Activity

Observação de Baleias Franca em Imbituba-SC (2023-08-06)

Download

Trail photos

Photo ofObservação de Baleias Franca em Imbituba-SC (2023-08-06) Photo ofObservação de Baleias Franca em Imbituba-SC (2023-08-06) Photo ofObservação de Baleias Franca em Imbituba-SC (2023-08-06)

Author

Trail stats

Distance
92.63 mi
Elevation gain
2,625 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
2,657 ft
Max elevation
341 ft
TrailRank 
61
Min elevation
6 ft
Trail type
One Way
Moving time
5 hours 43 minutes
Time
8 hours 53 minutes
Coordinates
6834
Uploaded
August 6, 2023
Recorded
August 2023
Be the first to clap
Share

near Criciúma, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 71 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofObservação de Baleias Franca em Imbituba-SC (2023-08-06) Photo ofObservação de Baleias Franca em Imbituba-SC (2023-08-06) Photo ofObservação de Baleias Franca em Imbituba-SC (2023-08-06)

Itinerary description

Expedição para observação de baleias franca em Imbituba-SC.

Entre as cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna foi criada a Rota da Baleia Franca – RBF, com muita infraestrutura, trilhas, paisagens incríveis, história e cultura. A RBF está entre os quatro melhores destinos para observação de baleias no Brasil. Este trecho do litoral catarinense é composto por uma sequência de morros, baias e enseadas, perfeitos para a observação a partir da terra firme.


Principais animais avistados:

- Itapirubá Norte: 3 baleias adultas com 3 filhotes, mais uma baleia adulta;
- Itapirubá Sul: 1 baleia adulta com 1 filhote, 1 pinguim;
- Praia do Luz: 2 baleias adultas, provavelmente com 2 filhotes;
- Praia Vermelha: 1 pinguim;


Vou deixar aqui algumas dicas para ter sucesso em encontrar baleias franca:

1- Estar atento à temporada de baleias e pico de aparições:

A temporada das baleias-franca normalmente vai de julho a novembro, com pico de ocorrência em setembro, porém algumas baleias podem chegar mais cedo, passar pela região, ou até mesmo já permanecer nas enseadas, no caso de fêmeas após o nascimento dos filhotes. Fique atento às notícias relacionadas e aos institutos de conservação, como o Instituto Australis.

2- Entender o comportamento dos animais:

"As fêmeas e seus filhotes permanecem em zonas costeiras de pouca profundidade até o final da temporada reprodutiva"; "No Brasil, estudos recentes realizados por pesquisadores do Projeto Baleia Franca indicaram uma maior abundância de baleias em profundidades de até 10 metros (Renault-Braga, 2014) e por enseadas dissipativas (Seyboth, 2013)". Ou seja, as fêmeas com filhotes permanecem muito perto da costa, para proteger os filhotes de predadores de mar aberto e também pela capacidade pulmonar dos filhotes ser bem menor do que dos adultos.

3- Conhecer a geografia da região:

Em toda a RBF existem muitos pontos propícios para a observação de baleias, com morros separando praias, baias ou enseadas. Na minha opinião, alguns dos melhores pontos são: Farol de Santa Marta (Laguna-SC), Ponta do GI (Laguna-SC), Morro de Itapiruá (Imbituba-SC), Costão da Praia da Vila (Imbituba-SC), Mirante do Canto da Ribanceira (Imbituba-SC), Mirante da Ilha do Batuta (Imbituba-SC), Mirante da Praia do Luz (Imbituba-SC), Trilha do Rosa Norte (Imbituba-SC), Trilha para a Praia do Ouvidor (Imbituba-SC), Morro do Índio (Garopaba-SC), Morro da divisa Garopaba Siriú (Garopaba-SC), Mirante da Gamboa (Garopaba-SC), Na Trilha da Guarda do Embaú (Palhoça-SC).

4- Tenha mobilidade para se deslocar:

Se estiver de carro será melhor para se deslocar entre os pontos de observação. Não há garantias de que as baleias vão estar nos mesmos locais todos os dias, então é importante ter meios de locomoção.

