Vale do Rio Douro: Baião - Mesão Frio - Gove- Baião de bicicleta

Photo ofVale do Rio Douro: Baião - Mesão Frio - Gove- Baião de bicicleta Photo ofVale do Rio Douro: Baião - Mesão Frio - Gove- Baião de bicicleta Photo ofVale do Rio Douro: Baião - Mesão Frio - Gove- Baião de bicicleta

July 17, 2023
July 2023

•   5 6 Reviews

near Baião, Porto (Portugal)

Vale do Rio Douro: Baião - Mesão Frio - Gove- Baião de bicicleta

Publicamos um percurso circular efetuado em bicicleta elétrica com início e final em Baião que percorre na íntegra estradas asfaltadas de bom piso, próprias para para bicicletas de estrada.
Tem como principais pontos de interesse as panorâmicas oferecidas pelo Vale do Rio Douro e pela vertente sudoeste da Serra do Marão.
Demos uma volta repetida na zona da estação da Ermida, o que representou um acréscimo de 7,5 Km é um desnível de 160 metros.

O nosso percurso teve início em Baião, frente à biblioteca municipal, na Av 25 de Abril. Seguimos direção Nordeste, pelo vale do rio Ovil, passando pelas povoações de Ervins, Ovil, Outeiro, Castanhal e Loivos do Monte em subida com inclinação moderada (inclinação média de 3%) pela EN 321, durante cerca 10,5 km, altura em que entroncamos com a EN 101 e seguimos direção sudeste. Subimos mais algumas centenas de metros pelo vale da ribeira de Bustelo até à Portela do Alto de Quintela. Aqui vemos sinaletica de uma estreita estrada à esquerda em direção à senhora do Marão e albergue de Mafómodes. Iniciamos a descida, de inclinação acentuada (inclinação média de 7 ou 8%) pelo vale do rio Teixeira até atravessar a ponte sobre o referido rio, que marca o início do distrito de Vila Real, entrando de imediato na bela vila de Mesão Frio. Depois de uma paragem no centro da Vila, continuamos a descida até ao cruzamento com a EN 108. Aqui, viramos para oeste, seguindo a margem direita do rio Douro.
Durante mais de 25 Km seguimos no vale do rio Douro, desfrutando das suas belas paisagens e passando por vários miradouros.
Descemos até à estação da Ermida, ao nível da água do rio Douro e almoçamos perto de Santa Marinha do Zêzere, no restaurante O Camponês.
Após a estação da Ermida a subida é íngreme e continuamos sempre a subir até à Portela do Gove, altura em que saímos do Vale do Douro e entramos novamente no vale do rio Ovil. Depois de uma pequena descida, abandonamos a EN 108 e continuamos a subir pela EN 321 até chegar ao nosso ponto de partida, no centro de Baião.

Classificamos como moderado, mas não esquecer o longo desnível do percurso, superior a 1000 metros.
Boas pedaladas

Photo ofAltos de Quintela Direita e entra na EN 101 Photo ofAltos de Quintela Direita e entra na EN 101 Photo ofAltos de Quintela Direita e entra na EN 101

Altos de Quintela Direita e entra na EN 101

Fonte

Photo ofSeguimos em frente à esquerda dirige-se para senhora do Marão e albergue de Mafomodes Photo ofSeguimos em frente à esquerda dirige-se para senhora do Marão e albergue de Mafomodes Photo ofSeguimos em frente à esquerda dirige-se para senhora do Marão e albergue de Mafomodes

Ao fundo o Vale do Douro

Bombeiros Voluntários de Baião

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Jul 29, 2023

Bonita ruta disfrutando del paisaje con la bici Electica. Un abrazo

STrilhos Jul 30, 2023

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. O Rio Douro tem paisagens fantásticas.
    Um abrazo

• Photo of Tetititu
    Tetititu Jul 30, 2023

Espectacular passeio de bicicleta pelo Vale do Rio Douro. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Jul 30, 2023

Obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. O rio Douro oferece-nos paisagens espetaculares desde a aua nascente, nos Montes Urbion até à sua foz no atlântico.
    Um abraço amigo

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 3, 2023

Estupenda circular ciclista que te marcaste.
    Estás a tope. 👍🏻
    Un abrazo compañero

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 3, 2023

Magnífica y bella zona.

STrilhos Aug 3, 2023

Obrigado californiagymsama pelo comentário e avaliação. Na realidade o rio Oferece belas. paisagens.
    Um abraço amigo

• Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Aug 4, 2023

Hi my friend 🙋 Good luck 🌹

STrilhos Aug 4, 2023

Thanks my friend

• Photo of palocorto1
    palocorto1 Oct 1, 2023

Preciosa circular en bicicleta por el Valle del Douro. Viendo las imágenes dan ganas de hacerla. Gracias por compartirla. Un fuerte abrazo.

STrilhos Oct 1, 2023

muchas gracias Palocorto1 por tu comentario y valoración.
    Nuestro Río Duero nos ofrece paisajes espectaculares.
    Un fuerte abrazo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Wow! ¡La ruta de STrilhos por el Vale do Rio Douro es una verdadera joya! 🚴‍♂️ Las fotos capturan la magia de Baião, Mesão Frio y Gove de una manera espectacular. ¡Qué paisajes tan impresionantes! 😍 Definitivamente, esta travesía en bicicleta es una experiencia única que combina naturaleza, cultura y diversión. ¡Bravo a STrilhos por descubrir estos tesoros y compartirlos con nosotros! ¡Ya estoy planeando mi próxima aventura inspirada en sus fotos! 🗺️🌟 #AmigosViajeros #AventurasInolvidables

STrilhos Dec 13, 2023

Olá Jorditoms
    Novamente o rio Douro como pano de fundo deste percurso cheio de belas paisagens, onde se pode viver a cultura e a maneira de viver desta gente.
    Muito obrigado pelo teu comentário e avaliação.