Activity

Serra do Alvão, circular em 2 dias. Dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto

Download

Trail photos

Photo ofSerra do Alvão, circular em 2 dias. Dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto Photo ofSerra do Alvão, circular em 2 dias. Dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto Photo ofSerra do Alvão, circular em 2 dias. Dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto

Author

Trail stats

Distance
9.45 mi
Elevation gain
699 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,999 ft
Max elevation
3,695 ft
TrailRank 
87 5
Min elevation
3,695 ft
Trail type
One Way
Moving time
3 hours 47 minutes
Time
7 hours 34 minutes
Coordinates
2529
Uploaded
November 20, 2023
Recorded
November 2023
  • Rating

  •   5 9 Reviews

near Arnal, Vila Real (Portugal)

Viewed 140 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofSerra do Alvão, circular em 2 dias. Dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto Photo ofSerra do Alvão, circular em 2 dias. Dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto Photo ofSerra do Alvão, circular em 2 dias. Dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto

Itinerary description

Serra do Alvão: da Barragem Cimeira a Ermelo, circular em 2 dias.
dia 1: Barragens do Alvão às Piocas de Baixo, pelas aldeias do Barreiro e Varzigueto

NOTA IMPORTANTE:
Este trilho termina nas Piocas de Baixo, local sem acesso por estrada.
Quem quiser fazer o trilho num único dia deverá seguir com o PR3 até à aldeia de Ermelo.
Assim, ao Km 14,8, indicado com um “Way-point” no track, 400 metros antes de terminar o trilho, deverá abandona-lo e seguir com o PR3 (poderá seguir com o trilho por nós efetuado no dia 2).


Descrevemos um trilho efetuado no 1.º dia de um percurso circular de 2 dias na Serra do Alvão entre a Barragem Cimeira e a aldeia do Ermelo.
No 1.º dia passamos pelas aldeias do Barreiro e Varzegueto e pernoitamos no local de Piocas de Baixo, na margem direita do rio Olo. Na volta passamos mais a leste e visitamos as aldeia de Ermelo, Fervença e Arnal.

É um percurso não marcado, que utiliza na sua maioria, caminhos florestais, mas também caminhos rurais e trilhos de pé posto, usando ainda alguns troços do PR3 de Mondim de Basto.
Trata-se de um percurso de âmbito paisagístico, rural e etnográfico em que visitamos algumas aldeias da região e podemos constatar os costumes e formas de viver das populações locais. A principal atração são as Fisgas do Ermelo e a sua paisagem envolvente caracterizada por enormes cascatas e altas falésias. Durante o trilho temos vistas soberbas sobre as montanhas vizinhas como um monte de Senhora da Graça a Serra do Marão e mesmo a Serra do Gerês mais a norte.

A primeira metade do percurso possui pouca sombra. A segunda metade, depois da aldeia do Barreiro, o percurso vai alternando matas de pinheiros com clareiras.

O uso de GPS torna-se fundamental pois o trilho não é marcado e tem troços fora de trilho. É fácil do ponto vista físico, mas devido ao condicionalismo do terreno (troços em corta-mato e troços tecnicamente algo exigente), classificamos-lo como moderado.

Descrição do percurso:
O trilho teve inicio nas Cabanas perto da Barragem Cimeira do Alvão, contornando esta albufeira pela esquerda, usando trilhos de pé posto. Pouco depois continuamos por caminhos florestais e contornamos a Barragem Fundeira pelo lado direito. Continuamos por caminhos florestais até ao Km 5,2, altura em que viramos à esquerda, saímos do estradão e continuamos fora de trilho. De inicio andamos sobre lajes de granito, alternando com piso de pouca vegetação; a vegetação foi aumentando, mas sempre fácil de progredir.
Adiante contornamos um cabeço de granito e iniciamos então a descida para a aldeia do Barreiro, que observamos mais abaixo. Continuamos fora de trilho, agora com vegetação um pouco mais alta e densa. A caminhada fora de trilho em descidas exige sempre cuidado para evitar possíveis buracos no solo.
Passamos pelo Centro da aldeia de Barreiro e continuamos direção oeste por estrada asfaltada, mas logo asseguir viramos à direita por caminho florestal em terra batida, entrando em área florestal. A partir daqui, o percurso vai alternado zonas de vegetação com bastante sombra e clareiras.
Adiante voltamos a entrar em zona fora de trilho, sem dificuldades até à aldeia de Verzigueto, onde fizemos uma pequena paragem na Adega Regional Martins e continuamos a descida por arruamentos locais até atravessar a ponte sobre o rio Olo. A partir daqui intersectamos e seguimos com o PR3 MDB. Estamos numa zona de belas paisagens com o rio Olo do nosso lado esquerdo, que corre ainda calmo, antes de iniciar a zona das Piocas de Cimas, uma sucessão de pequenas cascatas seguidas de belas lagoas em forma de patamares, antes de se precipitar nas principais cascatas.
Saímos do PR 3 para encurtar caminho e seguimos fora de trilho, no meio de pinheiral, com troço algo mais exigente que o anterior.
Chegamos ao miradouro das Fisgas do Ermelo, local de paisagens fantásticas, onde o rio Olo cai de vertiginosa altura formando vários cascatas, somando no total um desnível de cerca 200 metros.
Aqui, no miradouro reencontramos e seguimos com o PR3 durante cerca 700 metros, voltando a virar à Esq. O troço que se segue não é difícil mas tem zonas com bastante vegetação que poderá fechar num prazo mais médio ou mais longo. O troço encurta um pouco mas poderá apresentar dificuldades se a vegetação fechar.
Reencontramos o PR 3 e voltamos a deixá-lo em direção às Piocas de Baixo, ao qual chegamos 400 metros depois.
Montamos as tendas. Encontramo-nos envolvidos por bacelo bosque, na margem direita do Rio olo. Uns metros à nossa esquerda podemos apreciar mais uma bela cascata do rio Olo.

