Dunas de Itapeva ( Parque Itapeva- Unidade de Conservação)(Torres-RS)

Photo ofDunas de Itapeva ( Parque Itapeva- Unidade de Conservação)(Torres-RS) Photo ofDunas de Itapeva ( Parque Itapeva- Unidade de Conservação)(Torres-RS) Photo ofDunas de Itapeva ( Parque Itapeva- Unidade de Conservação)(Torres-RS)

July 2, 2023
July 2023

near Pôrto Epitácio, Rio Grande do Sul (Brazil)

Dunas de Itapeva (Torres-RS)

Esse é o último fragmento do Litoral Norte que conserva essa sucessão de ambientes: desde duna inicial, baixada úmida, dunas altas, seguidas como uma mata sobre um ambiente banhado, úmido em um ecossistema extremamente rico. Essa sucessão era comum no Litoral, hoje a urbanização está em todo resto, com a ocupação imobiliária e o parcelamento do solo. Por isso, a importância de continuar preservando a fauna e a flora do Parque Itapeva

O Parque Estadual de Itapeva está localizado no município de Torres, Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina. Possui área aproximada de 1 mil hectares e está localizado em área do bioma Mata Atlântica. Tem como principais objetivos proteger ecossistemas e espécies da fauna e flora raros e ou ameaçados, e promover atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. Abriga um variedade completa de ecossistemas litorâneos - mar, dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados e turfeiras e Mata Paludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos). Criado pelo Decreto Estadual n° 42009, de 12 de dezembro de 2002, o parque tem o importante papel de conservar um dos últimos remanescentes da paisagem característica da planície litorânea do Estado e toda a biodiversidade a ele associada, o que inclui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

A paisagem e o farto ecossistema da área já atraíram visitantes de cinco continentes em uma única temporada e é fonte de estudo para pesquisadores da academia. No momento, há 10 pesquisas científicas sendo executadas no parque.

#trilhade2

#trilhasincriveis

ATENÇÃO!
Os percursos que apresentamos, devem ser encarados com prudência, pois as condições na estrada e montanha mudam frequentemente. Aceitamos que copiem as trilhas, mas não tomamos a responsabilidade por incorreções nos " tracks " e ainda diversos fatores, que podem alterar de forma significativa o percurso (zonas com densa vegetação, passagem por zonas privadas, etc)

#preserveanatureza
#naoaodesmatamento
#trilhadedois
#trilhasincriveis
#caminharfazbem

Confira a previsão climática mas mantenha-se preparada para uma mudança repentina do clima.

Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites. 🚩🏁🚩🏁
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada! 🌺🌺🌺
Respeite a natureza! 🌱🌱🌱🌼🌼🌼Preservemos a beleza natural do mundo.🌿🌿

📸Não tire nada além de fotos.
👣Não deixe nada além de pegadas.
⏰Não mate nada além do tempo.
🏃🏼‍♀️Não queime nada além de calorias
😎Não leve nada além de lembranças.

Ninguém solta a mão de ninguém!

• Photo of jjgilalbelda
    jjgilalbelda Jul 8, 2023

Bonito paseo. Saludos.

• Photo of @trilhade2 (Carmini Kliemann)
    @trilhade2 (Carmini Kliemann) Jul 8, 2023

Gracias

• dulce kliemann Jul 30, 2023

Otimo

• Photo of Jezuel
    Jezuel Jan 25, 2024

Oi. Tudo bem? Vi que tem 2 placas proibindo a entrada. Como é isso? Dá pra ir?

• Photo of @trilhade2 (Carmini Kliemann)
    @trilhade2 (Carmini Kliemann) Jan 25, 2024

Olá Jezuel. Por onde passamos foi tranquilo, inclusive encontramos policiais no dia que fomos e, ao perguntar sobre a liberação para caminhar nas dunas , nos disseram que podíamos ir tranquilos!