5- Acompanhar os registros atualizados de observações de baleias:

Passei vários dias acompanhando os registros de observação de baleias no site do Instituto Australis. Pelos registros, marquei os locais com mais possibilidade de baleias na semana, que foi Morro de Itapiruá (Imbituba-SC), Costão da Praia da Vila (Imbituba-SC), Mirante do Canto da Ribanceira (Imbituba-SC), Mirante da Ilha do Batuta (Imbituba-SC) e Mirante da Praia do Luz (Imbituba-SC). Tivemos sorte de encontrar as baleias logo na primeira parada em Itapirubá.

6- Saiba o que procurar:

As baleias não são difíceis de se localizar, mas podem não estar tão evidentes na água ou podem estar mais distantes, dificultando a observação por pessoas que não tenham experiência no assunto. Uma das primeiras evidências a se observar são os "esguichos" dos respiradouros, se tiver esguicho tem baleia, só precisa se concentrar naquele ponto até a baleia retornar a superfície. As baleias franca costumam deixar a região dorsal, a cabeça, as nadadeiras e a cauda fora d'água. As mães com filhotes são mais discretas, mas o machos adultos são mais exibicionistas, saltando com metade do corpo fora da água, batendo a cauda e as nadadeiras. Neste dia avistamos uma mãe com filhote e os dois estavam de barriga pra cima com as pontas das duas nadadeiras para fora da água.

Curiosidade:
Na verdade, as baleias não ejetam um esguicho de água como parece. Elas ejetam ar quente, que, ao encontrar o frio da atmosfera, condensa-se, criando uma nuvem de gotinhas de água. Nas baleias maiores, como a azul, esse borrifo pode chegar a 9 metros de altura.


Durante a temporada de baleias, também ocorre a migração de outros animais, como pinguins e lobos marinhos. Então, estes outros animais também podem ser avistados.



A trilha:

Fizemos o caminho: Criciúma à Itapirubá de carro, em Itapirubá, deixamos o carro na rua perto da Mercearia Barella e seguimos a pé pela paria e pela Trilha do Morro de Itapirubá.

A primeira coisa que vimos ao iniciar a trilha foi o "esguicho" de uma baleia no mar. Haviam pelo menos 6 baleias naquele dia, por isso ficamos bastante tempo em Itapirubá e nem fomos nos outros locais programados. O Morro de Itapirubá é um bom local de observação de baleias, pois temos uma visão panorâmica de Itapirubá sul e norte ao mesmo tempo. Nós também vimos um pinguim nadando no mar de Itapirubá sul.

Como já havíamos avistado muitas baleias logo no primeiro local de parada, decidimos ir direto para a Barra de Ibiraquera fazer a trilha até na Praia vermelha. Então, pegamos o carro e fomos até a Barra da Ibiraquera e fizemos a trilha Barrra da Ibiraquera x Praia vermelha x Barra da Ibiraquera a pé.

No canto da Praia do Luz vimos o "Grupo de Maracatu de baque virado" @baqueencantado tocando.

Expedição realizada com minha amiga Márcia.


Como chegar em Imbituba-SC:

De carro:

O acesso, tanto vindo do Norte, quanto pelo Sul, para Imbituba é feito pela BR-101. A capital mais próxima a Norte é a capital catarinense, Florianópolis, a 90 quilômetros. Já Curitiba, capital do Paraná, fica a aproximadamente 380 quilômetros. Ao Sul, a única capital é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que também fica a 380 quilômetros. Saindo de Porto Alegre, é necessário acessar a BR-290 até a BR-101 em direção a Osório. Outra opção é para quem vem do Oeste catarinense, onde é possível vir através da Serra do Rio do Rastro pela BR-390, até a cidade de Tubarão, a partir daí, você volta a seguir a BR-101.