Algumas notas sobre a Serra do Alvão e o seu Parque Natural
A Serra do Alvão é uma elevação de Portugal Continental. Situa-se a Noroeste de Vila Real, sendo nela predominantes os xistos e os granitos, separado por afloramentos de quartzitos. Ai se localiza o Parque Natural do Alvão O ponto mais elevado é o Alto das Caravelas, com 1339m de altitude e que se situa a leste de barragem cimeira, nosso ponto de partida do trilho.
A serra é limitada pelos vales dos rios Tâmega, a oeste, Cabril e Corgo a sudoeste, e pelo Avelâmes e ribeira de Vidago a norte e noroeste. A sul, a veiga da Campea separa-a da serra do Marao.
Estão entre as principais curiosidades geológicas deste local as quedas de água conhecidas como a Cascata de Fisgas do Ermelo, (uma das maiores da Europa) e a Cascata de Agarez.
O Parque Natural do Alvão foi criado em 1983, é o mais pequeno parque natural do país. Situa-se na vertente oeste da serra do Alvão, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem uma área total de 7239 hectares, dos quais 4361 ha pertencem ao municipio de Vila Real e 2859 ha ao município de Mondim de Basto.
No municipio de Vila Real, o parque corresponde aproximadamente aos limites das freguesias de Lamas de Olo e Vila Marim e no municipio de Mondim de Basto às freguesias de Ermelo e Bilhó.
O Parque é caracterizando-se por uma topografia de montanha, dividida entre um planalto granitico a elevada altitude na parte oriental e uma area de menor altitude na parte ocidental onde predomina o xisto.

Em 1997, o Parque foi classificado como sitio de importância comunitária da Rede Natura 2000 pela aplicação da Diretiva Aves e Diretiva Habitats da União Europeia.
O sitio, denominado Alvão-Marão, que se estende por uma área muito que Parque Natural (PTCON0003), abrange uma área de 58.766 ha e inclui a totalidade do Parque e grande parte das serras do Alvão e do Marão.



IMPORTANTE:

O Percurso aqui partilhado pode conter erros de traçado, erros de GPS, ter-se tornado impraticável por condicionalismo de mudança de vegetação, outras causas naturais ou de origem humana. O percurso pode ter passagens perigosas, pode passar por propriedade privadas, ou eventualmente por zonas de proteção natural que tenham sido gravadas de uma forma inadvertida ou por erro técnico e pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade.
É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança, não se esquecendo que o nível de dificuldade se pode alterar por condições meteorológicas, erosão do solo, crescimento de vegetação, ou outras.
O grau de dificuldade e outros factores técnicos descritos são baseado na própria experiência e apenas serve de referência pessoal pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência do percurso aqui disponibilizado.

