ft
Photo ofMariola Photo ofMariola

Mariola

PictographIntersection Altitude 3,169 ft
Photo ofEsquerda pelo caminho

Esquerda pelo caminho

PictographWaypoint Altitude 3,209 ft
Photo ofCaminho e encostámo-nos à direita do rochedo Photo ofCaminho e encostámo-nos à direita do rochedo

Caminho e encostámo-nos à direita do rochedo

PictographRiver Altitude 3,205 ft
Photo ofRibeira Photo ofRibeira

Ribeira

PictographWaypoint Altitude 3,228 ft
Photo ofMariola

Mariola

PictographIntersection Altitude 3,314 ft
Photo ofDireita pelo caminho

Direita pelo caminho

PictographWaypoint Altitude 3,514 ft
Photo ofCaminho mal definido/corta mato

Caminho mal definido/corta mato

PictographWaypoint Altitude 3,527 ft
Photo ofCaminho Photo ofCaminho

Caminho

PictographWaypoint Altitude 3,504 ft
Photo ofCaminho Photo ofCaminho

Caminho

PictographSummit Altitude 3,514 ft
Photo ofAlto dos cabeços

Alto dos cabeços

Em primeiro plano alto dos cabeços atrás e a direita Alto do vaqueiro ao fundo e a esquerda Serra do Marão

PictographMountain hut Altitude 3,517 ft
Photo ofRefúgio de montanha Photo ofRefúgio de montanha Photo ofRefúgio de montanha

Refúgio de montanha

PictographWaypoint Altitude 3,507 ft
Photo ofCafé-restaurante a Cabana Photo ofCafé-restaurante a Cabana

Café-restaurante a Cabana

PictographLake Altitude 3,514 ft
Photo ofLago Photo ofLago

Lago

PictographSummit Altitude 3,517 ft
Photo ofBarragem cimeira e Alto das caravelas

Barragem cimeira e Alto das caravelas

PictographIntersection Altitude 3,527 ft
Photo ofInterseção com o PR 9 MDB Mondim de Basto e viramos a direita Photo ofInterseção com o PR 9 MDB Mondim de Basto e viramos a direita

Interseção com o PR 9 MDB Mondim de Basto e viramos a direita

PictographTree Altitude 3,524 ft
Photo ofBosque de bétulas Photo ofBosque de bétulas

Bosque de bétulas

PictographLake Altitude 3,514 ft
Photo ofLago - barragem Cimeira Photo ofLago - barragem Cimeira

Lago - barragem Cimeira

Barragens Cimeira e Fundeira As barragens Cimeira (também conhecida por barragem do Alvão) e Fundeira estão situadas em pleno Parque Natural do Alvão. Os seus espelhos de água e a paisagem em que se inserem, nomeadamente, os campos de cultivo, lameiros, urzais, carquejais, os pequenos bosquetes de bétulas e matas de pinheirg-silvestre ou de casquinha, fazem deste local um ponto de atração para a realização de piqueniques e atividades associadas à água.

PictographInformation point Altitude 3,533 ft
Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographLake Altitude 3,537 ft
Photo ofBarragem Fundeira

Barragem Fundeira

Barragens Cimeira e Fundeira As barragens Cimeira (também conhecida por barragem do Alvão) e Fundeira estão situadas em pleno Parque Natural do Alvão. Os seus espelhos de água e a paisagem em que se inserem, nomeadamente, os campos de cultivo, lameiros, urzais, carquejais, os pequenos bosquetes de bétulas e matas de pinheirg-silvestre ou de casquinha, fazem deste local um ponto de atração para a realização de piqueniques e atividades associadas à água.

PictographPanorama Altitude 3,481 ft
Photo ofPanorâmicas sobre Lamas de Olo Photo ofPanorâmicas sobre Lamas de Olo Photo ofPanorâmicas sobre Lamas de Olo

Panorâmicas sobre Lamas de Olo

PictographTree Altitude 3,287 ft
Photo ofÁrvore Photo ofÁrvore Photo ofÁrvore

Árvore

PictographBridge Altitude 3,228 ft
Photo ofPonte sobre o rio Olo Photo ofPonte sobre o rio Olo

Ponte sobre o rio Olo

PictographPanorama Altitude 3,248 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographRiver Altitude 3,294 ft
Photo ofRibeira e fonte Photo ofRibeira e fonte Photo ofRibeira e fonte

Ribeira e fonte

PictographWaypoint Altitude 3,314 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographReligious site Altitude 3,281 ft
Photo ofLocal religioso - Igreja Matriz de Lamas de Olo Photo ofLocal religioso - Igreja Matriz de Lamas de Olo Photo ofLocal religioso - Igreja Matriz de Lamas de Olo

Local religioso - Igreja Matriz de Lamas de Olo

PictographInformation point Altitude 3,245 ft
Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação Photo ofPonto de informação

Ponto de informação

PictographIntersection Altitude 3,241 ft
Photo ofEsquerda por caminho terra batida Photo ofEsquerda por caminho terra batida