De ônibus:

Diversas empresas possuem linhas rodoviárias para Imbituba diretamente de outras cidades distantes Curitiba e São Paulo. Você também pode pegar um ônibus para Florianópolis, capital mais próxima que recebe linhas de diferentes cidades de todo Brasil. A partir daí é só pegar uma linha que sai em diferentes horários todos os dias que vai diretamente à Imbituba.



Dicas:
- leve binóculo, é possível avistar as baleias a olho nu, mas a experiência será muito melhor com binoculo;
- leve toalha e vá de roupa de banho por baixo, pois mesmo no inverno da pra aproveitar a praia;
- leve lanche e água se preferir, mas só entre o Rosa Norte e a Praia Vermelha não existe infraestrutura, os outros locais existem mercados, restaurantes ou lanchonetes;
- Use roupas e calçados adequados de acordo com a atividade que vai praticar;
- existem várias outras coisas legais para se ver nas praias de SC, abaixo coloquei um link de um vídeo que compilei com as nossas experiências desse dia;


Cuidados:
- se for de carro, tomar bastante cuidado no trecho da BR 101 em Pescaria Brava-SC, os acidentes de trânsito são bem frequentes naquele local;


Mais informações:
http://baleiafranca.org.br/
https://rotabaleiafranca.com.br/

Mapa atualizado com os registros de baleias das últimas 24 horas:
http://baleiafranca.org.br/avistagens/

Vídeo com experiências desse dia:
https://www.instagram.com/reel/CvyOlGyLkQQ/
https://www.instagram.com/reel/CwAqmdvsmdl/

Link com detalhes das trilhas entre a Praia da Ferrugem em Garopaba-SC e a Barrada Ibiraquera-SC:
https://www.wikiloc.com/hiking-trails/praia-da-ferrugem-x-barra-da-ibiraquera-2023-01-22-124100612



O que fazer ao encontrar um animal vivo na praia:
• Não tente alimentar ou recolocar o animal na água;
• Nunca remova-os da praia;
• Mantenha uma distância mínima de 5m e, se possível, afaste animais domésticos;
• Avise as autoridades competentes da sua região: Polícia Ambiental (48) 3529-0187 de Santa Catarina; Polícia Militar Ambiental: Laguna:(48) 3647-7880; Projeto Educamar SC: Araranguá 0800-6423341 / (48) 99984-5665; Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) 0800 642 3341.

Nós estávamos descansando na Paria Vermelha e de repente vimos um pinguim de magalhães saindo do mar. Imediatamente um homem foi em direção ao pinguim. O "pobre" pinguim se assustou com a aproximação e acabou retornando ao mar. Ao ver a cena fui correndo ajudar o pinguim, mas não tive tempo de impedir a aproximação do homem. Perguntei ao homem porque estava se dirigindo ao pinguim e ele disse que queira ajudar, porque pensou que o animal poderia estar machucado. No lugar de ajudar, só atrapalhou o animal. Além disso, existe o risco de incidência de gripe aviária, que já foi registrada em aves silvestres em Santa Cataria neste ano. Então, caso haja suspeita de que o animal esteja ferido nunca se aproxime, mantenha distância e entre em contato com as autoridades competentes da sua região.


Siga as Práticas de Mínimo Impacto para Ambientes Naturais

Conservação do Ambiente🌿
Não deixar nada para trás.
Não levar nada da natureza com você.
Procurar ao máximo manter tudo como encontrou.

Respeito aos Animais🦋
Não alimentar, tocar ou interferir no habitat dos animais.
Aproveitar as oportunidades apenas para observá-los e admirá-los.
Os animais podem morrer apenas pelo stress de serem tocados.

Atenção e Prudência🚩
Respeitar as condições adversas da natureza e seus limites pessoais.
Utilizar equipamentos de proteção.
Manter a sua vida e a de seus companheiros em segurança.

Prezar por uma Experiência Positiva😃
Evitar grupos grandes e perturbação em locais coletivos.
Ter consciência de que suas atitudes afetam a experiência das demais pessoas.