Não tire nada além de fotos.
Não deixe nada além de pegadas.
Não mate nada além do tempo.
Não queime nada além de calorias
Não leve nada além de lembranças.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3,504 ft
Photo ofCabanas da Barragem Cimeira Photo ofCabanas da Barragem Cimeira Photo ofCabanas da Barragem Cimeira

Cabanas da Barragem Cimeira

PictographRiver Altitude 3,517 ft
Photo ofBarragem Cimeira Photo ofBarragem Cimeira Photo ofBarragem Cimeira

Barragem Cimeira

PictographWaypoint Altitude 3,497 ft
Photo ofWaypoint Photo ofWaypoint

Waypoint

PictographRiver Altitude 3,527 ft
Photo ofLinha de água

Linha de água

PictographLake Altitude 3,540 ft
Photo ofBarragem Fundeira e pormenor do caminho Photo ofBarragem Fundeira e pormenor do caminho Photo ofBarragem Fundeira e pormenor do caminho

Barragem Fundeira e pormenor do caminho

PictographPanorama Altitude 3,494 ft
Photo ofPanorâmicas de Lamas de Olo Photo ofPanorâmicas de Lamas de Olo

Panorâmicas de Lamas de Olo

PictographLake Altitude 3,530 ft
Photo ofBarragens Photo ofBarragens

Barragens

PictographPanorama Altitude 3,494 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographRiver Altitude 3,556 ft
Photo ofLinha de água e pormenor de vegetação Photo ofLinha de água e pormenor de vegetação Photo ofLinha de água e pormenor de vegetação

Linha de água e pormenor de vegetação

PictographPanorama Altitude 3,612 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 3,675 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographSummit Altitude 3,671 ft
Photo ofPaisagens e monte Senhora da Graça Photo ofPaisagens e monte Senhora da Graça Photo ofPaisagens e monte Senhora da Graça

Paisagens e monte Senhora da Graça

PictographTree Altitude 3,596 ft
Photo ofBosque de bétulas Photo ofBosque de bétulas

Bosque de bétulas

PictographSummit Altitude 3,602 ft
Photo ofMonte Senhora da Graça e paisagens envolventes Photo ofMonte Senhora da Graça e paisagens envolventes Photo ofMonte Senhora da Graça e paisagens envolventes

Monte Senhora da Graça e paisagens envolventes

PictographPanorama Altitude 3,609 ft
Photo ofAldeia do Barreiro Photo ofAldeia do Barreiro

Aldeia do Barreiro

PictographPanorama Altitude 3,451 ft
Photo ofFormações rochosas Photo ofFormações rochosas Photo ofFormações rochosas

Formações rochosas

PictographPanorama Altitude 3,251 ft
Photo ofPormenores da aldeia do Barreiro e arruamento calcetado Photo ofPormenores da aldeia do Barreiro e arruamento calcetado Photo ofPormenores da aldeia do Barreiro e arruamento calcetado

Pormenores da aldeia do Barreiro e arruamento calcetado

PictographWaypoint Altitude 3,163 ft
Photo ofPormenores da aldeia e espigueiro Photo ofPormenores da aldeia e espigueiro Photo ofPormenores da aldeia e espigueiro

Pormenores da aldeia e espigueiro

PictographReligious site Altitude 3,136 ft
Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso

Local religioso

PictographPanorama Altitude 2,943 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 2,933 ft
Photo ofDireita

Direita

PictographIntersection Altitude 2,526 ft
Photo ofVarzigueto. Em frente por rua asfaltada Photo ofVarzigueto. Em frente por rua asfaltada

Varzigueto. Em frente por rua asfaltada

PictographReligious site Altitude 2,467 ft
Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso Photo ofLocal religioso

Local religioso

PictographRiver Altitude 2,392 ft
Photo ofRio Olo Photo ofRio Olo Photo ofRio Olo

Rio Olo

PictographRiver Altitude 2,438 ft
Photo ofRio Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographPanorama Altitude 2,487 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 2,500 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 2,323 ft
Photo ofEsquerda por trilho difícil, para encurtar caminho.

Esquerda por trilho difícil, para encurtar caminho.

Esquerda por trilho difícil, para encurtar caminho. Pode virar à direita e seguir com o PR3. O trilho é mais longo mas mais fácil

PictographWaterfall Altitude 2,119 ft
Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água Photo ofQueda d'água

Queda d'água

PictographPanorama Altitude 1,713 ft
Photo ofPormenor do caminho Photo ofPormenor do caminho

Pormenor do caminho

PictographPanorama Altitude 1,490 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographIntersection Altitude 1,529 ft
Photo ofEsquerda pelo PR 3

Esquerda pelo PR 3

PictographIntersection Altitude 1,289 ft
Photo ofEsquerda Photo ofEsquerda

Esquerda

PictographWaterfall Altitude 1,109 ft
Photo ofPiocas de Baixo Photo ofPiocas de Baixo Photo ofPiocas de Baixo

Piocas de Baixo

Comments  (18)

  • Photo of Tetititu
    Tetititu Jan 17, 2024

    Espectacular percurso circular pelo Parque Natural do Alvão. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

  • Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Jan 17, 2024

    Ruta increible!!! Las fotos sin de 10!!! Me encantan las panorámicas y sobre todo las que parecen un mar de niebla!!!
    Felicidades, rutas así dan gusto!!
    1Abrazo!!!

