Activity

Trilho Interpretativo de Castro Mozinho (Oldrões)

Download

Trail photos

Photo ofTrilho Interpretativo de Castro Mozinho (Oldrões) Photo ofTrilho Interpretativo de Castro Mozinho (Oldrões) Photo ofTrilho Interpretativo de Castro Mozinho (Oldrões)

Author

Trail stats

Distance
0.81 mi
Elevation gain
184 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
184 ft
Max elevation
1,344 ft
TrailRank 
49 5
Min elevation
1,179 ft
Trail type
Loop
Time
54 minutes
Coordinates
128
Uploaded
April 25, 2017
Recorded
April 2017
  • Rating

  •   5 2 Reviews
Be the first to clap
2 comments
Share

near Oldrões, Porto (Portugal)

Viewed 927 times, downloaded 4 times

Trail photos

Photo ofTrilho Interpretativo de Castro Mozinho (Oldrões) Photo ofTrilho Interpretativo de Castro Mozinho (Oldrões) Photo ofTrilho Interpretativo de Castro Mozinho (Oldrões)

Itinerary description

"Situado em Oldrões, no concelho de Penafiel, na região Norte do País, o Castro de Monte Mozinho, também conhecido por Cidade Morta de Penafiel, é um dos grandes tesouros arqueológicos do País.
Localizado num outeiro destacado de suave declive, sobranceiro à ribeira de Camba, afluente do rio Sousa, constituiu um importante ponto estratégico de defesa e observação do território.
As escavações arqueológicas e estudo deste importante património têm-se sucedido desde a década de 1930, existindo igualmente um recente projecto museológico de preservação, dinamização e divulgação do espaço.
Os estudos têm demonstrado que este terá sido um povoado castrejo de época romana, fundado no século I d.C. mas com uma ampla cronologia de ocupação, chegando mesmo a atingir o século V.
O castro seria fortificado com três linhas de muralhas e uma área habitada de cerca de 22 hectares, tendo sofrido várias reformulações, observáveis nos diversificados tipos de construção.
No Museu Municipal encontram-se actualmente duas estátuas de guerreiros galaicos que estariam na entrada na muralha do século I.
Na área urbana exterior à primeira muralha apresenta-se um ‘podium’ de um pequeno templo, na rua principal, e já fora do espaço urbano, destaca-se uma necrópole.
O numeroso material recolhido inclui fragmentos de cerâmica da Idade do Ferro, cerâmica comum romana de importação, vidros, uma ampla colecção de moedas, bem como alfaias agrícolas e armas, objectos de adorno, joalharia em prata, apresentando-se este espólio repartido entre os Museus Municipal de Penafiel, o de Etnografia e História do Porto e o de Antropologia da Universidade do Porto.
O Castro de Monte Mozinho está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1948."

Comments  (2)

  • Photo of Hrangel
    Hrangel May 14, 2017

    I have followed this trail  View more

    Muito bom para um pequeno passeio em família.

  • Photo of Crsilva
    Crsilva Nov 13, 2017

    I have followed this trail  View more

    5*

You can or this trail