POA - Guaíba (almoço) - Ilha do Presídio - POA - Canal da Conga - Marina

44 minutes
December 16, 2023
December 2023

near Pintada, Rio Grande do Sul (Brazil)

POA - Guaíba para almoço no Caisinho, passando pela ilha do presídio (trapiche da ilha foi destruído na última enchente).

Cidade de Guaíba

DE 1790 AOS DIAS DE HOJE

PictographProvisioning Altitude 5 ft

Restaurante Caisinho (Guaíba) www.caisinho.com.br

DE 1790 AOS DIAS DE HOJE A origem histórica de Guaíba remonta ao ano de 1790, quando foi concedida sesmaria a Antônio Ferreira Leitão. Logo após, foi construída a sede da fazenda Pedras Brancas, que passa apertencer a José Gomes de Vasconcellos Jardim. O cenário composto pela casa de Gomes Jardim e o Cipreste Histórico - hoje patrimônio gaúcho - foi escolhido pelos líderes farroupilhas para planejarem a tomada da Capital da Província. Em 1846, a sesmária foi transformada em Distrito de Porto Alegre, e, em 1857, recebeu o título de Freguesia de Pedras Brancas, sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento. Em 1917, o pequeno cais, conhecido como Caisinho, pertencia à família Bier e servia para escoamento do charque produzido na região, bem como da produção agropastoril, em pleno desenvolvimento. Porém, somente pequenos embarcações conseguiam atracar ali. Em 14 de outubro de 1926, a cidade emancipou-se e foi batizada com o mesmo nome do rio. Guaíba. Desde 1955, o Caisinho pertence a família Stringhini. Por determinado período esse espaço serviu como sede de nosso saudoso Clube Aliança. Hoje, estamos transformando-o em um espaço aconchegante, preservando esse local de grande importância para a história da cidade.