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 17, 2024

    muito obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. um forte abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 17, 2024

    muito obrigado Tolly Mune pelo comentário, avaliação e pelas tuas simpáticas palavras. Um abraço forte

  • Photo of María Caballer
    María Caballer Jan 18, 2024

    Muy bonita y variada ruta, de dos días. Has realizado unas magnificas fotografías. Las panorámicas de Lamas de Olo, los bosques de abedules y los paisajes de Nuestra Señora de Gracia, con sus nubes por debajo de las montañas. Un abrazo.

  • Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Jan 18, 2024

    Muy buena ruta compañero, fotos de diez, la niebla le da un toque místico 🤩, un abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 19, 2024

    Muito obrigado Maria Caballer pelo comentário e avaliação.
    Sim, a Serra do Alvao possui belos recantos. Um abraço cordial

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 19, 2024

    Muito obrigado Pájaro Kuy Kuy pelo comentário e avaliação. Um abraço

  • Photo of palocorto1
    palocorto1 Jan 21, 2024

    Preciosa circular por la Serra do Alvão. Gracias por compartirla, amigo. Magnífica descripción y amplio reportaje. Un fuerte abrazo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 22, 2024

    Obrigado Palacorto1 pelo comentário e avaliação. Um forte abraço

  • Photo of emilio viejo
    emilio viejo Jan 25, 2024

    Maravillosa circular por la serra do Alvao con bonitas fotos. Un abrazo

  • Photo of californiagymsama
    californiagymsama Jan 25, 2024

    Estupendo recorrido por la Serra de Alvao.
    Fantásticos paisajes.
    Felicidades amigo.

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 26, 2024

    Obrigado Emílio pelo teu comentário e avaliação.
    Serra do Alvao possui belos recantos.
    Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 26, 2024

    Obrigado californiagymsama pelo teu comentário e avaliação.
    A Serra do Alvao possui belos recantos.
    Um abraço

  • Photo of Jorditoms
    Jorditoms Jan 29, 2024

    ¡Amigo, no te puedes perder la aventura con STrilhos en la Serra do Alvão! ¡Increíble experiencia de dos días explorando desde Barragens do Alvão hasta Piocas de Baixo! Paseamos por las encantadoras aldeias Barreiro y Varzigueto, sumergiéndonos en la auténtica belleza de la naturaleza. Las fotos no le hacen justicia a la magia que se vive. ¡Una ruta circular que te conecta con la esencia de la región! ¡Imperdible! 🏞️🥾 #STrilhos #AventuraAuténtica

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 29, 2024

    Muito obrigado Jorditoms pela avaliação e claro pelo teu simpático e entusiasmado comentário. Também gosto particularmente da Serra do Alvao. Um forte abraço

  • Photo of migueleloi
    migueleloi Feb 5, 2024

    Fantástica a Serra do Alvão!
    Já andei por aí há uns anos atrás, e fiquei com uma grande vontade de regressar.
    Obrigado pela partilha, com toda a informação útil, como habitual.
    Um abraço

  • Photo of STrilhos
    STrilhos Feb 6, 2024

    Olá Miguel
    Obrigado pelo comentário e avaliação deste trilho magnífico, um percurso que fizemos em dois dias e para já só esta publicado o primeiro dia, porque no segundo dia atrasamo-nos e tivemos que atravessar umas propriedades privadas e terei que arranjar um percurso alternativo.
    No entanto posso dizer de que a Serra do Alvão é um local digno de uma visita pormenorizada.
    O ex-libris do parque natural é com certeza as Fisgas do Ermelo, as mais longas e belas cascatas que temos em Portugal existente de uma falha geológica entre granitos e xistos com mais de 200 m de desnível no total, protagonizadas pelo rio Olo e que podem ser contempladas pelo PR3 de Mondim de Basto por nós registado no dia 19/6/2016, Mas só publicado em janeiro de 2022.
    A Serra do Alvão pode ser dividida em dois setores. No setor oeste, onde predominam xistos e bancadas quartziticas e é caracterizada por altos penhascos, zonas de fortes declives, profundos vales encaixados percorridos por pequenas ribeiras (esta paisagem pode ser contemplada por um trilho por nós publicado em 13 março 2022 na zona da aldeia de Campanhó).
    No setor Leste predominam os granitos e portanto a geo-morfologia é menos abrupta e as pequenas aldeias locais imprimem um componente humanizado espetacular as paisagens.
    O Miguel pode perder-se três ou quatro dias da Serra do Alvão e vai ver que o tempo vai ser bem aproveitado.
    Um abraço e boas caminhadas

You can or this trail