Esquerda por caminho terra batida

PictographBridge Altitude 3,196 ft
Photo ofPonte sobre o Olo Photo ofPonte sobre o Olo Photo ofPonte sobre o Olo

Ponte sobre o Olo

PictographIntersection Altitude 3,219 ft
Photo ofAtravessa a estrada e vira para trás

Atravessa a estrada e vira para trás

PictographIntersection Altitude 3,310 ft
Photo ofDireita Photo ofDireita Photo ofDireita

Direita

PictographWaypoint Altitude 3,514 ft
Photo ofCasa em ruínas e alto das Bouças Photo ofCasa em ruínas e alto das Bouças Photo ofCasa em ruínas e alto das Bouças

Casa em ruínas e alto das Bouças

PictographIntersection Altitude 3,622 ft
Photo ofEsquerda e seguimos com o PR Photo ofEsquerda e seguimos com o PR Photo ofEsquerda e seguimos com o PR

Esquerda e seguimos com o PR

Ao fundo, o alto do Vaqueiro

PictographIntersection Altitude 3,579 ft
Photo ofEsquerda e saímos do PR Photo ofEsquerda e saímos do PR Photo ofEsquerda e saímos do PR

Esquerda e saímos do PR

Bosque de bétulas

PictographIntersection Altitude 3,635 ft
Photo ofEsquerda e seguimos com o Pr Photo ofEsquerda e seguimos com o Pr Photo ofEsquerda e seguimos com o Pr

Esquerda e seguimos com o Pr

PictographIntersection Altitude 3,865 ft
Photo ofEsquerda por trilho pé posto Photo ofEsquerda por trilho pé posto

Esquerda por trilho pé posto

Alto dos vidoais à direita e do Vaqueiro ao fundo esquerda

PictographSummit Altitude 3,875 ft
Photo ofPico Photo ofPico Photo ofPico

Pico

ALVÃO O parque natural tem por assento uma zona montanhosa, de que faz parte a serra do Marão; inúmeros afloramentos rochosos em que o granito assume as mais diversas formas; manchas de xisto; linhas de água encaixadas com o rio Olo originando a queda de água das Fisgas do Ermelo; fronteira orográfica e climática a separar norte atlântico da continentalidade interior; coberto vegetal variado incluindo carvalhais, matos, plantações de resinosas e áreas agrícolas com lameiros e culturas em socalco; presença da fauna típica das serranias do norte interior nomeadamente águia-real e lobo-ibérico: tipo de povoamento e arquitetura típicos da região transmontana; solar das raças bovina maronesa e caprina bravia.

PictographPanorama Altitude 3,596 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographWaypoint Altitude 3,373 ft
Photo ofPormenor da calçada Photo ofPormenor da calçada Photo ofPormenor da calçada

Pormenor da calçada

Comments  (16)

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Feb 18, 2024

    Preciosa circular por la Serra do Alvao. Muy bien descrita y acompañada de bellas imágenes. Gracias por compartirla, amigo. Un abrazo

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 19, 2024

    Obrigado Palocorto1 pelo comentário e avaliação. Um abraço amigo

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Feb 19, 2024

    Fantástico recorrido circular por un entorno rural de gran belleza.
    Felicitaciones compañero.

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Feb 19, 2024

    Que belo dia tiveste para caminhar pelo Alvão!
    Imagens, descrições e informações excelentes, como habitual!
    Obrigado pela partilha,
    Um abraço

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Feb 19, 2024

    Circular cargada de puntos de interés, muy buenas fotos 👌, saludos cordiales 👋.

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Feb 19, 2024

    Bonita ruta con muchas cosa que ver. Un abrazo

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Feb 23, 2024

    Preciosa circular por la Sierra. Fotos preciosas!!!
    1Abrazo!!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 23, 2024

    Obrigado californiagymsama pelo comentário e avaliação. A Serra do Alvao tem belos recantos. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 23, 2024

    Obrigado Miguel pelo comentário e avaliação. A Serra do Alvao tem belas paisagens naturais e humanizadas . Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 23, 2024

    Obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 23, 2024

    Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 23, 2024

    Obrigado Tolly Mune pelo comentário e avaliação. A Serra do Alvao tem belos recantos. Um abraço

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Feb 27, 2024

    ¡Vaya aventura en la Serra do Alvão! ¡Amigo, qué pasada de ruta nos has compartido! Desde Aldeias do Arnal hasta Lamas de Olo, pasando por las barragens, cada paso fue una experiencia única. Las vistas panorámicas y la conexión con la naturaleza son inigualables. ¡Gracias por mostrarnos este paraíso! Definitivamente, ¡hay que repetirlo pronto! 🌿🌄

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 27, 2024

    Obrigado Jorditoms pelo comentário e avaliação e pelas tuas simpáticas palavras. Nos encontramos na montanha meu amigo. Um abraço

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Feb 28, 2024

    Muito bom percurso pelo Parque Natural do Alvão. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 29, 2024

    Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. Um forte abraço

You can or this trail