Waypoints

PictographPanorama Altitude 18 ft
Photo ofNeste ponto é possível avistar o mar de Itapirubá Norte e Sul ao mesmo tempo Photo ofNeste ponto é possível avistar o mar de Itapirubá Norte e Sul ao mesmo tempo

Neste ponto é possível avistar o mar de Itapirubá Norte e Sul ao mesmo tempo

PictographPanorama Altitude 27 ft
Photo ofVista de Itapirubá Norte

Vista de Itapirubá Norte

PictographFauna Altitude 23 ft
Photo ofDuas baleias franca com filhotes, primeiro avistamento 08:46h Photo ofDuas baleias franca com filhotes, primeiro avistamento 08:46h Photo ofDuas baleias franca com filhotes, primeiro avistamento 08:46h

Duas baleias franca com filhotes, primeiro avistamento 08:46h

PictographPanorama Altitude 67 ft
Photo ofMorro de Itapirubá

Morro de Itapirubá

PictographFauna Altitude 86 ft
Photo ofUma baleia com filhote, primeiro avistamento 09:00h Photo ofUma baleia com filhote, primeiro avistamento 09:00h Photo ofUma baleia com filhote, primeiro avistamento 09:00h

Uma baleia com filhote, primeiro avistamento 09:00h

PictographPanorama Altitude 107 ft
Photo ofVista de cima do Morro de Itapirubá Photo ofVista de cima do Morro de Itapirubá

Vista de cima do Morro de Itapirubá

PictographPanorama Altitude 177 ft
Photo ofPedras na Cabeça de Itapirubá

Pedras na Cabeça de Itapirubá

PictographPanorama Altitude 177 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 167 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographFauna Altitude 126 ft
Photo ofUma baleia franca, provavelmente com filhote, primeiro avistamento 10:04h Photo ofUma baleia franca, provavelmente com filhote, primeiro avistamento 10:04h

Uma baleia franca, provavelmente com filhote, primeiro avistamento 10:04h

PictographPanorama Altitude 182 ft
Photo ofVista próxima à Cabeça de Itapirubá

Vista próxima à Cabeça de Itapirubá

PictographPanorama Altitude 45 ft
Photo ofIlha do Batuta

Ilha do Batuta

PictographBeach Altitude 43 ft
Photo ofPraia do Luz

Praia do Luz

PictographPanorama Altitude 45 ft
Photo ofGrupo tocando e dançando na Praia do Luz

Grupo tocando e dançando na Praia do Luz

PictographPanorama Altitude 216 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographFauna Altitude 216 ft
Photo ofDuas baleias franca, provavelmente com filhotes, primeiro avistamente 12:26h

Duas baleias franca, provavelmente com filhotes, primeiro avistamente 12:26h

PictographPanorama Altitude 216 ft
Photo ofVista da Trilha Ibiraquera x Rosa Sul

Vista da Trilha Ibiraquera x Rosa Sul

PictographPanorama Altitude 57 ft
Photo ofMeninas fazendo uma performance no canto do Rosa Norte Photo ofMeninas fazendo uma performance no canto do Rosa Norte Photo ofMeninas fazendo uma performance no canto do Rosa Norte

Meninas fazendo uma performance no canto do Rosa Norte

PictographPanorama Altitude 57 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 217 ft
Photo ofPanorama

Panorama

Photo ofObservatório Astronômico Megalítio?

Observatório Astronômico Megalítio?

Encontrei referências de que esta formação rochosa seria utilizada por povos pré-coloniais para observações astronômicas, mas ainda não consegui confirmar.

PictographBeach Altitude 83 ft
Photo ofPraia Vermelha

Praia Vermelha

PictographFlora Altitude 186 ft
Photo ofBromélia

Bromélia

PictographPanorama Altitude 320 ft
Photo ofPanorama

Panorama

PictographPanorama Altitude 272 ft
Photo ofVista da Praia do Luz e Ilha do Batuta Photo ofVista da Praia do Luz e Ilha do Batuta

Vista da Praia do Luz e Ilha do Batuta

Comments

    You can or this trail